quarta-feira, 15 de julho de 2009

Tchetchénia: Membro de ONG morta

Uma colaboradora da organização não-governamental Memorial foi encontrada morta esta quarta-feira na república de Ingúchia, depois de ter sido sequestrada na vizinha Thetchénia.
O corpo de Natalia Estemirova, jornalista distinguida com vários prémios de direitos humanos, foi encontrado numa floresta com sinais de tiros na cabeça e no peito.
Estemirova era uma das colaboradoras mais conhecidas da Memorial. Recentemente, a jornalista tinha desagradado às autoridades tchetchenas por ter denunciado uma execução arbitrária naquele território.
CorreioManhã

Irão: Falha técnica pode ter causado queda de avião

Uma falha técnica pode ter causado a queda do avião da companhia iraniana Caspian Airlines esta quarta-feira, segundo autoridades locais citadas pela agência semi-oficial Fars.
O voo 7908, que ia de Teerão para a capital da Arménia, Ierevan, levava 168 pessoas a bordo, 153 passageiros e 15 membros da tripulação, não havendo registo de sobreviventes.
O aparelho, um modelo Tupolev de fabrico russo, caiu às 11:33. Segundo a agência oficial Irna, o avião descolou do aeroporto internacional Imã Khomeiny de Teerão e caiu 16 minutos depois, perto de Janat Abad, na Província de Qazvin.
Segundo Sirous Saberi, uma autoridade provincial, o avião teve problemas técnicos e tentou fazer uma aterragem não programada.
In:Diário Digital

Al-Qaeda ameaça atacar chineses

A al-Qaeda do Magrebe ameaçou atacar trabalhadores e interesses chineses em África como retaliação pela repressão da minoria muçulmana uigure na China, revelaram ontem analistas britânicos. É a primeira vez que a rede terrorista de Osama bin Laden ameaça o gigante asiático.
in:Correiodamanhã

Gripe A: 102 casos confirmados em Portugal




A ministra da Saúde, Ana Jorge, confirmou esta terça-feira que Portugal já ultrapassou a marca de uma centena de casos de infecção pelo vírus H1N1, contabilizando um total de 102 casos confirmados.
Um dos infectados é um voluntário de 22 anos dos Jogos da Lusofonia que decorrem no Parque das Nações em Lisboa, resultante do contacto do jovem com o atleta a quem também foi diagnosticada a doença.
Numa conferência dada aos jornalistas, a ministra afirmou que a grande preocupação são os emigrantes que agora no Verão voltam temporariamente a Portugal para passarem férias e que podem trazer consigo o vírus, uma vez que, neste momento, todos os países contabilizam casos de gripe A.
Ana Jorge referiu que já amanhã serão reforçados os serviços de saúde, estando preparados para o tratamento da doença o hospital de Santo António, no Porto, os hospitais de Vila Real e de Faro e o Hospital Pediátrico de Coimbra.
CorreioManhã

terça-feira, 14 de julho de 2009

Afeganistão: Mortos em queda de helicóptero

Pelo menos quatro pessoas morreram na sequência da queda de um helicóptero que transportava civis estrangeiros ao serviço da coligação internacional no Afeganistão.
De acordo com um porta-voz da força da NATA, em Kandahar, o helicóptero despenhou-se 'perto da base militar de Sangin', a maior do sul do país. 'Até agora há quatro mortos, mas o balanço poderá ser mais pesado. Os passageiros eram todos civis', acrescentou o responsável.
As causas do acidente, problema mecânico do aparelho, ataque de rebeldes talibãs ou outras, ainda estão por apurar.
Um porta-voz dos talibãs, Yusuf Ahmadi, afirmou que o helicóptero se despenhou depois de ter sido atingido por um disparo dos insurrectos, mas a informação ainda não foi confirmada.
in:Correiodamanhã

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Gripe A: Dez casos confirmados nas últimas 24 horas

(Çlique na imagem para aumentar)

Portugal registou esta segundo-feira mais dez casos de infecção pelo vírus H1N1, subindo assim para 96 o número de doentes com Gripe A, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.
Seis dos casos confirmados estão internados no Hospital de São João, no Porto, têm idades compreendidas entre os 13 e os 26 anos e regressaram recentemente de Espanha.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, está internada uma menina de cinco anos, referente a um caso de transmissão secundária.
OMS: Gripe A "não pode ser parada"
Uma responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta segunda-feira que a pandemia da gripe A “não pode ser parada” e que, por isso, é de extrema importância que todos os países adquiram vacinas, uma vez que todos vão precisar delas.
Maria-Paule Kieny adiantou ainda que a prioridade na vacinação são os profissionais de saúde, “para manter em funcionamento os sistemas de saúde”.
Também os grupos de risco, como mulheres grávidas, doentes crónicos e crianças com mais de cinco anos, vão ser considerados prioritários.
A vacina deverá estar pronta dentro de dois ou três meses.

PSP destrói 16 mil armas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai proceder terça-feira à destruição de 16 mil armas brancas e de fogo provenientes de “actividades criminosas, processos judiciais, entrega voluntária e apreensões”.
Das armas a ser destruídas, mil são armas de fogo (caçadeiras, carabinas e pistolas), e as restantes 15 mil são armas brancas (facas, espadas, sabres, catanas, matracas, bastões, entre outros artefactos).
In:Correiodamanhã

Dívidas asfixiam militares da GNR

O sobreendividamento dos militares da GNR obrigou os Serviços Sociais da instituição a emprestarem ou a adiantarem em 2008 mais de 7,4 milhões de euros aos seus próprios efectivos, mais dois milhões do que no ano anterior. Metade deste valor, apurou o CM, serviu para responder a dívidas de créditos sobre o consumo; a outra metade para pagar as prestações do crédito à habitação contraído junto da Banca.
In:Correiodamanhã

domingo, 12 de julho de 2009

Índia: Ataque mata 30 polícias

Este domingo, três ataques líderados pela guerrilha maoista, no distrito de Rajnandgaon, no estado indiano de Chhattisgarth provocaram a morte de pelo menos 30 polícias.
As autoridades indianas enviaram 600 paramilitares para Chhattisgarth com o objectivo de capturarem os responsáveis pelos confrontos.
Os rebeldes maoistas do leste da Índia montaram emboscadas às forças policiais. Na semana passada, o governo indiano revelou que desde Janeiro já morreram pelo menos 455 pessoas vítimas dos confrontos desta guerrilha.

Naufrágio no Haiti deixa 5 mortos e dezenas de desaparecidos

Um barco com passageiros e carga naufragou hoje na costa sudeste haitiana, causando a morte de uma criança de dois anos e de outras quatro pessoas e o desaparecimento de dezenas, afirmou hoje a imprensa local.
A embarcação afundou perto do litoral de Belle Anse, no sudeste do país, no caminho para o porto de Marigot, após iniciar sua viagem de Anse para Pitre, também no sudeste, e que faz fronteira com a cidade dominicana de Pedernales.
"O barco estava carregado demais, o que causou seu naufrágio", explicou Dhony Pierre, um dos 15 sobreviventes da tragédia.
A embarcação naufragou momentos depois de enfrentar fortes ventos e ondas no ponto chamado Rosse Pointe, próximo a Belle Anse.
In:Globo.com