Iraque: EUA desconhecem destino de 190 mil armas AK-47
O governo dos EUA perdeu o rasto a 190 mil espingardas automáticas AK-47 e pistolas destinadas às forças de segurança do Iraque, parte das quais poderia estar nas mãos dos rebeldes, avança o jornal The Washington Post citando funcionários da administração norte-americana.
Um relatório do gabinete de auditoria do Governo dos EUA enviado ao Congresso revela que o Departamento de Defesa não dispõe de um processo eficaz de controlo da documentação relacionada com a compra deste armamento.
De acordo com a mesma fonte, o Departamento de Defesa assegura continua a investigar o caso, mas reconhece que é preciso melhorar os procedimentos. Responsáveis militares ouvidos no âmbito do inquérito do gabinete de auditoria entre Março de 2006 e Julho de 2007 crêem que o descontrolo pode ser explicado pela falta de pessoal falta de normas e de um registo central.
O mesmo relatório nota que, desde 2003, os Estados Unidos destinaram 19,2 mil milhões de dólares para a criação das forças de segurança iraquianas, dos quais 2,8 mil milhões destinados à compra de material de transporte e equipamento.
In:
Sem comentários:
Enviar um comentário