sábado, 19 de dezembro de 2009

Iraque - Forças do Irão tomam petróleo

As autoridades iraquianas denunciaram ontem uma incursão de soldados iranianos no seu território e acusaram-nos de terem capturado o poço de petróleo de Fakka, a cerca de 300 quilómetros a sudeste de Bagdad, na província Maysan. A Companhia Petrolífera Nacional iraniana desmentiu a ocupação.
"Onze soldados iranianos infiltraram-se, na noite de quarta-feira, na fronteira entre o Iraque e o Irão, assumiram o controlo do poço de petróleo e ergueram a bandeira iraniana", anunciou o vice-ministro do Interior iraquiano, Ahmed Ali al-Khafaji, adiantando que não foi ordenada qualquer acção militar . Explicou ainda que o poço número quatro fica numa zona disputada entre o Iraque e o Irão e que ambos os países já tinham acordado resolver o problema pela via diplomática.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Afeganistão: Seis soldados alemães acusados de homicídio

O Ministério Público de Potsdam, localidade junto a Berlim, abriu uma investigação para processar seis soldados alemães suspeitos de homicídio e tentativa de homicídio num incidente registado no Afeganistão.
Os seis militares mataram no passado dia 19 de Julho um adolescente e feriram gravemente outros dois num posto de controlo de estrada, informou hoje o semanário Der Spiegel em uma antecipação da sua próxima edição.
Segundo o Bundeswehr (o Exército alemão), os três adolescentes viajavam a bordo de um veículo que se dirigia em grande velocidade para o posto de controlo e não pararam nem mesmo após disparos de advertência.
Os militares alemães dispararam então contra a viatura, causando a morte de um jovem e ferimentos graves aos outros dois, todos entre 12 e 14 anos de idade.
A procuradoria de Potsdam decidiu abrir a investigação que pode ocasionar um julgamento perante a dúvida sobre a possibilidade de defesa própria na acção dos soldados.
In:Diariodigital

Fragata portuguesa trava assalto de piratas

A fragata portuguesa Álvares Cabral neutralizou esta sexta-feira um grupo de seis suspeitos piratas somalis no corredor de navegação marítimo internacional do Golfo de Adén, ao largo da costa da Somália.
Em comunicado, citado pela agência Lusa, a força internacional da NATO (SNMG1), - de que a Álvares Cabral é navio almirante - indica que a acção teve lugar às 07:22 (03:22 em Lisboa) quando, numa patrulha de rotina, o helicóptero do navio português "identificou visualmente a bordo de uma pequena embarcação diverso equipamento usado em ataques de piratas, nomeadamente uma escada, armas e ganchos de atracagem".
Militares portugueses acabariam por entrar na embarcação às 08:20 procedendo à "inspecção e identificação dos seis suspeitos piratas", tendo recolhido "diversa informação de interesse operacional".
In:Correiodamanha

Birmânia: Oito mortos em atentado

Pelo menos oito pessoas morreram e 13 ficaram feridas na sequência de um atentado no noroeste da Birmânia, atribuído aos rebeldes karen. O acidente aconteceu na quarta-feira mas as autoridades só o divulgaram hoje.
In:Correiodamanha

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mísseis norte-americanos matam 17 pessoas no Paquistão

Dezassete pessoas morreram hoje num ataque norte-americano com mísseis a alvos situados no principal santuário da al-Qaeda e dos talibãs ao longo da fronteira com o Afeganistão, revelaram fontes dos serviços secretos.
Os mísseis caíram hoje no Wazaristão Norte, um paraíso para os muitos militantes inseridos em grupos determinados a expulsar os Estados Unidos e a NATO do Afeganistão. O segundo ataque, mais sangrento, envolveu cinco aviões não tripulados e 10 mísseis, um intenso bombardeamento pouco habitual, disseram as fontes.
In:Diariodigital

Iémen: 34 membros da Al-Qaida mortos

Pelo menos 34 alegados membros da Al-Qaida foram mortos e outros 17 detidos, no âmbito das operações de segurança realizadas esta quinta-feira pelas forças iemenitas. O ministério da Defesa do Iémen revelou que alguns dos detidos estavam munidos de armamento e tencionavam atacar escolas e outros locais frequentados por estrangeiros.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Irão testa novo míssil de longo alcance, diz TV estatal

O Irão realizou com sucesso um teste balístico de uma versão melhorada de seu míssil de médio alcance Sejil - o Sejil 2 -, capaz de atingir um alvo a 2.000 km de distância, anunciou nesta quarta-feira (16) a TV estatal, sem dar muitos detalhes do ensaio militar.
O anúncio deve aumentar a tensão com os países do Ocidente, pois o exercício mostra que o país pode atingir Israel e bases militares dos Estados Unidos no Golfo Pérsico.
O Sejil é um míssil de duas etapas que utiliza combustível sólido. O Irão tem no seu arsenal ainda outro míssil de médio alcance: o Shahab-3, versão derivada do norte-coreano Nodong-1, mas com um alcance um pouco menor, de 1.800 km.
In:Globo.com

Brasil - Blindados custam milhões

O presidente do Brasil, Inácio Lula da Silva, disponibilizou 2,3 mil milhões de euros para a construção de pelo menos dois mil blindados para o Exército, cujas chefias se queixavam de terem sido esquecidas no plano de modernização das Forças Armadas, iniciado com a compra à França de cinco submarinos, um deles nuclear, cinquenta helicópteros para a Marinha e a abertura de concurso internacional para a compra de 36 caças.
Os novos blindados, baptizados de ‘Guarani’, serão construídos ao longo de vinte anos em Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, e os actualmente em uso, os ‘Urutu’ e os ‘Cascavel’, considerados obsoletos mas reaproveitáveis, serão remodelados e voltarão ao activo. "Estamos a tornar realidade o nosso compromisso de modernizar as Forças Armadas", afirmou o presidente.
In:Correiodamanha

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prisão nos EUA receberá 100 prisioneiros de Guantánamo

A Casa Branca deve anunciar hoje a transferência de cerca de 100 prisioneiros do centro de detenção de Guantánamo para uma penitenciária em Illinois, informou a imprensa norte-americana.
As autoridades devem confirmar que o governo federal deverá comprar o Centro Correcional Thomson, em Illinois, segundo os jornais, para onde serão enviados os suspeitos de cometer actos de terrorismo.
Apenas dois dias depois de tomar posse, o presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu fechar o Campo de Guantánamo dentro de um ano, mas em Novembro já anunciou que o prazo seria ampliado.
O governo ainda não decidiu o que vai fazer com os cerca de 215 prisioneiros que permanecem detidos em Guantánamo.
In:DiarioDigital

Paquistão: Explosão mata 18 pessoas

Pelo menos 18 pessoas morreram e 35 ficaram feridas com a explosão de um carro armadilhado num mercado em Dera Ghazi, situado na região centro do Paquistão. De acordo com as autoridades, várias pessoas estão soterradas nos ecombros, razão pela qual é possível que o número de vítimas mortais aumente consideravelmente.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Avião descoberto com 35 toneladas de armas na Tailândia

As 35 toneladas de armas detectadas num avião foram apreendidas este domingo na Tailândia. O material bélico provinha da Coreia do Norte e, de acordo com as fontes oficiais daquele país, os cinco tripulantes do meio de transporte – quatro do Cazaquistão e um da Bielorússia – acabaram por ser detidos.
A investigação policial prossegue e o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, fez saber que serão apuradas responsabilidades e serão seguidas as resoluções das Nações Unidas.
Há teses avançadas que o destino do avião era o Paquistão, mas há também militares que referem o Sri Lanka.
In:Correiodamanha