quinta-feira, 16 de agosto de 2007

EUA poderão incluir Guarda Iraniana na lista de terroristas

A Guarda Revolucionária do Irão poderá ser considerada uma organização terrorista internacional pelos EUA, que pretendem congelar as finanças do grupo no estrangeiro.


A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, tomou a decisão de colocar a Guarda na lista dos terroristas, sendo a primeira vez que os EUA colocam as Forças Armadas de um estado soberano na lista de organizações terroristas.
A Guarda iraniana tem sido acusada de fornecer armamento e treino militar aos insurgentes islâmicos no Iraque e no Afeganistão, acusação que Teerão nega com veemência.
Analistas políticos iranianos afirmam que esta pressão funciona como uma pacificação para os membros do Governo Bush que desejam uma acção militar sobre o país, como retaliação sobre o seu desenvolvimento nuclear.
Um oficial americano, que desejou permanecer anónimo, afirmou que os EUA estão desejosos de seguir em frente com o plano mas que não têm ainda um prazo definido para a sua implementação.
O porta-voz do Departamento de Estado Sean McCormack afirmou que «não vai discutir acções que possam estar sob consideração».
In:

Sem comentários: