terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Turquia confirma novos ataques

As Forças Armadas turcas anunciaram que a sua aviação bombardeou ontem bases de rebeldes separatistas curdos situadas no norte do Iraque.
"Os aviões turcos bombardearam maciçamente a partir das 3.00 horas (menos duas em Portugal) cerca de 700 alvos (...) antes de voltarem às 15.15 horas às suas bases", indicou um comunicado divulgado no sítio na internet das Forças Armadas. Precisou que os alvos se encontravam distribuidos pelas zonas de Avasin-Basyan e de Qhakurk.
Desde meados de Dezembro que as Forças Armadas turcas têm realizado uma série de ataques aéreos contra posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, assim como operações terrestres limitadas no território iraquiano.
A Turquia garante que o seu único objectivo é eliminar rebeldes do PKK, cujo número é calculado em cerca de 4.000 nas zonas montanhosas do norte do Iraque. Os rebeldes infiltram-se na Turquia para realizar ataques.
A última incursão dos aviões turcos no Curdistão iraquiano tinha sido a 18 de Janeiro. O PKK integra a lista de organizações terroristas para os Estados Unidos e para a União Europeia. O conflito, que se iniciou em 1984, provocou mais de 37 mil mortos.

Sem comentários: