sábado, 29 de maio de 2010

EUA testam míssil seis vezes mais rápido que o som

(Imagem divulgada pela Força Aérea dos EUA mostra bombardeiro B-52 carregando o míssil X-15A Waverider)

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou na noite de quarta-feira que testou no Oceano Pacífico um míssil de cruzeiro "hipersônico", que superou 7.000 km/h, seis vezes a velocidade do som.
O teste do X-15A Waverider durou mais de 200 segundos. O recorde de voo hipersônico propulsado com um motor 'scramjet' (de combustão supersônica) era de 12 segundos, alcançado pelo X-43 da Nasa, um avião experimental não tripulado.
In:iGÚltimo Segundo

Palestinos acusam Israel de seis ataques aéreos à Faixa de Gaza

A aviação israelita realizou na madrugada deste sábado (29) seis ataques na Faixa de Gaza, sem causar vítimas, segundo os serviços de segurança palestinos.
Os aviões israelitas atacaram em cinco ocasiões a parte sul da Faixa de Gaza, perto de Rafah e da fronteira egípcia. Um sexto ataque aconteceu num bairro situado a leste da cidade de Gaza.
Um porta-voz do exército israelita confirmou duas incursões aéreas cujo objetivo era um túnel que liga o sul da Faixa de Gaza com o território israelita, assim como uma fábrica de armas no norte da Faixa.
In:Globo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Paquistão: Ataques contra mesquitas deixam 70 mortos

Pelo menos 70 pessoas morreram hoje, em Lahore, leste do Paquistão, em ataques armados contra duas mesquitas, anunciaram fontes dos serviços de emergência.
Os atacantes abriram fogo contra os fieis em plena grande oração de sexta-feira, lançaram granadas e um deles detonou o seu cinturão de explosivos.
Foram encontramos entre 40 a 50 corpos na mesquita do bairro popular de Garhi Shahu, segundo informou Sajjad Bhutta, chefe da administração da municipalidade de Lahore.
No outro ataque, contra uma mesquita do elegante bairro de Model Town, pelo menos 16 pessoas morreram.
Nos últimos três anos, o Paquistão foi cenário de uma onda de quase 400 atentados - na maioria suicidas - e de ataques de comandos, realizados principalmente por talibãs aliados da Al-Qaeda, e que já deixaram mais de 3.300 mortos em todo o país.
In:Diáriodigital

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Seul faz exercício militar

A Marinha sul-coreana executou nesta quinta-feira (27) um grande exercício de combate a submarinos, na primeira demonstração de força desde a explosão da tensão com a Coreia do Norte pelo afundamento de um navio de guerra do país, que Seul atribui a Pyongyang. Já o Exército da Coreia do Norte anunciou o fim de um acordo destinado a prevenir confrontos armados com a Coreia do Sul, informou a agência oficial norte-coreana KCNA.
O exercício teve a participação de 10 navios de guerra, segundo a agência de notícias Yonhap, e ocorreu na cidade de Taean, ao sul da fronteira marítima disputada do Mar Amarelo - mesmo lugar do afundamento da corveta sul-coreana "Cheonan", em 26 de Março, que matou 46 militares do país.
In:Globo

Rússia: Explosão provoca quatro mortos

Uma explosão no centro da cidade russa de Stavropol, perto do Cáucaso do Norte, provocou esta quarta-feira quatro mortos e vinte feridos. O Ministério para Situações de Emergência da Rússia não descarta a hipótese de atentado terrorista.
A cidade de Stavropol fica situada no sul da Rússia, vizinha com o Cáucaso do Norte, região onde actua uma forte guerrilha separatista islâmica.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Iémen: Casal americano raptado por tribo

Um casal norte-americano foi raptado esta segunda-feira no Iémen, na região de Bani Mansur, segundo informou o motorista, que também está refém, mas que conseguiu entrar em contacto com jornalistas.
A tribo levou-os para a aldeia de Hamra, na zona oeste da capital, Sanaa, e exige a libertação de um membro da tribo que está detido pelas autoridades iemenitas.
Já não é o primeiro caso de rapto por parte de tribos iemenitas, na semana passada foram apanhados dois chineses, que usam este tipo de protestos para conseguirem satisfazer as suas exigências.
In:Correiodamanha

domingo, 23 de maio de 2010

Afeganistão: Base militar atacada

Militantes taliban dispararam salvas de rockets e morteiros para a base militar de Kandahar, ferindo vários militares da NATO. O ataque acontece dias depois de outro fazer um morto e nove feridos na base de Bagram, Cabul.
In:Correiodamanha