sexta-feira, 5 de setembro de 2008

MAI entrega hoje quase nove mil novas armas à GNR e PSP

O ministro da Administração Interna (MAI), Rui Pereira, entrega, esta sexta-feira, às forças de segurança pública 8750 armas.
Numa cerimónia que irá decorrer na unidade especial de polícia, em Belas, e que contará com a presença do Comandante-Geral da GNR, tenente-general Nélson dos Santos, e do Director Nacional da PSP, Superintendente Oliveira Pereira, Rui Pereira entregará à Guarda Nacional Republicana (GNR) e à Polícia de Segurança Pública (PSP) armas de última geração do modelo Glock de 9 milímetros.
Diário Digital

Polícias fizeram quase 700 detenções em 9 dias

As autoridades nacionais detiveram cerca de 680 pessoas e apreenderam 46 armas ilegais e 10014 munições, em 147 operações policiais realizadas entre 24 de Agosto e 01 de Setembro. Os dados das operações levadas a cabo pela GNR, PSP e SEF foram publicados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), no site oficial.
Ainda nas mesmas operações, foram apreendidas «quantidades significativas» de substâncias estupefacientes e de psicotrópicos.
De acordo com o MAI, estas acções deram origem a «vários processos crimes, no âmbito dos quais foi aplicada a prisão preventiva ou outra medida de coacção a vários arguidos», tendo ainda ocorrido «julgamentos sem processo sumário».
TVI

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Brasil - Jacarés apreendidos Devoravam os inimigos

As autoridades do Rio de Janeiro apreenderam ontem numa favela dois jacarés que tinham como função devorar os inimigos dos traficantes que controlam a região. Um homem foi detido.
http://www.correiomanha.pt/

Lei das Armas - Conselho de Ministros aprova alterações

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, alterações à lei das armas. Esta é uma das principais medidas anunciadas pelo Governo para combater o aumento da criminalidade.
A alteração à lei implica que todas as pessoas envolvidas em crimes com posse de arma sejam detidas e o juiz deverá sempre aplicar-lhes a medida de coacção mais grave, a prisão preventiva.
O Governo defende que esta será uma boa ajuda para as forças de segurança no combate ao crime. A alteração a lei das armas vai ser explicada esta tarde de quinta-feira pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira.
TVI

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Coreia do Norte começa a reactivar instalações nucleares

A Coreia do Norte começou a reactivar o complexo nuclear de Yongbyon, tornando efectiva a ameaça após a recusa norte-americana de retirar o país da lista de Estados terroristas, informou a imprensa local esta quarta-feira.
Em Novembro de 2007, o regime comunista norte-coreano havia começado a desmantelar o reactor e as outras instalações nucleares deste vasto complexo situado 90 km a norte de Pyongyang, segundo os termos de um acordo internacional que previa o fim do programa nuclear em troca de ajuda energética.
Mas a Coreia do Norte começou agora a reactivar as instalações, informaram a agência de notícias japonesa Kyodo e a rede de televisão norte-americana Fox News.
Diário Digital

Paquistão - Ataque causa mortos no Paquistão

Pelo menos 20 pessoas, entre as quais civis, perderam a vida esta quarta-feira vítimas de um ataque que envolveu helicópteros das forças internacionais estacionadas no Afeganistão. De acordo com responsáveis dos serviços de segurança paquistaneses, o ataque ocorreu na região noroeste do Paquistão.
Segundo as mesmas fontes, quatro helicópteros provenientes do Afeganistão atravessaram a fronteira e lançaram o ataque na região tribal do Waziristão. Todavia, vários porta-vozes da aliança internacional estacionada no Afeganistão garantem desconhecer qualquer episódio deste tipo.
As tropas norte-americanas e britânicas que operam no sul do Afeganistão integradas nas forças da coligação internacional são as únicas que dispõem de helicópteros na região.
Um destacado responsável do governo de Islamabad já qualificou o ataque registado esta quarta-feira como uma "agressão directa contra a soberania do Paquistão e do povo paquistanês".
http://www.correiomanha.pt/

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Iraque - Tropas internacionais transferem controlo de al-Anbar

"A transferência (da segurança das mãos dos norte-americanos para as dos iraquianos) está concluída", afirmou o conselheiro iraquiano para a segurança nacional, Mouaffak al-Roubaie. "Al-Anbar, que foi a região mais difícil do país, celebra hoje a transferência da segurança", adiantou, durante a cerimónia que decorreu nas instalações da administração de Ramadi. "Quanto melhor treinadas e equipadas estiverem as nossas forças, menos teremos necessidade das forças da coligação. As forças iraquianas estão mais aptas a fazer o trabalho", salientou Roubaie, em representação do governo. Al-Anbar é a décima primeira província cuja segurança passa para as mãos de iraquianos. A passagem deveria ter ocorrido há vários meses mas foi adiada, devido a uma onda de violência, que incluiu vários ataques suicidas, que causaram dezenas de mortos. Nas últimas horas na cidade de Ramadi, capital da província, situada a 100 quilómetros a oeste de Bagdad, ficaram estacionadas tropas iraquianas em postos de controlo da mesma região, fronteiriça com a Síria, Jordânia e Arábia Saudita. A transferência formal ocorreu, numa cerimónia pública, em Ramadi, e participaram chefes castrenses dos Estados Unidos e destacados responsáveis das forças militares e de segurança do Iraque.

Nacional - Carris: Prejuízos ultrapassam valor de três mil autocarros

O revisor oficial de contas da Carris revelou que o prejuízo da empresa ultrapassa o valor de uma frota nova de três mil autocarros a diesel, mostrando-se preocupado com a capacidade da companhia manter a actividade sem que as dotações do Estado sejam retomadas.
De acordo com a edição desta terça-feira do Público, para a Carris manter a actividade tem recorrido a empréstimos bancários, depois de o Estado, seu único accionista, ter suspendido as dotações de capital, há cinco anos. Assim, por cada dia que passa, a transportadora paga 25 mil euros de juros.
«A continuidade das operações socialmente indispensáveis que a Carris desenvolve está dependente da manutenção do suporte financeiro do Estado, compensando, de forma objectiva, a insuficiência dos preços sociais praticados para a cobertura dos custos suportados, saneando a situação financeira deficitária», referiu o responsável.
Contudo, a vogal da administração da empresa, Isabel Cabaço Antunes, desdramatiza, afirmando que há muito que os relatórios dos revisores oficiais de contas são do mesmo teor. «Não é a situação financeira que nos vai impedir de prestarmos um bom serviço», garantiu.
«O Estado sabe em que condições estamos a gerir a empresa», defendeu a administradora, acrescentando que, «quando tiver condições para resolver a situação desta e de outras operadoras de transportes, fá-lo-á».
http://diariodigital.sapo.pt/

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Governo investe 20 milhões de euros para modernizar F-16

O Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de várias aeronaves F-16, num programa para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo, informa a agência Lusa.
O despacho publicado a 29 de Agosto em Diário da República autoriza uma despesa de 20 milhões e 277 mil euros para a modernização das aeronaves F-16, no âmbito da medida «Modernização da base industrial e tecnológica da defesa» e do subprojecto «OGMA TASMO F-16», previstos na Lei de Programação Militar, de Agosto de 2006.
Actualização das aeronaves vai garantir a capacidade «de defesa do espaço aéreo nacional»
Segundo o despacho, o programa de modernização «Mid Life Update» (MLU), a cargo da OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, consiste «em aumentar a eficiência das tarefas da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa (FAP) e a eficácia dos seus meios em missões de interesse público de controlo de fronteiras, do controlo e fiscalização do espaço aéreo e do espaço marítimo».
O documento, assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, das Finanças e da Defesa, refere ainda que a actualização das aeronaves vai garantir a capacidade «de defesa do espaço aéreo nacional em quaisquer condições meteorológicas e de luminosidade» e na «realização de ataques de precisão», bem como implementar sistemas de «sobrevivência em combate» e conseguir «certificação para participar em missões conjuntas e integradas» da NATO.
Durante a cerimónia de entrega de uma das aeronaves à FAP, em Junho, o presidente da OGMA, Eduardo Bonini, disse que o programa dos F-16 irá modernizar «quarenta aeronaves» e vai durar «até ao final de 2011 ou início de 2012».
http://diario.iol.pt/

Iraque: Vestiram-na com explosivos e mandaram-na para um mercado - Menina-suicida drogada por marido

Rania é uma adolescente iraquiana de 15 anos. Esteve a um passo da morte depois de ter sido drogada e envolvida em explosivos para cometer um atentado suicida da al-Qaeda em Baquba. Mas foi detida a tempo. Agora, numa inédita entrevista concedida na prisão, conta, finalmente, a sua história – dramática e repleta de ódio e indiferença.
O perfil de Rania coincide com o de outras suicidas do seu país. O pai e o irmão desapareceram em 2006 – o ano mais intenso do conflito sectário iraquiano –, tendo os cadáveres sido encontrados semanas depois. "O meu pai desapareceu e a minha mãe descobriu o corpo na morgue. O cadáver do meu irmão foi lançado ao rio", recorda, envolta numa longa túnica negra e sentada na cama da sua cela.
Filmada sob os olhares atentos de alguns guardas prisionais, Rania, fitando o infinito, continua a relatar a sua história. "O meu marido apresentou-me a alguns parentes que nunca tinha visto. No dia seguinte, trouxeram-me um pequeno-almoço com um sumo de fruta. Assim que lhes perguntei o que tinha, disseram-me: ‘Nada, bebe.’" Sentiu-se doente e enjoada. Depois, uma idosa que afirmou ser prima do marido colocou-lhe um colete carregado de explosivos (seriam depois detonados por controlo remoto). Ainda protestou, mas disseram-lhe que não se preocupasse e que se dirigisse a um "mercado abarrotado", onde lhe dariam presentes. Rania suspeitou, mas a mulher foi persuasiva.
Antes de sair de casa, o marido perguntou-lhe: "Se nos virmos na próxima vida, escolhes-me a mim ou a outro homem?" Nervosa, balbuciou: "Escolho outro", respondeu. Rania não chegou ao mercado. Deu nas vistas e foi detida. "Nunca quis que me fizessem explodir. Queria voltar, mas estava assustada", referiu.
http://www.correiomanha.pt/