quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Afeganistão: Detidos dois britânicos

As autoridades de Cabul detiveram e vão expulsar dois oficiais europeus acusados de manter contactos com a guerrilha taliban.
A detenção foi ontem anunciada numa conferência de imprensa por Homayun Hamidzada, porta-voz do presidente afegão, Hamid Karzai: “Dois oficiais estrangeiros de alta patente foram detidos e acusados de representar uma ameaça à segurança nacional. Vão ser expulsos do país”. Aquele responsável afegão não quis adiantar a nacionalidade dos detidos, mas um oficial revelou, sob anonimato, que se trata de britânicos.
Ainda de acordo com o porta-voz, os dois oficiais actuaram contra as suas funções com o apoio de afegãos, que “enfrentarão os procedimentos legais em vigor no país”.
Fontes diplomáticas em Cabul adiantaram que as autoridades afegãs asseguram ter provas de que os dois oficiais britânicos mantiveram contactos com os taliban. “O assunto está a ser tratado ao mais alto nível e está nas mãos do presidente Hamid Karzai, adiantaram fontes diplomáticas.
A NATO lidera a Força Internacional para a Assistência à Segurança (ISAF), com cerca de 40 000 tropas no Afeganistão. Actualmente, 163 militares portugueses encontram-se em missão no país.
In:CorreiodaManhã

Sem comentários: