sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Congo - União Europeia não envia tropas

A ofensiva lançada na República Democrática do Congo por rebeldes tutsis do Congresso Nacional da Defesa do Povo, liderados pelo general Laurent Nkunda, obrigaram 45 mil pessoas a abandonar as suas casas e a ONU alertou ontem para as consequências catastróficas desta guerra. Atendendo à presença da força da ONU naquele país e também ao cessar-fogo ontem declarado pelo líder rebelde, a União Europeia recusa mandar tropas para a região, argumentando que é tempo de diplomacia.
Desde 2004 que a milícia do general Nkunda tem confrontando o Exército congolês, que acusa de colaborar com os hutus do Ruanda que participaram no genocídio de 1994. Agora lançou uma megaofensiva na província de Kivu e capturou importantes cidades, tendo chegado mesmo às portas de Goma, que ontem estava a ser patrulhada pelas forças do Exército governamental e pelas forças da NATO.
Nkunda interrompeu o avanço na quarta-feira e anunciou um cessar-fogo unilateral. "Esta iniciativa é para não assustar a população", lê-se num comunicado. Apesar disso, Nkunda já avisou a ONU – que tem no país a sua maior missão, 18500 militares – de que não conseguirá travar o avanço da sua milícia para a capital de Kivu.

Sismo - Réplicas continuam no Paquistão

No Paquistão, dois dias depois do sismo que atingiu o Sudoeste do país, as réplicas não param. Milhares de paquistaneses assustados são obrigados a dormir ao relento ou em tendas numa região montanhosa e de muito baixas temperaturas.
O tremor de terra de magnitude 6,4 e matou cerca de 215 pessoas e destruiu três mil casas. As agências humanitárias calculam em 15 mil os desalojados que nestas últimas duas noites têm dormido ao ar livre ou em tendas.
As crianças são as primeiras vítimas das temperaturas negativas que se fazem sentir na região afectada pelo sismo, junto da fronteira com o Afeganistão. Os médicos contam cada vez mais casos de pneumonia entre as crianças e pedem ajuda urgente, sobretudo cobertores e tendas apropriadas para o clima.
TVI

Forças Armadas - Uma centena de militares discute problemas em jantar

Cerca de uma centena de oficiais das Forças Armadas vão juntar-se, esta sexta-feira à noite, num jantar, para analisar a actual situação dos militares. A iniciativa surge num momento em que o general Loureiro dos Santos alertou para o desespero de alguns jovens militares, que os poderá levar a cometer actos que «ponham em causa a democracia».
De acordo com o jornal «Correio da Manhã», o jantar vai ser organizado pela Associação de Oficiais das Forças Armadas, a pedido de militares no activo. Em cima da mesa vai estar a degradação do sistema retributivo, as alterações à assistência médica e o não pagamento dos complementos de pensão aos militares.
TVI

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Portugal - General fala em «desespero» nos militares

O General Loureiro dos Santos alerta que os militares podem vir a tomar atitudes que ponham em causa a democracia portuguesa. A notícia está a ser avançada pela «TSF».
Em entrevista à rádio, o General Loureiro dos Santos justifica que o desespero está a tomar conta de alguns militares, que podem ter atitudes que ponham em causa a democracia portuguesa.
Lima Coelho, presidente da Associação Nacional de Sargentos já confirmou o alerta e refere que «são estes alertas que é preciso perceber antes que possa haver efectivamente uma situação dramática, que gostaríamos que nunca acontecesse, porque os militares não podem ser vistos como um vulgar agente da Administração Pública», explicou.
O General Loureiro dos Santos refere que a o desespero dos militares surge na sequência das políticas do Governo para o sector. «Há militares jovens que também já se aperceberam das injustiças a que a instituição e eles próprios estão a ser sujeitos em comparação com as profissões que são consideradas como equivalentes às profissões militares», afirmou o General.
TVI

Índia - 30 mortos em 13 explosões simultâneas

Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas, esta quinta-feira, na sequência de 13 explosões simultâneas. Os atentados foram levados a cabo com 12 bombas e uma granada, no Estado de Assam, nordeste da Índia, uma região a braços com rebeliões separatistas.
De acordo com a agência oficial de notícias indiana Press Trust of India (PTI), as detonações abalaram em simultâneo, às 11:30 locais (06:00 em Lisboa) o Estado de Assam e a principal cidade Gauhati.
Um responsável da polícia de Gauhati afirmou que pelo menos 15 pessoas morreram em quatro explosões na cidade e outras 15 morreram noutras cidades e localidades na zona oeste do Estado. Dezenas de grupos separatistas estão activos na zona nordeste da Índia, região isolada, situada entre o Bangladesh, Butão, China e Birmânia (Myanmar), com apenas um estreito corredor que liga o Estado ao resto da Índia.
TVI

Pamplona - Carro armadilhado faz 17 feridos

Uma violenta explosão surpreendeu, esta quinta-feira de manhã, a Universidade de Pamplona. Pelo menos 17 pessoas ficaram feridas. Faltava pouco para as 11:00 (12:00 em Lisboa), quando um carro armadilhado explodiu no parque de estacionamento junto do edifício principal da universidade.
A explosão foi ouvida por todo o campus e causou danos em alguns edifícios e veículos, tendo provocado uma enorme coluna de fumo. As vítimas apresentam todas ferimentos ligeiros, resultado de cortes de estilhaços de vidro e impacto da onda de choque.
As autoridades referem que, no local, estão ainda vários carros em chamas. As autoridades consideram um milagre não haver vítimas mortais.
O atentado ocorre dois dias após a desarticulação do chamado «Comando Nafarroa», um grupo de dois homens e uma mulher pertencentes à ETA, que estavam prestes a entrar em Navarra. Em seu poder foram encontradas armas e explosivos.
TVI

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Paquistão - Sismo faz mais de uma centena de mortos

Pelo menos 150 pessoas morreram hoje num sismo de magnitude 6,4 que abalou o sudoeste do Paquistão. As autoridades estimam um aumento do número de mortos.
O sismo teve epicentro junto do vale de Ziarat, um dos locais turísticos da zona de Baluchistão, a 60 quilómetros a noroeste de Quetta, e foi seguido de duas réplicas.
sic

Somália: Vários atentados com carro-bomba matam 21

Pelo menos 21 pessoas morreram hoje numa série de ataques com carro-bomba na Somalilândia, no norte da Somália.
A maior parte dos atentados coordenados ocorreu em Hargeisa, capital do território, uma região cuja independência não é reconhecida.
Pelo menos 19 pessoas morreram nos ataques que atingiram o palácio presidencial, a embaixada da Etiópia e o prédio das Nações Unidas.
Os outros dois mortos foram suicidas que detonaram explosivos na região vizinha de Puntland.
Segundo a BBC, em Hargeisa 28 pessoas foram levadas para o hospital com ferimentos graves.
Oito pessoas morreram na Embaixada da Etiópia.
A Etiópia é um dos poucos países a reconhecer a independência da região separatista.
Nas instalações da ONU, um carro carregado com explosivos conseguiu entrar na cave do prédio antes de explodir.
No Palácio Presidencial, em Hargeisa, os guardas abriram fogo contra os militantes antes dos artefactos serem detonados dentro do veículo.
Diário Digital

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pyongyang ameaça Coreia do Sul

A Coreia do Norte ameaçou esta terça-feira reduzir a Coreia do Sul a "escombros", caso Seul não acabe com o que Pyongyang classifica como "política de confrontação".
"As autoridades fantoches devem ter noção que os nossos ataques preventivos vão reduzir tudo a escombros e não apenas a ferro e fogo", ameaçou o Exército norte-americano em comunicado, alegando tratar-se de uma “guerra justa” com o objectivo de “construir um Estado independente reunificado".
Pyongyang avisou que o seu exército vai agir de forma "determinada" se a Coreia do Sul prosseguir a sua atitude de confrontação, difundindo panfletos a criticar o regime da Coreia do Norte, alegadamente enviados desde a fronteira, presos a balões, por activistas sul-coreanos.
CorreioManhã

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Síria - Raid norte-americano faz oito mortos

Uma operação militar norte-americana, numa aldeia síria que faz fronteira com o Iraque, matou, este domingo, oito civis. O alvo foi um prédio situado na aldeia. A informação está a ser avançada pela imprensa de Damasco.
De acordo com televisão estatal síria e a agência Sana, «quatro helicópteros americanos violaram o espaço aéreo sírio às 16:45 local (13:45 em Lisboa) de domingo», entrando por 8 km no território da Síria.
«Soldados norte-americanos (que desceram dos helicópteros) atacaram um prédio civil em construção e mataram oito operários», na aldeia de Al-Sukkariya, na região de Abu Kamal, anunciaram os dois órgãos de informação.
Depois da incursão norte-americana, as autoridades sírias convocaram os diplomatas dos Estados Unidos em Damasco para contestarem a acção. A Síria pediu ainda às autoridades iraquianas para que impeçam o uso do seu território para ataques contra território sírio.
TVI

Milhares atacam à pedrada sede da ONU na RD Congo

Milhares de pessoas atacaram esta segunda-feira à pedrada a sede das Nações Unidas no leste do Congo, na capital de província Goma, informou a ONU.
Sylvie van den Wildenberg, porta-voz da ONU, disse que as pessoas atiraram pedras por sobre o muro que rodeia a sede e que danificaram carros e partiram vidros.
Os habitantes do leste do Congo estão zangados por a força de paz das Nações Unidas, de 17 mil homens, não ter conseguido protegê-los de um ataque rebelde a apenas 40 quilómetros a norte da cidade. Dezenas de milhares de civis abandonaram as suas casas.
Centenas de soldados deixaram hoje a frente de combate em tanques, jipes, camiões e a pé, no que parece uma retirada das forças do governo sob ataque dos combatentes do renegado general Laurent Nkunda.
Diário Digital