Afeganistão: Um holandês morto e dois feridos por bomba
Um soldado holandês foi morto e dois outros feridos hoje no Afeganistão pela explosão de uma bomba à passagem do veículo em que circulavam na província de Oruzgan, no sul do país, informaram os serviços de segurança.
Membro da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF), sob comando da NATO, Ronald Groen, 21 anos, morreu durante um patrulhamento quando viajava num veículo blindado atingido perto de Puntjak.
Trata-se do décimo primeiro militar holandês morto no âmbito da operação de estabilização do Afeganistão, na qual a Holanda participa com cerca de 1.800 efectivos.
Os dois feridos, um sargento e um soldado, encontram-se em estado «estabilizado» e foram transferidos para o campo militar holandês de Tarin Kowt.
Não foram divulgados detalhes sobre o incidente.
Apenas no ano em curso morreram no Afeganistão cerca de 5.000 pessoas vítimas de actos de violência.
O balanço do número de soldados estrangeiros mortos no Afeganistão, na sua maioria em combate, é actualmente semelhante ao do ano passado, 191 vítimas.
Cerca de 55.000 soldados estrangeiros combatem no Afeganistão a insurreição dos talibãs, afastados do poder no final de 2001 por uma coligação militar internacional que apoia as forças afegãs.
Diário Digital / Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário