sábado, 24 de maio de 2008

Colômbia - Morreu número um das FARC

O principal líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Manuel Marulanda Vélez, conhecido como "Tirofijo", está morto, confirmou hoje uma alta fonte do governo colombiano, citado pelo 'Globo on-line'.
O ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, já tinha revelado em entrevista à revista colombiana 'Semana', que irá para as bancas este domingo, que o líder rebelde teria morrido e que as autoridades estavam a tentar confirmar a informação dada por uma fonte, que os informou que "Tirofijo", de 78 anos, teria morrido a 26 de Março devido a um enfarte. Marulanda, considerado o guerrilheiro activo "mais velho do Mundo", organizou as Farc em 1960, como grupo de esquerda lutando pela justiça social. Mas após quatro décadas de combate, as Farc têm sido enfraquecidas pela campanha do presidente Alvaro Uribe, como apoio dos Estados Unidos. Com pouco apoio popular, as Farc têm sido empurradas de volta para florestas e montanhas remotas, mas os rebeldes ainda são uma força poderosa em algumas áreas, ajudados pelos recursos obtidos com otráfico de cocaína.
Vários comandantes importantes das Farc foram mortos ou capturados recentemente, enquanto o mais antigo grupo guerrilheiro da América Latina enfrenta uma crescente pressão militar e deserções, escreve ainda a edição electrónica do jornal brasileiro. Tentativas de negociar a libertação de reféns das Farc, incluindo a política franco-colombiana Ingrid Bettancourt, continuam num impasse.
http://aeiou.expresso.pt/

Voos da CIA: embaixador dos EUA defende posição do Governo

O embaixador norte-americano em Portugal, Thomas F. Stephenson, defendeu este sábado a posição do Governo português no caso dos voos da CIA que sobrevoaram ou aterraram em Portugal e disse que também «não sabe» quem ia a bordo dessas aeronaves.
Stephenson reafirmou à Lusa «não haver nada de novo» na informação relativa a estes voos para a Base Aérea norte-americana de Guantánamo, em Cuba.
Questionado sobre se estava ao corrente que esses voos alegadamente transportavam presos suspeitos de terrorismo, para interrogatórios na prisão em Guantánamo, o diplomata reiterou que a sua posição coincidia com a prestada pelo Governo português e que não existia da parte deste «qualquer conivência» com o alegado transporte de presos para interrogatório naquela base.
Governo sem indícios de irregularidades
O Governo português disse sexta-feira que não tinha «nada a esconder ou temer»
no caso dos voos da CIA que alegadamente passaram por território português transportando presos ilegais sob suspeita de terrorismo.
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, assegurou em conferência de imprensa que o Executivo português sempre deu todas as informações sobre o assunto.
O deputado comunista Jorge Machado revelou à imprensa uma lista de 56 voos da CIA, com origem ou destino na base de Guantánamo, que entre Julho de 2005 e Dezembro de 2007 passaram por Portugal.
Segundo o parlamentar comunista, o carácter militar desses voos facilitou a ausência de controlos de carga e passageiros.
O ministro da Presidência sublinhou que a passagem dos aviões militares não quer dizer que se tratavam de voos ao serviço da CIA ou que levavam prisioneiros a bordo.
As declarações do embaixador norte-americano foram hoje proferidas após uma visita com convidados civis e militares portugueses ao Porta-Aviões «Harry S. Truman» que navega ao largo do arquipélago dos Açores, após seis meses de missão no Golfo Pérsico, em direcção à respectiva base em Norfolk, na Virgínia.

Rio de Janeiro: Pelo menos cinco traficantes morrem em confrontos com a polícia

Pelo menos cinco pessoas morreram hoje, no Rio de Janeiro, em resultado de disputas entre traficantes e polícias, divulgaram fontes oficiais.
Uma das vítimas mortais foi identificada como Bruno Ferreira de Oliveira "Skol", conhecido traficante de drogas que actuava na Rocinha, a maior favela do Rio de Janeiro, informou a polícia. `Skol` e outros quatro homens ainda não identificados foram baleados numa troca de tiros com os polícias que cercaram o local onde eles estavam em Duque de Caxias, cidade na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Na operação, foram apreendidos um fuzil de sete milímetros, duas granadas, uma escopeta calibre 12, dois revólveres, munição e uma quantidade não especificada de cocaína.
Dados oficiais indicam que 1.330 pessoas foram mortas pela Polícia do Rio de Janeiro, no ano passado, em troca de tiros com criminosos que controlam a venda de drogas em 700 favelas da cidade.

China - Número de mortos ultrapassou já os 60 mil

Não pára de subir o número de mortos por causa do sismo de Sichuan, na China. O Primeiro-ministro chinês disse, este sábado, que o número de mortos ultrapassou já a barreira dos 60 mil. Doze dias depois, mesmo os que sobreviveram não estão livres de perigo.
O chefe do Governo chinês voltou a Sichuan, desta vez com o secretário-geral da ONU. De helicóptero e a pé, Ban Ki-Moon pôde ver com os próprios olhos a devastação deixada pelo sismo de 12 de Maio.
O Secretário-geral da ONU elogiou também o esforço chinês de ajuda às vítimas. Apesar do auxílio eficaz mandado por Pequim, milhões de desalojados em Sichuan estão ainda longe de poder recomeçar uma vida nova. Na região, as chuvas fortes da época e os deslizamentos provocados pelo terramoto criaram mais de 30 novos lagos. O nível das águas neles contidas não pára de subir e ameaça perigosamente as populações locais. O risco agrava-se pela continuação das chuvas e pelas réplicas do sismo.
O número de mortos passou já os 60 mil, mas como mais de 26 milhares ainda desaparecidas, o balanço final pode chegar aos 90 mil. Como se não bastasse, entre as toneladas de destroços esconde-se o perigo das fugas radioactivas.
Pequim já enviou peritos para inspeccionar os danos causados nas instalações nucleares da região e terá conseguido garantir a segurança em 50 das potenciais fugas, mas 15 continuam ainda por reparar.
O dia 12 de Maio de 2008 vai ficar na memória dos chineses como a data da pior catástrofe natural numa geração inteira.
TVI

Comemorações do Dia da Marinha encerram hoje no Funchal

O ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, está na Madeira para presidir hoje, no Funchal, ao encerramento do programa das comemorações nacionais do Dia Marinha que decorrem este ano na capital madeirense.
Depois de ter efectuado no ano passado as comemorações na região Autónoma dos Açores, a Marinha, associou-se à celebração dos 500 Anos do Funchal e decidiu assinalar o dia na Madeira, na altura em que se assinalam os 510 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia.
Para esta celebração a Marinha fez deslocar para a Madeira nove unidades navais, entre as quais o navio-escola "Sagres" e o submarino "Barracuda" e cerca de 1200 militares que vão integrar um desfile previsto hoje na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, seguido de uma demonstração naval.
Além de Severiano Teixeira, este programa terá ainda a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, dos presidentes do parlamento e do governo madeirense, Miguel Mendonça e Alberto João Jardim, respectivamente, do Representante da República, Monteiro Diniz, e do presidente do município do Funchal, Miguel Albuquerque.
CONTINUA ...
Diário Digital

Segurança: Reforço da GNR e PSP

A PSP e a GNR vão ser reforçadas com dois mil novos elementos na sequência dos cursos de formação previstos até ao final da legislatura (Outubro de 2009). A garantia foi dada ontem em Portalegre pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, após o compromisso de honra de 1240 novos militares da GNR, formados nas escolas daquela cidade e na Figueira da Foz.
"Em Dezembro entraram mais mil agentes da Polícia e hoje [ontem] mais 1240 militares da GNR. Mas queremos reforçar ainda mais e até ao fim da legislatura vão entrar mil praças na GNR e mil agentes na PSP", disse o ministro em resposta às questões sobre a falta de efectivos, sobretudo nos postos da GNR no Algarve.
Rui Pereira frisou ainda, momentos antes de António Costa – na qualidade de antigo ministro da Administração Interna –, ter sido agraciado com a medalha de ouro de Portalegre por ter defendido a manutenção da escola da GNR na cidade, e que a construção desta infra-estrutura não irá provocar a interrupção da formação.
O futuro Agrupamento de Instrução de Praças, que deverá entrar em funcionamento em finais de 2011, será construído na Herdade das Coutadas, cedida pelo município, com um investimento governamental de 65 milhões de euros. A unidade terá capacidade para 2500 formandos.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Afeganistão: Soldados da NATO mortos

Uma explosão na província de Ghazni, no leste do Afeganistão, causou a morte a dois soldados da NATO e a um cidadão afegão.
O ataque ocorreu na terça-feira, quando os soldados, integrados na Força de Assistência Internacional, efectuavam uma patrulha. Do incidente, atribuído aos rebeldes talibãs, resultou ainda um soldado ferido.
O cidadão afegão estava ao serviço da NATO como intérprete.
A NATO não divulgou a nacionalidade dos soldados mortos. No país estão estacionadas cerca de 60 mil militares.
http://www.correiomanha.pt/

Iraque: Mortos em ataque

Pelo menos onze pessoas morreram esta quarta-feira em Bagdad, por disparos de balas. O incidente ocorreu após o rebentamento de um engenho explosivo à passagem de uma patrulha conjunta do da polícia iraquiana e do Exército americano.
A bomba explodiu à passagem de uma patrulha de blindados americanos numa das principais avenidas do bairro Al-Obeidi. Após o ataque, seguiu-se uma intensa troca de tiros de armas automáticas, o que provocou a morte a pelo menos onze pessoas e ferimentos noutras três.
Entre as vítimas mortais estão dois funcionários municipais da capital iraquiana.
Nas últimas 24 horas, o bairro de Al-Obeidi foi palco de pelo menos três ataques à bomba.

Quénia: 15 mulheres queimadas vivas acusadas de bruxaria

Uma multidão descontrolada queimou vivas 15 mulheres acusadas de bruxaria numa aldeia do Quénia, informou hoje um porta-voz local.
Dezenas de pessoas tomadas pela fúria foram de porta em porta na aldeia de Nyakeo, 300 km a oeste de Nairobi, prendendo as vítimas antes de imolá-las, acrescentou o responsável.
«É inaceitável. As pessoas não podem fazer justiça por si mesmas só porque suspeitam de alguém», declarou o responsável local do distrito, Mwangi Ngunyi.
Dezenas de pessoas acusadas de bruxaria foram assassinadas no oeste do Quénia nos anos 1990. Na região, corria o boato de que essas pessoas atraiam o azar e tornavam as pessoas canibais, surdas, mudas ou sonâmbulas. A região passou a ter a reputação de ser uma «área de bruxas».
Diário Digital

Suécia - Um homem com explosivos foi detido ao tentar entrar numa central nuclear

Uma central nuclear na Suécia foi cercada após um dos trabalhadores ter sido barrado à entrada com um saco de plástico com vestígios de explosivos, as autoridades detiveram o suspeito para interrogatório
Um dos responsáveis da central desdramatizou o incidente, afirmando que não existiu ameaça para as instalações localizadas a 150 quilómetros de Estocolmo.
As autoridades afirmaram que o homem carregava um saco de plástico com uma quantidade desconhecida de um explosivo usado no atentado de Londers em 2007.
Mattias Jonsson, da Inspecção de Energia Nuclear Sueca afirmou que uma brigada anti-bomba estava já a caminho da central para avaliar os explosivos encontrados.
A polícia traçou um perímetro de segurança de 300 metros à volta das instalações, mas os trabalhadores que já lá estavam dentro não saíram e a central continuou a funcionar normalmente.
Oskarshamn é uma das três centrais nucleares que fornece as necessidades de energia da Suécia. Sol

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Talibãs paquistaneses reivindicam atentado que matou 13

Talibãs paquistaneses afirmaram hoje que o atentado suicida que matou 13 pessoas no domingo foi cometido como vingança por um suposto ataque norte-americano com mísseis contra um esconderijo de insurrectos.
Um suicida detonou explosivos no domingo perto de uma base militar na cidade de Mardan (noroeste), matando 13 pessoas. Este foi o pior ataque no país desde a posse do novo governo, no fim de Março, e do início das negociações com os insurrectos.
O exército paquistanês acusou as tropas da coligação lideradas pelos Estados Unidos, com base no Afeganistão, de terem executado o ataque com um avião sem piloto e emitiu um protesto pela violação da soberania do país.
http://diariodigital.sapo.pt/

Dezenas de países em Dublin para proibir bombas fragmentação

As bombas de fragmentação estão no centro de uma conferência inaugurada hoje em Dublin, com a participação de dezenas de países que pretendem elaborar um tratado a proibir estas armas, particularmente letais para os civis.
Estados Unidos, China, Rússia, Índia, Paquistão e Israel - que continuam a opor-se à proibição daquelas armas, considerando que são legítimas porque estão cobertas pela legislação internacional - são os grandes ausentes desta conferência de 12 dias, que termina a 30 de Maio.
As organizações humanitárias esperam sérios debates e já alertaram para qualquer tentativa de suavizar o texto final, salientando que um acordo sem ambigiidades teria o mesmo alcance histórico que a Convenção de Otava, que proibiu as minas antipessoais em 1997.
Os apelos pela proibição das bombas de fragmentação intensificaram-se desde o conflito no Líbano, que deixou cerca de um milhão daquelas bombas espalhadas pelo país.
Segundo um relatório da Handicap Internacional, 98% das vítimas deixadas pelas bombas de fragmentação - que foram utilizadas no Iraque e no Líbano - são civis.
CONTINUA ...

África do Sul: Ataques contra estrangeiros deixam 22 mortos

A polícia disparou hoje balas de borracha e prendeu mais de 200 pessoas, na tentativa de conter manifestações violentas contra estrangeiros em Joanesburgo e arredores, que causaram já 22 mortos.
Segundo a polícia, 22 pessoas morreram desde o início dos ataques, na sexta-feira.
Estrangeiros - muitos dos quais fugidos do colapso económico e da violência política do Zimbabué - têm sido expulsos das suas casas em prédios abandonados. Grupos de homens com pedras e paus fizeram patrulha ao longo da estrada perto de uma das áreas ocupadas pelos estrangeiros, aparentemente numa vigília contra qualquer tentativa dos estrangeiros de regressar às suas casas.
Os sul-africanos enfrentam elevadas taxas de desempregos e uma inflação crescente, estando aparentemente a responsabilizar os estrangeiros pela falta de postos de trabalho.
Segundo um porta-voz da polícia, desde que a violência começou, na semana passada, 22 pessoas foram mortas pelos grupos xenófobos e mais de 200 pessoas foram presas sobre acusações de assassínio, violação e roubo.
«Não estamos a falar de xenofobia, estamos a falar de criminalidade», disse.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

Confrontos com rebeldes no Sri Lanka

O Exército do Sri Lanka anunciou esta segunda-feira que ocorreram no passado fim-de-semana violentos confrontos no norte do país com rebeldes dos Tigres de Libertação da Eelam Tamil, que causaram pelo menos 76 mortos.
De acordo com as autoridades, os soldados governamentais abateram 61 rebeldes no distrito de Mannar, tendo registado 15 baixas entre as suas fileiras. Os confrontos ocorreram depois de um atentado bombista, ocorrido na passada sexta-feira, ter causado 11 mortos em Colombo.
Os rebeldes separatistas dos Tigres de Libertação da Eelam Tamil lutam desde 1983 pela independência do norte e nordeste do Sri Lanka. Desde então, vinte e cinco anos de confrontos já causaram pelo menos 70 mil mortos.

Atentado da ETA no Norte de Espanha

A explosão de uma furgoneta armadilhada causou esta segunda-feira de madrugada danos materiais significativos na cidade basca de Getxo, no Norte de Espanha, sem, contudo, causar vítimas. Cerca de uma hora antes, por volta das 23h55 locais (22h55 em Lisboa), um telefonema em nome da organização terrorista basca ETA alertou para o atentado.
A explosão ocorreu cerca das 00h50 locais (23h50 em Lisboa) num passeio à beira-mar da cidade costeira basca. Alertadas pelo telefonema, as autoridades tiveram tempo para evacuar a zona e estabelecer um cordão de segurança, sendo que a deflagração foi ouvida a vários quilómetros de distância.
Na passada quarta-feira, um atentado semelhante matou um elemento da Guardia Civil e feriu outros quatro, quando uma furgoneta-bomba explodiu junto ao quartel da Guarda Civil de Legutiano, no País Basco. Este atentado foi repudiado de forma unânime por todas as forças políticas espanholas com representação parlamentar.
http://www.correiomanha.pt/