sábado, 10 de maio de 2008

Defesa: Chega a Cabul equipa de assessores militares portugueses

Uma equipa de 12 assessores militares, que integra elementos dos três ramos das forças armadas portuguesas chegou hoje a Cabul com a missão de apoiar e assessorar o exército nacional afegão, informou o Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) de Portugal.
Esta equipa e o diverso material de sustentação para a Força Nacional Destacada no Afeganistão chegou hoje de manhã ao aeroporto internacional de Cabul, a bordo de um C-130 da Força Aérea Portuguesa, revela o comunicado do CEMGFA.
Oito oficiais e quatro sargentos constituem a equipa portuguesa que permanecerá nos próximos meses em território afegão onde apoiará uma guarnição do exército nacional afegão, no âmbito do reforço da presença militar portuguesa no Afeganistão prometida pelo governo de Lisboa.
Os 12 assessores militares portugueses farão a ligação ente o treino recebido no Centro Multinacional de Cabul e a respectiva guarnição militar que opera na área da capital afegã.
Além de assessorar na gestão e manutenção de equipamentos, a equipa apoiará também a área administrativo-logística de uma brigada afegã com guarnição na área de Cabul, salienta o comunicado.
Com a chegada destes 12 assessores, o contingente nacional da Força Internacional de Assistência e Segurança (ISAF) da NATO passa para 179 militares dos três ramos das Forças Armadas, informa o CEMGFA.
O envio desta equipa vem de encontro a crescentes solicitações da NATO aos seus membros para reforço do dispositivo militar multinacional naquele país.
rtp.pt

Sem comentários: