segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Polícias do GOE já regressaram da Costa do Marfim

Os seis polícias do Grupo de Operações Especiais (GOE) da PSP que partiram na sexta-feira de madrugada para a Costa do Marfim, para resgatar os 12 portugueses que se encontravam no país africano, regressaram ontem à noite a Portugal.

Fonte policial disse ao CM que a operação decorreu com êxito e que ontem, perto da meia-noite, o avião militar disponibilizado pelas Nações Unidas trouxe os portugueses. Desconhece-se ainda onde os 12 portugueses resgatados pelo GOE estão instalados. No entanto, o CM sabe que foram entregues ao cuidado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Recorde-se que a Costa do Marfim está a viver uma situação de grande instabilidade, com a iminência de uma guerra civil, desde o passado dia 16 de Dezembro, altura em que começaram os confrontos entre apoiantes da oposição e do ainda presidente, Laurent Gbagdo, que recusa aceitar a vitória de Alassane Ouattara, presidente eleito a 28 de Novembro.

In:Correiodamanha

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Afegão com farda de polícia mata seis soldados da NATO

Um homem com farda da polícia afegã matou esta segunda-feira seis soldados das forças internacionais durante uma sessão de treino no leste do Afeganistão, anunciou a NATO.
"Um indivíduo, que vestia a farda da polícia de fronteira, voltou a sua arma contra os soldados da Força Internacional de Assistência e de Segurança (ISAF) durante uma sessão de instrução, matando seis militares", indica a ISAF num comunicado.
O assaltante também foi morto e uma equipa conjunta de afegãos e da “ISAF está a fazer uma investigação", refere o texto, que não revela a nacionalidade nem a identidade das vítimas.
Com este incidente, o número de soldados estrangeiros mortos este ano no Afeganistão passou para 668.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EUA querem defesa antimíssil face a proliferação de ameaças

O embaixador norte-americano na NATO, Ivo Daalder, defendeu hoje a aposta da Aliança Atlântica num sistema de defesa antimíssil, face à proliferação de países com capacidade para um ataque com mísseis balísticos.
Em conferência de imprensa em Washington, Daalder disse que o objectivo fundamental do primeiro dia (sexta feira) da Cimeira da NATO em Lisboa servirá para «revitalizar a Aliança para o século XXI», o que passa por uma nova visão, mas também novas capacidades e organização para enfrentar o «complexo e globalizado» ambiente de segurança internacional.
A revitalização, afirmou, passa pelo novo conceito estratégico da Aliança, que será «decidido, conciso, concreto, curto e directo ao assunto» na definição do papel da NATO e do relacionamento da Aliança com países e organizações parceiras.
«Mas a visão, por si só, não chega. Precisamos de implementá-la e, por isso, propusemos e esperamos que seja aceite um conjunto de capacidades que a Aliança, numa altura de diminuição de recursos, terá de decidir financiar», disse Ivo Daalder.
Os recursos destinam-se a meios para o conflito no Afeganistão, em que a NATO está envolvida através da ISAF (nome da missão), mas também para lidar com as «ameaças do século XXI», como a ciber-segurança e a instalação de um sistema de defesa de mísseis balísticos, «para proteger o território e a população europeus», contra esta «ameaça crescente».
«Esta decisão será um dos assuntos chave que os líderes enfrentam [na cimeira]. Vamos defender-nos ou não, no século XXI, de mísseis balísticos armados direccionados para o território da NATO? Esperamos que os líderes da Aliança respondam positivamente», disse o diplomata norte-americano.
Nesta altura, salientou, a decisão cinge-se ao desenvolvimento desta capacidade e só posteriormente será decidida a forma como a implementar, incluindo a estrutura de comando e controlo e as forças e material a empregar.
Serão os países membros da Aliança, nomeadamente os Estados Unidos, a disponibilizar a capacidade militar, incluindo mísseis interceptores e sensores, que serão integrados no sistema de defesa, adiantou.
Sobre a origem da ameaça, Daalder afirma que «está para além de países específicos», escusando-se a mencionar países como o Irão ou a Coreia do Norte, que têm vindo a fazer demonstrações públicas do desenvolvimento do seu arsenal de mísseis balísticos.
«Estamos a construir um sistema para nos protegermos de mísseis balísticos, em vez de nos focarmos no lugar de onde vem [a ameaça], agora ou depois. (.) Muitos países estão a adquirir» capacidades nesta área, afirmou.
O diplomata norte-americano sublinhou ainda a necessidade de maximizar os recursos disponíveis para aquisição de capacidade militar da Aliança, coordenando os programas de Defesa dos aliados.
«É impossível ignorar o facto de que vivemos em tempos económicos difíceis, que todos os governos enfrentam a pressão de reduzir o orçamento, incluindo na Defesa. (.) Precisamos de investir o que temos mais sabiamente do que fizemos no passado», disse Daalder.
Na Cimeira de Lisboa estará ainda em discussão a reforma da organização, nomeadamente ao nível da estrutura de comando e representação dos aliados na liderança.
In:Lusa / SOL

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Afeganistão: Sete soldados mortos

Sete soldados da NATO morreram em vários ataques no sul do Afeganistão ao longo das últimas horas.
Um “ataque insurgente” causou ontem a morte a morte a dois soldados, precisou a Força Internacional de Assistência à Segurança, na região este do país. Noutro comunicado, a organização anunciou que três soldados perderam a vida noutro acto terrorista na mesma zona.
Além destes dois ataques, a explosão de bombas colocadas junto a estradas no sul do Afeganistão causou a morte de outros dois soldados.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Rússia dá 'kalashnikovs' e munições a Afeganistão

Rússia deu 20 mil metralhadoras AK ('Kalashnikovs') e mais de 2 milhões de munições ao Ministério do Interior do Afeganistão.
Aterrou esta sexta-feira o último avião de carga II-76 russo no Aeroporto Internacional de Cabul com armas e munições, informou o correspondente da agência noticiosa russa 'Ria-Novosti'.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Secretas temem motins em Lisboa

Esperadas manifestações violentas na Cimeira da NATO. SIS foi alertado para a chegada de milhares de manifestantes, entre eles os Black Block, facção mais radical e violenta dos movimentos anti-NATO.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Afeganistão: Cinco baixas aliadas

Cinco militares da NATO foram ontem mortos em três ataques separados no Afeganistão. Neste mês já morreram 35 soldados aliados, onze dos quais apenas nos últimos dois dias.
in:Correiodamanha

sábado, 9 de outubro de 2010

Quatro soldados italianos morrem no Afeganistão

Quatro soldados italianos morreram neste sábado (9) no Afeganistão, informou o ministério da Defesa da Itália, elevando para 34 o número de militares desta nacionalidade mortos no conflito.
O porta-voz do ministério não soube indicar as circunstâncias das mortes, nem confirmar o falecimento de um quinto soldado, que ficou ferido no incidente.
A imprensa italiana fala em quatro mortos e um ferido em estado grave, vítimas de uma emboscada no vale do Gulistão, na província de Farah. Os soldados, que voltavam de uma missão, teriam sido atingidos por disparos ou pela explosão de uma bomba.
A Itália mantém atualmente 3.400 militares no Afeganistão, e planeja aumentar seu contingente para 4.000 homens dentro de um ano.
In:Globo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Novo ataque rebelde atinge 25 camiões da NATO no Paquistão

Pelo menos 25 caminhões-cisterna com abastecimento de água da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foram destruídos ou danificados num ataque rebelde nos arredores da cidade paquistanesa de Quetta, informou a polícia local.
O ataque ocorreu por volta das 6h local, e foi cometido por pelo menos dois homens armados que abriram fogo contra cerca de 35 veículos da aliança atlântica estacionados numa zona periférica do sul da cidade, capital da província do Baluchistão.
A rede de televisão privada "Express" destacou que uma pessoa morreu no ataque, mas não especificou suas fontes.
Pelo menos 11 caminhões foram destruídos, enquanto outros 14 sofreram danos.
In:Globo

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comboio da NATO é atacado no sul do Paquistão

Caminhões-tanque em chamas após ataque nesta sexta-feira (1º) em Shikarpur, sul do Paquistão. (Foto: AP)
Homens armados atacaram e incendiaram nesta sexta-feira 27 camiões que transportavam, no sul do Paquistão, mantimentos, combustível e equipamentos destinados às forças da NATO no Afeganistão.
Os ataques contra empresas de transporte paquistanesas que trabalham para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte que combatem os militantes talibãs no Afeganistão são relativamente frequentes no Paquistão, sobretudo na região próxima do porto de Karachi e nas zonas tribais do noroeste, perto da fronteira com o Afeganistão e reduto dos talibãs paquistaneses aliados da rede terrorista da al-Qaeda.
"Quases 20 homens atacaram os camiões com foguetes e armas automáticas, e depois incendiaram 27 veículos que estavam estacionados no distrito de Shikarpur", na província meridional de Sind, 400 km ao norte de Karachi, afirmou à AFP Abdul Hameed Joso, chefe de polícia da localidade.
In:Globo

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Paquistão bloqueia envio de material da Otan ao Afeganistão

O Paquistão bloqueou nesta quinta-feira (30) uma rota vital de entrada dos comboios com material da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o Afeganistão, depois de acusar a força internacional de ter matado três soldados paquistaneses num ataque com helicópteros.
"Suspendemos no momento a entrada dos camiões de abastecimento da Otan por motivos de segurança", declarou à agência de notícias France Presse um oficial da unidade paramilitar do Corpo de Fronteira do Paquistão na cidade de Peshawar, que pediu anonimato. Segundo a agência Associated Press, até á metade desta manhã (horário local), cerca de 100 veículos esperavam para cruzar a fronteira.
In:Globo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Afeganistão: Soldado da NATO morto em ataque

Um soldado estrangeiro que integrava a NATO foi morto na terça -feira durante um ataque dos rebeldes no Sul do Afeganistão, anunciou esta quarta-feira o comando das forças internacionais cujas tropas sofreram em 2010 as piores perdas anuais em quase nove anos de guerra.
In:Correiodamanha

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CIA efectua ataques aéreos em grande escala no Paquistão

A CIA está a efetuar ataques aéreos, em grande escala, contra zonas do Paquistão, fronteiriças com o Afeganistão, numa tentativa de frustrar eventuais atentados terroristas na Europa, segundo vários meios de comunicação social norte-americanos.
Este mês, a CIA efetuou pelo menos 20 ataques com aviões tele comandados que lançaram mísseis contra alegados alvos terroristas nas "zonas tribais" do noroeste do Paquistão, segundo os jornais New York Times e Wall Street Journal, bem como o canal de televisão CNN.
O aumento de ataques é uma resposta a informações sobre alegadas "conspirações" para perpetrar atentados terroristas no Reino Unido, França ou Alemanha, segundo "funcionários" da CIA contactados pelo Wall Street Journal e outros jornais.
"O objetivo de tudo isto é abortar as conspirações terroristas, que estejam na fase de desenvolvimento, e sejam quais forem os lugares onde pretendem efetuar” os ataques, disse segunda feira à CNN um "funcionário" da CIA que pediu para não ser nomeado.
In:Diáridigital

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Disparo da Marinha de Israel mata pescador palestino na Faixa de Gaza

Parentes do pescador morto lamentam durante seu velório nesta sexta-feira (24) emBeit Lahia, na Faixa de Gaza. (Foto: AP)
Um disparo da Marinha israelense atingiu nesta sexta-feira (24) um pescador palestino que estava na costa da Faixa de Gaza, informaram fontes médicas.
"O pescador Mohammed Baker, de 20 anos, morreu no mar atingido por um disparo da Marinha israelense", disse à AFP o chefe dos serviços médicos locais, Adham Abu Selmiya.
Um porta-voz militar israelense confirmou que a Marinha disparou contra um pesqueiro na manhã desta sexta-feira, que havia ultrapassado o limite autorizado pelas Forças Armadas e avançava para Israel.
"Os militares ordenaram que desse meia volta, mas ele se negou a obedecer, e por isso os disparos de intimidação foram efetuados, seguidos de disparos contra o barco", explicou.
In:Globo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exército afegão admite primeiras mulheres soldados

O Exército do Afeganistão admitiu nesta quinta-feira (23) as primeiras mulheres em seus quadros, tendo 29 delas se graduado em uma classe de novos recrutas que esperam ajudar as forças do país a assumir o controle da segurança nacional, após a saída das tropas estrangeiras, até 2014.
O presidente afegão, Hamid Karzai, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a ONU estão se empenhando para expandir e treinar o Exército, a polícia e outras forças de segurança do Afeganistão para que possam assumir o comando depois da partida dos militares estrangeiros.
In:Globo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rússia proíbe venda de armamento pesado ao IrãoO Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, proibiu o fornecimento ao Irão de sistemas de mísseis de defes

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, proibiu o fornecimento ao Irão de sistemas de mísseis de defesa antiaérea S-300, carros blindados, aviões, helicópteros e navios de guerra, anunciou esta quarta-feira o centro de imprensa do Kremlin.Segundo ele, isso é feito em cumprimento da resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU de 09 de Junho de 2010. "O decreto proíbe, nomeadamente, a passagem por território da Rússia (incluindo por via aérea), a exportação da Rússia para o Irão, bem como a entrega ao Irão fora do território russo de tanques, carros blindados, sistemas de artilharia de grande calibre, aviões, helicópteros e navios de combate, mísseis ou sistemas de mísseis", informa o centro de imprensa. O documento proíbe também a exportação de peças sobressalentes para esses armamentos e a entrada na Rússia de uma série de cientistas e funcionários iranianos ligados à actividade nuclear do Irão.
In: Correio da Manhã

Afeganistão: 20 talibãs morrem em ataque

Vinte presumíveis talibãs morreram em dois ataques da Força Internacional de Assistência Segurança (ISAF) da NATO no sul e no leste do Afeganistão, de acordo com informações divulgadas esta quarta-feira. A ISAF referiu ainda que nestes ataques não se registaram outras vítimas a não serem os alegados talibãs.
In:correiodamanha

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Afeganistão: Nove soldados morrem em queda de helicóptero

Nove soldados da força internacional da NATO estacionada no Afeganistão perderam a vida esta terça-feira na sequência da queda de um helicóptero no sul do país, anunciou o comando da Aliança Atlântica.Com estas baixas sobe para 529 o número de soldados que perderam a vida só este ano naquele país.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

'Caça' russo despenha-se no Extremo Oriente

Um caça militar russo Su-27 despenhou-se esta segunda-feira no Extremo Oriente devido a falha técnica, mas os pilotos saíram ilesos.
Segundo a agência de notícia russa Ria-Novosti, "os pilotos tiveram tempo de catapultar-se".
A queda ocorreu pelas 13h30 horas locais (03h30 em Lisboa), tratando-se do primeiro voo deste aparelho militar depois de ter sido sujeito a reparações.
O Su-27 é um dos principais aviões da Força Aérea da Rússia, sendo também utilizado pelas forças armadas dos países da Comunidade de Estados Independentes, Índia e China.
In:Correiodamanha

sábado, 18 de setembro de 2010

Exército mauritano mata 12 membros da al-Qaida

O exército mauritano matou 12 membros da al-Qaida no Magrebe Islâmico e perdeu dois militares nos combates lançados sexta-feira à noite no norte do Mali e que foram retomados este sábado.
"O nosso exército matou 12 terroristas armados e feriu outros tantos nos confrontos de sexta-feira", declarou um militar em Nuakchott, referindo-se a um primeiro balanço."Dois militares mauritanos foram mortos e quatro outros ficaram feridos, acrescentou.
Entretanto, uma fonte da segurança argelina na região afirmou que dos combates tinham resultado "pelo menos dez mortos” entre os militares da Mauritânia.
Esta manhã, uma fonte militar na Mauritânia afirmou que os violentos combates entre o exército e islamistas da Al-Qaida no Magrebe Islâmico, interrompidos de noite, "foram retomados".
"Os confrontos terminaram de noite. Mas foram retomados violentamente esta manhã", declarou esta fonte, precisando que decorrem "em Raz-El-Ma" (a 235 quilómetros a oeste de Tombuctu).
In:correiodamanha

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Militares mataram civis por diversão

Instigados por um sargento sanguinário e com os cérebros toldados pelo álcool e droga, militares dos EUA em serviço no Afeganistão assassinaram a sangue-frio vários civis desarmados, apenas por puro divertimento. Os dedos das vítimas eram cortados e guardados como troféus.
Os 12 militares implicados pertencem todos à brigada Stryker, unidade de infantaria estacionada em Kandahar, no sul do país. O ‘esquadrão da morte’ foi formado no final do ano passado pelo sargento Calvin Gibbs, recém-chegado do Iraque, que se gabava publicamente das atrocidades cometidas naquele país e da impunidade reinante. Rapidamente atraiu uma legião de seguidores e decidiu criar um ‘grupo de extermínio’.
A primeira morte conhecida ocorreu em Janeiro, durante uma patrulha, quando Gibbs instou um soldado a atirar uma granada contra um civil desarmado. Seguiram--se pelo menos outros dois ataques letais contra civis inocentes, mas as autoridades acreditam que pode haver mais vítimas. in:correiodamanha

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Polícia suspenso por apelo à greve

O primeiro pré-aviso de greve lançado na história da PSP está a lançar a confusão na instituição. A Direcção Nacional da polícia anunciou ontem a suspensão por 90 dias de Armando Ferreira, presidente do Sindicato Nacional de Polícia, alvo de processo disciplinar por encabeçar o apelo à greve. Esta medida está a ser contestada no seio da PSP, estando já a ser marcada, por SMS, uma entrega de armas para as 09h00 de sábado.
in:correiodamanha

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Irão tem urânio enriquecido suficiente para fabricar duas bombas

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) informou esta segunda-feira que o Irão produziu até agora 2.800 quilos de urânio pouco enriquecido, uma quantidade que os peritos consideram suficiente para construir entre duas e três bombas nucleares.
No seu mais recente relatório técnico sobre o Irão, a que a agência EFE teve acesso, a AIEA reitera a sua preocupação em relação às possíveis dimensões militares do programa nuclear iraniano.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Golfo do México: Nova explosão em plataforma petrolífera

Uma nova explosão numa plataforma de petróleo voltou a focar a atenção no Golfo do México.
De acordo com as agências internacionais, a Guarda Costeira adiantou que 13 pessoas caíram à agua na sequência da explosão.
“Os 13 trabalhadores já foram localizados e todos tinham vestido fatos de mergulho”, confirmou John Edwards, sub-oficial da Guarda Costeira à MSNBC.
Nas operações de resgate estão já nove helicópteros, que foram enviados para a plataforma, localizada 130 km ao sul da Baía de Vermillion, no Louisiana.
"Estamos focados na operações de busca e resgate de pessoas", afirmou ainda o sub-oficial.
Não há, até ao momento, registo de derrame de crude.
A plataforma, que continua em chamas, é propriedade da sociedade Mariner Energy.
In:Correiodamanha

domingo, 29 de agosto de 2010

Afeganistão: Sete militares norte-americanos mortos

Sete militares norte-americanos morreram na sequência de confrontos ocorridos no Afeganistão entre as tropas da NATO e os rebeldes, durante este fim-de-semana. Com estas baixas ascende para 42 o número de soldados norte-americanos que perderam a vida durante o mês de Agosto naquele país.
In:Correiodamanha

sábado, 28 de agosto de 2010

Afeganistão: NATO abate 10 talibãs

Pelo menos 10 talibãs, entre os quais suicidas, morreram este sábado a cidade de Khost, no leste do Afeganistão, na sequência de uma contra-resposta das forças da NATO. De acordo com informações veiculadas este sábado, cerca de três dezenas de rebeldes preparavam-se para explodir uma base da Força Internacional de Assistência e Segurança.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ahmadinejad anuncia primeiro bombardeiro não tripulado

A televisão pública iraniana mostrou imagens do bombardeiro Karrar, que é equipado com um motor turbo.
O avião, cujo alcance não foi revelado, é apresentado como a primeira "aeronave não tripulada a levar bombas" produzida pelo Irão e "capaz de viajar longas distâncias com grande velocidade".
Karrar é o "símbolo da evolução da indústria da defesa do Irão", referiu o ministro da Defesa, o general Ahmad Vahidi, citado pelo site da televisão.
O avião Karrar foi anunciado dois dias após o teste bem sucedido com o míssil terra-terra Qiam, que tem uma "aptidão técnica nova e táctica exclusiva".
O Irão também deve inaugurar, nos próximos dias, duas linhas de produção de lanchas rápidas Seraj e Zolfagar, equipadas com lança mísseis.
In:Correiodamanha

sábado, 21 de agosto de 2010

Rússia: Serviços secretos liquidam organizador de atentados

Agentes do Serviço Federal de Segurança russo (FSB, ex-KGB) liquidaram o comandante dos guerrilheiros do Daguestão, Magomedali Vagabov, organizador dos aCtos terroristas no metropolitano de Moscovo em Março passado, informa a agência Ria-Novosti citando fontes policiais.
"Graças a uma complexa operação realizada na vila de Gunib, foi liquidado o chefe do bando clandestino do Daguestão, Magomedali Vagabov. A operação foi realizada por agentes das tropas especiais do FSB", revelou a fonte.
Segundo a mesma fonte, trata-se de um sério êxito no combate contra a guerrilha separatista islâmica, porque "a caça a Vagabov demorou muito tempo, [Vagabov] conseguiu escapar às perseguições durante dois anos".
"Era um terrorista muito esperto e pérfido", sublinha a fonte.
No passado dia 29 de Março, dois atentados terroristas no interior do metropolitano de Moscovo provocaram 38 mortos e 64 feridos.
Uma das terroristas suicidas, Mariam Charipova, era esposa de Vagabov.
Durante a operação, segundo fontes policiais citadas pelas agências russas, foram liquidados mais quatro guerrilheiros, entre os quais Rustam Munkiev, comandante de um destacamento da guerrilha que actua na região de Khassaviurt, no Daguestão.
O Daguestão é uma das repúblicas do Cáucaso do Norte russo onde actua uma forte guerrilha islâmica que luta pela separação dessa região da Rússia.
A guerrilha separatista actua no Daguestão, Inguchétia, Ossétia do Norte, Kabardino-Balcária e Tchetchénia, organizando também atentados terroristas para além do Cáucaso do Norte.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Última brigada de combate norte-americana deixa Iraque

Sete anos e meio depois da chegada ao Iraque, a última brigada de combate norte-americana retirou-se e cruzou a fronteira do Kuwait, cumprindo a promessa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que defendeu em 2009 um fim responsável da guerra, garantindo que nenhum soldado dos EUA permanecerá no país quando iniciar o ano 2012.
Desde o início da guerra, em 2003, 4 400 americanos foram mortos e 32 mil ficaram feridos no Iraque, depois da entrada no país para derrubar Saddam Hussein.
De acordo com a CNN, após esta retirada da 4.ª Brigada de Atiradores da Segunda divisão de Infantaria, no país irão ficar 56 mil soldados norte-americanos que serão responsáveis por treinar e aconselhar as tropas iraquianas.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Irão vai construir nova central nuclear

O Irão vai iniciar a construção de uma nova instalação de enriquecimento de urânio no primeiro semestre de 2011, declarou Ali Akbar Salehi, chefe da Organização Iraniana de Energia Atómica (OIEA).
"Terminámos [o trabalho de escolha] a localização do novo local de enriquecimento" a ser construído, indicou Salehi.
"A construção vai começar antes do final do ano [iraniano, 20 Março de 2011] ou no início do próximo ano", acrescentou.
Este será o terceiro local de enriquecimento de urânio iraniano. Já em funcionamento está a central de Natanz (centro), onde já estão instaladas mais de 8.500 centrifugadoras, e em construção está a de Fordoo, a sul de Teerão.
O conselho de segurança da ONU adoptou a 9 de Junho uma nova resolução, que inclui sanções económicas, contra a política nuclear do Irão, e que pede especificamente a Teerão que suspenda as suas actividades de enriquecimento de urânio.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Explosões matam oito soldados no Iraque

Pelo menos oito soldados iraquianos morreram e outros quatro ficaram feridos gravemente após explosões de várias bombas na província de Diyala, ao norte, na manhã desta quarta-feira (11), informou o Ministério do Interior do Iraque.
Carros-bomba atingem cidades de Ramadi e Faluja, no Iraque As explosões ocorreram quando os soldados entraram numa casa para tentar render um grupo de homens armados suspeitos de integrar as forças insurgentes.
Segundo a polícia local, os suspeitos “minaram” a casa com explosivos e em seguida chamaram militares para que entrassem no imóvel.
In:Globo

sábado, 7 de agosto de 2010

Afeganistão: Encontrados 10 corpos crivados de balas

"Cinco homens, todos norte-americanos, e três mulheres - uma norte-americana, uma alemã e uma britânica - foram mortos", declarou Dirk Frans, director-executivo da International Assistance Mission (IAM), organização humanitária para a qual estes clínicos-gerais, oftalmologistas e enfermeiros trabalhavam.
De acordo com o relato do único sobrevivente de uma equipa de 11 pessoas, o grupo, maioritariamente constituído por médicos oftalmologistas, viajava de Badakhshan para a província do Nuristão.
"No último dia apareceu um grupo de homens armados que os alinhou e abateu", referiu Aqa Noor Kintoz, chefe da polícia do Badakhshan.
Caitlin Hayden, porta-voz da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, confirmou a existência de norte-americanos entre as vítimas.
"Não podemos confirmar pormenores, mas trabalhamos activamente com as autoridades locais para saber mais sobre a identidade e nacionalidade" das vítimas, afirmou Hayden.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Analistas israelitas advertem para 'terceira guerra do Líbano'

A tensão na fronteira entre Israel e o Líbano, que ficou evidente no incidente que causou a morte de cinco pessoas na terça-feira, pode levar a uma "terceira guerra do Líbano", afirmam analistas israelitas.
Vários desses analistas alertaram que a tensão crescente pode gerar uma escalada grave da violência entre os dois países.
Depois da primeira guerra do Líbano, em 1982 e da segunda, em 2006, a expressão "terceira guerra do Líbano" torna-se mais frequente nos veículos de comunicação israelitas.
Segundo o ministério, nos últimos anos houve uma "longa lista" de violações por parte do Líbano, "principalmente o armamento maciço do Hezbollah no sul do Líbano".
"Israel considera o governo libanês responsável pelo grave incidente e adverte sobre possíveis consequências se as violações continuarem", afirma o ministério israelita.
In:Globo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Confrontos entre tropas israelitas e libanesas

Tropas israelitas e libaneses envolveram-se esta terça-feira numa troca de tiros na fronteira entre os dois países, que fez pelo menos 5 mortos.
Os confrontos começaram, alegadamente, quando militares israelitas entraram em território libanês para cortar uma árvore, e foram alvejados por soldados libaneses. As tropas israelitas responderam ao fogo e pediram o apoio da artilharia e de um helicóptero, que bombardeou posições numa aldeia fronteiriça libanesa.
Segundo várias fontes, a escaramuça provocou pelo menos quatro mortos do lado libanês - três soldados e um jornalista - e um morto do lado israelita.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Submarino Tridente já está em Portugal

O Tridente, o primeiro dos dois submarinos adquiridos pelo Estado português à companhia alemã Ferrostal, passou esta manhã, cerca das 10h00, junto à Ponte 25 de Abril, com destino à Base naval do Alfeite.
O submersível entrou no rio Tejo acompanhado por dois rebocadores e por dezenas de outras embarcações, além de um helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa que sobrevoa a embarcação desde a entrada do Tejo.
In:Correiodamanha

Tropas holandesas deixam Afeganistão

As tropas holandesas da ISAF entregaram este domingo o comando da província afegã de Uruzgan às forças norte-americanas e australianas, colocando assim um ponto final na sua missão de quatro anos no Afeganistão.
A Holanda torna-se, assim, o primeiro país-membro da NATO a retirar as suas tropas do Afeganistão, numa altura em que o conflito se encontra numa fase considerada decisiva.
O contingente holandês era constituído por 1950 militares e estava no Afeganistão desde 2006, tendo sofrido 24 baixas mortais.
Recorde-se que desavenças políticas sobre o eventual prolongamento da missão da Holanda no Afeganistão provocaram, em Fevereiro, a queda do governo holandês.
In:Correriodamanha

domingo, 1 de agosto de 2010

Violência no Iraque deixa 535 mortos em julho

O mês de Julho foi o mais violento no Iraque nos últimos dois anos, com 535 mortes, incluindo a de 396 civis, revela um boletim divulgado neste sábado (31) pelos ministérios da Saúde, Defesa e Interior.
Além dos 396 civis, foram mortos em Julho 89 policiais e 50 soldados em actos violentos.
Julho foi o mês mais sangrento no Iraque desde maio de 2008, quando ocorreram 563 óbitos.
Em Julho de 2010 a violência no Iraque também deixou 1.043 feridos, sendo 680 civis, 198 policiais e 165 militares.
In:Globo

sábado, 24 de julho de 2010

Coreia do Norte volta a ameaçar usar poder nuclear

O Governo da Coreia do Norte voltou hoje a ameaçar utilizar o seu poder nuclear numa «guerra santa» contra o exercício militar previsto para domingo, no Mar do Japão, entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul.
Os Estados Unidos e a Coreia do Sul farão quatro dias de manobras aéreas e navais, lideradas pelo porta-aviões nuclear norte-americano George Washington, nas quais participarão cerca de vinte navios de guerra, 200 caças de combate e 8.000 militares.
Apesar de Washington insistir no caráter defensivo das manobras, Washington e Seul confessaram que o objetivo destes exercícios militares é de enviar uma «mensagem de dissuasão» ao regime norte-coreano, depois do afundamento em março do navio sul-coreano «Cheonan», que causou 46 mortes.
Diário Digital / Lusa

terça-feira, 20 de julho de 2010

Arma usa raio laser para derrubar avião na Inglaterra

A companhia americana Raytheon demonstrou nesta terça-feira (20) uma tecnologia que utiliza raio laser para atacar aeronaves. Durante a apresentação, na feira aérea de Farnborough, na Inglaterra, o Laser Close-In Weapon System (CIWS) derrubou um pequeno avião não-tripulado. Inventado há 50 anos, o laser vinha sendo utilizado como armamento apenas em filmes de ficção científica. A arma real, no entanto, apresenta uma diferença fundamental para os sistemas representados no cinema: como todo laser, o raio é invisível a olho nu.
De acordo com a empresa, a nova arma pode ser utilizada sozinha ou acoplada a um sistema de munição anti-aérea tradicional. A fibra produz um raio de 50 kilowatt, capaz de danificar com sucesso aviões não-tripulados (utilizados para mapear áreas e descobrir localização de soldados e bases inimigas), morteiros, mísseis e pequenas aeronaves.
O CIWS da Raytheon utiliza materiais cerâmicos e vidros para gerar o raio invisível. Em entrevista à BBC, o vice-presidente da divisão de sistemas de mísseis da Raytheon, Mike Booen, disse que o equipamento funcionará como última linha de defesa anti-aérea. No futuro, acredita, a arma será capaz de neutralizar até mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), utilizados para carregar ogivas nucleares.
In:Globo

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Afeganistão: Nove pessoas morrem em atentado

Três soldados da NATO ,cinco civis e um polícia morreram durante um ataque ao quartel da polícia em Kandahar, no sul do Afeganistão, revelou esta quarta-feira a força internacional. A ofensiva aconteceu na terça-feira através de uma viatura armadilhada que foi colocada junto ao quartel policial.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Inglaterra apresenta protótipo de avião de guerra do futuro

Imagem divulgada pelo ministério da Defesa, em Londres, mostra Taramis, protótipo do avião de combate não tripulado do futuro. A aeronave testará a possibilidade do desenvolvimento do primeiro veículo aéreo de combate autónomo não tripulado e furtivo que seria capaz de atingir alvos de longa distância, mesmo estando em outro continente (Foto: AP)
In:Globo

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Noruega: Detidos terroristas da Al-Qaeda

Três suspeitos de prepararem ataques terroristas, membros da Al-Qaeda, foram detidos esta quinta-feira de manhã em Oslo, na Noruega.
Os detidos estavam a ser vigiados há mais de um ano e, segundo responsáveis americanos, planeavam atentados com bombas portáteis mas potentes, semelhantes às bombas utilizadas no ano passado, no falhado atentado suicida no metropolitano de Nova Iorque.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Afeganistão: NATO mata soldados afegãos por engano

Seis soldados afegãos perderam a vida na terça-feira na sequência de um ataque aéreo da NATO que visava atingir talibãs.
Os aviões da NATO "atingiram por erro um posto do exército no qual foram mortos seis soldados", indicou à agência noticiosa francesa AFP Nawruz Ali Mohamoodzada, um oficial da polícia da província de Ghazni, onde ocorreu o ataque. No entanto, o ministério da Defesa afegão dá conta de outros números: cinco mortos e dois feridos.
In:Correiodamanha

terça-feira, 6 de julho de 2010

Israel: Soldados castigados por dançarem em patrulha


Um grupo de soldados israelitas vai ser castigado por ter colocado no You Tube um vídeo em que dançavam 'hip hop' enquanto patrulhavam a cidade de Hebron, na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel.
No vídeo vê-se seis soldados a dançarem a música 'Tick Tock' da norte-americana Kesha, quando acaba a chamada para a oração nas mesquitas, numa rua da zona antiga ('Kasbah') da cidade palestiniana.
O título do vídeo é 'Rock no ‘kasbah’ em Herbon' (existe já um tema intitulado 'Rock the Kasbah' da banda britânica Clash).
Segundo o porta-voz do exército israelita, os seis soldados “estavam quase a terminar o serviço militar. Foram obrigados a regressar ao serviço e está a ser estudado o castigo adequado”.
In:Correodamanha

domingo, 4 de julho de 2010

Serviços britânicos investigam rede de 20 agentes russos

Os serviços secretos britânicos MI5 estão a investigar uma possível rede de 20 agentes russos "ilegais", na sequência da recente detenção nos Estados Unidos de 10 espiões a favor da Rússia, anuncia este domingo o ‘The Sunday Times’.
O MI5, serviço contraespionagem, está a investigar a rede de contactos que tinha em Londres Anna Chapman, detida nos Estados Unidos, russa de 28 anos e que esteve casada com um britânico e viveu vários anos no Reino Unido, adianta o jornal.
Anna Chapman foi preso e acusado de espionar o governo E.U. . Fotos: NYPost
Os serviços temem que Chapman - classificada pelo FBI norte-americano como uma pessoa bem treinada para enganar - tenha recrutado uma rede de agentes "adormecidos" (à espera de entrar em actividade) antes de ter abandonado o Reino Unido em 2007. Segundo o ’The Sunday Times’, o MI5 está a averiguar se Chapman tinha contactos com os espiões que trabalham de maneira encoberta como diplomatas na Embaixada da Rússia em Londres.
Os britânicos acreditam que pode haver 35 agentes dos serviços secretos na embaixada da Rússia em Londres e entre 15 e 20 "ilegais", ou seja agentes que não estão abrangidos pelo regime diplomático.
In:Correiodamanha

sábado, 3 de julho de 2010

EUA-Polónia chegam a acordo para base de defesa antimísseis

Os Estados Unidos e a Polónia assinaram um acordo para instalar uma base militar norte-americana de defesa em território polaco este sábado.
A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, chegou à Polónia para participar da assinatura. A base de mísseis faz parte da versão reformulada do polémico sistema de escudo de defesa antimísseis planeado pelos EUA no leste da Europa.
A Rússia opõe-se à base americana na Polónia. Na cerimónia, Hillary Clinton afirmou que o novo acordo não ameaça a Rússia.
«Este é um sistema puramente de defesa. Não está direccionado para a Rússia. Não ameaça a Rússia», acrescentou.
In:Diáriodigital

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Banho de sangue em santuário paquistanês

Bombeiros tentam apagar fogo após explosão em edifício de Kunduz nesta sexta-feira (2) (Foto: Reuters)
Pelo menos 41 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas num triplo antentado suicida ocorrido esta quinta-feira à noite num dos mais venerados santuários muçulmanos na cidade paquistanesa de Lahore, na província do Punjab, no início das comemorações de uma cerimónia sunita que, anualmente, reúne no local cerca de cem mil peregrinos.
Centenas de fiéis encontravam-se na mesquita de Data Durbar, para assistir às comemorações de uma cerimónia sunita, enquanto outros dois terroristas accionaram as cargas explosivas já no interior do templo.
Testemunhas oculares descrevem um cenário dantesco, com “cadáveres e sangue por todo o lado”.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Afeganistão: Ataque talibã provoca a morte de 150 soldados

Um comando talibã atacou esta quarta-feira a base militar da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) da NATO, no aeroporto de Jalalabad, no Afeganistão, tendo provocado a morte a mais de 150 soldados.
Os atacantes não foram capazes de entrar no interior das instalações militares", mas a viatura carregada com explosivos provocou a morte a vários rebeldes durante o ataque, informou o porta-voz da NATO no Afeganistão, Iain Baxter, à agência de notícias AFP.
Segundo o porta-voz dos talibãs, Zabiullah Mujahid, os dez homens responsáveis pelo ataque causaram a morte ou ferimentos a 152 soldados da NATO e 15 afegãos. Treze aeronaves da coligação internacional também foram destruídas.
A base alvo do ataque é a segunda mais importante para a NATO no Afeganistão.
InCorreiodamanha

terça-feira, 22 de junho de 2010

Explosão atinge veículo militar e mata quatro pessoas em Istambul

Três soldados e uma adolescente morreram nesta terça-feira (22) perto de Istambul num ataque á bomba contra um veículo que transportava militares, segundo as autoridades, pouco depois que os rebeldes curdos ameaçaram atacar as grandes cidades turcas.
Dois militares e uma menor de 17 anos, filha de um militar, morreram na hora com a explosão ocorrida em Halkali, um subúrbio popular na margem europeia da metrópole, perto de moradias de militares, declarou o governador de Istambul, Huseyin Avni Mutlu.
Um terceiro soldado, gravemente ferido no atentado, morreu depois no hospital, informou a agência Anatólia, citando fontes militares.
O artefacto explosivo, uma bomba de fragmentação, estava escondida na calçada e foi acionada por controle remoto, acrescentou Mutlu. Esta técnica é geralmente utilizada pelo PKK no sudeste de Anatólia, cenário de combates entre os rebeldes curdos e as forças de Ancara.
In:Globo