sábado, 13 de fevereiro de 2010

Portugal vai voltar à Somália para ajudar a formar forças de segurança somalis

O ministro da Defesa Nacional, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que Portugal vai voltar a participar numa missão na Somália, desta vez no âmbito da União Europeia, com o objetivo de formar forças de segurança somalis.
"Portugal vai empenhar uma nova força especial destacada, numa nova missão que está a ser preparada no quadro da União Europeia, que é a European Union Training Mission (EUTM), cujo objetivo essencial é ajudar à edificação de capacidades das forças somalis", revelou Santos Silva, em declarações aos jornalistas, no final de uma visita a bordo da fragata "Álvares Cabral".
O ministro da Defesa Nacional visitou a fragata no seu regresso a Lisboa, vinda da Somália, depois de uma missão de seis meses no combate à pirataria marítima no oceano Índico como navio chefe numa operação da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, em português).
In:Expresso

Afeganistão: Ataque contra Marja

Forças americanas, da NATO e afegãs lançaram ontem à noite uma ofensiva contra a cidade de Marja, na província de Helmand, bastião dos taliban. Cerca de 4500 marines e 1500 militares afegãos participam no ataque, anunciado há várias semanas, o que permitiu aos taliban colocarem explosivos à volta da cidade.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Rússia pode recorrer a armas nucleares

Numa sessão do Conselho de Segurança Russo, que teve lugar na passada sexta-feira, o presidente Dmitry Medvedev aprovou uma actualização à sua doutrina militar que reitera o apoio às mesmas políticas militares que constavam no documento de 2000.
Tal como o documento anterior, também este realça a necessidade de evitar ameaças e justifica o uso da força militar em caso de defesa nacional.
Esta resolução gera especial polémica, se tivermos em conta os acontecimentos que ocorreram desde há uma década até hoje, nomeadamente, as guerras da Georgia, Afeganistão e Iraque.
O documento intitulado 'Bases da política da Federação da Rússia no domínio da dissuasão nuclear', define a posição do país em matéria de dissuasão, o seu papel e lugar no sistema de segurança nacional, explica a agência Lusa.
Segundo o documento, o carácter e a envergadura do emprego, pela Rússia, de armas nucleares em resposta a uma agressão dependerá, em primeiro lugar, da eficácia das medidas políticas, diplomáticas, militares e outras que precedam ao recurso à arma nuclear.
A decisão de emprego de armas nucleares será prerrogativa exclusiva do Presidente da Rússia.
Por outro lado, esta resolução expressa uma particular insatisfação para com a Nato, queixando-se do crescimento das suas infra-estruturas militares, próxima da fronteira com a Rússia, alertou o director do Centro de Assuntos Político-Militares do Instituto Hudson, nos EUA.
Confrontado com esta notícia, o secretário-geral da Nato, Anders Fogh Rasmussen, já fez saber que não teme esta nova doutrina, uma vez que ‘a NATO não é inimiga da Rússia’.
In:Correiodamanha

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Soldados dos EUA comem escorpiões em exercício militar

Soldado dos EUA come escorpião em exercício militar em conjunto com a Marinha da Tailândia na província de Chon Buri. Cerca de 14 mil soldados de 6 países participam dos exercícios, que vão durar 3 semanas. (Foto: Chaiwat Sub/Reuters)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Al-Qaeda ordena ataques contra interesses dos EUA

Said al Shehri
A rede islamita Al-Qaeda pediu a todos os seus seguidores que ataquem em todo o lado os interesses norte-americanos, numa mensagem de áudio do número dois da organização no Iémen divulgada nesta segunda-feira, na Internet.
«Proclamem a Jihad. Os interesses dos Estados Unidos e dos seus aliados estão em todas as partes, e os seus agentes em todos os lados», afirmou Said al Shehri, o segundo no comando da Al-Qaeda na Penísnula Arábica (AQPA). «Ataquem-nos e eliminem tantos inimigos quantos puderem», pediu aos seus partidários.
O grupo terrorista também afirmou que tomar o controlo do estratégico golfo de Bab al Mandeb, que separa o Iémen do Corno da África.
«Se conseguirmos tomar o controlo de Bab al Mandeb e o trouxermos de volta ao âmbito do Islão, será uma vitória magnífica», acrescentou.
«Então, o estreito ficará fechado e também se fechará em torno dos judeus, já que é através (do Bab al Mandeb) que os Estados Unidos lhes dão o seu apoio, via Mar Vermelho», prosseguiu.
In:Diariodigital

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Índia: Lançamento de míssil balístico efectuado com sucesso

A Índia efetuou hoje com êxito um teste com um míssil Agni-III, que é capaz de transportar carga nuclear, declarou uma fonte da Defesa.
O míssil, com um alcance de 3 000 quilómetros, foi lançado a partir da ilha Wheeler, no Estado de Orissa (leste), acrescentou a mesma fonte, citada pela agência France-Presse (AFP).
O míssil Agni-III (que significa «fogo» em Sânscrito) foi testado pela primeira vez em 2006, sendo esta a quarta tentativa.
Capaz de transportar uma carga de 1,5 toneladas, este míssil pode alcançar, em teoria, cidades chinesas como Xangai, de acordo com um analista.
A Índia, que realizou o seu primeiro teste atómico em 1974, lançou um programa nuclear ambicioso em 1983, produzindo os seus próprios mísseis, e declarou-se uma potência nuclear em 1998.
O país já desenvolveu e implantou dois mísseis balísticos com capacidade nuclear (Agni e Prithvi).
In:Diariodigital

ETA estava a tentar montar fábrica de bombas em Portugal

O ministro espanhol do Interior, Alfredo Perez Rubalcaba, confirmou hoje que o grupo terrorista ETA estava a «tentar montar» uma fábrica de bombas em Portugal.
O ministro do Interior fez estas declarações aos jornalistas, em Sevilha, um dia depois do Governo espanhol ter informado que as autoridades portuguesas encontraram cerca de 1500 quilos de explosivos na vivenda que alegadamente servia de base à ETA nos arredores de Óbidos, bem como mapas de Madrid e Cádiz, do norte de Portugal e da região de Coimbra.
In:Diário Digital / Lusa