sexta-feira, 11 de julho de 2008

Afeganistão - Soldados feridos por ‘fogo amigo’

Nove soldados britânicos foram feridos por ‘fogo amigo’, na província de Helmand, no Afeganistão, depois de um helicóptero Apache ter disparado contra os militares, confundindo-os com o inimigo.
Segundo o Ministério da Defesa britânico, o incidente teve lugar na quarta-feira, “na confusão de uma rápida mudança de situação”, que resultou em nove feridos.
Um soldado ficou gravemente ferido, tendo já sido evacuado para o Reino Unido, enquanto que dois militares encontram-se hospitalizados e seis regressaram aos seus postos.
http://www.correiomanha.pt/

Manifestantes arriscam pena de morte

Pequim está a julgar mais de 100 manifestantes pró-Tibete que arriscam a pena capital. no passado mês, foram detidas mais 12 pessoas pela sua participação em violentas manifestações anti-China no Tibete, juntando-se a outras 30 julgadas em Maio.
A agência noticiosa chinesa informou esta sexta-feira que 12 pessoas foram detidas entre os dias 19 e 20 de Junho, juntando-se aos 30 manifestantes que foram a julgamento em Maio.
Segundo o vice-presidente executivo do Tibete, Palma Trily, ainda nenhum dos detidos foi condenado à morte, mas aqueles que se encontram em julgamento correm o risco de serem sentenciados à pena máxima.
De acordo com um oficial, estão a ser julgadas um total de 116 pessoas.
http://www.correiomanha.pt/

Rússia: Testes do Irão provam que EUA não precisam de escudo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou hoje que os resultados dos ensaios com mísseis realizados pelo Irão provam que os planos dos EUA para a construção de um escudo de defesa antimíssil na Europa não são necessários.
Segundo Lavrov, os testes confirmam que Teerão tem mísseis de alcance limitado de dois mil quilómetros.
Os Estados Unidos afirmam que querem construir escudos na Polónia e na República Checa como protecção contra o Irão.
Entretanto, a agência estatal de notícias do Irão afirmou que o principal negociador do programa nuclear do país, Saeed Jalili, se irá encontrar com o representante da União Europeia para a política externa, Javier Solana, a 19 de Julho, em Genebra.
No entanto, o encontro ainda não foi confirmado pelo gabinete de Solana.
Segundo a BBC, apesar da disponibilidade do Irão em discutir o programa, ainda não está claro se o país está aberto a fazer concessões.
Para alguns analistas, os testes de mísseis realizados esta semana são uma tentativa dos mais radicais para desencorajar qualquer acordo.
CONTINUA ...
Diário Digital

quinta-feira, 10 de julho de 2008

China detém 82 alegados terroristas

As autoridades chinesas detiveram 82 alegados terroristas desde o início do ano na região de Xinjiang, de maioria muçulmana, por suspeitas de que preparavam atentados contra os Jogos Olímpicos de Pequim, que decorrem entre 8 e 24 de Agosto.
Segundo a agência noticiosa Nova China, um responsável da polícia de Urumqi, capital da província, explicou que os detidos pertencem a cinco grupos diferentes que partilhavam o mesmo objectivo, de realizar atentados contra os Jogos Olímpicos.O chefe da polícia de Urumqi, Chen Zhuangwei, confirmou ainda o encerramento de 41 locais de oração ilegais, que serviam de lugares de treino para a “guerra santa”.
Na quarta-feira, as autoridades chinesas anunciaram ter morto cinco alegados membros de um grupo da etnia maioritária de Xinjiang – os “ouighours”, que falam turco – que se treinavam para a “guerra santa”, durante uma operação policial decorrida terça-feira em Urumqi.Em reacção a este anúncio, diversas associações de “ouighours” negaram a existência de uma ameaça terrorista contra os Jogos Olímpicos, acusando o poder central de estar a exagerar ou a inventar a ameaça para reprimir a oposição.

Novo lançamento de mísseis iranianos

O exército iraniano efectuou hoje novos ensaios de lançamento de mísseis no Golfo Pérsico, informou a televisão estatal iraniana, no terceiro dia de exercícios militares, que fizeram subir a tensão entre Teerão e os países ocidentais.
"No terceiro dia de manobras do 'Grande Profeta' no Golfo pérsico, os acontecimentos mais importantes foram os lançamentos de mísseis terra-mar e terra-terra, bem como mísseis mar-terra", indicou o site da Internet da televisão iraniana. Durante os exercícios, as forças armadas também lançaram o torpedo Hoot (baleia, em persa), testado em Abril de 2006, e que foi então descrito como uma arma extremamente rápida com capacidade para atingir submarinos inimigos.

República Islâmica do Irão

O Irão tem uma população constituída por 98,8% de muçulmanos xiitas, mas também existem comunidades minoritárias, incluídas a judia - cerca de 20 mil pessoas -, cristãos arménios e caldeus. O país é governado pelo Presidente eleito por sufrágio para um período de quatro anos - mas este só pode apresentar-se a dois mandatos - e um Parlamento, o Majlis, com 290 assentos. O actual Presidente da República é Mahmud Ahmadineyad, eleito a 24 de Junho de 2005, sendo o sexto Presidente do Irão desde a Revolução Islâmica. Os poderes Executivo, Legislativo e Judicial estão sujeitos à autoridade do líder religioso islâmico, o Guia da Revolução, nomeado pela Assembleia de Peritos (86 membros eleitos por sufrágio universal). O Guia Espiritual da Revolução é, desde Fevereiro de 1989 o ayatollah Ali Khamenei. O Conselho de Guardiães da Constituição, com 12 membros, vela para que as leis não violem a Magna Carta (aprovada em 1979) nem os princípios islâmicos. Os principais partidos políticos são da corrente religiosa moderada - "Servidores da Construção", "Grupo-6" e a radical Associação de Clérigos Combatentes. O principal grupo da oposição liberal, Movimento de Libertação do Irão (MLI) é ilegal, mas tolerado.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Arma de electrochoque Taser

Uma arma de electrochoque, também conhecida pelo nome Taser, é uma arma não-letal que descarrega energia eléctrica (armazenada em forma de bateria) em um organismo vivo com o propósito de paralisar o corpo. Nesse meio tempo, o autor do disparo pode dominar o alvo.
Existem 2 tipos de Taser:
Taser De contacto Tem o formato semelhante ao de um telemóvel, e funciona com 2 baterias de 9v. Seu funcionamento é simples,tem o corpo de plástico e possui em uma da extremidades, de 6 a 10 pinos metálicos, agrupado em pares, onde é descarregada a corrente eléctrica. Em um dos lados possui um gatilho, onde é efectuado o disparo. Também possui uma chave, onde a arma pode ser ligada, desligada ou colocada em "Stand-by". O resultado na vitima, depende da região atingida, podendo ser desde dormência na área atingida até desmaio.
Air-Taser ou Taser de IEM Tem o formato semelhante a uma pistola (como o da imagem) e funciona pelo principio de IEM (Interrupção Elétrica Intra-Muscular). Esse modelo possui 2 elétrodos, ligados a 2 fios de cobre que podem ter 4, 6, 8 metros. Ao disparar, ela lança os 2 elétrodos, que ao atingir a vitima, da uma descarga eléctrica por 5 segundos imobilizando o alvo. Após esse tempo, se mantendo pressionado o gatilho, da uma descarga a cada 1,5 segundo. Após o disparo, os elétrodos e os fios são descartados, sendo trocado para o próximo disparo. Pode ser acoplado lanterna táctica e mira a laser, para evitar erros acidentais. Esse modelo, diferente do de contacto, imobiliza a vitima, dependendo da resistência a eletricidade do alvo e da área atingida, pois devido a descarga ser intra-muscular, age directo no SNC (Sistema Nervoso Central), fazendo com que o alvo fique em posição fetal. Alguns modelos, utilizam uma bateria descartável, que da 120 disparos. Outros, utilizam uma bateria auxiliar recarregável, que o operador leva preso a cintura em uma bolsa. O seu uso é restrito a forças policiais, sendo proibido a compra, uso ou porte por civis.
In Wikipédia

Força de elite da PSP obrigada a cortar relva

Oito elementos da Unidade Especial de Polícia, que reúne os corpos de elite da PSP, foram destacados para cortar a relva do jardim do comando, na altura do aniversário da PSP, noticia o jornal Público.
Segundo o jornal, os agentes em causa são formados em técnicas avançadas de polícia, têm experiência operacional, e garantem que não esperavam que cortar relva fizesse parte das suas funções e se sentem humilhados com esta situação. «Estamos sobrecarregados com trabalho administrativo, sobretudo desde que juntaram todos os corpos especiais de polícia na UEP. E a unidade tem uma empresa contratada para tratar da jardinagem. Não se percebe», disse um dos agentes ao Público
O responsável da força, intendente Magina da Silva, confirmou ao Público que deu a ordem e afirmou que «aconteceu e voltará a acontecer. Os elementos da UEP têm de cumprir as ordens desde que elas não sejam ilegais nem impliquem a prática de crimes».
Carlos Magro, do sindicato da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia, disse ao Público que esta e outras atitudes demonstram que se está «a tratar os polícias como escravos».
GNR teve que tratar dos cavalos
A utilização de agentes para funções que consideram «humilhantes» não são domínio exclusivo da PSP. Nas últimas comemorações do 10 de Junho, em Viana do Castelo foram os profissionais da GNR que prepararam (limparam e aparelharam) os cavalos utilizados pelos alunos do Colégio Militar durante o desfile de cavalaria.
A associação dos Profissionais da Guarda mostrou-se indignada e considerou também «humilhante a utilização de agentes da autoridade e órgãos de polícia criminal em serviços de limpeza», como aconteceu com o 1º Esquadrão de Cavalaria da GNR do Porto.
PortugalDiario

EUA condenam ensaio de lançamento de míssil pelo Irão

Os Estados Unidos condenaram hoje o ensaio de lançamento de um míssil quarta-feira pelo Irão e frisaram que a produção iraniana de mísseis balísticos constitui uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
«A produção de mísseis balísticos pelo Irão constitui uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e é totalmente incompatível com as obrigações do Irão» para com a comunidade internacional, declarou o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, à margem da cimeira do G8 em Toyako, no norte do Japão.
«Os iranianos devem suspender imediatamente o desenvolvimento de mísseis balísticos, que podem ser utilizados como vector militar para uma eventual arma nuclear», acrescentou o porta-voz.
O Irão anunciou quarta-feira ter feito um ensaio de lançamento de um míssil Sahab 3, cujo alcance, de 2.000 quilómetros, é suficiente para atingir Israel.
O ensaio, que incluiu o lançamento de vários outros mísseis, ocorre num contexto de tensão crescente com os países ocidentais em torno do conflito sobre a natureza do programa nuclear iraniano.
CONTINUA ...
Diário Digital

Centenas de armas ilegais

Cerca de duas centenas de armas ilegais, algumas delas de calibre de guerra, 20 mil munições e duas mil facas de colecção foram apreendidas ao longo do dia de ontem numa megaoperação realizada pelo Destacamento da GNR de Santo Tirso.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Comandos de Portugal - Tropa de Elite



A todos os COMANDOS a minha Homenagem
A sorte Protege os Audazes
MAMA SUME

República Checa e EUA assinam acordo de escudo antimísseis

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, e o seu homólogo checo, Karel Schwarzenberg, assinaram hoje em Praga um acordo bilateral de defesa antimísseis que prevê a instalação de um radar norte-americano em solo checo.
Os Estados Unidos querem que o radar, ligado a um interceptor de mísseis na vizinha Polónia, sirva para conter a ameaça de um eventual ataque de alguns Estados considerados perigosos como o Irão.
Os planos de Washington para instalar o escudo antimísseis em dois países que faziam parte da área de influência soviética suscitaram a oposição da Rússia, que o vê como uma ameaça à sua própria segurança.
O acordo com Praga deve ser submetido agora à votação do Parlamento checo.
Diário Digital

Israel fecha passagens para Gaza após disparo de morteiro

Israel fechou hoje novamente os postos de passagem para a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento islâmico Hamas, um dia depois de um disparo de morteiro palestiniano que violou uma frágil trégua instaurada há menos de três semanas, anunciou o exército.
É a quarta vez que Israel fecha os postos de passagem com Gaza devido aos dos disparos de projécteis palestinianos a partir daquele território.
A medida, que impede o envio de produtos de necessidades básicas para os moradores de Gaza, foi tomada pelo ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, indicou um porta-voz militar.
O exército israelita indicou segunda-feira que um morteiro lançado a partir da Faixa de Gaza foi interceptado no sul de Israel, sem causar vítimas nem danos materiais.
Os palestinianos dispararam em várias ocasiões foguetes ou obuses de morteiro contra o sul de Israel, apesar da entrada em vigor de uma trégua a 19 de Junho. Desde então, a violência diminuiu consideravelmente.
Responsáveis palestinianos e da ONU acusaram o exército israelita de disparar contra objectivos na Faixa de Gaza após o início da trégua. Os militares israelitas asseguram que se tratava apenas de disparos de advertência.
CONTINUA ..
Diário Digital

Irão atacará Telavive e frota dos EUA se sofrer agressão

O Irão atacará Israel e a frota militar norte-americana no Golfo em resposta a qualquer agressão dos Estados Unidos, disse Ali Shirazi, um assessor do líder supremo iraniano, o ayatolah Ali Khamenei, citado hoje pela agência Fars.
«O primeiro disparo norte-americano contra o Irão provocará um incêndio nos interesses vitais dos Estados Unidos no mundo», afirmou o hoyatoleslam Shirazi, representante de Khamenei nas forças navais dos Guardas da Revolução.
«Telavive e a frota norte-americana no Golfo Pérsico serão os alvos incendiados na arrasadora resposta do Irão», de acordo com a agência Fars.
Os Estados Unidos e Israel, seu principal aliado na região, nunca descartaram a possibilidade de atacar o Irão devido ao seu programa nuclear, que segundo os ocidentais poderá destinar-se a fabricar armas nucleares.
Diário Digital

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Afeganistão: Carro-bomba conduzido por suicida faz 28 mortos e 141 feridos

Pelo menos 28 pessoas morreram e 141 ficaram hoje feridas num atentado suicida com um carro armadilhado que visava a embaixada da Índia em Cabul, disse um porta-voz do Ministério da Saúde afegão.
"O balanço está actualmente em 28 mortos e 141 feridos, metade dos quais estão hospitalizados", declarou o porta-voz, Abdullah Fahim, acrescentando que estes números compilavam informações de vários hospitais.
A explosão ocorreu ao princípio da manhã quando um terrorista suicida lançou um carro armadilhado contra o gradeamento de acesso à embaixada da Índia, diante do Ministério do Interior afegão, no centro de Cabul.
Em Setembro de 2006, outro bombista suicida fez-se explodir junto aos portões do Ministério do Interior, fazendo 12 mortes e ferindo 42 pessoas.
Depois dessa explosão, tinham sido colocadas mais protecções e barreiras naquela artéria.
Rádio e Televisão de Portugal

Paquistão - Atentado matou pelo menos 10 pessoas

Um ataque suicida fez 10 mortos e mais de 20 feridos, quase todos polícias, no Paquistão. O atentado bombista sucedeu no centro da capital paquistanesa, não muito longe da Mesquita Vermelha, onde, há um ano, morreram cerca de 100 pessoas.
O atentado junto de uma esquadra da polícia apanhou em cheio os agentes que chegavam de uma missão de segurança máxima à Mesquita Vermelha, situada a uma escassa centena de metros.
As autoridades realizavam uma vigilância apertada já que milhares de militantes islâmicos se concentravam junto à Mesquita Vermelha em vésperas do primeiro aniversário do cerco. Uma efeméride recordada com ameaças ao presidente Musharraf e aos Estados Unidos.
TVI