sábado, 14 de julho de 2007

Stoner consegue a pole position para a etapa da Alemanha de MotoGP

Actual líder do Mundial de MotoGP, o australiano Casey Stoner repetiu o desempenho dos treinos livres e alcançou a 1ª posição --1min22s384-- para a etapa da Alemanha, que será disputada neste domingo no circuito de Sachsenring.


O piloto da Ducati, que soma 185 pontos na classificação, deixou para trás o espanhol Daniel Pedrosa (Honda), que conseguiu a segunda melhor marca do dia --1min22s388. A primeira fila será completada pelo italiano Marco Melandri (Honda Gresini), terceiro melhor tempo do treino classificatório (1min22s397).
Segundo colocado do Mundial, com 164 pontos, o italiano Valentino Rossi (Fiat Yamaha) fez um treino apenas regular. Com o tempo de 1min22s605, ele largará na sexta posição.


O único brasileiro da categoria, Alexandre Barros ((Pramac D'Antin/Ducati) ocupará a oitava posição na grelha --1min22s897.
In:Folha online

Coreia do Norte: Pyongyang informou EUA que encerrou reactor nuclear de Yongbyon

A Coreia do Norte procedeu hoje ao encerramento do seu reactor nuclear de Yongbyon, anunciou o Departamento de Estado norte-americano em Washington.


Dez inspectores da AIEA chegaram hoje a Pyongyang para supervisionar o desmantelamento do programa nuclear da Coreia do Norte.
A maioria destes técnicos de AIEA permanecerão no país durante duas ou três semanas para iniciar as inspecções e preparar o equipamento necessário para controlar a desnuclearização, ficando dois deles ali em permanência.


A aceitação destes técnicos para supervisionarem localmente o processo de desnuclearização faz parte do compromisso assumido pelas autoridades norte-coreanas durante as conversações a seis, realizadas em Pequim a 13 de Fevereiro passado.
Nessa reunião, em que participaram as duas Coreias, os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia, o regime de Kim Jong Il decidiu pôr termo ao seu programa nuclear em troca de ajuda internacional em matéria de energia.
Na fase inicial para o desmantelamento das suas instalações, Pyongyang aceitou encerrar o seu reactor nuclear de Yongbyon e permitir a entrada dos inspectores da AIEA se lhe for fornecido gratuitamente 50.000 toneladas de petróleo.


O primeiro envio de combustível, de 6.200 toneladas, chegou também hoje à Coreia do Norte com proveniência da Coreia do Sul, que se comprometeu a entregar posteriormente as restantes 43.800 toneladas relativas a esta fase do processo.
Os Estados Unidos, o Japão, a China e a Rússia vão encarregar-se de um envio total de 950.000 toneladas de combustível após estar concluído o desmantelamento do programa nuclear norte-coreano.
EL/JMS. In: Expresso.clix.pt

Antes tarde do que nunca

A praia Vasco da Gama, em Sines, passou a integrar a lista das zonas balneares com bandeira acessível .


A praia dispõe de instalações preparadas para deficientes, como sanitários adaptados, rampas e condições de mobilidade no areal.

Iniciativas como esta não deveriam ser casos pontuais, mas sim ser implantadas em todas as prais de norte a sul do país.

Modelos Harley-Davidson para 2008

A Harley-Davidson acaba de apresentar as suas novidades para 2008.

Com efeito, este ano a marca aposta numa grande variedade de oferta baseada no conceito de “factory-custom motorcycle” (“customização” de fábrica) que é basicamente uma variante mais exclusiva das versões base.

Aliado a este conceito, em 2008 ainda há que ter em conta a decoração do 105º aniversário, disponível para 8 modelos diferentes (e todos os aqui apresentados), consistindo numa pintura a dois tons, cobre e negro, acompanhada por uma série de “retoques” decorativos como o medalhão em cobre aplicado no banco, o aro também em cobre que debrua o filtro de ar, e uma multiplicidade de distintivos exclusivos que culminam na numeração de série dos modelos e que os torna mesmo exclusivos, já que a produção será limitada.

A versão europeia de todos estes modelos caracteriza-se por uma suspensão de maior curso que supostamente permite maior controlo e conforto nas estradas de curvas, típicas do “velho” continente.


A XL1200N Sportster Nightster

A Sportster é um conceito datado de 1947 (então chamado “deluxe sport model”) em que a administração da HD de então, deu luz verde à criação de um modelo com uma motorização mais “leve” de 999 cc e obrigatoriamente 60 a 100 kg mais leve que as grandes V-Twins.

Seguindo a tradição, nesta nova Nighster destaca-se além do musculado motor 1200 Evolution, pelo estilo áspero e minimalista.

De banco monolugar, com guarda-lamas pequenos que expõem uns pneus “gordos”, um pequeno depósito de 12,5 litros, foles de suspensão e acabamentos onde o negro abunda, marcando as jantes, guiador, peseiras e o motor de um look neo-retro.


FXDF Dyna Fat Bob

Ao longo dos anos, a Dyna granjeou fama de grande maneabilidade e performance excitante.

A versão Fat Bob agora apresentada, assim chamada devido ao icónico formato do depósito de gasolina que definiu gerações seguidas de motos Harley-Davidson “customizadas”, vem reforçar a presença da gama Dyna, tornando-a descontraída e autoritária.

Equipada com um motor Twin Cam 96 (1584 cc) que debita 127 Nm de torque às 3125 rpm’s e que se faz ouvir através de um novo sistema de escape 2-1-2 apelidado “Tommy Gun” devido ao seu formato de duplo cano, esta Dyna apresenta um aspecto muito característico devido ao seu duplo farol dianteiro, ao seu guiador “drag-bar” em V com “raisers” em negro e peseiras avançadas, que garantem uma posição de condução bem típica.

Mas é o pneu dianteiro de 130mm, com a sua jante de 13x3,5 polegadas (que tal como a de trás é feita em alumínio moldado e maquinado) entalado entre as forquilhas de 49 mm de diâmetro, que dá o mote para o aspecto robusto que caracteriza esta máquina, e que é completado pelo pneu traseiro 180/16’’, ambos com desenhos de piso exclusivos.

A caixa da bateria colocada lateralmente, os amortecedores traseiros cromados e à vista, e um guarda-lamas traseiro Bobtail a condizer com o deposito Fat Bob que tem 19,3 litros de capacidade, completam a “decoração”.

Esta Fat Bob vem equipada com tubos de travão revestidos a malha de aço.


FXCW Softail Rocker

A designação Softail deriva do aspecto da original “Hard Tail” (quadro rígido sem suspensão).

A nova traseira Rockertail acomoda agora, por detrás desse aspecto, dois amortecedores escondidos sob um guarda-lamas que é fixado no braço oscilante e que está a apenas pouco mais de dois centímetros do impressionante pneu 240x18’’. Em andamento o conjunto move-se num curso de 86 mm. O banco, monolugar, fica a apenas 622 mm do chão.

O motor que equipa este modelo é o 96B (1584 cc) que dispõe de contrapesos para balancear a vibração, e é apertado rigidamente no quadro, tornando a condução bastante mais confortável.

A pintura brilhante metalizada contrasta com o novo acabamento de pó pulverizado (Cetim Metálico Inoxidável) das jarras de suspensão, mesas de direcção, farol, “raiser” do guiador, consola do depósito, braço oscilante, carcaça dos piscas, comandos de mãos, protecção de correia de transmissão, reservatório de óleo em forma de ferradura e das rodas. O quadro é pintado à cor da moto.


A Softail Rocker ainda tem uma versão C

Esta versão é uma variação que substitui o preto e o mate da Rocker por brilhantes cromados.

Semelhante em tudo à Rocker, a “C” apresenta em exclusivo um banco inovador, o Trick Seat, que combina, por baixo do banco monolugar, uma almofada que se torna o banco do passageiro.

Para acomodar um companheiro de viagem, basta levantar o banco, e a almofada para passageiro desdobra-se até pairar por cima da secção traseira Rockertail.
In: Motociclismo.pt

Açores seguem "Ariane 5"


A estação de rastreio de satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) ainda vai a tempo de acompanhar o lançamento do foguetão "Ariane 5", no início do próximo ano. A estação na ilha de Santa Maria, nos Açores, entrará em funcionamento em Outubro.


A ilha de Santa Maria foi considerada a melhor localização para acolher a estação da ESA no Atlântico e cobrir todo o percurso do foguetão "Ariane 5", que será lançado em Kourou, na Guiana Francesa até à acoplagem na Estação Espacial Internacional (ISS).
Esta é uma das doze estações da ESA, distribuídas por todo o mundo, que vão monitorizar o lançamento do "Ariane 5". Esta estação poderá acompanhar também outros lançamentos e receber e enviar dados.



Com uma antena de 5,5 metros de diâmetro e equipamentos de ponta repartidos por três pré-fabricados, a estação de rastreio dos Açores representa um investimento de um milhão de euros por parte do Governo Regional.
O presidente do Governo açoriano, Carlos César, afirmou ontem, em declarações à agência Lusa, que este investimento pode ajudar a desenvolver outros projectos, assim como a monitorização marítima ou um centro tecnológico ao qual se poderão associar outras actividades.


Criada em 1975, a ESA, com sede em Paris e 17 estados- -membros, tem cerca de dois mil trabalhadores altamente qualificados.

Apresentação Oficial do Vinci GT


Foi ontem apresentado oficialmente na cidade do Porto o primeiro carro desenhado e construido em Portugal.


O carro, um coupé desportivo, foi desenhado pelo Auto Museu da Maia e construido no Centro de Engenharia - CEIIA e foi inspirado nos pormenores dos mais belos e míticos automóveis desportivos dos anos 60 e 70.


O Vinci vai ter uma média de produção anual de cerca de 100 unidades e o seu preço irá rondar entre os 200 e 0s 300 mil euros, mas como é apanágio, há boa moda portuguesa, o insólito aconteceu. Na hora de pôr o motor a roncar, este recusou-se a pegar e a apresentação do concept car foi um fiasco.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

O novo equipamento "ROSA" do Benfica

Foram apresentados os novos equipamentos do Benfica para a época futebolísta 2007/2008, dos quais se sobressai o equipamento cor-de-rosa.


O ComandoMotard sugere para complemento do equipamento este novo modelo de chuteiras.


Os atletas quando entrarem em campo será este o aspecto, tão lindinhos que eles ficam.

MOTO GP - Rossi às portas da 200ª vitória “italiana”


Uma hipotética vitória por parte do penta-campeão do Mundo, Valentino Rossi, da Fiat Yamaha, este fim-de-semana no Alice Motorrad GP da Alemanha, daria à Itália a bonita marca de 200 vitórias na categoria rainha das motos, actualmente o MotoGP.


Com a vitória do piloto italiano em Assen, há duas semanas, Rossi atingiu a bonita marca de 199 vitórias, para Itália, bem entendido, e vai agora tentar, naturalmente, as 200, já na Alemanha, onde curiosamente já venceu por duas vezes. Ele e Giacomo Agostini são os dois grandes “conquistadores” para este item do desporto italiano.


A Itália é assim, a mais bem sucedida nação em termos de vitórias na categoria rainha.
In:AutoSport

Nicolas Sarkozy admite usar armas nucleares

Nicolas Sarkozy, presidente de França, admitiu esta sexta-feira recorrer ao uso de armas nucleares, caso sejam ameaçados “os interesses vitais” do seu país.


As declarações do Chefe de Estado francês foram proferidas durante uma visita а base de submarinos, portadores de mísseis nucleares, na Bretanha.


Para Sarkozy é importante dotar as forças armadas com “os meios necessários”, para garantir “a todo o momento” a seguranзa de França. “É o meu primeiro dever e portanto a minha prioridade”.


As decisões políticas, financeiras e militares serão tomadas de acordo com a segurança francesa, anunciou Sarkozy.
In:Correio da Manhã

Glaciares da China estão a derreter a um ritmo alarmante

Os glaciares do noroeste da China derreteram a um ritmo alarmante nos últimos 40 anos, diz hoje a imprensa estatal citando cientistas chineses, que culpam o aquecimento global pelo degelo.


Um relatório da Academia Chinesa de Ciências (ACC), que a agência de notícias Nova China hoje publica, garante que os glaciares da província na província de Xinjiang diminuíram 20 por cento e as linhas de neve recuaram cerca de 60 metros desde 1964.
A temperatura interior dos glaciares de Xinjiang, 42 por cento do total existente no país, aumentou 10 por cento nas últimas duas décadas, indica o relatório.


«O clima quente tem sido a maior causa para o recuo dos glaciares», disse Wang Feiting, investigador da Academia, citado pela Nova China.
«Como um computador, os glaciares gravam as alterações ecológicas, e o clima quente é a causa da diminuição nos glaciares», acrescentou Wang.
De acordo com o investigador, o primeiro sinal de alarme surgiu em 1993, quando o maior glaciar de Xinjiang, localizado nas montanhas de Tianshan, 3.545 metros acima do nível do mar, se dividiu em dois.


Numa região árida, o degelo destes glaciares, que fornecem água para o resto do país e outras partes da Ásia, poderá provocar cheias, deslizamento de terras e falhas no fornecimento de água para os rios, adverte o relatório da ACC.
No ano passado, o especialista Yao Tangdong alertou para o perigo de uma "catástrofe ecológica" no Tibete, com o derretimento até 2100 da maior parte dos glaciares da região dos Himalaias, caso não sejam tomadas medidas drásticas.


Os glaciares da região montanhosa do Tibete, apelidada de «tecto do mundo», derreteram a uma média de 131,4 quilómetros quadrados por ano nas últimas três décadas.
Diário Digital / Lusa

Roteiro - Descontrair no Jardim


O Jardim da Estrela, em Lisboa, recebe nas manhãs de Domingo, os praticantes de ioga do Centro de Yoga do Rato, com o apoio da Junta de Freguesia da Lapa, que promove a iniciativa, "Ioga no Jardim".


Durante os três meses de verão todos os Lisboetas poderão participar nas aulas.
A entrada é livre.

Curiosidades - Borras de café amigas do ambiente


O grupo Novadelta vai desenvolver soluções ecológicas para as borras de café, de modo a beneficiar os ecosistemas.


A ideia é a valorização energética e agrícola dos resíduos resultantes da utilização do café. A Delta vai também promover a compra e comércio de tipos de café que não sejam genéticamente modificados.

"Espelho Mágico" ajuda nas compras


Foi ontem apresentado em Barcelona, na Espanha, um dispositivo electrónico que promete tornar mais fácil a ida às compras. Denominado "Magic Mirror" (espelho mágico), o sistema reconhece a peça de vestuário que o cliente mostra e sugere outras roupas que fiquem bem.
È também possível ver em que tamanhos existe o artigo desejado.

HUMOR - CÊREBROS

A diferença entre um Cêrebro Masculino e um Cêrebro Feminino

Cêrebro Masculino (clique na imagem para aumentar)


Cêrebro Feminino (clique na imagem para aumentar)

Duzentos militares em vigília а porta do primeiro-ministro


Dezenas de militares concentraram-se, ontem, quinta-feira а tarde, em frente а residência oficial de José Sócrates. É um protesto contra as alterações introduzidas na passagem а reforma, já que desde há dois anos que os militares foram integrados no regime geral da função pública. Este protesto foi proibido pelos chefes dos trê s ramos das forзas armadas, consideram que esta é uma acção política. Mesmo assim, algumas dezenas de militares aderiram а vigília, frente а residência oficial do primeiro-ministro, José Sócrates.

O presidente da Associação de Sargentos, António Lima Coelho, diz que este protesto, que reivindica «direitos que a lei assiste» aos militares, deve fazer o governo reflectir.

«Julgo que este é um facto que deve fazer ponderar, nгo apenas aqueles que produziram este despacho, mas sobretudo aqueles que produziram as leis deste país, este Governo e anteriores governos», salientou Lima Coelho.


Um dos principais motivos na origem da vigília é uma suposta dívida de mais de mil milhões de euros que o Estado tem para «com a família militar».

«Esta dívida tem de ser parada. Não basta dizer que somos modernos e que estamos na Europa. É preciso ser-se mesmo moderno e cumprir-se essa mesma Europa», sublinha o líder da Associação Nacional de Sargentos.
In:TSF

quinta-feira, 12 de julho de 2007

"Ali, o Químico" poderá ser executado no Curdistão

O Governo iraquiano estuda a hipótese de executar Ali Hassan al-Majid, conhecido como “Ali, o Químico”, no Curdistão, se a pena de morte a que foi condenado pelo massacre de civis curdos, em 1988, for confirmada em recurso.


No mês passado, Majid, primo do antigo Presidente iraquiano Saddam Hussein, foi condenado à pena capital por genocídio, crimes de guerra e crimes contra humanidade, pela campanha de execuções em massa e gaseamento de civis curdos, numa operação baptizada de Al-Anfal. Segundo as organizações de defesa dos direitos humanos perto de cem mil civis perderam a vida nesta operação, mas as autoridades curdas falam em 182 mil mortos.
Outros dois dirigentes do antigo regime iraquiano foram condenados à morte pelo Tribunal Especial iraquiano, no culminar de um processo seguido com grande atenção pela população curda.


Após a condenação de “Ali, o Químico” – que deve precisamente a alcunha à campanha contra os civis curdos – foram várias as vozes a exigir que a execução tenha lugar na região autónoma do Curdistão. No entanto, os analistas avisam que a iniciativa pode reforçar a ideia de vingança, alimentando a revolta da comunidade sunita – a que Ali, tal como Saddam pertencia –, dominante durante o anterior regime, mas que nos últimos anos se queixa de discriminação por parte das novas autoridades iraquianas.
In

EUA: «Mal-entendido» leva a desvio de avião da American Air


O desvio hoje de um avião da American Airlines da respectiva rota para a Nova Iorque, depois de a tripulação relatar a presença de um passageiro suspeito, não passou de um «mal-entendido», segundo o FBI.
«A TSA (Agência de Segurança nos Transportes) está a analisar o ocorrido, mas, neste momento, não vemos nenhuma ligação com o terrorismo», afirmou a agência em comunicado.


O vôo 136 da American Airlines, de Los Angeles para Londres, fez uma aterragem de emergência no Aeroporto JFK e acabou por ser cancelado, sendo os passageiros obrigados a apanhar outros aviões. Segundo a American Airlines, o passageiro suspeito foi entregue ao FBI.
Um porta-voz do FBI afirmou que a questão já tinha sido encerrada e que se deveu a um «mal-entendido entre a tripulação e o passageiro quanto à sua origem e identidade».
O Boeing 777-200 transportava 218 passageiros e 14 tripulantes, indicou a companhia aérea.
In:DiárioDigital

Comprovada existência de água fora do sistema solar


Cientistas detectaram, pela primeira vez, vestígios de vapor de água na atmosfera de um planeta exterior ao sistema solar, comprovando que este elemento essencial à vida existe fora do nosso mundo, segundo um estudo hoje publicado na revista Nature.
A descoberta foi feita com a ajuda do potente telescópio de infra-vermelhos Spitzer com o qual a equipa observou o exoplaneta gasoso, conhecido entre os astrónomos pela sigla HD 189733b, localizado na constelação Vulpecula (Pequena Raposa), a 63 anos-luz da terra.


Trata-se de um planeta da classe dos «hot jupiters», assim conhecidos por serem gigantes gasosos como Júpiter, mas quentes, porque se encontram muito perto da estrela que orbitam.
O planeta foi descoberto em 2005 por uma equipa liderada pela astrónoma Giovanna Tinetti, da Agência Espacial Europeia (ESA), University College de Londres e Instituto de Astrofísica de Paris.
A grande novidade, segundo os autores do estudo, é que a análise espectral das imagens de infra-vermelhos recolhidas pelo Spitzer, durante a passagem do planeta em frente à estrela, mostraram a presença de água na atmosfera de um astro deste tipo.
«Ainda que este exoplaneta esteja longe de ser habitável e apresente um ambiente hostil, a nossa descoberta prova que a água pode ser mais comum no nosso Universo do que pensávamos», comentou Tinetti.


O objectivo actual dos «caçadores de planetas» é encontrar um planeta telúrico (rochoso) com água.
«Quando isso acontecer teremos uma verdadeira prova sobre a possibilidade de encontrar planetas com vida fora do sistema solar. A presença de água num gigante gasoso é um passo importante», sublinhou a astrónoma.
Diário Digital / Lusa

Sargentos fazem hoje vigília frente à residência do PM

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) vai hoje integrar uma vigília frente à residência do primeiro-ministro, em protesto contra os «sucessivos incumprimentos do Governo para com os militares».


A vígila, que irá decorrer entre as 19:00 e 20:00 horas, em São Bento, foi organizada por três cidadãos em situação de reforma das Forças Armadas, que se sentem «prejudicados pelas dívidas do Estado e que prestaram a sua função a Portugal», afirmou Lima Coelho.


O incumprimento de «dezenas de diplomas e leis, bem como a dívida de mais de 1.000 milhões de euros aos que prestaram serviço, a degradação social a que os militares estão a ser sujeitos» levaram a ANS a apoiar «este movimento de solidariedade a estes cidadãos».
Lima Coelho reforçou que todas as reivindicações, nomeadamente «a dívida dos subsídios e suplementos aos militares», bem como o «incumprimento da legalidade democrática», levará também a ANS, no domingo, a esperar à saída da prsião o primeiro tenente da Armada Nuno Roboredo, condenado na sequência do «Passeio do Descontentamento», que decorreu a 23 de Novembro de 2006.


A ANS estará no portão verde, na saída da Base Naval do Alfeite, à espera do graduado que «cumpriu pena por princípios e valores em que acredita», reforçou o responsável da associação.
Diário Digital / Lusa
Até quando senhores governantes vai continuar a descriminação sobre os militares.
Não se esqueção que eles é que são o garante da paz e estabilidade de um país, pois são eles que têm as armas na mão.