sábado, 18 de abril de 2009

Navio belga é sequestrado por piratas

Um barco belga que activou o sistema de alarme silencioso na manhã deste sábado nas costas da África oriental foi "a princípio vítima de sequestro", afirmou em Bruxelas o porta-voz do centro de crises do governo da Bélgica. Fontes da Nato no local confirmaram visualmente a informação.As autoridades belgas anunciaram mais cedo ter perdido o contacto com um navio nas costas da África oriental, numa região que é atacada com frequência por piratas somalis.
O "Pompei", navio de 65 metros de comprimento e 1.850 toneladas da companhia De Nul, especializada no transporte e instalação de material para proteger oleodutos, activou de madrugada um alarme silencioso, segundo Ramacker. A tripulação tem dois belgas, além de um holandês, quatro croatas e três filipinos.
globo.com

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Brasil - Dengue mata dezenas na Bahia

Os surtos de dengue e de meningite que assolam o estado brasileiro da Bahia já mataram pelo menos sessenta pessoas, só neste ano.
Números da Secretaria de Saúde da Bahia revelam que desde o início do ano 45 683 pessoas foram contaminadas com dengue: há 38 mortes oficialmente atribuídas à doença e 41 sob suspeita.
A meningite, apesar de não estar tão fora de controlo, também está a fazer vítimas.
Até ao momento, pelo menos 22 pessoas morreram por causa desta doença. Este número, embora seja muito inferior ao total de mortos registados no ano passado, preocupa as autoridades.
CorreioManhã

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Índia - Ataques maoístas matam 17 em dia de eleições

Pelo menos 17 pessoas morreram hoje em vários ataques da guerrilha maoísta na Índia, onde há poucas horas começaram as eleições legislativas.
Sete agentes do controlo de fronteiras morreram quando uma mina explodiu na passagem do autocarro em que viajavam no estado de Jharkhand, no norte da Índia, disse o subcomissário da Polícia do distrito de Latehar, Sarvendu Thagat, citado pela imprensa local.
Thagat explicou que os agentes se dirigiam para um colégio eleitoral para reforçar o grande aparelho de segurança montado para a primeira fase das eleições indianas nessa região.
Depois da explosão, na qual também morreram o motorista e um assistente, iniciou-se um tiroteio.
O ataque ocorreu cerca de meia hora depois de abrirem os colégios eleitorais em 17 estados e territórios do país.
No estado de Bihar, no norte, outros dois seguranças morreram quando um grupo de mais de 12 insurrectos armados atacar o colégio eleitoral que vigiavam.
Diário Digital

Iraque - Operação militar em Kirkurk

Soldados iraquianos, apoiados por meios aéreos norte-americanos, lançaram quarta-feira à noite uma vasta operação militar a Sul da cidade de Kirkurk, no Norte do Iraque, horas depois de um atentado bombista que causou a morte a uma dezena de polícias.
De acordo com o general Abdelamir al-Zaidi, que comanda uma unidade de elite do Exército iraquiano, durante esta operação, realizada a cerca de 55 quilómetros a Sul de Kirkurk, foram mortos dois altos responsáveis do grupo rebelde Ansar al-Sunna e feridos outros dois.
Segundo esta mesma fonte, foram também já detidos doze rebeldes e descobertos esconderijos com armas e bombas, sendo que a operação militar, ainda no início, deverá durar até ao fim do mês. O grupo extremista Ansar al-Sunna é aliado da rede terrorista Al-Qaeda no Iraque.
CorreioManhã

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Parou durante perseguição para discutir com a polícia

Uma mulher protagonizou um episódio caricato durante uma perseguição policial, nos arredores de Los Angeles, EUA, refere a FOX.
Durante cerca de uma hora, a condutora foi perseguida e, subitamente, parou, saiu do carro, discutiu com os polícias e regressou à viatura para voltar a fugir.
A perseguição a grande velocidade continuou, com a mulher a andar em círculos e até em contra-mão. O susto foi grande para os outros condutores, mas ninguém ficou ferido.
Mais de 60 quilómetros depois, um polícia conseguiu aproximar-se do carro, a condutora foi retirada através da janela e detida de imediato.
VEJA O VÍDEO:

Navio de guerra francês captura 11 piratas

Um navio de guerra francês capturou 11 piratas na costa do Quénia. De acordo com o ministério da Defesa gaulês, o incidente registou-se a 900 quilómetros a leste de Mombaça.
Segundo a Reuters, as forças franceses interceptaram a embarcação pirata depois de esta ter tentado sequestrar um cargueiro de pavilhão liberiano.
A agência noticiosa adianta ainda que a bordo do navio pirata estavam dois pequenos botes de assalto.
A fragata francesa Nivose está integrada numa força da União Europeia de combate à pirataria na zona do Golfo de Áden.
tvi.pt

XUTOS & PONTAPÉS - Sem eira nem beira (novo disco)

Um tema do último álbum dos Xutos & Pontapés, «Sem eira nem beira», ataca directamente José Sócrates.
«Nunca foi nossa intenção visar alguém especificamente. Não fizemos nada tendo em vista este Governo, mas um estado de coisas que nos revolta. Quando se fala em engenheiro não queremos dizer que seja o engenheiro José Sócrates, mas quem manda», explicou Zé Pedro.

EUA podem atacar piratas somalis

Piratas somalis atacaram terça-feira um cargueiro norte-americano, o 'Liberty Sun', com rockets e armas automáticas, não tendo, contudo, conseguido sequestrar a embarcação. Face a este e a outros ataques, nomeadamente um ocorrido na semana passada, com o sequestro de um comandante norte-americano, os EUA poderão decidir atacar os santuários dos piratas em várias cidades costeiras da Somália.
De acordo com fontes próximas do Pentágono citadas na imprensa norte-americana, o Exército está a elaborar planos para bombardear as instalações e infra-estruturas utilizadas pelos piratas na costa da Somália, concentradas sobretudo na região de Putland.
Aquando do sequestro do cargueiro 'Maersk Alabama' e do seu capitão, Richard Phillips, ocorrido na semana passada no Golfo de Áden, o presidente norte-americano, Barack Obama, revelou estar “decidido a pôr fim à pirataria na região”.
Nas últimas horas, foram capturados pelos piratas mais cinco navios, o que eleva para 21 o total de embarcações de diferentes nacionalidades com mais de 300 tripulantes em poder dos piratas.
CorreioManhã

terça-feira, 14 de abril de 2009

Coreia do Norte reactiva instalações nucleares

A Coreia do Norte informou esta terça-feira a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) que cessa "imediatamente" toda a cooperação com a agência e que irá reactivar todas as suas instalações nucleares.
"A Coreia do Norte informou os inspectores da AIEA na instalação de Yongbyon que cessava imediatamente toda a cooperação com a AIEA", indicou Marc Vidricaire, porta-voz da agência internacional num comunicado.
Pyongyang anunciou também a intenção de abandonar as negociações a seis sobre a desmilitarização e investir no seu programa nuclear, para protestar contra a condenação pelo Conselho de Segurança da ONU do lançamento, em 05 de Abril, de um míssil de longo alcance.
CorreioManhã

Piratas somalis sequestram navio grego

Piratas somalis capturaram hoje um navio grego com bandeira de São Vicente e Granadinas, anunciou o Programa de Assistência aos Marinheiros da África do Leste, organismo com sede no Quénia.
O navio mercante «Irene» é o nono sequestrado em Abril na área do golfo de Aden e no Oceano Índico.
As actividades de pirataria intensificaram-se na região na última semana, apesar do envio de forças navais estrangeiras para o litoral da Somália, país que está em guerra civil desde 1991.
diario digital

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Paquistão construirá 2 centrais nucleares com ajuda da China

O governo paquistanês aprovou a construção, com a ajuda da China, de duas novas centrais nucleares no centro do país, anunciou hoje uma fonte do Ministério de Energia.
As centrais, que serão erguidas no complexo de Chashma, na Província paquistanesa de Punjab (leste), vão produzir, cada uma, cerca de 340 megawatts de energia.
Segundo o jornal económico Business Recorder, a construção das centrais está orçada em 2,374 mil milhões de dólares, e mais da metade deste valor será disponibilizado por investidores estrangeiros.
Uma fonte diplomática disse também que o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, chegou a um acordo com as autoridades chinesas na sua última visita oficial ao país, em Fevereiro.
De acordo com a fonte, a China enviará engenheiros para as novas instalações.
Os planos do Paquistão, que tem atualmente um défice de produção de energia de 3.500 megawatts, incluem ainda prospecção e enriquecimento de urânio.
Diário Digital

Brasil - Traficantes ‘cercam’ menores

Traficantes do Rio de Janeiro estão a viciar crianças e adolescentes, meninos e meninas, para os obrigarem a prostituir-se. Segundo um relatório recente, as quadrilhas de traficantes de droga, aliadas a redes de prostituição infantil, já controlam o comércio do sexo em nove bairros da cidade, incluindo os mais frequentados por estrangeiros.
O documento refere que os narcotraficantes lucram duas vezes, isto é, com parte do dinheiro que os menores ganham vendendo o corpo e com a droga que os mesmos consomem.
Para conseguirem pagar o dinheiro exigido pelos criminosos, os adolescentes chegam a sair com mais de seis homens por dia, de acordo com o estudo. Os adolescentes chegam a ser vigiados por homens armados nos locais de prostituição.
- Isto só acontece num país do terceiro mundo em que vivem mais preocupados com o carnaval e com o futebol, deixando para segundo plano a segurança dos seus próprios fihos. País de miséria.

domingo, 12 de abril de 2009

Afeganistão - Rebeldes afegãos mortos

Vinte e dois talibãs foram mortos nas últimas horas em combates com as forças de segurança afegãs e estrangeiras no sul do país.
Os confrontos ocorreram após uma emboscada montada sábado à noite por islamitas no distrito de Sinkay, da província de Zabul. 'Vinte e dois talibãs foram mortos. Quatro deles são paquistaneses e os outros afegãos', precisou o chefe da polícia da província, Abdul Rehman Sarjang.
O exército norte-americano tinha anunciado em comunicado ter morto sábado quatro talibãs na mesma região.
Segundo o comando dos EUA, os rebeldes atacaram uma patrulha que levava a cabo tarefas de reconhecimento. No incidente terá ainda ficado ferido um civil, que tentava fugir da zona de combates.

Peru - Soldados mortos em ataque

Treze militares peruanos morreram numa emboscada de rebeldes da organização Sendero Luminoso contra duas patrulhas no sudeste do país.
Segundo o ministro da Defesa, Antero Flores-Araoz, o ataque ocorreu numa zona de selva no vale dos rios Apurímac e Ene.
Entre as vítimas mortais estão um capitão e doze soldados de duas patrulhas.