sábado, 13 de setembro de 2008

Vários ataques no Iraque

Pelo menos 14 pessoas morreram este sábado no Iraque, vítimas de bombas e disparos. Entre os mortos estão quatro funcionários de uma estação de televisão iraquiana.
Em Bagdad, uma bomba escondida num quiosque de venda de gelo matou quatro pessoas e feriu nove outras.
A nordeste da capital, seis militares curdos morreram num bombardeamento na beira de uma estrada.
A televisão Al-Sharqiya indicou que um responsável pela delegação da estação de televisão em Mossul, dois operadores de câmara e um motorista, foram raptados ao meio-dia enquanto filmavam um episódio sobre a refeição diária na qual os muçulmanos quebram o jejum que cumprem do nascer ao pôr-do-sol durante o Ramadão.
Ainda no dia de hoje, homens armados assaltaram uma casa e mataram um homem e uma mulher.
http://www.correiomanha.pt/

Bombas deflagram em Nova Deli

Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas este sábado quando várias bombas explodiram em Nova Deli, Índia. Um grupo islamita indiano, o Mudjahidine, já reivindicou o ataque.
As bombas estavam colocadas em caixotes do lixo, numa zona de esplanadas e restaurantes do centro da capital indiana. Outras deflagraram em mercados com poucos minutos de diferença.
“Confirmamos que houve quatro explosões, mas não podemos dizer que foram bombas que explodiram”, afirmou o porta-voz da polícia, Rajan Bhagat.
O grupo islamita que reivindicou o ataque é o mesmo que se assumiu como autor dos atentados de 25 de Julho em Ahmedabad, e que causaram a morte a 45 pessoas.
http://www.correiomanha.pt/

Los Angeles - Violenta colisão entre dois comboios

Nos Estados Unidos, um grave acidente de comboio fez até agora 10 mortos, mas as autoridades norte-americanas temem que o número de vítimas mortais venha a crescer nas próximas horas.
O acidente aconteceu quando dois comboios, um de passageiros e outro de mercadorias, colidiram de frente fazendo descarrilar várias carruagens.
Um deles, o «Metrolik» que seguia para a cidade de Los Angeles tinha a bordo mais de 350 passageiros. No local estão centenas de bombeiros e equipas médicas ajudadas também por vários helicópteros.
As autoridades dizem que dezenas de passageiros estão ainda presos no interior das carruagens e que muitos deles poderão não resistir.
TVI

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Rússia envia aviões e navios militares para a Venezuela

Dois aviões bombardeiros russos estão na Venezuela para manobras em águas internacionais. Os aparelhos têm tem capacidade para transportar 12 mísseis cruzeiro. É um desafio a Washington, após a escalada de tensões provocada pelo apoio dos EUA à Georgia.

África do Sul a «ferro e fogo» no dia da decisão sobre Zuma

As atenções da nação sul-africana convergem esta sexta-feira sobre a cidade de Pietermaritzburg, onde o tribunal deverá anunciar se o presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) será ou não julgado por corrupção, fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Sob fortíssimas medidas de segurança, o tribunal, pela voz do juiz Chris Nicholson, decidirá em grande medida o futuro político de Jacob Zuma, uma das figuras mais polémicas da África do Sul e que arrasta multidões com elevado potencial de violência.
Zuma, que foi acusado de crimes semelhantes em 2005 mas salvo por uma decisão judicial que mandou arquivar o processo por insuficiência de provas, pede agora ao tribunal que volte a fazer o mesmo, com base no argumento de que lhe foi negado o direito de responder à segunda acusação, formulada em Dezembro do ano passado, logo após a sua eleição para a presidência do partido no poder.
Se o juiz der razão ao tecnicismo legal invocado pela sua vasta equipa de advogados de defesa, poderá abrir caminho à candidatura de Zuma à chefia do Estado e do governo nas próximas eleições gerais, a terem lugar em 2009.
CONTINUA ...
http://diariodigital.sapo.pt/

Brasil - Milhares de militares nas favelas por causa das eleições

Amazonas, Amapá, Pará, Rio de Janeiro e Tocantins fizeram o pedido em Agosto e este mês Alagoas e Mato Grosso também solicitaram a ajuda de tropas federais nas eleições. No Rio de Janeiro, onde a grande preocupação é com a acção de traficantes e de milicianos que tentam impor os seus candidatos aos eleitores das favelas, as tropas chegaram ontem. O uso da Força Nacional de Segurança para actuar no Rio de Janeiro foi autorizado pelo TSE após denúncias de vários candidatos que foram impedidos de realizar campanha em áreas sob o controlo do narcotráfico ou das milícias. A missão dos militares no Rio de Janeiro, segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, deverá mobilizar 450 a 900 homens. Além do Exército, fuzileiros navais e polícias vão participar nas operações. Os casos de violência em diversos pontos do país envolvendo candidatos preocupam o TSE. Dos mais de 350 mil candidatos nas eleições municipais deste ano no Brasil, 88 já morreram, dos quais oito foram assassinados.
SIC Online

EUA - Sarah Palin admite declarar guerra à Rússia

Sarah Palin é a mulher do momento nos Estados Unidos. A candidata à vice-presidência relançou a campanha dos republicanos, mas quinta-feira poderá ter falado demais à televisão ABC. Na primeira grande entrevista, a candidata à vice-presidência pelos republicanos deixou uma frase surpreendente. A governadora do Alasca admitiu a hipótese dos Estados Unidos declararem guerra à Rússia, caso esta insista em invadir a Geórgia.
Sarah Palin foi nomeada como candidata à vice-presidência pelos republicanos há 10 dias. Mas, desde então, Sarah Palin não fez mais do que dominar os títulos dos jornais. A escolha de Palin consolidou o apoio da base republicana e trouxe uma nova energia à campanha.
Na primeira grande entrevista, a polémica senadora do Alasca defendeu que os Aliados devem «manter a Rússia debaixo de olho». Sarah Palin considerou «inaceitável» que Moscovo tenha invadido um «país menor».
TVI

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Paquistão vai travar forças estrangeiras

O Chefe militar do Paquistão avisou que as suas tropas vão passar a impedir a entrada de forças estrangeiras no país “a qualquer preço”. O alerta foi lançado no seguimento de vários ataques norte-americanos em território paquistanês registados nos últimos dias.
“A soberania e integridade territorial do país serão defendidas a qualquer preço e nenhuma força estrangeira será autorizada a conduzir operações no interior do Paquistão”, afirmou o general Ashfaq Kayani, chefe do Estado-maior das forças armadas.
Nos últimos dias têm sido frequentes os disparos de mísseis pelo exército norte-americano nas zonas tribais do noroeste do Paquistão, onde os EUA acreditam que os rebeldes talibãs afegãos e militantes da al-Qaeda estejam a reconstituir forças.
http://www.correiomanha.pt/

Assalto falhado a carrinha de valores

Uma carrinha de valores foi alvo de uma tentativa de assalto, esta quinta-feira de manhã, em Camarate, em Lisboa.
Três homens armados tentaram assaltar a carrinha que transportava dinheiro para carregar as caixas multibanco da zona.
Os assaltantes chegaram mesmo a disparar contra a carrinha de valores, mas os funcionários da empresa de transporte conseguiram fugir com a carrinha.
Depois do assalto falhado, e com a polícia a chegar ao local, o grupo pôs-se em fuga.
TVI

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Navio sul-coreano sequestrado ao largo da Somália

Uma embarcação sul-coreana com 21 tripulantes a bordo foi hoje sequestrada por piratas armados ao largo da Somália, segundo o Centro de Informação sobre Pirataria.
Noel Chong, porta-voz do centro com sede em Kuala Lumpur, disse que a embarcação foi capturada quando navegava pelo Golfo de Áden, rumo à Ásia.
Por motivos de segurança, o porta-voz não informou as nacionalidades dos membros da tripulação, e não indicou a carga da embarcação, que zarpou de um porto europeu.
Esta é a 11ª embarcação que é sequestrada desde 20 de Julho no Golfo de Áden, onde, durante este ano, pelo menos 38 embarcações caíram em poder de piratas.

Moscovo admite apontar mísseis

Os locais na Polónia e na Republica Checa onde vão ser instalados elementos do escudo anti-míssil norte-americano poderão tornar-se alvos de mísseis intercontinentais russos, informou esta quarta-feira o chefe das Forças estratégicas russas.
“Não posso excluir que sejam excluídos para alvo para uma parte dos nossos mísseis intercontinentais os locais do escudo anti-míssil na Polónia e na Republica Checa e outros potenciais locais similares', declarou o general Nikolai Solovtsov.
Estas declarações surgem um dia antes do chefe da diplomacia russa visitar a Polónia, que aceitou a instalação dos mísseis interceptores dos norte-americanos.
A Polónia acordou com os Estados Unidos, no último mês, a instalação de dez mísseis norte-americanos em terras polacas, até 2012.
http://www.correiomanha.pt/

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Bomba da II Guerra Mundial descoberta em Itália

Cerca de 5.000 pessoas estão a ser retiradas do centro da localidade de Salerno, no sul da Itália, depois de ter sido descoberta uma bomba não deflagrada datada da II Guerra Mundial, revelaram as autoridades locais.
De acordo com a mesma fonte, o artefacto foi deslocado por acidente devido às obras a decorrer no local. Os peritos temem que isso possa ter activado o “detonado químico” do engenho.
Segundo os peritos, a detonação deste tipo de engenhos pode ocorrer a qualquer momento, num espaço de cinco dias após a activação química do mecanismo, pelo que a brigada de minas e armadilhas terá de esperar até sexta-feira para iniciar os trabalhos de desactivação.
A Câmara da cidade decidiu evacuar todas as pessoas num raio de 250 metros em torno do local onde foi encontrada a bomba, sendo que a operação está a complicar-se devido aos pacientes que se encontram hospitalizados na localidade e que precisam de ser transferidos para outro hospital.

Homem baleado em esquadra da PSP

Um homem de 31 anos foi baleado esta terça-feira, ao início da tarde, no interior da esquadra da PSP de Portimão, quando apresentava queixa contra outro indivíduo.
De acordo com uma fonte citada pela RTP, a vítima foi atingida na cara e no tórax. O agressor foi o indivíduo que motivou a queixa.
O ferido foi transportado para o Hospital do Barlavento algarvio, onde se encontra internado em estado grave com 'prognóstico reservado', sendo que o agressor, que efectuou três disparos, acabou por ser detido.

Bush vai reduzir contingente militar no Iraque

George W. Bush vai anunciar esta terça-feira uma redução do número de soldados norte-americanos estacionados no Iraque, ao mesmo tempo que decide reforçar a presença no Afeganistão.
A imprensa norte-americana diz que o Presidente dos Estados Unidos vai tirar 8 mil homens do Iraque, o que deverá acontecer em Fevereiro de 2009. No Iraque deverão continuar, no entanto, cerca de 140 mil soldados norte-americanos.
George W. Bush deverá justificar esta redução com o decréscimo da violência no Iraque. O Presidente norte-americano deverá anunciar ainda, esta terça-feira à tarde, o envio de mais soldados para o Afeganistão onde os ataques dos talibã têm sido cada vez mais frequentes. Nesta altura, estão 33 mil soldados norte-americanos em território afegão.
Esta será uma das últimas medidas tomadas por George W. Bush, enquanto Presidente dos Estados Unidos. Decisões maiores serão já para o sucessor Barack Obama ou John McCain.
TVI

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Paquistão: Pelo menos 11 mortos em ataque atribuído aos EUA

Pelo menos 11 pessoas morreram esta segunda-feira num ataque com mísseis perpetrado alegadamente por aviões norte-americanos numa área de zonas tribais do Paquistão próxima à fronteira afegã, informou uma fonte dos serviços de segurança.
O balanço anterior era de três insurgentes mortos e 15 pessoas feridas, incluindo mulheres e crianças.
As forças norte-americanas no vizinho Afeganistão são as únicas na região que dispõem de aviões sem piloto.
Washington está convencido de que a Al-Qaeda e os talibãs afegão reconstituíram as suas forças nas zonas tribais do noroeste do Paquistão.
http://diariodigital.sapo.pt/

Afeganistão - Duplo atentado causa vítimas

Um duplo atentado suicida em Kandahar, Afeganistão, causou este domingo a morte de pelo menos oito pessoas e ferimentos noutras 30.
Entre as vítimas mortais, está confirmada a morte de dois polícias, mas algumas fontes oficiais elevam esse número para seis.
No entanto, o porta-voz dos talibãs reivindicou o ataque e assegurou que morreram “mais de uma dezena de polícias”.
Kandahar, uma das cidades mais populosas do Afeganistão e situada na província com o mesmo nome, é um dos principais bastiões dos insurrectos talibãs, juntamente com vizinha Helmand.
Só este ano, cerca de três mil pessoas terão morrido devido a bombardeamentos, atentados e combates entre as forças da coligação internacional e os rebeldes.
http://www.correiomanha.pt/