domingo, 3 de fevereiro de 2008

Médio Oriente - Encerrada a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egipto

As autoridades egípcias encerraram hoje, em coordenação com o grupo islamista palestiniano Hamas, o posto fronteiriço de Rafah, que liga o Egipto à Faixa de Gaza.
Segundo informou o director do centro de imprensa de Rafah, Musad Badawi, já não é permitida a passagem de pessoas, à excepção de palestinianos de regresso a Gaza e egípcios que voltam ao seu país, 11 dias após militantes do Hamas terem aberto à força vários pontos de passagem na fronteira para permitir a entrada no Egipto de milhares de palestinianos.
Agentes da polícia egípcios foram posicionados durante a noite junto da fronteira com a Faixa Gaza com vista ao encerramento da fronteira, explicou Badawi.
Os polícias instalaram gradeamentos metálicos no posto fronteiriço para impedir a entrada de mais palestinianos.
Badawi fez notar que desde o início da manhã de hoje não entrou nenhum palestiniano no Egipto.
O encerramento da fronteira ocorreu um dia depois de uma delegação do Hamas deixar o Egipto após negociações com autoridades deste país, nomeadamente com o chefe dos serviços secretos, Omar Suleiman, sobre a situação em Gaza.
As autoridades egípcias mantiveram em sigilo os resultados das conversações mantidas tanto com líderes de Hamas como com responsáveis do movimento Fatah, entre os quais o próprio presidente palestiniano Mahmud Abbas, em reuniões separadas.
In:RR

Sem comentários: