sexta-feira, 6 de julho de 2007

Como funcionam as motos - TIPO DE MOTOS


Tipos de motos
As motocicletas apresentam muitos estilos diferentes, cada um oferecendo características de design e desempenho para acomodar condições de uso especificas. Vamos dar uma olhada nas categorias mais comuns de motocicletas.
Motos de rua
As motocicletas de rua se apresentam com o equipamento necessário para estarem nas ruas: faróis, espelhos, uma buzina e um silenciador. Seus pneus têm um padrão de banda de rodagem que fornece boa tração tanto em pistas molhadas quanto secas. As motocicletas de rua geralmente se apresentam em duas formas: turismo e estradeiras. As motos de turismo são especialmente projetadas para viagem de longa distância, seu recurso mais distintivo são as carenagens, pára-brisas aerodinâmicos que envolvem o farol dianteiro para aprimorar o estilo e reduzir o arrasto aerodinâmico. As motos de turismo também se apresentam com outros acessórios para longas distâncias, tais como bolsas de sela e um banco confortável para o passageiro. As estradeiras, que normalmente não têm carenagens, oferecem um visual mais descontraído. São fabricadas com guidões recuados, selas baixas e posições de pilotagem casuais com pedais colocados à frente.
Motos Desportivas
As motos esportivas são projetadas para altas velocidades e estradas com muitas curvas. Oferecem motores multicilíndricos para produzirem mais potência, quadros de liga de alumínio, suspensões rígidas para melhorar o manejo, pneus de alta aderência e freios potentes. Em vez de sentarem eretos, os pilotos de motos esportivas inclinam-se para frente sobre o tanque de gasolina para reduzir a resistência do vento.

Motos "nuas"
As motos nuas oferecem o desempenho das motos esportivas sem a estética, na maioria dos casos, sendo destituídas de toda a carenagem desnecessária. Como são geralmente produto de personalizadores de motos que buscam uma aparência de “guerreiro da estrada”, as motos depenadas também são chamados de streetfighters (lutadores de rua), especialmente na Europa.
Tradicionais
Também conhecidas como motos-padrão, as tradicionais se parecem com um modelo arquétipo conhecido como Motocicleta Japonesa Universal (UJM), criada primeiramente nos anos 70. A UJM era uma moto que servia a quaisquer objetivos e as motos-padrão atuais oferecem a mesma versatilidade e desenho simples.

Motos off-road
As motocicletas off-road incluem as motos de motocross e as motos para estradas de terra - máquinas projetadas para lidar com saltos, saliências e outros obstáculos encontrados em circuitos de corrida fechados ou trilhas na floresta. As motocicletas off-road têm quadros mais estreitos e leves, maior distância livre do solo e sistemas de suspensão avançados. Elas também têm uma partida a pedal para reduzir o peso e os pneus com um padrão de banda de rodagem repleto de ressaltos para melhorar a tração. Como as motos off-road normalmente não vêm de fábrica com faróis, espelhos, buzina ou silenciador, elas são proibidas nas ruas.

Uso misto
As motos de uso misto, também conhecidas como duplo-desporto, são motocicletas liberadas para as ruas que oferecem alguns recursos off-road. As máquinas de uso misto são tão leves quanto as motos para estradas de terra e oferecem versatilidade tanto para pilotos iniciantes quanto para experientes. A motocicleta de uso misto fica entre uma moto para estrada de terra e uma motocicleta de rua. Por exemplo, as motos de uso misto trazem pneus específicos que funcionam tanto na terra quanto no asfalto.
Bill Harris. "HowStuffWorks - Como funcionam as motos". 18 de novembro de 2005 http://carros.hsw.com.br/motos.htm (06 de julho de 2007)