segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Afeganistão: 17 rebeldes e dois polícias morreram em ataques

Esta segunda-feira cerca de 140 militares franceses que conduziam operações de reconhecimento tendo em vista as eleições na província de Kapisa (centro) foram atacados por rebeldes na aldeia de Jalokheyl, no distrito de Alasay, segundo um comunicado do exército francês.
Os franceses receberam apoio aéreo e de artilharia e "os insurgentes recuaram após uma meia hora de combate", com quatro mortos e um ferido, enquanto um soldado francês ficou ferido, adianta o comunicado, precisando que este ferido não corre risco de vida.
Sábado, um soldado francês morreu a alguns quilómetros daquele local, no vale de Ghayne, durante combates contra rebeldes, cinco dos quais foram mortos.
Domingo, os "inimigos da paz e da estabilidade", termo habitualmente empregue pelas autoridades para designar os talibãs, atacaram um posto da polícia na cidade de Baghlan, na província com o mesmo nome, anunciou o Ministério do Interior afegão.
Durante confrontos que se seguiram, dois polícias e oito talibãs morreram, enquanto três rebeldes ficaram feridos, segundo um comunicado do ministério.
Também no domingo, na província de Helmand (sul), rebeldes atacaram uma patrulha conjunta do exército afegão e das forças internacionais, que replicou, matando cinco insurgentes e ferindo três, de acordo com o Ministério da Defesa.
Helmand é uma das províncias mais violentas do país, onde as tropas norte-americanas e britânicas realizam vastas operações militares para retomar o controlo de bastiões talibãs até às eleições presidenciais e provinciais do próximo dia 20.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: