Um grupo de manifestantes anti-globalização incendiou hoje um hotel situado nos arredores de Estrasburgo, França, coincidindo com o início da grande marcha contra a cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) realizada nessa cidade francesa.
O hotel em chamas, o Ibis Strasbourg Pont de l´Europe, encontra-se perto da ponte que separa Estrasburgo da cidade alemã de Kehl, onde os agentes de segurança mantêm bloqueados cerca de 10 mil manifestantes alemães que pretendiam unir-se à manifestação.
Ali, vários grupos de radicais, vestidos de preto e com o rosto coberto, destruíram um posto dos correios, uma farmácia e um posto de gasolina Elf. Incendiaram também o escritório de alfândegas do antigo posto fronteiriço.
Também houve confrontos com as forças policiais no Jardin des Deux Rives, a poucos metros de onde os chefes de Estado e de Governo da NATO tiraram esta manhã a foto oficial.
Até ao momento, 28 pessoas foram detidas, das quais seis foram colocadas à disposição judicial.
A manifestação conta com a participação dos líderes do Partido Comunista Francês e do Novo Partido Capitalista, Marie-Georges Buffet e Olivier Besançenot, respectivamente.
Diário Digital