segunda-feira, 14 de abril de 2008

Prisões com telemóveis bloqueados

A Direcção Geral de Serviços Prisionais vai comprar equipamentos que bloqueiam o sinal dos telemóveis. Embora sejam proibidos nas cadeias, este ano já foram apreendidos 36 aparelhos entre os reclusos de três prisões.
Só em 2007 foi apreendido um total de 539 telemóveis nas prisões portuguesas. Para minimizar este número, a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) vai adquirir equipamentos que impossibilitam a utilização de telefones móveis dentro das cadeias.
A notícia foi avançada pela DGSP ao PortugalDiário, não havendo para já pormenores sobre quando é que o sistema entrará em funcionamento. Este ano, em apenas duas semanas, foram apreendidos 36 telemóveis em três prisões. Um número que o Sindicato do Corpo da Guarda Prisional considera "elevado"
Conforme escreve o PortugalDiário, o aumento da apreensão destes aparelhos é explicado com o forte empenho dos guardas prisionais "apesar da desmotivação da classe". Contudo, também há registo de alguns casos em que a entrada destes aparelhos nas cadeias acontece com a cumplicidade de funcionários e guardas prisionais.
Quanto às penas para os reclusos que infringem a regra, cada estabelecimento dita a sua, resumindo-se na maioria das vezes a alguns dias de isolamento na cela. A entrada de telemóveis pelas mãos dos visitantes é facilitada pelo facto de os guardas prisionais não puderem efectuar revistas sem autorização.

Como funciona um bloqueador de telemóvel?
Se em muitas situações um telemóvel é uma mais-valia, noutras é um verdadeiro inconveniente. Por isso os bloqueadores de frequência de telemóvel são uma opção cada vez mais utilizada em locais como escolas, bibliotecas, teatros, cinemas, hospitais, igrejas e museus.
Com um raio de acção de aproximadamente 100 metros, o bloqueador de sinal de rede móvel cria interferências, fazendo com o telemóvel não tenha sinal. No entanto, não interfere com outros dispositivos electrónicos nem com sistemas de rede.
As suas dimensões são pequenas e discretas, podendo ser instalado em qualquer sítio, praticamente sem ninguém dar por eles. Os bloqueadores de frequência de telemóvel podem facilmente ser encontrados à venda na Internet e custam cerca de 300 euros.
In http://aeiou.expresso.pt/

Sem comentários: