sábado, 26 de setembro de 2009

Dois atentados matam pelo menos 16 pessoas no Paquistão

Dois atentados deixaram pelo menos 16 mortos no Paquistão, nesta sábado (26). Segundo as autoridades locais, os dois ataques foram realizados por grupos talibãs.
O primeiro ataque ocorreu numa esquadra na região noroeste de Bannu. Pelo menos seis pessoas morreram após a explosão de um caminhão carregado com explosivos. Trinta pessoas, a maioria delas policias, ficaram feridas.
No segundo atentado do dia --realizado horas depois-- outras dez pessoas morreram e 71 ficaram feridas (cinco delas gravemente), vítimas da explosão de um carro-bomba na cidade de Peshawar. Os feridos foram transferidos para hospitais próximos e as Forças de Segurança isolaram a região.
In:Globo.com

Afeganistão: 18 talibãs morreram esta madrugada

Pelo menos 18 talibãs morreram esta madrugada na província de Kunduz, no Norte do Afeganistão, na sequência de combates entre o exército afegão e os rebeldes. Os confrontos tiveram início quando um grupo de talibãs atacou uma esquadra.
In:Correiodamanhã

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Espanha: Gripe A atinge Academia da Polícia

Quatro alunos da Academia de Ávila, o maior complexo policial de Espanha, foram diagnosticados com o vírus H1N1, avançou esta quarta-feira o jornal 'El Mundo'.
Os alunos que ingressariam no Corpo Nacional da Polícia foram isolados, no entanto, a Academia acolhe cerca de 2800 pessoas, entre alunos e funcionários, o que torna o risco de contágio elevado.
In:Correiodamanha

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Afeganistão - “Sem reforços a derrota é certa”

O comandante do contingente multinacional no Afeganistão, general Stanley McChrystal, avisou Obama de que a guerra contra os taliban "resultará num fracasso" se não forem enviadas mais tropas para o terreno a curto prazo.
"Se não conseguirmos recuperar a iniciativa e inverter a ascendência da insurreição a curto prazo – nos próximos 12 meses – (...), arriscamos um desfecho em que deixará de ser possível derrotar a insurreição", avisa o chefe das forças norte-americanas e da NATO no Afeganistão num relatório enviado a Obama no final de Agosto. Numa análise crua e sem rodeios, McChrystal traça um cenário negro, talvez o mais pessimista desde o início do conflito, em 2001.
Nada escapa ao olhar crítico do general: das tropas da NATO, que "não têm experiência em contra-insurreição nem compreendem minimamente a sociedade afegã", ao governo de Cabul, cujas "instituições fracas, abusos de poder e corrupção generalizada" criaram uma "crise de confiança" entre a população, e até a estratégia seguida pelos seus antecessores. "Preocupados com a protecção das nossas tropas, acabámos por nos distanciar – tanto física como psicologicamente – das pessoas que queremos proteger", afirma.
McChrystal acredita que ainda é possível vencer a guerra, mas para isso precisa de mais tropas e de uma "revisão estratégica radical", e deixa no ar um sério aviso: "Só o aumento de recursos não ganhará esta guerra, mas a sua falta poderá perdê-la."
In:Correiodamanhã

Irão: Avião militar despenha-se

Um avião militar iraniano despenhou-se esta madrugada a sul de Teerão, no Irão, referiram as agências internacionais. Ainda não é conhecido o número de vítimas ou de danos materiais.
In:Correiodamanhã