sábado, 20 de fevereiro de 2010

Irão: Países da NATO vão proteger-se se forem ameaçados

O secretário geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, avisou hoje que os países que pertencem à organização vão proteger-se se forem ameaçados pela continuação do programa nuclear iraniano.
«Se o Irão continua a prosseguir com o aumento da sua capacidade nuclear, sobretudo no domínio do armamento em mísseis, os países da NATO podem estar ameaçados», afirmou Rasmussen numa entrevista ao jornal 'Corriere della Sera'.
«Quando chegar o momento, nós tomaremos todas as decisões necessárias para proteger as nações da aliança», acrescentou.
Diário Digital / Lusa

Paquistão: 30 rebeldes mortos em ataque aéreo

Pelo menos 30 rebeldes foram mortos este sábado num ataque aéreo do exército paquistanês que visou o seu esconderijo numa zona tribal do noroeste do país, perto da fronteira com o Afeganistão, anunciou o exército.
Este bombardeamento, de acordo com a agência Lusa, teve lugar no distrito tribal do Waziristão do Sul, onde o exército paquistanês lançou em Outubro uma vasta ofensiva contra talibãs aliados à rede terrorista Al-Qaeda.
O esconderijo situado nas montanhas de Shawal "foi visado na sequência de informações que alertaram para a presença de terroristas" nesse lugar, precisou o exército através de comunicado.
O balanço fornecido pelo exército não foi confirmado por fonte independente, pois as zonas de combate têm acesso interdito.
O Waziristão do Sul, que faz fronteira com o Afeganistão, é um bastião do Movimento Talibãs do Paquistão (TTP), fiel à Al-Qaeda e responsável pela maior parte dos atentados que provocaram mais de 3 mil mortos em todo o país, desde Julho de 2007.
In:Correiodamanhã

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Coreia do Norte recusa desarmamento nuclear

A Coreia do Norte afirmou esta sexta-feira que não pretende abandonar a produção de armamento nuclear em troca de ajuda económica e exige que sejam suspensas as sanções impostas pela ONU.
Em comunicado divulgado pela agência noticiosa oficial do governo, a KCNA, o governo norte-coreano acusa os Estados Unidos da América de perseguirem o país com a sua “política hostil” e com constantes ameaças à integridade da Coreia do Norte e recusa adoptar um desarmamento nuclear em troca de ajuda económica.
O presidente da República Popular da Coreia exige ainda que sejam suspensas as sanções impostas pela Organização das Nações Unidas devido aos testes nucleares e aos disparos de mísseis protagonizados pela Coreia
De acordo com a agência internacional ‘France Press’, o governo coreano admite que tem desenvolvido armas nucleares, mas “para sua própria defesa” e não para atacar outras nações e sublinha que só abandonará a produção destas armas se os EUA se comprometerem a assinar um tratado de paz oficial com a Coreia.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Ofensiva no Afeganistão entra no 3º dia sob fogo de franco atiradores

Soldados dos EUA avançam em Marjah, no Afeganistão, nesta segunda, 15 (Foto: Goran Tomasevic/Reuters)

A ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) contra um enclave dos Talibãns em Marjah, no Afeganistão, entrou no terceiro dia com os soldados sendo atacados por franco atiradores.
As tropas conseguiram avançar só cerca de 500 metros nesta segunda (15), devido aos tiros vindo de várias direcções. Os soldados da Otan tentam ocupar partes da cidade ainda sob controle dos insurgentes.
A ofensiva em Marjah envolve 15 mil soldados dos EUA, do Afeganistão e do Reino Unido e é a maior operação conjunta desde a invasão do Afeganistão, em 2001. A Otan espera em poucos dias tomar o controle total de Marjah, a última cidade sob controle dos Talibãns e ponto chave do tráfico de ópio.
In:Globo

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Afeganistão: Mortos 12 civis por dois mísseis da NATO

A força da NATO reconheceu este domingo que 12 civis foram mortos por dois mísseis que falharam o alvo, durante a ofensiva lançada em Marjah, um refúgio dos talibãs no sul do Afeganistão.
«Dois mísseis, que tinham como alvo rebeldes que estavam a disparar contra forças afegãs e da NATO, explodiram hoje, a cerca de 300 metros do alvo, matando 12 civis no distrito de Nad Ali», onde se situa Marjah, refere um comunicado da força internacional da NATO no Afeganistão (ISAF).
«O comandante da ISAF, o general (norte-americano) Stanley McChrystal, apresentou as desculpas ao presidente (afegão) Hamid Karzai por este acidente infeliz», adianta o documento.
Diário Digital / Lusa

Afeganistão: 27 taliban e dois soldados mortos

Pelo menos 27 taliban e dois soldados norte-americanos da NATO perderam a vida na operação 'Moshtarak' que teve início sexta-feira no Afeganistão. As autoridades não especificaram em que circunstâncias os militares da NATO morreram.
In:Correiodamanha