BOEING 787 Dreamliner
Boeing apresenta o novo "787 Dreamliner"
Saiu ontem pela 1ª vez o primeiro Boeing 787 Dreamliner próximo de Seattle (a maior cidade do Estado norte-americano de Washington, na costa do Pacífico), etapa importante para o construtor americano deste birreactor de tecnologia revolucionária e o grande concorrente da europeia Airbus.
A Boeing promete um avião novo que para já não vai competir com o Airbus A 380 que transporta mais de 500 passageiros. Dependendo da versão, o Bóeing 787 Dreamliner transporta entre 210 e 330 passageiros.
Dependendo ainda da versão, pode custar entre 140 e 200 milhões de dólares.
O 787 poupa 20 por cento de combustível. A fabricante diz que isso se deve a uma combinação da eficiência dos motores, com a aerodinâmica e os materiais de construção.
A fuselagem e as asas do novo avião são feitas de material composto ultra leve já utilizado em caças de combate, e só 20 por cento do avião é alumínio.
Os novos métodos de construção eliminaram 1500 folhas de alumínio, 45 mil parafusos e porcas e 100 quilómetros de fio de cobre.
A Boeing já tem mais de 670 encomendas para mais de meia centena de companhias aéreas em todo o Mundo e admite lançar mais tarde um modelo de grande porte se o mercado o justificar.
Para já interessa-lhe vender a imagem de um avião super moderno e eficaz. E ao envolver crianças na promoção, cria a ideia de futuro e facilidade, forçando o contaste com a turbolência que tem agita o Airbus A 380.
Uma grande aposta do 787 é o conforto da cabine, traduzido, por exemplo, na utilização de diodos em vez de lâmpadas.
Logo à entrada no avião, um tecto alto pretende dar a ideia de espaço e conforto - coisa rara num avião a não ser que se viaje em classe executiva.
Trata-se de uma antena de satélite em banda Ku embutida na parte superior fuselagem e que permite aos passageiros acesso à internet, email, telefone, televisão em directo e jogos de video. Vamos a ver se as expectativas não são superiores à realidade.
In:SICOnline
Sem comentários:
Enviar um comentário