quarta-feira, 28 de maio de 2008

Espanha - Mais 500 agentes combatem ETA e terrorismo islâmico

O ministro espanhol do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, anunciou que vão ser recrutados mais 500 agentes para combater a ETA e o terrorismo islâmico.
Ontem, durante a apresentação das linhas gerais do ministério para os próximos quatro anos, Rubalcaba anunciou também o reforço de mais 800 polícias e guardas civis para combater o crime organizado. Rubalcaba diz estar convicto na extinção da ETA. Desde que o Executivo socialista tomou posse, já foi aumentado para 1,800 o número de agentes para combater a violência.A ETA já matou mais de 800 pessoas em quatro décadas de combate pela independência do País Basco. No último ataque, a 14 de Maio, uma viatura armadilhada atingiu um polícia.

Líbano - Contingente português começa a ser rendido

Ao longo dos próximos dois dias, vai ser rendido o actual contingente militar português no Líbano. Esta quarta-feira à tarde partem 130 militares, com destino a Beirute.
O novo contingente vai render os militares da Unidade de Engenharia 3, que terminam agora a missão de seis meses no território libanês, regressando, esta quinta-feira, a Portugal.
Os militares destacados no Líbano têm como missão o apoio à população e a reconstrução da área depois dos conflitos com Israel. O novo contingente militar português vai permanecer em Shama, no Sul do Líbano, até Novembro deste ano.
TVI

Conflito entre Hamas e Fatah matou 300 pessoas em 2007

A violência entre as facções palestinianas do Hamas e Fatah em Gaza e na Cisjordânia deixou cerca de «300 mortos» em 2007, além de ter promovido «detenções arbitrárias e torturas», segundo o relatório anual sobre a situação dos direitos humanos da Amnistia Internacional, divulgado terça-feira em Londres.
O Hamas assumiu o controlo de Gaza a 14 de Junho, após um conflito entre as duas facções, o que levou o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, que manteve o poder na Cisjordânia, a romper todas as relações institucionais com esta facção.
Segundo o relatório da AI sobre 2007, entre os 300 mortos palestinianos estão «dezenas de civis desarmados, que se encontravam casualmente no lugar dos ataques».
«Os tiroteios ocorreram em áreas residenciais muito povoadas, incluindo hospitais e imediações, sem nenhum respeito pela vida», diz a AI.
Além disso, a organização afirma que durante o conflito os membros de Fatah e Hamas cometeram «com impunidade homicídios ilegítimos e sequestros de rivais».
Diário Digital

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Somália: Ataque aéreo atribuído aos Estados Unidos no sul do país

Aviões presumivelmente norte-americanos bombardearam hoje alvos no sul da Somália, onde se ouviram várias explosões, disse hoje um autarca local.
O chefe da cidade de Buale, Ibrahim Noleye, disse que se ouviram duas grandes explosões pouco depois da passagem de aviões.
Em cidades vizinhas circularam também testemunhos de explosões entre Buale e a cidade de Sakow, mas desconhece-se se há vítimas.
Noleye disse desconhecer a autoria dos ataques, mas só aviões norte-americanos têm bombardeado a Somália nos últimos meses.
A Somália não tem força aérea e não há conhecimento de que as forces armadas etíopes destacadas no país tenham realizado ataques aéreos.
rtp.pt

Polícia italiana deteve 47 membros da Camorra

O grupo hoje detido, em Caserta (norte de Nápoles), é suspeito dos crimes de associação criminosa, extorção, posse ilegal de armas e branqueamento de capitais. Um dos detidos é Guiseppe Iovine, irmão de António, chefe do clã que está em foragido.
"O clã dedicou-se à sistemática corrupção de funcionários públicos para obter contratos em negógios e também manipulou a votação em candidatos municipais que lhes eram favoráveis, nas eleições locais de 2004", acrescenta o comunicado da polícia sobre os crimes alegadamente cometidos.
Um dos negócios em que o clã estava envolvido é a recolha e tratamento de lixo, que se tornou um dos principais problemas da região devido aos milhares de toneladas que se acumulam.

Ex-ditador da Etiópia condenado à morte

O antigo ditador etíope coronel Mengistu Hailé Mariam, exilado desde 1991 no Zimbabué, e mais 17 altos funcionários do seu regime foram, hoje, condenados à morte apesar dos vários apelos de clemência. O Supremo Tribunal etíope decidiu seguir as recomendações do Procurador da República, que solicitou que a pena de prisão perpétua fosse transformada em pena de morte.

China - 1 800 soldados vão esvaziar lagos

Duas semanas depois do sismo na China trava-se agora uma corrida contra o tempo, para evitar as inundações relâmpago. Quase dois mil soldados foram enviados de urgência para a região de Beichuan, onde dezenas de lagos criados pelo bloqueio dos rios ameaçam transbordar.
O Partido Comunista Chinês reconhece que a situação é muito grave. Para evitar uma nova catástrofe, Pequim enviou de urgência 1 800 militares para Beichuan. Cada soldado transportou 10 quilos de explosivos. Os militares vão dinamitar parte das barreiras formadas pelas rochas, terra e lama que bloquearam o leito dos rios no sismo de 12 de Maio.
O comandante afirmou que o exército está a «travar uma autêntica corrida contra-relógio por causa das inundações. O nível da água está a subir rapidamente.» Liu Songlin acrescentou que estão a «trabalhar duramente para construir a tempo uma outra barreira que possa aliviar a pressão sobre a represa».
A grande dor de cabeça do Governo chinês é abrigar os milhões de desalojados que, ao relento ou em estádios e acampamentos apinhados de gente, estão mais vulneráveis aos temidos surtos de doenças. O balanço de vítimas continua imparável, com mais 2 mil e 400 mortos confirmados. O número oficial conta já 90 mil mortos e desaparecidos.
TVI

Faltam polícias nas ruas de Lisboa

Faltam polícias nas ruas de Lisboa. O alerta foi dado pelo Sindicato dos Profissionais de Polícia. O Governo já prometeu mais efectivos para 2009, mas até agora inscreveram-se menos candidatos do que nos anos anteriores.
O Ministério da Administração Interna garante que no próximo ano vão existir nas ruas de Lisboa mais 1000 polícias. Este ano, inscreveram-se no curso da PSP apenas 3200 candidatos. A Direcção Nacional da PSP assegura, no entanto, que o número inferior de candidatos não vai interferir com o objectivo final de conseguir novos efectivos.
TVI