quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Israel:Hamas é «terrorista» e Gaza é «território inimigo»


O Gabinete de Assuntos Políticos e de Segurança de Israel declarou hoje oficialmente o movimento islâmico Hamas como uma «organização terrorista que tomou o controlo na Faixa de Gaza e a transformou num território inimigo».
Na sequência desta decisão, o gabinete decidiu impor à região «limitações de poder», o que significa que Israel reduzirá a cooperação com Gaza, segundo informações de fontes do Gabinete citadas pela rádio pública.
Israel pode reduzir «ao mínimo» o fornecimento de electricidade, combustíveis e outros serviços ou mercadorias que vende ao território, que tem uma dimensão de 360 quilómetros quadrados e é habitado por 1,5 milhões de pessoas.
A proposta de declarar Gaza um território inimigo partiu do ministro da Defesa israelita, Ehud Barak, para poder justificar as sanções colectivas do ponto de vista da lei internacional.
O debate no Gabinete sobre a imposição de restrições dos serviços começou na semana passada, na sequência de ataques de milicianos palestinianos de Gaza contra a população civil de localidades no sul de Israel.
In: Diário digital

A resposta náo demorou por parte do Hamas.
Leia a resposta em:
Hamas considera sanções de Israel a Gaza declaração de guerra

Sem comentários: