sábado, 9 de fevereiro de 2008

Alemanha - Al-Qaeda prepara vaga de atentados

A al-Qaeda poderá estar a preparar atentados terroristas na Alemanha. O alerta partiu do vice-director da Polícia Judiciária Federal (BKA), Bernhard Falk, em declarações ontem publicadas no ‘Die Welt’.
“Temos indícios de que, com alta probabilidade, existem planos para atentados na Alemanha”, afirmou Falk ao jornal. A decisão de perpetrar ataques na Alemanha terá sido tomada pelos líderes da al-Qaeda na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão, segundo o secretário de Estado do Interior, August Hanning, também citado pelo ‘Die Welt’. “Estamos preocupados, porque não sabemos se conseguiremos continuar a evitar todas as operações terroristas”, advertiu Hanning. De acordo com elementos recolhidos pelas autoridades germânicas, a missão militar da Alemanha no Afeganistão, ao serviço da NATO, fez subir o maior país da União Europeia na lista de prioridades de atentados da al-Qaeda.
O alerta de atentados da rede terrorista de Osama bin Laden em território germânico foi divulgado depois de, ainda esta semana, o ministro da Defesa, Franz Josef Jung, ter anunciado que Berlim enviará para o Afeganistão, no próximo Verão, uma força de reacção rápida constituída por 250 homens. Aquela força destina-se a substituir o contingente norueguês que desempenha actualmente uma missão naquele país.

TREINADOS NA NET

Refira-se que estarão a ser recrutados na Alemanha extremistas islâmicos que, depois, recebem instrução militar em campos de treino da al-Qaeda. Posteriormente, são reenviados para a Alemanha, onde poderão cometer atentados terroristas. Alguns são recrutados e treinados através da internet.
IN:CorreiodaManhã

Campo de treino para aviões militares norte-Americanos

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, negou hoje a existência de negociações entre o Governo português e os EUA para a criação de um campo de treino para aviões militares norte-americanos a Norte dos Açores. No entanto, o titular da pasta da Defesa admite que as autoridades americanas já fizeram contactos nesse sentido.
"Como o chefe do Estado-maior da Força Aérea já disse, essas seriam conversações que se teriam que ter não no plano técnico mas no plano político. E no plano político, eu perguntei ao meu colega dos Negócios Estrangeiros e aquilo que posso dizer é que não decorre no quadro do Governo português nenhuma negociação", afirmou.
Questionado pelos jornalistas no final da reunião do conselho de ministros, Severiano Teixeira confirmou a existência de "contactos informais" entre responsáveis da Força Aérea americana e o chefe do Estado-maior da Força Aérea portuguesa durante os quais "as autoridades americanas expressaram essa pretensão".
No entanto, frisou, "não decorre no quadro do Governo" qualquer negociação, remetendo "outros pormenores" para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Os deputados do PSD Mota Amaral e Joaquim Ponte questionaram quarta-feira o Governo sobre eventuais negociações com os EUA.
Os parlamentares sociais-democratas eleitos pelos Açores interrogam-se se a eventual criação de uma zona de treino militar "possibilitará, ou não, uma revisão do actual Acordo de Cooperação e Defesa assinado em 1995".
Ao abrigo deste acordo, Portugal cede facilidades militares às forças norte-americanas, que têm estacionado um destacamento seu na base portuguesa das Lajes, localizada na ilha Terceira.
In Público

COMANDOS EM NOVA MISSÃO - OS MORCEGOS PARTEM DIA 11

Um grupo constituído por 39 comandos portugueses que vai integrar a Força de Reacção Rápida da Força Internacional de Assistência e Segurança no Afeganistão parte no dia 11, segunda-feira, para aquelas paragens a bordo de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa.
Estes militares formam assim o primeiro grupo, que segue em avião militar, constituído por militares do Exército com Comando e Secção de Comando, uma Companhia de Manobra, 1ª Companhia de Comandos“OS MORCEGOS“ e por um Destacamento de Apoio de Serviços.
Também a Força Aérea inclui nesta missão uma equipa de Controlo Aéreo Táctico.
A Força Nacional Destacada será comandada pelo nosso camarada tenente-coronel Carlos Bartolomeu, pertencente à 1ª Companhia de Comandos, do Centro de Tropas Comandos da Brigada de Reacção Rápida. A partida está prevista para as 9H00 da manhã com o “Check In” a efectuar pelos militares duas horas antes da partida.
Os restantes elementos da 1ª.CCMDS seguirão para o Afeganistão no final do mês, em avião civil fretado para o efeito.
O contingente nacional permanecerá durante os próximos seis meses em território Afegão, num total de 150 militares do Exército e sete militares da Força Aérea.
O Passa-Palavra endereça especiais cumprimentos ao senhor tenente-coronel “CMD”Carlos Bartolomeu e a todos os elementos que integram esta missão, desejando as maiores felicidades e que a sorte vos proteja.
Força camaradas! …
Por Portugal e pelos Comandos…
In:Passa-Palavra Jornal dos Comandos de Portugal

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Chade - Portugal manda força de 30 militares

A decisão de enviar um destacamento da Força Aérea portuguesa, durante dois meses, para integrar a missão militar da União Europeia no Chade não sofreu alteração, apesar da violência que se vive naquele país.
“A questão, por agora, não se coloca”, declarou ontem fonte do Ministério da Defesa, sublinhando que a missão só partirá para o Chade em Março, altura em que a situação já deverá estar mais estabilizada. O destacamento da Força Aérea será constituído por um Hércules C130 com a respectiva tripulação e trinta militares de apoio, além de dois oficiais. Os custos da participação portuguesa ascendem a 2,2 milhões de euros. O chefe da diplomacia da UE, Javier Solana, assegurou que a missão militar no Chade se vai manter apesar de estar suspenso o seu destacamento devido aos violentos combates dos últimos dias.
Ontem, na capital do Chade, N’Djamena, a situação acalmou após a retirada dos rebeldes, no domingo. Os confrontos fizeram um número indeterminado de mortos e o Conselho de Segurança da ONU condenou os ataques rebeldes. Estes, porém, já fizeram saber que a retirada foi “estratégica” e que se estavam a reagrupar “às portas da cidade” para tentar depor o presidente Idriss Déby.

MILHARES EM FUGA

O clima de violência fez com que milhares de civis – pelo menos 15 mil – fugissem já de N’Djamena para os Camarões. A situação continua tensa e bastante instável, tendo prosseguido as evacuações – via Libreville, Gabão – para Paris. Pelo menos 363 estrangeiros, incluindo dois funcionários portugueses das OGMA, foram ontem retirados do país, depois de na véspera terem sido evacuados três outros cidadãos lusos.
In:Correio da Manhã

Turquia confirma novos ataques

As Forças Armadas turcas anunciaram que a sua aviação bombardeou ontem bases de rebeldes separatistas curdos situadas no norte do Iraque.
"Os aviões turcos bombardearam maciçamente a partir das 3.00 horas (menos duas em Portugal) cerca de 700 alvos (...) antes de voltarem às 15.15 horas às suas bases", indicou um comunicado divulgado no sítio na internet das Forças Armadas. Precisou que os alvos se encontravam distribuidos pelas zonas de Avasin-Basyan e de Qhakurk.
Desde meados de Dezembro que as Forças Armadas turcas têm realizado uma série de ataques aéreos contra posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, assim como operações terrestres limitadas no território iraquiano.
A Turquia garante que o seu único objectivo é eliminar rebeldes do PKK, cujo número é calculado em cerca de 4.000 nas zonas montanhosas do norte do Iraque. Os rebeldes infiltram-se na Turquia para realizar ataques.
A última incursão dos aviões turcos no Curdistão iraquiano tinha sido a 18 de Janeiro. O PKK integra a lista de organizações terroristas para os Estados Unidos e para a União Europeia. O conflito, que se iniciou em 1984, provocou mais de 37 mil mortos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Mártires de Al-Aqsa reivindicam atentado no sul de Israel

O braço armado do Fatah, as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, reivindicou a autoria do atentado suicida, realizado hoje num centro comercial da cidade de Dimona (sul de Israel), que deixou três mortos.
Dois dos membros do grupo participaram do ataque, informaram as Brigadas num telefonema para a agência Ma´an, informaram fontes deste órgão de comunicação.

Leia Mais em:
Israel: Atentado suicida em centro comercial faz três mortos
In:DiárioDigital

Destacamento português para o Chade mantém-se

O Governo português mantém a intenção de enviar um destacamento da Força Aérea, durante dois meses, para integrar a missão da União Europeia no Chade, apesar da situação em que se encontra aquele país.
Fonte do Ministério da defesa afirmou que “a questão, por agora, não se coloca”, adiantando que a missão só partirá para o terreno no mês de Março, quando a situação no Chade já estará mais estabilizada.O destacamento português será constituído por um avião Hércules C-130, a respectiva tripulação, trinta militares de apoio e dois oficiais para o Estado-Maior da força, indicou a mesma fonte. A participação portuguesa nesta missão custará cerca de 2,2 milhões de euros.
In CM

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Coronel Comando Jaime Neves

Soube através do site Passa-Palavra, Jornal dos Comandos de Portugal, que o nosso Coronel Comando Jaime Alberto Gonçalves das Neves, tinha sido sujeito a uma operação cirúgica ao coração, no dia 1 de Fevereiro no Hospital da Cruz Vermelha.
O Comando Motard deseja as mais sinceras rápidas melhoras ao Srº Cor CMD Jaime Neves, fazendo votos que em breve, volte, ao convívio de todos nós, COMANDOS.
A Sorte Protege os Audazes

Mama Sume! Comandante Jaime Neves

Médio Oriente - Encerrada a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egipto

As autoridades egípcias encerraram hoje, em coordenação com o grupo islamista palestiniano Hamas, o posto fronteiriço de Rafah, que liga o Egipto à Faixa de Gaza.
Segundo informou o director do centro de imprensa de Rafah, Musad Badawi, já não é permitida a passagem de pessoas, à excepção de palestinianos de regresso a Gaza e egípcios que voltam ao seu país, 11 dias após militantes do Hamas terem aberto à força vários pontos de passagem na fronteira para permitir a entrada no Egipto de milhares de palestinianos.
Agentes da polícia egípcios foram posicionados durante a noite junto da fronteira com a Faixa Gaza com vista ao encerramento da fronteira, explicou Badawi.
Os polícias instalaram gradeamentos metálicos no posto fronteiriço para impedir a entrada de mais palestinianos.
Badawi fez notar que desde o início da manhã de hoje não entrou nenhum palestiniano no Egipto.
O encerramento da fronteira ocorreu um dia depois de uma delegação do Hamas deixar o Egipto após negociações com autoridades deste país, nomeadamente com o chefe dos serviços secretos, Omar Suleiman, sobre a situação em Gaza.
As autoridades egípcias mantiveram em sigilo os resultados das conversações mantidas tanto com líderes de Hamas como com responsáveis do movimento Fatah, entre os quais o próprio presidente palestiniano Mahmud Abbas, em reuniões separadas.
In:RR

Turquia - Rebeldes do PKK mortos em combate

O exército turco diz ter morto dez guerrilheiros separatistas curdos, em combates registados este domingo na província de Bingol, no sudeste do país.
Fonte militar turca adianta que os confrontos com os rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) decorrem, apesar do Inverno rigoroso naquela região da Turquia.
O Governo de Ancara culpa os homens do PKK da morte de 40 mil pessoas, desde 1984, ano em que o grupo encetou uma luta armada com o objectivo de criar um pátria para os curdos.
In:RR

Mauritânia - Al-Qaeda reivindica ataque contra embaixada israelita

A organização terrorista al-Qeada reivindicou o ataque contra a embaixada israelita na Maauritânia, ocorrido sexta-feira.
“A al-Qaeda reivindica o ataque contra a sede da embaixada israelita em Nouakhott”, anunciou a cadeia satélite do Qatar.Recorde-se que a embaixada foi atacada sexta-feira, por volta das 02h20, por homens armados que dispararam armas automáticas contra os edifícios, tendo-se posto em fuga face à resposta imediata dos soldados.
In:CorreiodaManhã

Portugal entre os alvos de célula terrorista paquistanesa

Portugal seria um dos alvos europeus da célula terrorista paquistanesa desmantelada em Barcelona, onde deveria realizar um ataque no metropolitano que constituiria o baptismo do líder islamita radical Amir Baitulá Mehsud, noticia hoje o jornal espanhol El País.
Emir no Waziristão, uma província do Norte do Paquistão regida pelas tribos que a habitam, Mehsud, 34 anos, pretenderia fazer o seu «baptismo de fogo internacional» com o atentado suicida contra a capital catalã a realizar pelo grupo de islamitas radicais que enviara do Paquistão, de acordo com fontes dos serviços secretos europeus citadas pelo jornal.
Alemanha, França, Espanha, Reino Unido e Portugal seriam os alvos do grupo de dez detidos em Barcelona, de acordo com um elemento infiltrado nos meios radicais e protegido pelas autoridades.
O radical paquistanês, de acordo com informações recolhidas pelos serviços de espionagem alemães, espanhóis, franceses e britânicos, é também líder da milícia Tehrik i Taliban, um movimento talibã fundamentalista semelhante ao que pretende reconquistar o vizinho Afeganistão.
«Baitulá, como fazia o falecido Al Zarqaui no Iraque, queria estender a sua 'jihad' para fora do Paquistão e este era o seu ambicioso plano na Europa», afirma um responsável de uns serviços secretos ocidentais.
O membro da etnia pastune, conservadora e maioritária no sul do Afeganistão e no território paquistanês que faz fronteira com aquele país, conseguiu unificar as tribos desta região e a sua liderança, disse os serviços secretos, estará mesmo a ensombrar o mulah Omar, o velho aliado de Bin Laden que liderou o regime talibã em Cabul até 2001.
Baitulá é acusado pela agência de espionagem norte-americana CIA e pelo presidente paquistanês Pervez Musharraf de ter orquestrado o assassinato da líder da oposição paquistanesa e candidata a primeiro-ministro, Benazir Bhutto.
As células suicidas paquistanesas têm vindo a preocupar cada vez mais os serviços de segurança europeus, nomeadamente depois dos ataques em Londres, tendo deixado rasto na Dinamarca, Alemanha e Espanha.
«São uma das ramificações mais perigosas e desconhecidas da Al Qaida no Continente. Nunca se sabe até onde podem chegar. Outra coisa é trabalhar com nacionais. Todos os serviços [secretos] europeus tomaram muito a sério o caso de Barcelona», disse ao El País um chefe da investigação realizada a partir de Espanha.
In:Diário Digital / Lusa

Dezassete acidentes com meios da Base Aérea de Monte Real desde 1985

Base Aérea de Monte Real, onde nas proximidades se despenhou hoje um caça F-16, sem causar vítimas, registou desde 1985 dezassete acidentes com meios aéreos, segundo disse à Lusa uma fonte da Força Aérea Portuguesa (FAP).Dos 17 acidentes, quinze foram com aviões A-7P e dois com F-16, adiantou o sargento-ajudante Cruz, do Departamento de Relações Públicas da FAP.A Lusa pediu à FAP os números exactos dos acidentes ocorridos nos últimos anos com aparelhos militares, mas a divulgação dessa informação foi remetida para mais tarde.
No entanto, segundo uma contagem feita pela Lusa, desde Novembro de 1976 e a nível nacional, ocorreram pelo menos 51 acidentes que envolveram aparelhos da FAP, dos quais resultaram 48 mortos.
Acidente em 2002 matou piloto
Com o caça F-16 que se despenhou hoje junto à Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria, subiu para dois o número de acidentes ocorridos com este tipo de aviões naquela estrutura aeroportuária, de acordo com o mesmo responsável.A aeronave que caiu hoje estava a fazer um voo de experiência à vertical da base, desarmada, e não causou vítimas, disse anteriormente à Lusa uma fonte da FAP.O aparelho despenhou-se às 13h40 a Oeste da Base Aérea de Monte Real, tendo provocado um pequeno incêndio, que foi prontamente extinto, disse a mesma fonte.O primeiro acidente com um F-16 na história da aviação portuguesa ocorreu a 9 de Março de 2002, no topo sul da pista de aterragem da Base Aérea de Monte Real, provocando a morte do piloto.
In Púbico