sábado, 15 de março de 2008

Kosovo - Centenas entraram Tribunal das Nações Unidas e hastearam bandeira da Sérvia

Centenas de sérvios assaltaram esta sexta-feira o Tribunal das Nações Unidas no norte do Kosovo e tomaram o controlo do mesmo, hasteando uma bandeira da Sérvia em substituição da das Nações Unidas, noticia a agência Lusa.
Os rebeldes entraram por dois portões e empurraram a polícia de segurança para fora do edifício, na cidade de Kosovska Mitrovica, disse um porta-voz da polícia. Algumas dezenas de polícias não intervieram no confronto.
Um alto funcionário das Nações Unidas no Kosovo disse que ordenou à polícia para que regressasse ao tribunal e prometeu defender o seu mandato como encarregado da missão UNMIK. «Aqueles que se voltaram para a violência a norte de Mitrovica cruzaram uma das linhas vermelhas de UNMIK. Isto é completamente inaceitável», disse Joachim Ruecker. «Exigi à polícia de UNMIK para restaurar a lei e a ordem no norte e para assegurar que o tribunal fica novamente sob o controlo das Nações Unidas».
Leia mais em:

Albania: Número «considerável» de mortos em explosão

Um número «considerável» de pessoas morreu e pelo menos 155 ficaram feridas, quatro em estado grave, devido a uma explosão num depósito militar de munições, a norte de Tirana, afirmou este sábado o primeiro-ministro albanês.
«O número de mortos é considerável», declarou o primeiro-ministro albanês, Sali Berisha, adiantando que o acidente «pode converter-se numa tragédia porque havia mais pessoas a trabalhar no lugar da explosão».
«Unidades especializadas do Exército com blindados vão tentar chegar ao local da explosão para poder socorrer pessoas que estavam ali a trabalhar», adiantou Berisha.
Segundo algumas fontes, a explosão provocou danos no aeroporto internacional Madre Teresa de Tirana, tornando necessário o cancelamento de vários voos.
O ministro da Saúde albanês, Nard Ndoka, informou que a maioria dos feridos eram civis. Uma forte explosão ocorreu sábado pouco depois das 12:00 locais, 11:00 em Lisboa, num depósito de armas do Exército albanês situado próximo da aldeia de Gerdec, perto da localidade de Vora.
A explosão foi fortemente sentida em Tirana. Duas horas depois da principal, explosões em série continuavam a ser ouvidas com intervalos mais ou menos regulares.
In Diário Digital

Sri Lanka: combates matam cinco rebeldes e três soldados

Pelo menos cinco rebeldes támis e três soldados singaleses morreram em combates em diferentes pontos do norte do Sri Lanka, nos quais outros oito militares ficaram feridos, informou neste sábado o Ministério da Defesa em comunicado.
Segundo a nota, houve outras 15 vítimas nas fileiras da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Támil (LTTE) sem que, neste caso, se precisasse se eles foram mortos ou estavam feridos.
Os confrontos ocorreram nesta sexta-feira nos distritos de Vavuniya, Welioya, Jaffna e Mannar, onde está a linha de frente entre o Exército do Sri Lanka e a guerrilha dos "tigres" támis.
Além disso, um membro dos LTTE foi capturado pelas tropas do Sri Lanka, que lhe apreenderam uma cápsula de cianeto. O Exército informa diariamente a morte de dezenas de combatentes inimigos, mas as partes não têm comprovação independente, porque o acesso dos repórteres às frentes de batalha é restrito.
O Sri Lanka voltou ao estado de guerra no dia 16 de Janeiro, quando o Governo anulou os acordos de cessar-fogo assinados em 2002 com a guerrilha.
Os "tigres" támis lutam há décadas pela independência do norte e o leste do Sri Lanka, onde a etnia támil é maioritária, frente à singalesa, que predomina no restante da ilha.
In DiaOnline

Tibete: Morreram 100 pessoas nos confrontos, diz governo

O governo tibetano no exílio anunciou que morreram, aproximadamente, 100 pessoas nos confrontos registados na sexta-feira, em Lhasa, de acordo com «relatórios não confirmados, procedentes do Tibete».
O porta-voz da Administração Central Tibetana, Thupten Samphel, afirma que os documentos contradizem a versão das autoridades chinesas, que informaram que apenas 10 pessoas tinham morrido na onda de violência que varreu a cidade e outros pontos do Tibete.
Os relatórios acrescentam ainda que o Exército chinês duplicou o número de tanques na capital, com o objectivo de reprimir as manifestações de monges tibetanos e da população civil, que protestavam contra a ocupação chinesa do Tibete.
Dalai Lama comparecerá no domingo numa conferência de imprensa em Dharamsala, no norte da Índia, onde se encontra exilido, para comentar os distúrbios em Lhasa, os mais violentos das últimas duas décadas na região.
In Diário digital

Iraque/5 anos depois: Violência está ao mesmo nível

Cinco anos após a invasão do Iraque, a violência regressou aos níveis do primeiro ano de conflito, com quase metade dos incidentes registados nos «anos negros» de 2006 e 2007, mas uma média diária de mais de 20 mortos.
No passado mês de Fevereiro, morreram 674 iraquianos e 29 norte-americanos, segundo dados coligidos pelos sites Iraq Coalition Casualty Count - a partir de informações do Departamento de Defesa dos EUA e, no caso dos iraquianos, de notícias - e Iraq Body Count, exclusivamente sobre mortes iraquianas.
Apesar de ligeiramente superiores aos registados nos três meses anteriores, os números de Fevereiro confirmam a tendência de diminuição do número de mortos que se verifica há seis meses, desde que, de Agosto para Setembro do ano passado, desceu para quase metade, de 1.758 para 913.
Os progressos neste campo são significativos quando comparados com o nível de violência que marcou o período entre Janeiro de 2006 e Agosto de 2007, quando «explodiu» a violência inter-étnica e se registava o triplo das mortes: em média, 60 por dia.
CONTINUA ...
In Diário digital

AOFA defende direito dos militares pertencerem a partidos

A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) defendeu hoje o direito dos militares poderem pertencer a partidos políticos e sugeriu que a Assembleia da República (AR) discuta o assunto num colóquio.
Esta posição foi expressa ao presidente da AR por uma delegação da AOFA, que conversou com Jaime Gama sobre as recomendações da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa sobre os direitos políticos e sociais dos militares e também sobre a criação de um provedor dos militares.
A filiação de militares em partidos é travada pela Lei da Defesa Nacional e das Forças Armadas, no seu artigo 31.º, ao estabelecer que «os militares em efectividade de serviço são rigorosamente apartidários».
«O presidente da Assembleia da República mostrou-se sensível a estes assuntos e disse que faria algum sentido que o Parlamento pudesse debruçar-se sobre esta matéria num colóquio», afirmou à Lusa o presidente do conselho geral da associação, Alpedrinha Pires.
O dirigente associativo afirmou que nos Estados Unidos e no Reino Unido «é possível» um militar pertencer a um partido político.
O provedor dos militares, explicou, é uma entidade que pode existir ou na dependência da Assembleia da República ou do Ministério da Defesa, «com competências específicas de provedoria para os militares».
A solução sugerida pela associação seria um provedor adjunto, associado à Provedoria de Justiça, prevendo-se igualmente «um reforço da capacidade do provedor».
Para Alpedrinha Pires, o Governo perdeu uma oportunidade para criar o provedor dos militares na recente reorganização das Forças Armadas.
«O ministro esqueceu-se de ler a resolução da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa», afirmou.
A resolução 1742 da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, aprovada em 2006, faz recomendações aos Estados-membros quanto aos direitos políticos, sociais e profissionais e também sobre a figura do provedor dos militares.
In Diário Digital

Falha técnica fez cair F-16

Uma falha técnica no sistema de controlo de voo foi a causa da queda do avião F-16, em Monte Real, em finais de Janeiro, em que o piloto se ejectou após desviar a aeronave para longe das povoações. Uma das funções deste equipamento é garantir a estabilidade do avião nos seus eixos.
A conclusão consta do relatório do acidente assinado pelo fabricante do avião, a Lockheed, e que já foi entregue à Comissão de Investigação de Acidentes da Força Aérea. É um documento de suporte “importante”, que afasta a hipótese de o acidente ter resultado de um erro humano.
O relatório final ainda não está concluído, nem há previsão para tal, dado que é preciso apurar a origem dessa falha técnica. “Já sabemos que houve uma falha no ‘flight control system’, agora é preciso apurar se foi causada por um erro de montagem ou por defeito de algum componente de fábrica”, disse ontem um porta- -voz da Força Aérea.
O avião F-16, pilotado pelo tenente-coronel João Pereira, estava a fazer o primeiro voo de ensaio após ter sido modernizado nas oficinas das OGMA e da Força Aérea. Na fase final do voo, já quando fazia a aproximação à pista de Monte Real, o avião “começou a fazer um movimento irregular, ondulatório”, não obedecendo às instruções do piloto, que se viu forçado a apontar a aeronave ao pinhal e a ejectar-se, não sofrendo qualquer ferimento.

CORAGEM PREMIADA

CONDECORAÇÃO
O piloto do F-16 foi condecorado há 15 dias, pela Força Aérea, pela atitude profissional e corajosa de evitar a queda do avião nas povoações.

EXPERIÊNCIA
O tenente-coronel João Pereira é o mais experiente piloto português em F-16. Tem três mil horas de voo, duas mil das quais nesta aeronave.

OBRAS NA PISTA
As duas esquadras de F16 – Falcões e Jaguares – estão estacionadas na Base de Ovar, devido às obras de reparação na pista de Monte Real.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Exército americano manda projectar avião espião do tamanho de um morcego

O Exército dos Estados Unidos encomendou o projecto de um avião espião com apenas 15 centímetros de envergadura e capacidade de captar e transmitir em tempo real informações, sons e cheiros de áreas de combate urbano, informou hoje a Universidade de Michigan.
Para concluir essa missão, a Faculdade de Engenharia do nomeado centro de ensino recebeu US$ 10 milhões das Forças Armadas para criar o Centro de Microelectrónica Objectiva e Tecnologia Biomimética Avançada (COM-BAT, na sigla em inglês).
Segundo informações, os engenheiros vão recorrer a microelectrónica para desenvolver sensores, instrumentos de comunicação e baterias para o minúsculo avião espião, que vai pesar aproximadamente 500 gramas.
A pequena estrutura da aeronave também será equipada com câmaras, microfones, detectores de radiação e gases, radar e um sistema de navegação que, como o dos morcegos, guiará o instrumento de espionagem nos deslocamentos nocturnos.
De acordo com um comunicado da universidade, esse sistema de navegação será mil vezes menor que os usados actualmente.
Para recarregar suas baterias de lítio, o "morcego", como está sendo chamado o avião, aproveitará a luz solar, a força dos ventos, a vibração e outras fontes de energia."Estes são conceitos e muitos deles correspondem à próxima geração de dispositivos que já desenvolvemos. Estamos levando a tecnologia ao limite para conseguir uma funcionalidade que não tinha sido possível até agora", diz na nota Kamal Sarabandi, director do projecto e professor de engenharia electrónica da Universidade de Michigan.

A Associação de Comandos

I – SÍNTESE HISTÓRICA
Quando há cerca de quarenta anos eclodiram os movimentos independentistas no Ultramar Português, as Forças Armadas sentiram a necessidade da criação de um corpo especializado para fazer face às técnicas de guerrilha utilizadas pelos mesmos.
Nos finais da década de 50, na Argélia, a experiência do exército francês demonstrou a necessidade de uma remodelação de métodos de instrução adequados como resposta à guerra de guerrilha, tomando em conta as características do clima e do terreno.
Um intercâmbio entre oficiais portugueses e oficiais franceses deu origem à criação do primeiro Centro de Instrução de Operações Especiais, em Lamego, onde começaram a ser formadas Companhias de Caçadores Especiais, as primeiras forças especiais do Exército Português. A evolução da luta armada em Angola veio exigir novos métodos, constituindo-se em Nóqui o primeiro grupo especial verdadeiramente vocacionado para a luta anti-guerrilha.
Mais tarde em Zemba é instalado o Centro de Instrução N°. 21, que recorria à utilização permanente de meios reais, do contacto directo e constante com o meio natural e com o próprio inimigo. De lá saíram em Dezembro de 1962 os seis primeiros grupos de tropas especiais, que estão na origem dos Comandos.
O mesmo espírito de corpo, de sacrifício e de dedicação, solenemente consagrados no Código Comando, a par de outros valores patrióticos e nacionais, conferem a todos os Comandos uma forma diferente de proceder e de estar no mundo, ao mesmo tempo que em dignidade e força interna, gritam bem alto "MAMA SUME" (Aqui Estamos).
Cumprido o serviço militar, ao Comando é-lhe atribuída, formal e administrativamente a passagem à disponibilidade. Mas tal só acontece na sua vida militar, pois nunca deixa de ser Comando, nem de pertencer à Família Comando.
Este estigma leva os primeiros Comandos, em 1965, ao passarem à disponibilidade, a pensar na criação de uma Associação, que possibilitasse o transbordo para a nova vida civil do forte Espírito de corpo, vivido na instrução e em combate.
No clima político de então, adverso ao associativismo, não foi possível concretizar a ideia da criação de uma Associação. Tal não obstou a que se passassem, desde logo, a organizar convívios e reuniões frequentes.
Com o 25 de Abril de 1974; ressurge a ideia da criação da Associação de Comandos. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei Nº. 574/74 é consagrado o direito de formação de Associações Cívicas.
E, assim, em 14 de Novembro de 1975 é celebrada a escritura pública que dá vida à Associação de Comandos, sendo publicada no Diário do Governo N°. 271 - III Série de 22 de Novembro do mesmo ano.

II - FINALIDADES DA ASSOCIAÇÃO
Em Dezembro de 2001 a Associação de Comandos contava já com 4.771 membros, dos quais 688 não Comandos.
A Associação de Comandos foi criada tendo por fins essenciais:
a) Manter e desenvolver o Espírito de Corpo, e os valores morais consubstanciados no Código Comando;
b) Manter viva e honrar a Memória dos Comandos mortos, nomeadamente daqueles que tombaram no Campo da Honra;
c) Colaborar com as Unidades Comando, em termos Patrióticos, pugnando pêlos altos desígnios expressos pela Vontade Nacional;
d) Ajudar os sócios a obter emprego e promover a elevação das qualidades cívicas e culturais dos seus membros;
e) Ajudar os sócios ou suas viúvas e filhos que se encontrem em dificuldades;
f) Localizar casos de necessidade entre os membros da Associação ou seus familiares directos e promover a sua solução;
g) Visitar os doentes e promover amparo aos membros necessitados;
h) Promover a prática do desporto nas várias modalidades oficialmente reconhecidas, constituindo grupos ou equipas, em vários locais do Território Nacional, com vocação para a participação em provas oficiais, como forma de aglutinação e promoção física e moral dos seus associados;
i) Desenvolver os laços de amizade e camaradagem com todos aqueles que estiveram ligados aos "Comandos";
j) Realizar no mínimo uma reunião anual de confraternização e organizar outras reuniões que sejam necessárias;
k) Promover a solidariedade social.

III - ACTIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO
1 - Dando prossecução ao ponto expresso na alínea c) das suas finalidades, a Associação de Comandos, em colaboração com o Estado Maior do Exército, procedeu à mobilização das 2 Companhias de Convocados que permitiram a intervenção do Regimento de Comandos no 25 de Novembro de 1975, mantendo estreita cooperação com a sua Unidade e levando por diante todas as acções que lhe foram cometidas, antes e depois do 25 de Novembro.
A Associação de Comandos manteve, sempre, a maior isenção político-partidária, obedecendo apenas aos interesses claramente expressos pelo Povo Português, e abstendo-se de intervir em assuntos de carácter interno das Forças Armadas.

2 – Sector Social
- Desde 1975 a Associação de Comandos concedeu alojamento e alimentação a centenas de Comandos "retomados"; Desde 1985 a Associação de Comandos colocou no mercado de trabalho cerca de 980 sócios;
- Promove visitas e concede apoios sociais a sócios detidos e hospitalizados, bem como a viúvas;
- Desde 1980 e com o apoio do Governo, a Associação de Comandos fez vir para Portugal, cerca de 80 Comandos do Batalhão da Guiné, exilados no Senegal, tendo-os apoiado na legalização e obtenção da nacionalidade portuguesa, tendo dado apoio médico, alojamento, roupa e colocação no mercado de trabalho;
- Muitos mais Comandos da Guiné vieram, posteriormente, a apresentar-se na Associação de Comandos, vindo a receber idêntico apoio;
- Em 1977 foi criado o Centro de Férias do Algarve, nas instalações da Delegação Regional de Faro da Associação de Comandos, a fim de servir os sócios e familiares de todo o País, a preços acessíveis;
- A Associação de Comandos teve papel activo na constituição da Associação de Comandos de Angola;
- Em 1986, a Associação de Comandos criou a Cooperativa de Construção e Habitação "Aqui Estamos", C.R.L., que em 1992 distribuiu os primeiros 84 fogos construídos em 2 edifícios, em Cheias - Lisboa, tendo posteriormente construído um condomínio fechado em Setúbal, com 50 fogos, destinados a sócios, familiares e não-sócios que quiseram aderir.
- Em 2000 integra-se em duas Uniões Cooperativas, para construir 336 fogos, dos quais 50 destinam-se aos Sócios da Cooperativa "Aqui Estamos".
- Em 2001 promove a construção de 30 apartamentos no Algarve (Cabanas - Tavira).
- A Delegação Regional de Aveiro criou também uma Cooperativa de Construção e Habitação para construir mais fogos em Oliveira de Azeméis, parte dos quais destinados a abrigar famílias pobres vivendo em barracas, conforme acordo feito com a respectiva Câmara Municipal;

3 - Sector Cultural
- Desde 1986 a Associação de Comandos organizou várias palestras subordinadas a temas sobre Defesa Nacional e os Comandos, tendo contado já, entre outros, com o contributo do Gen. Soares Carneiro, Embaixador Franco Nogueira, Prof. Marques Guedes, Prof. Borges de Macedo, Gen. Rocha Vieira, Cmdt. Virgílio de Carvalho;
- Em 1983, criou-se no Castelo do Queijo - Porto, o Museu Comando, aberto ao público;
- Em 1984, foi fundado o Grupo Coral "Mama Sume", composto por 4 naipes, num total de 50 elementos que tem actuado no Continente, Madeira, Macau e França;
Realizou cursos de computadores para sócios e familiares;
- Em Outubro de 1978, promoveu aulas de preparação para exames do 1°. Ciclo, para sócios com interesse em reiniciar os estudos;
- Em 1985 criou as Edições "Mama Sume" que vieram a publicar o "Vocabulário Heráldico".
- Nos dias 15, 21 e 23 de Novembro de 1995, a Associação promoveu um painel de palestras sobre os acontecimentos militares do 25 de Novembro de 1975, realizado no Salão Nobre da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, em Lisboa intervindo, entre outros, o Prof. Doutor António Marques Bessa, Dr. José Manuel Barroso, General Tomé Pinto, General Ramalho Eanes, Dr. Jaime Nogueira Pinto, Brigadeiro Manuel Monge, Dr. Proença de Carvalho, Dr. António Reis, Cáceres Monteiro, Cor. Ribeiro Soares, Prof. Doutor Artur Anselmo e Dr. Nuno Rogeiro.
- Em Novembro de 2000, altura sobre a qual decorriam os 25 anos daquela efeméride, a Associação de Comandos fez-se representar nas Comissões de Honra e Executiva nas palestras promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras e inserido no tema "Os Militares, as Artes e as Letras - 25 anos do 25 de Novembro".

4 - Sector Desportivo
- Em 1978 e em 1985 a Associação de Comandos realizou cursos de Paraquedismo Civil;
- De 1986 a 1990 foram constituídas equipas de Andebol de Sete e de Triatio. A primeira, iniciou-se na 3a. Divisão Distrital, tendo subido até à 3a. Divisão Nacional. A segunda, foi individual e colectivamente Campeã Nacional de Biatio e Triatio curto, médio e longo, durante três anos consecutivos. A falta de patrocínios ditou o fim de ambas as equipas;
- De 1988 a 1992 a Associação de Comandos apoiou o Campeão Nacional de Pentatlo Moderno, Manuel Barroso, que esteve presente nas Olimpíadas de 1988 e 1992;
- Em 1985, a Associação de Comandos foi parte integrante do grupo que implantou em Portugal a modalidade de Corrida e Orientação;
- Desde 1991, a Associação de Comandos implantou a modalidade de Parapente, sendo percursora da Associação Nacional de Parapente e da Federação Portuguesa de Voo Livre;
- A Associação de Comandos tem uma escola de formação de pilotos, em Alçaria Ruiva - Mértola e, anualmente, organiza provas pontuáveis para o ranking nacional assim como encontros internacionais de Parapente;
- A Associação de Comandos tem organizado diversos torneios de Futebol de Salão inter- Delegações Regionais;
- Em 1987, nas comemorações do 25°. Aniversário da criação dos Comandos a Associação de Comandos organizou uma Estafeta que congregou cerca de 300 elementos que, partindo de Guimarães e de Sagres, terminou no Regimento de Comandos da Amadora.


Conclusão
Se é inegável a importância que a actividade da Associação de Comandos tem tido para os seus associados, mais evidente é a relevância de que veio a revestir-se para a implementação da Democracia no País em 1975.
A actividade da Associação de Comandos tem igualmente vindo a reflectir-se, na Comunidade em geral, transmitindo sempre os valores nobres, com os quais se identificam a maioria dos Portugueses que dela tomam conhecimento, através das suas Delegações e Comissões Instaladoras, constituídas em:

Delegações:
- Lisboa - 07.02.1975
- Porto - 09.03.1976
- Faro - 30.07.1977
- Açores - 01.01.1978
- Viana do Castelo - 25.11.1979
- Madeira - 02.02.1980
- E.U.A. - 24.03.1980
- Viseu - 01.05.1980
- Oliveira de Azeméis - 04.06.1980
- Coimbra - 04.07.1984
- Setúbal - 29.11.1984
- Macau - 07.10.1985 (*)
- Pombal - 27.04.1986
- Chaves - 17.09.1988
- Mira - 30.12.1989
- Almada - 16.03.2005
- Santarém - 16.03.2005
- Évora -

Comissões Instaladoras:
- Aveiro - 05.01.2007
- Guimarães - 22.03.2005

(*) - Esta Delegação foi encerrada em 26 de Novembro de 1999, motivada pela passagem deste Território para a soberania da República da China.

- Em 16 de Dezembro de 1993, organizou uma disciplinada e esmagadora presença de Comandos, no Regimento de Comandos - Amadora, na cerimónia de extinção da Unidade, decretada por decisão do Ministro da Defesa Nacional - Dr. Fernando Nogueira, inserida no plano de reestruturação do Exército que deu origem à fusão de Comandos e Paraquedistas, na criação do denominado Corpo de Tropas Aero-Transportadas - Brigada Aero-Transportada Independente (CTAT - BAI), que passou a estar aquartelado em Tancos.
A Associação de Comandos tomou-se, assim, na guardiã do Espírito Comando. Porém, não deixou de pugnar tenazmente pela reactivação da Especialidade, luta que viu coroada de êxito através da Directiva de S. Ex^ o Chefe do Estado Maior do Exército para o ano de 2002, em que determinou a criação de um Batalhão de Comandos, composto por 2 Companhias, reiniciando-se o primeiro curso em Setembro do corrente ano. Em 24 de Novembro de 2000, após vários e porfiados esforços junto do Governo, à Associação de Comandos, através do Despacho N°. 232/MDN/2000 do Exm°. Ministro da Defesa Nacional, foi-lhe cedido para sua Sede Nacional o PM 23/Oeiras - Bateria da Laje. Em 04 de Abril de 2002 foi assinado o competente Contrato Administrativo com a Direcção-Geral de Infraestruturas do Ministério da Defesa Nacional. E no seio da Associação de Comandos que se constitui o núcleo "pró- construção do Monumento Nacional ao Combatente do Ultramar". A sua acção levou o Estado Maior do Exército a atribuir à Liga dos Combatentes essa responsabilidade, sendo então formada uma Comissão presidida pelo Presidente da Liga e da qual a Associação de Comandos fez parte desde o primeiro momento.
A Associação de Comandos desenvolveu, igualmente, acção de relevo no movimento que originou o Convívio Nacional de Combatentes que se realiza no dia 10 de Junho e a colocação das placas com o nome de todos os Combatentes mortos em combate no Ultramar, nas paredes do Forte do Bom Sucesso.
In Associação de Comandos

Iraque - Atentado em Bagdad faz mortos

Pelo menos dezoito pessoas perderam a vida e outras cinquenta e quatro ficaram feridas esta quinta-feira, na sequência da explosão de um veículo armadilhado no centro de Bagdad, Iraque.
De acordo com fontes policiais, o atentado ocorreu em Tahir Square, uma área comercial, localizada perto da ‘Zona Verde’, um local fortemente vigiado onde está instalada a embaixada dos EUA e grande parte das instalações do governo iraquiano.
Entretanto é avançado pelas mesmas fontes, a ocorrência de um outro atentado, também na capital iraquiana, em que um grupo de homens armados assassinou o jornalista iraquiano, Qasem al Iqabi, repórter do jornal ‘Al Muatim’.
Os assassinos viajavam num carro a alta velocidade, tendo disparado contra o jornalista que teve morte imediata. Os disparos ocorreram perto da sede do Teatro Nacional do Iraque, no centro de Bagdad.
Segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Jornalistas iraquiano, este assassinato eleva para 275 o número de jornalistas mortos, desde o início da invasão norte-americana no Iraque em Março de 2003.
In:http://www.correiomanha.pt/

Tibete: Vários mortos em confrontos

Várias pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em confrontos registados esta sexta-feira no centro da capital do Tibete, durante manifestações contra a administração chinesa.
O Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, já se mostrou preocupado com os actos de violência em Lhasa e apela à China para se abster do recurso à força.De acordo com testemunhas no local, a polícia abriu fogo sobre os manifestantes, disparando “balas reais contra a multidão”.
Os participantes nas manifestações, que inicialmente eram pacíficas, atacaram edifícios associados à administração chinesa no Tibete, incendiando carros e lojas.Dalai Lama, que se encontra refugiado na Índia, considerou que os protestos “são a manifestação de um profundo ressentimento do povo tibetano em relação ao actual regime”.O líder espiritual pediu ainda que as autoridades não recorrem ao uso da força, apelo já repetido pela União Europeia.
In: http://www.correiomanha.pt/

Irão qualifica EUA como «inimigos de toda a humanidade»

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad qualificou quinta-feira em Dacar os Estados Unidos como «inimigos de toda a humanidade», devido às operações militares norte-americanas no Médio Oriente e ao seu apoio a Israel.
«Não são apenas inimigos do Islão, são inimigos de toda a humanidade», afirmou Ahmadinejad, durante uma conferência de imprensa à margem da cimeira da Organização da Conferência Islâmica (OCI) em Dakar.
Questionado sobre as operações militares norte-americanas no Médio Oriente, nomeadamente sobre a presença de navios de guerra ao largo das costas libanesas, o presidente iraniano foi duro.
«Essas medidas não mostram a sua força, mostram a sua fraqueza. Atacar mulheres e crianças não é uma demonstração de autoridade ou de poder«, sublinhou.
Ahmadinejad disse ainda acreditar que a querela com os Estados Unidos e os seus aliados ocidentais sobre a questão do programa nuclear iraniano terminou, mas que as hostilidades vão continuar.
»Pensamos que no que concerne ao direito, a querela sobre o nuclear terminou, mas as hostilidades com esses países vão continuar«, referiu.
In:Diário Digital / Lusa

Contingente militar rendido no Kosovo regressa a Lisboa

Os primeiros 115 militares que terminaram a sua missão na Força de Reacção Rápida da KFOR, no Kosovo, regressam hoje à noite a Lisboa em dois aviões militares C-130.
Estes militares pertenceram à primeira companhia de Manobra da KTM/KFOR (Kosovo Tactical Manouevre Force), constituída por militares do 2º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção do Exército português.
Os restantes militares deste Batalhão regressarão a 20 de Março, numa aeronave civil fretada para o efeito.
Este contingente iniciou a missão no teatro de operações em Setembro de 2007 e permaneceu seis meses no Kosovo, com um total de 290 militares do Exército.
O 1º Batalhão de Infantaria Pára-quedista (1º BIPara/TACRES/KFOR), sob comando do Tenente-Coronel de Infantaria Pára-quedista Serra Pedro, pertencente à Brigada de Reacção Rápida, com 290 militares, rendeu o contingente que agora regressa a Portugal.
In Diário Digital

domingo, 9 de março de 2008

Walther P38

A Walther P38 é uma pistola de 9 mm desenvolvida pela empresa alemã Walther para serviço na Wehrmacht. O objectivo era a substituição da pistola Luger P08, cuja produção estava prevista terminar em 1942.
O conceito da P38 foi aceite pelos militares em 1938, mas a sua produção para testes só foi iniciada em 1939. A Walther começou a sua fabricação na fábrica de Zella-Mehlis, produzindo três séries de pistolas de teste. A terceira serie foi considerada em condições e produção normal da arma foi iniciada em 1940. A produção manteve-se até depois do final da Segunda Guerra Mundial.
Uso em Portugal
A P38 foi adoptada pelas Forças Armadas Portuguesas em 1961 como Pistola 9 mm Walther m/961, substituindo a Parabellum então em serviço. Equipou desde logo as tropas em combate na Guerra do Ultramar. Desde essa altura até à actualidade mantém-se como a pistola padrão do Exército Português.

Rússia: Helicópteros salvam pescadores

Equipas de salvamento apoiadas por helicópteros resgataram este domingo 775 pescadores amadores russos que ficaram presos em blocos de gelo que ficou à deriva no Oceano Pacífico.
A operação de socorro decorreu próximo da ilha de Sacalina, no extremo oriental da Rússia, onde a pesca de Inverno é muito popular, e leva frequentemente a este tipo de situações.

Militares dos EUA preocupados com o estado de seu armamento

Os oficiais americanos estão preocupados com o estado de seu armamento depois de anos de guerra no Iraque e no Afeganistão e acham que já não estão em condições de enfrentar um novo conflito, segundo um estudo publicado pela revista Foreign Policy.
Quase 60% dos oficiais entrevistados estimaram que o exército americano está mais frágil do que há cinco anos, segundo pesquisa feita pelo Center for a New American Security entre dezembro e janeiro, depois de uma enquete com 3.437 oficiais ativos e da reserva.
Sessenta e quatro por cento acham que o moral está alto, ao mesmo tempo em que 56% rejeitam a idéia de que as duas guerras teriam "quebrado" o exército americano. Por sua parte, 80% declaram que seria pouco razoável entrar em um novo conflito.
Trinta e sete por acham que o Irã foi o país mais beneficiado com guerra no Iraque, na frente da China (22%) e dos Estados Unidos (19%).
Quanto à prática da tortura, as opiniões estão divididas: 46% dos oficiais interrogados consideram que a simulação de afogamento deve ser considerada tortura e apenas 53% declaram que a tortura jamais deveria ser aceitada.