sábado, 4 de julho de 2009

Espanha: 79 imigrantes resgatados

A guarda costeira da região espanhola de Almería resgatou durante a madrugada deste sábado cinco embarcações com 79 imigrantes a bordo.
Entre os resgatados, todos de origem africana, encontravam-se oito mulheres e uma criança.
De acordo com as autoridades, todos os passageiros se encontram em bom estado de saúde.
CorreioManhã

Coreia do Norte lança sete mísseis

A Coreia do Norte desafiou mais uma vez a ONU e voltou a realizar este sábado um ensaio nuclear, com o lançamento de sete mísseis balísticos, com um alcance de 400 a 500 quilómetros.
Na passada quinta-feira ocorreram testes idênticos, mas o alcance dos tiros foi estimado em apenas 120 quilómetros.
Recorde-se que o Conselho de Segurança da ONU proibiu o regime norte-coreano de realizar qualquer ensaio nuclear ou disparo de míssil.
CorreioManhã

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Queda de helicóptero militar mata 26 no Paquistão

A queda de um helicóptero matou 26 militares nesta sexta-feira (3) no noroeste do Paquisão, segundo o Exército. A queda do MI-17 foi provocada por problemas técnicos.
In:Globo

Afeganistão: Soldado americano sequestrado

Um soldado americano da coligação das forças militares dos EUA e do Afeganistão foi sequestrado em território afegão, supostamente por rebeldes talibãs, informou hoje o comando militar americano.
Segundo um comunicado do comando dos EUA, o militar americano desapareceu na passada terça-feira, 30 de Junho, e terá sido capturado pelos talibãs, mas não especifica as circunstâncias nem o local do sequestro.
O comando militar americano garante que estão a fazer todos os possíveis para localizar o paradeiro do soldado e garantir o seu regresso em segurança, e acrescenta que não serão disponibilizados mais detalhes para garantir a protecção do soldado.
Cerca de 4 mil marines americanos e aproximadamente 650 efectivos das forças de segurança afegãs iniciaram uma grande ofensiva para expulsar os talibãs de Helmand, no sudeste do Afeganistão.
In:Correiodamanha

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coreia do Norte - Pyongyang lança dois mísseis de curto alcance

A Coreia do Norte lançou hoje dois mísseis aparentemente de curto alcance a partir da costa oriental do país, em direcção ao Mar do Leste (Mar do Japão), indicou o Ministério da Defesa sul-coreano, citado pela agência Yonhap.
O primeiro dos projécteis foi lançado às 17:20 locais, enquanto o segundo foi disparado às 18:00 locais, ambos de Sinsang-ni (costa leste do país).
A Coreia do Norte avisou no dia 23 de Junho o Japão que proibiria até 10 de Julho a navegação de navios nesta mesma região, porque tinha previsto realizar exercícios militares.
O regime estalinista reiterou ontem o seu aviso às autoridades japonesas.
Os serviços da Inteligência da Coreia do Sul já tinham informado no mês passado que o regime comunista estava a prepar o teste de vários mísseis, incluindo de longo alcance.
O ministro porta-voz do Governo japonês, Takeo Kawamura, disse hoje em conferência de imprensa que o Japão não descartava a possibilidade de a Coreia do Norte lançar vários mísseis de curto e médio alcance perto do dia 4 de Julho, devido às comemorações da independência dos Estados Unidos.
In.Diáriodigital

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Al-Qaeda ameaça França

A al-Qaeda do Magrebe ameaçou “vingar-se” da França pela intenção do presidente Nicolas Sarkozy em proibir o uso da burca no país. Recorde-se que na semana passada Sarkozy afirmou que a burca não é um símbolo religioso, mas antes um “símbolo da submissão da mulher”, e que por isso “não era bem-vinda em França”.
CorreioManhã

Índia - Piripíri para imobilizar delinquentes

A polícia indiana está a planear a utilização de uma mistura que contém piripíri para controlar delinquentes, mas também como arma contra distúrbios em massa. Um grupo de cientistas trabalha já numa fórmula para que seja possível imobilizar, deste modo, pessoas sem as matar. Trata-se do piripíri mais picante do Mundo usado para repelir animais selvagens de granjas.
CorreioManhã

Como funciona uma caixa preta

(Clique na imagem para aumentar)

Encontrada uma das caixas negras de avião da Yemenia

Uma das caixas negras do Airbus A310 da companhia Yemenia que se despenhou perto das Ilhas Comores foi localizada terça-feira à tarde e as operações para a recolher terão hoje início, segundo fonte oficial francesa.
"O sinal da caixa negra foi localizado ontem (terça-feira) às 16h30 locais (13h30 em Lisboa) por uma patrulha aérea, a 40 quilómetros das costas da Grande Comore", afirmou o secretário de Estado da Cooperação francês, Alain Joyandet.
Segundo a mesma fonte, um navio francês deverá chegar hoje à zona para iniciar as operações de recuperação da caixa negra.
A França enviou dois navios da Marinha e um avião Transall para a zona depois da queda do A310 da companhia Yemenia, que transportava franceses e numerosos membros da comunidade comorense instalada em França.
No total, havia 66 franceses entre os 153 passageiros e tripulantes do avião. Tinham embarcado na segunda-feira noutro aparelho da Yemenia, um Airbus A330-200, que fazia a ligação entre Paris, Marselha e Sanaa, no Iémen, onde mudaram de aparelho para continuar até Djibuti e Moroni, nas Ilhas Comores.
As operações de busca de eventuais sobreviventes foram retomadas esta manhã. Até agora, só uma adolescente de 14 anos foi encontrada viva.
In:expresso

Ex-GNR assaltante morto a tiro por idoso

Um militar da GNR reformado, de 58 anos, foi abatido a tiro de caçadeira, anteontem à noite, por um homem de 84 anos. Tudo porque o antigo guarda era, afinal, ladrão e estava encapuzado, de pistola à cintura. Estaria a preparar-se para assaltar algumas casas da aldeia de Vale de Prados, em Macedo de Cavaleiros, quando foi atingido no peito.
In:Correiodamanha

terça-feira, 30 de junho de 2009

Criança de 5 anos sobrevive a queda de Airbus no Oceano Índico

Foi encontrada uma criança com vida, entre os as 153 pessoas a bordo do A310 que se despenhou esta madrugada no Oceano Índico, a algumas milhas de Comores e a 300 quilómetros de Moçambique.
As autoridades do Iémen revelaram esta manhã que já foram resgatados cadáveres dos passageiros e destroços do A310 que se despenhou no Oceano Índico. O aparelho, da companhia estatal do Iémen, Yemenia Air, tinha saído ontem à noite de Paris e seguia para as ilhas Comores.
De acordo com as autoridades, no airbus viajavam 153 pessoas: 142 passageiros e 11 tripulantes.
Nesta altura ainda não são conhecidas as nacionalidades de todas vítimas embora se saiba que a maioria dos passageiros era de nacionalidade francesa.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Afeganistão: Tiroteio mata dez polícias

Pelo menos dez polícias morreram esta segunda-feira na sequência de um violento tiroteio entre as autoridades da província de Kandahar, sul do Afeganistão, e os guardas afegãos pertencentes à segurança privada do Exército norte-americano. Entre as vítimas mortais está o chefe da polícia da província.
Fontes das autoridades de Kandahar afirmaram que são desconhecidas, por enquanto, as causas que levaram ao tiroteio, sabendo-se apenas que os guardas afegãos estavam a ser treinados pelo Exército dos EUA, para os protegerem em zonas consideradas de alto risco.
CorreioManhã

domingo, 28 de junho de 2009

Humor em tempos de crise

Oito funcionários da embaixada britânica em Teerão são detidos

Oito funcionários locais da embaixada britânica em Teerão foram detidos pela polícia iraniana neste domingo (28), acusados de participar nos distúrbios que ocorrem no país após a polémica reeleição do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad
Segundo a agência de notícias local "Fars", as oito pessoas "desempenharam um papel importante" na onda de protestos e na violência que sacudiu o Irão desde que foram conhecidos os resultados eleitorais, que a oposição denunciou como fraudulentos.
O regime iraniano acusou os países ocidentais, e em especial Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, de incentivar os distúrbios e de tentar com isso causar o que denomina como uma "revolução de veludo".
In:Globo.com

F-16 lusos ‘invadem’ Espanha

Dois caças F-16 da Força Aérea Portuguesa entraram ontem em espaço aéreo espanhol para interceptar uma avioneta proveniente do Norte de África, alegadamente com droga a bordo. A aeronave foi interceptada ainda no ar e obrigada a aterrar numa base do sul de Espanha, onde as autoridades locais tomaram conta da ocorrência.
Segundo o CM apurou junto de fonte oficial da Força Aérea, ontem, cerca das 09h00, o Sistema de Defesa Aérea Espanhol detectou "uma aeronave não identificada a dirigir-se para Portugal e deu o alerta através do Sistema Integrado de Defesa Europeu da NATO".
"Rapidamente dois F-16 descolaram da Base Aérea de Monte Real com o objectivo de proceder à sua intercepção. No entanto, a aeronave mudou de rumo e dirigiu-se para Espanha. Como os F-16 já estavam no ar e os F-18 espanhóis não, os nossos pilotos foram autorizados a entrar no espaço aéreo espanhol para interceptar a aeronave, missão que cumpriram com sucesso", esclareceu ao CM o tenente-coronel Paulo Gonçalves.
In:Correiodamanha