sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Comboio da NATO é atacado no sul do Paquistão

Caminhões-tanque em chamas após ataque nesta sexta-feira (1º) em Shikarpur, sul do Paquistão. (Foto: AP)
Homens armados atacaram e incendiaram nesta sexta-feira 27 camiões que transportavam, no sul do Paquistão, mantimentos, combustível e equipamentos destinados às forças da NATO no Afeganistão.
Os ataques contra empresas de transporte paquistanesas que trabalham para as forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte que combatem os militantes talibãs no Afeganistão são relativamente frequentes no Paquistão, sobretudo na região próxima do porto de Karachi e nas zonas tribais do noroeste, perto da fronteira com o Afeganistão e reduto dos talibãs paquistaneses aliados da rede terrorista da al-Qaeda.
"Quases 20 homens atacaram os camiões com foguetes e armas automáticas, e depois incendiaram 27 veículos que estavam estacionados no distrito de Shikarpur", na província meridional de Sind, 400 km ao norte de Karachi, afirmou à AFP Abdul Hameed Joso, chefe de polícia da localidade.
In:Globo

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Paquistão bloqueia envio de material da Otan ao Afeganistão

O Paquistão bloqueou nesta quinta-feira (30) uma rota vital de entrada dos comboios com material da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para o Afeganistão, depois de acusar a força internacional de ter matado três soldados paquistaneses num ataque com helicópteros.
"Suspendemos no momento a entrada dos camiões de abastecimento da Otan por motivos de segurança", declarou à agência de notícias France Presse um oficial da unidade paramilitar do Corpo de Fronteira do Paquistão na cidade de Peshawar, que pediu anonimato. Segundo a agência Associated Press, até á metade desta manhã (horário local), cerca de 100 veículos esperavam para cruzar a fronteira.
In:Globo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Afeganistão: Soldado da NATO morto em ataque

Um soldado estrangeiro que integrava a NATO foi morto na terça -feira durante um ataque dos rebeldes no Sul do Afeganistão, anunciou esta quarta-feira o comando das forças internacionais cujas tropas sofreram em 2010 as piores perdas anuais em quase nove anos de guerra.
In:Correiodamanha

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CIA efectua ataques aéreos em grande escala no Paquistão

A CIA está a efetuar ataques aéreos, em grande escala, contra zonas do Paquistão, fronteiriças com o Afeganistão, numa tentativa de frustrar eventuais atentados terroristas na Europa, segundo vários meios de comunicação social norte-americanos.
Este mês, a CIA efetuou pelo menos 20 ataques com aviões tele comandados que lançaram mísseis contra alegados alvos terroristas nas "zonas tribais" do noroeste do Paquistão, segundo os jornais New York Times e Wall Street Journal, bem como o canal de televisão CNN.
O aumento de ataques é uma resposta a informações sobre alegadas "conspirações" para perpetrar atentados terroristas no Reino Unido, França ou Alemanha, segundo "funcionários" da CIA contactados pelo Wall Street Journal e outros jornais.
"O objetivo de tudo isto é abortar as conspirações terroristas, que estejam na fase de desenvolvimento, e sejam quais forem os lugares onde pretendem efetuar” os ataques, disse segunda feira à CNN um "funcionário" da CIA que pediu para não ser nomeado.
In:Diáridigital