Afeganistão: Soldados matam 50 talibãs
Soldados afegãos e da NATO mataram cerca de 50 combatentes talibãs e cercaram outros 250 perto da cidade de Kandahar, no sul do país, indicou hoje a polícia local.
Também se registaram confrontos no leste, no oeste e no norte do país, e os insurrectos concentraram-se em grande número pelo menos numa outra região, num aparente recrudescimento da violência.
Combatentes dos talibã entraram no distrito de Arghandab, a apenas 12 quilómetros de Kandahar, na semana passada, depois da morte natural de um líder tribal pró-governo na zona, há duas semanas, que deixou a região desprotegida.
O exército afegão e os soldados da ISAF (Força Internacional de Assistência à Segurança), liderada pela NATO, lançaram uma operação esta semana para retomar o controlo da área, disseram autoridades locais.
Cerca de 50 membros dos talibãs foram mortos na zona de Arghandab desde segunda-feira, e pelo menos 25 ficaram feridos, mas permanecem no local entre 200 e 250 insurrectos, segundo a polícia de Kandahar.
Depois da derrota para as tropas lideradas pelos EUA em 2001, os talibãs reagruparam-se - segundo analistas - e voltaram a lançar a insurreição há dois anos.
Nos últimos dois anos, cerca de 7.000 pessoas morreram nos confrontos no Afeganistão.
Sem comentários:
Enviar um comentário