quarta-feira, 9 de abril de 2008

Força Aérea - Helicópteros «Puma» forçados a regressar ao activo

Tudo porque há atrasos no fornecimento de peças de substituição dos novos «Merlin» que os impedem de voar.
Ao todo foram 12 os modernos Merlin adquiridos pelo Estado português, num investimento de cerca de 300 milhões de euros. Mas ao fim de dois anos ao serviço da Força Aérea, apenas 5 destes helicópteros estão operacionais
O desempenho desta frota está comprometido devido a problemas com os contratos de manutenção dos aparelhos. O fornecimento de peças de substituição tem sofrido atrasos demasiado longos. Até agora a solução tem passado pela retirada de peças de uns helicópteros para os outros. Um cenário que num futuro próximo poderia vir a comprometer as missões de busca e salvamento.
O último recurso da força aérea passa então por recuperar os velhinhos «Puma». Em curso está uma avaliação técnica e operacional destes helicópteros que determinará se estão ou não aptos para novos serviços operacionais.
A Força Aérea diz no entanto não poder confirmar quantos destes aparelhos serão testados e eventualmente enviados para a Base Aérea nº4, nos Açores. Depois de dois incidentes com os Merlin devido a problemas nos rotores, os «Puma», que já voavam na guerra colonial e que estavam agora ditados ao armazenamento, estão a um passo de voltar à acção.
In TVI

Sem comentários: