quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Presidente do Irão reitera que não desistirá de programa nuclear

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, reiterou hoje que não voltará atrás em seus planos atómicos e qualificou de "traidores" os iranianos que são contra sua política nuclear.
"O povo do Irão não voltará atrás e não permanecerá com os braços cruzados", disse Ahmadinejad num discurso a estudantes iranianos na Universidade de Ciência e Indústria de Teerão, segundo a agência iraniana Irna.
A advertência do presidente iraniano coincide com uma declaração do chefe do influente Conselho de Especialistas, Hashemi Rafsanjani, na qual destacava que "a região passa por momentos difíceis" e pedia aos iranianos para "ficarem atentos", em aparente alusão à tensão devido ao programa iraniano.
"Se as pessoas que estão no interior [do Irão] não deixarem de pressionar, faremos o povo saber o que estão a fazer", disse Ahmadinejad.
"Algumas pessoas influentes tentam pressionar um juiz para que declare inocente um espião (...), o povo não permitirá que essas pessoas salvem os criminosos do castigo da Justiça", acrescentou o líder iraniano, sem dar detalhes.
No entanto, Ahmadinejad prometeu que, "após acabar com o tema do caso nuclear (iraniano), descobriremos essas pessoas".
As advertências do dirigente iraniano ocorrem depois das recentes informações sobre possíveis divergências dentro do Executivo de Teerão sobre a política nuclear de Ahmadinejad, que foram desmentidas pelo governo iraniano.
O dirigente iraniano afirmou várias vezes que não renunciará às actividades nucleares de seu país, especialmente o enriquecimento de urânio, e afirmou recentemente que o país dispõe de 3.000 centrífugas.
Leia mais:
Rússia critica novas sanções dos EUA
Irão acusa EUA de tentar "sabotar" suas negociações com a AIEA
Começa nova rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano
Guias ajudam a comunicar em chinês, inglês e mais 15 línguas
In:

Sem comentários: