Os serviços secretos britânicos MI5 estão a investigar uma possível rede de 20 agentes russos "ilegais", na sequência da recente detenção nos Estados Unidos de 10 espiões a favor da Rússia, anuncia este domingo o ‘The Sunday Times’.
O MI5, serviço contraespionagem, está a investigar a rede de contactos que tinha em Londres Anna Chapman, detida nos Estados Unidos, russa de 28 anos e que esteve casada com um britânico e viveu vários anos no Reino Unido, adianta o jornal.
Anna Chapman foi preso e acusado de espionar o governo E.U. . Fotos: NYPostOs serviços temem que Chapman - classificada pelo FBI norte-americano como uma pessoa bem treinada para enganar - tenha recrutado uma rede de agentes "adormecidos" (à espera de entrar em actividade) antes de ter abandonado o Reino Unido em 2007. Segundo o ’The Sunday Times’, o MI5 está a averiguar se Chapman tinha contactos com os espiões que trabalham de maneira encoberta como diplomatas na Embaixada da Rússia em Londres.
Os britânicos acreditam que pode haver 35 agentes dos serviços secretos na embaixada da Rússia em Londres e entre 15 e 20 "ilegais", ou seja agentes que não estão abrangidos pelo regime diplomático.
In:Correiodamanha