sábado, 15 de março de 2008

Falha técnica fez cair F-16

Uma falha técnica no sistema de controlo de voo foi a causa da queda do avião F-16, em Monte Real, em finais de Janeiro, em que o piloto se ejectou após desviar a aeronave para longe das povoações. Uma das funções deste equipamento é garantir a estabilidade do avião nos seus eixos.
A conclusão consta do relatório do acidente assinado pelo fabricante do avião, a Lockheed, e que já foi entregue à Comissão de Investigação de Acidentes da Força Aérea. É um documento de suporte “importante”, que afasta a hipótese de o acidente ter resultado de um erro humano.
O relatório final ainda não está concluído, nem há previsão para tal, dado que é preciso apurar a origem dessa falha técnica. “Já sabemos que houve uma falha no ‘flight control system’, agora é preciso apurar se foi causada por um erro de montagem ou por defeito de algum componente de fábrica”, disse ontem um porta- -voz da Força Aérea.
O avião F-16, pilotado pelo tenente-coronel João Pereira, estava a fazer o primeiro voo de ensaio após ter sido modernizado nas oficinas das OGMA e da Força Aérea. Na fase final do voo, já quando fazia a aproximação à pista de Monte Real, o avião “começou a fazer um movimento irregular, ondulatório”, não obedecendo às instruções do piloto, que se viu forçado a apontar a aeronave ao pinhal e a ejectar-se, não sofrendo qualquer ferimento.

CORAGEM PREMIADA

CONDECORAÇÃO
O piloto do F-16 foi condecorado há 15 dias, pela Força Aérea, pela atitude profissional e corajosa de evitar a queda do avião nas povoações.

EXPERIÊNCIA
O tenente-coronel João Pereira é o mais experiente piloto português em F-16. Tem três mil horas de voo, duas mil das quais nesta aeronave.

OBRAS NA PISTA
As duas esquadras de F16 – Falcões e Jaguares – estão estacionadas na Base de Ovar, devido às obras de reparação na pista de Monte Real.

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