quarta-feira, 5 de maio de 2010

Irão inicia exercícios militares no Estreito de Ormuz

A Marinha iraniana iniciou hoje uma série de exercícios bélicos no Estreito de Ormuz com os quais pretende mostrar a sua capacidade de defesa militar no Mar de Omã e no Oceano Índico.
Os novos exercícios ocorrem apenas 10 dias depois de a força naval da poderosa Guarda Revolucionária iraniana realizar uma série de práticas semelhantes na mesma área e em plena escalada da tensão com os Estados Unidos devido ao polémico programa nuclear iraniano.
Baptizadas de «Velayat 89», as manobras militares iniciadas hoje durarão uma semana e, durante as mesmas, está previsto que sejam testados vários tipos de mísseis, informou a imprensa estatal.
O comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayari, explicou à televisão nacional que os exercícios «cobrirão 250 mil quilómetros quadrados» e servirão para demonstrar «a força defensiva do seu país».
Durante os exercícios militares, aviões S-27 iranianos aproximaram-se do porta-aviões norte-americano «USS Eisenhower», destacado na área, e tiraram diversas fotografias, confirmou na terça-feira Sayari.
O almirante não precisou o dia exacto em que tal ocorreu e limitou-se a dizer que aviões do seu país cumpriram o «seu dever e direito a identificar embarcações estrangeiras na região».
In:Diáridigital

Sem comentários: