sábado, 20 de setembro de 2008

Nápoles: Mortos seis imigrantes

Pelo menos seis imigrantes africanos morreram e um ficou ferido com gravidade ontem em Caserta, no Norte de Nápoles, após um tiroteio alegadamente organizado pela Camorra, a máfia local. A polícia acredita que se tratou de um ajuste de contas relacionado com o tráfico de droga.

Paquistão - Atentado terrorista causa pelo menos 40 mortos

Pelo menos 40 pessoas morreram e 200 ficaram feridas naquele que é o maior atentado de sempre no Paquistão. Um hotel de luxo ficou completamento destruído depois da explosão de um camião armadilhado na capital do país, Islamabad.
O camião forçou a entrada do portão do Hotel Marriott e explodiu à entrada, numa altura em que o hotel estava cheio.
Testemunhas afirmam que um carro ligeiro forçou o portão do hotel, logo seguido por um camião carregado de explosivos. O camião detonou em frente ao edifício, abrindo uma enorme cratera, destruindo carros e árvores e lançando fogo ao hotel.
O incêndio agravou-se pela rotura de condutas de gás que lançaram fogo à parte superior do edifício. À hora do atentado, cerca das 20:00 locais, os restaurantes do hotel estavam cheios e muitos motoristas esperavam cá fora com os respectivos carros.
Tudo isto contribuiu para aumentar o número de vítimas. Só mortos contam-se pelo menos 40 e centenas de feridos.
O Marriott de Islamabad era um dos hotéis mais bem guardados da capital paquistanesa e era muito procurado por estrangeiros e também por políticos paquistaneses e homens de negócios.
Não houve nenhuma reivindicação imediata do atentado. O Paquistão tem sido cenário de várias acções terroristas e de violência política nas últimas semanas, na sequência de uma ofensiva do exército contra grupos rebeldes nas regiões da fronteira. Nem a capital tem sido poupada.
TVI

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Coreia do Norte prepara-se para reactivar reactor Yongbyon

A Coreia do Norte prepara-se para reactivar o reactor nuclear de Yongbyon que tinha previsto desmantelar devido a um acordo internacional, indicou hoje a agência de notícias sul-coreana Yonhap, citando um responsável norte-coreano.
«Fazemos preparativos aprofundados para restabelecer (as instalações nucleares)«, afirmou Hyon Hak-bong, um responsável do ministério norte-coreano dos Negócios Estrangeiros.
«Podemos dizer que já começámos os trabalhos para as reactivar«, indicou a mesma fonte aos jornalistas, antes do início das discussões inter-coreanas, na localidade neutra de Panmunjon, no centro da zona desmilitarizada (DMZ).
A Coreia do Norte anunciou no início de Setembro que tinha cessado o desmantelamento do seu reactor de Yongbyon, previsto pelo acordo concluído no âmbito das negociações a Seis (que envolvem a China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão e Rússia).
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

«Máfia das Favelas» terá entrado em Portugal

A «Máfia das Favelas» já entrou em Portugal. Um grupo de jovens brasileiros criou o Primeiro Comando da Capital (PCP) na Margem Sul de Lisboa. A notícia é avançada pelo «Correio da Manhã».
À semelhança PCP fundado nos anos 90 por um grupo de prisioneiros de São Paulo, no Brasil, o PCP junta um grupo de jovens organizados em bandos violentos.
O «Correio da Manhã» dá ainda conta de que se tratam de jovens brasileiros ilegais em Portugal e com cadastro na polícia.
Os jovens moram em Setúbal e já têm um hino na Internet onde partilham ideais de violência.
TVI

México - Dois motins em cadeia causam 23 mortos

Dois motins em três dias na prisão de La Mesa", no México, causaram a morte a 23 detidos e ferimentos em dezenas. A revolta mais sangrenta deu-se na quarta-feira quando 19 reclusos morreram.
As autoridades, que entretanto tomaram controlo da cadeia, dizem que os condenados usaram armas de fogo.
A violência começou no domingo, na sequência da morte de um prisioneiro, alegadamente às mãos dos guardas. Nessa altura morreram quatro condenados e pelo menos três conseguiram fugir da penitenciária.
A prisão de La Mesa, situada na cidade de Tijuana, foi construída para 3 mil detidos, mas comporta agora mais de 8 mil. Os detidos queixam-se das péssimas condições de vida e da brutalidade dos guardas.
TVI

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Iraque - Queda de helicóptero mata militares

Pelo menos cinco militares norte-americanos morreram esta quinta-feira na sequência do despenhamento do helicóptero em que seguiam, no Iraque.
O CH-47 Chinook, que integrava uma coluna aérea proveniente do Kuwait, foi forçado a efectuar uma aterragem de emergência quando se encontrava uma centena de quilómetros a oeste da cidade iraquiana de Bassorá, anunciou o exército norte-americano em comunicado.
Está já em curso um inquérito ao sucedido, referie o comunicado.
A morte destes militares eleva a 4.166 o número de soldados norte-americanos mortos no Iraque desde a invasão de Março de 2003, segundo um balanço elaborado a partir do site de Internet independente icasualties.org.
http://www.correiomanha.pt/
MH-47E Chinook - Helicóptero de Assalto Pesado
O MH-47E é especialmente concebido e equipado para as operações de ataque. É voltado para o transporte de tropas e sistemas duplicados, aumentando as chances de sobrevivência em combate. Possue sonda para reabastecimento em vôo.

Detidos 25 suspeitos de terrorismo


Pelo menos 25 pessoas com alegadas ligações à rede terrorista al-Qaeda foram detidas na sequência do atentado de quarta-feira contra a embaixada dos Estados Unidos na capital do Iémen, Sanaa, informou esta quinta-feira um responsável da segurança nacional.
Segundo este responsável, os 25 suspeitos estão a ser interrogados por investigadores iemenitas e norte-americanos. A mesma fonte disse que uma equipa de especialistas norte-americanos, possivelmente do FBI, está a caminho do Iémen, para coordenar a investigação.
O ataque, que fez 16 mortos, foi “cuidadosamente preparado”, segundo responsáveis norte-americanos, uma vez que, depois de cinco explosões quase simultâneas, os polícias iemenitas que primeiro se deslocaram ao local foram alvejados por atiradores furtivos.
Um grupo islâmico reivindicou o ataque e ameaçou atacar as missões diplomáticas do Reino Unido, Arábia Saudita e Emiratos Árabes Unidos.
http://www.correiomanha.pt/

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Afeganistão - Bomba mata soldados da ISAF

A explosão de uma bomba causou esta quarta-feira a morte a quatro soldados da coligação internacional destacada no Afeganistão, bem como um afegão, revelou uma fonte da coligação liderada pelos EUA.
Não foi avançado ainda qualquer dado sobre a nacionalidade das vítimas, que integravam a Força Internacional da NATO de Assistência à Segurança (ISAF), nem as circunstancias em que ocorreu o ataque ocorrido na região oriental do país.
O atentado registado hoje coincide com a visita a Cabul do secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, que se reunirá com o presidente afegão, Hamid Karzai, e com os comandantes da coligação para debater a situação no país.
http://www.correiomanha.pt/

Iémen - 16 mortos em atentado contra Embaixada dos EUA

Pelo menos 16 pessoas morreram, esta quarta-feira, na explosão de um carro-bomba junto à Embaixada dos Estados Unidos, em Sanna, capital do Iémen. Entre as vítimas estão seis elementos das forças de segurança, seis atacantes e seis civis. O ataque provocou também um número indeterminado de feridos. A identidade e nacionalidade das pessoas que ficaram feridas não são, por enquanto, conhecidas. Nenhum funcionário diplomático foi atingido.
Testemunhas afirmam que o carro-bomba procurou forçar a passagem num posto de controlo, a cerca de 100 metros da embaixada, no bairro de Sheraton. Depois da primeira explosão, ocorreu uma segunda e logo a seguir uma troca de tiros entre os atacantes e as forças que montavam segurança à embaixada. A zona foi isolada de imediato pelas forças governamentais.
A Jihad Islâmica local, um grupo islamista próximo da al Qaeda, já reivindicou o ataque. Em comunicado, o grupo radical ameaçou também levar a cabo ataques contra as missões diplomáticas da Grã-Bretanha, Arábia Saudita e Emirados Estados Unidos.
O Iémen, onde Bin Laden tem fortes ligações familiares, sofreu vários ataques da al Qaeda este ano. Apesar dos esforços conjuntos do Governo iemenita e dos Estados Unidos, a al Qaeda continua a ter uma forte presença na região.
Em Abril, após um outro atentado, os Estados Unidos ordenaram a saída do país de todo o pessoal diplomático não essencial ao funcionamento da embaixada.
TVI

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Pirataria: Militares franceses libertam casal sequestrado no Golfo de Aden a 2 de Setembro

Os dois franceses que tinham sido sequestrados no dia 2 de Setembro por piratas somalis no Golfo de Aden foram libertados ilesos na noite de segunda-feira por militares franceses, anunciou hoje o Eliseu.
Um dos piratas foi morto e outros seis foram capturados na operação militar lançada por ordem do Presidente Nicolas Sarkozy, indica o comunicado da Presidência da República francesa.
Sarkozy alegrou-se com o êxito da operação e felicitou os militares que a levaram a cabo, acrescenta a nota.
A 2 de Setembro, piratas somalis tinham sequestrado o veleiro "Caré d`As", onde velejavam Yves Delanne e a mulher, Bernardette, tendo-os levado para uma localidade costeira na região de Puntland, no Norte da Somália.
Os piratas exigiam um resgate milionário e a libertação de seis somalis presos em França após a sua captura na operação de resgate de 30 tripulantes do veleiro "Ponant", sequestrado igualmente na zona, em Abril.
A intervenção militar que libertou na noite de segunda-feira os dois navegadores, residentes no Taiti, ocorreu dois dias depois de um grupo de piratas ter tentado apoderar-se de um atuneiro francês ao largo das Seychelles.
http://ww1.rtp.pt/homepage/

Somália - Sequestrado navio-tanque com produtos químicos

Um navio-tanque de Hong Kong, transportando produtos químicos, com 22 tripulantes, foi sequestrado por piratas armados no Golfo de Aden, perto da Somália.
Noel Choong, do Gabinete Marítimo Internacional da Malásia, confirmou esta terça-feira o seuqestro ocorrido na segunda-feira, elevando assim a 12 os casos de pirataria registados na região desde 20 de Julho.
De acordo com o mesmo responsável, o navio-tanque de Hong Kong, que tinha como destino a Ásia, navegava num corredor marítimo de segurança patrulhado por uma coligação internacional de vasos de guerra e aviões quando foi atacado.
Choong advertiu que todos os navios devem redovbrar de vigilância na zona, mesmo navegando em corredores de segurança.
http://www.correiomanha.pt/

Nigéria: Oleoduto destruído

O movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) anunciou esta terça-feira ter destruído um oleoduto da companhia anglo-holandesa Shell, no sul da Nigéria, e ter sequestrado um cidadão britânico.
O sequestro deu-se na segunda-feira à noite e foi feito por homens armados não identificados, em Port-Harcourt, sul da Nigéria, zona rica em Petróleo, segundo anunciou o exército nigeriano. Contudo, as autoridades britânicas na Nigéria não confirmam o rapto.
Também segunda-feira à noite foi perpetrado o segundo ataque desde que o MEND declarou, na véspera uma “guerra ao petróleo” na sequência de ataques alegadamente não provocados.
O MEND referiu que os seus combatentes utilizaram explosivos para destruir o oleoduto operado pela unidade local da Royal Dutch Shell.
Os responsáveis da Shell não estavam contactáveis para comentar o ataque, o maior dos últimos dias de violência no sul da Nigéria, rico em petróleo.
http://www.correiomanha.pt/

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Segundo contingente da GNR parte hoje para a Bósnia

Este segundo contingente de 26 militares é composto por 21 elementos do Pelotão de Intervenção e Manutenção da Ordem Pública e por cinco pertencentes à Equipa de Investigação Criminal, sendo que um destes elementos já se encontra em terreno bósnio e será apenas «reconduzido na missão».De acordo com o tenente-coronel Costa Lima, da GNR, esta equipa desempenhará, no âmbito da operação ALTHEA, da UE, funções de «patrulhamento e intervenção em missões de manutenção da ordem pública e de apoio às populações».A GNR tem já em Sarajevo «10 militares, 4 pertencentes ao comando da companhia 'Integrated Police Unit' (IPU) e 6 no quartel-general da IPU».«O período de permanência de cada contingente da GNR no terreno será de cerca de 6 meses, ficando os militares aquartelados na base militar de Butmir, nos arredores de Sarajevo», refere um comunicado da GNR, que refere ainda que está prevista a «manutenção de cada contingente até ao final da Operação ALTHEA».Este segundo grupo de militares da GNR parte do aeroporto militar de Figo Maduro, em Lisboa, por volta das 10h00, sendo que o primeiro contingente regressa a Lisboa hoje às 22h00.

Força aérea iraniana faz exercícios de guerra, dizem agências

A Força Aérea e as unidades de defesa do Irão deram hoje início a exercícios de guerra, com o objetivo de testar equipamentos e aumentar a preparação militar, segundo informaram agências de notícias.
As manobras decorrem num momento em que existe intensa especulação sobre um possível ataque norte-americano ou isralita às instalações nucleares iranianas.
O Ocidente suspeita de que elas sejam utilizadas para produzir bombas, mas Teerão nega a acusação.
As agências de notícias iranianas Fars e Isna disseram que o exercício da Força Aérea decorre em metade das 30 províncias da República Islâmica, mas não foram dados mais pormenores sobre o teste nem por quanto tempo se prolongará.
O comandante da defesa aérea iraniana, o brigadeiro-general Ahmed Mighani, disse que o objectivo é praticar tácticas, utilizar equipamentos modernos e aumentar a preparação militar, segundo a Fars.
A comunicação social do Irão informou este mês que deveriam ter começado três dias de exercícios a 8 de Setembro, os quais envolveriam também sistemas de defesa anti-aviões, mas não ficou claro se eram os mesmos a serem utilizados na segunda-feira.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/