sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Disparo da Marinha de Israel mata pescador palestino na Faixa de Gaza

Parentes do pescador morto lamentam durante seu velório nesta sexta-feira (24) emBeit Lahia, na Faixa de Gaza. (Foto: AP)
Um disparo da Marinha israelense atingiu nesta sexta-feira (24) um pescador palestino que estava na costa da Faixa de Gaza, informaram fontes médicas.
"O pescador Mohammed Baker, de 20 anos, morreu no mar atingido por um disparo da Marinha israelense", disse à AFP o chefe dos serviços médicos locais, Adham Abu Selmiya.
Um porta-voz militar israelense confirmou que a Marinha disparou contra um pesqueiro na manhã desta sexta-feira, que havia ultrapassado o limite autorizado pelas Forças Armadas e avançava para Israel.
"Os militares ordenaram que desse meia volta, mas ele se negou a obedecer, e por isso os disparos de intimidação foram efetuados, seguidos de disparos contra o barco", explicou.
In:Globo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Exército afegão admite primeiras mulheres soldados

O Exército do Afeganistão admitiu nesta quinta-feira (23) as primeiras mulheres em seus quadros, tendo 29 delas se graduado em uma classe de novos recrutas que esperam ajudar as forças do país a assumir o controle da segurança nacional, após a saída das tropas estrangeiras, até 2014.
O presidente afegão, Hamid Karzai, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a ONU estão se empenhando para expandir e treinar o Exército, a polícia e outras forças de segurança do Afeganistão para que possam assumir o comando depois da partida dos militares estrangeiros.
In:Globo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rússia proíbe venda de armamento pesado ao IrãoO Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, proibiu o fornecimento ao Irão de sistemas de mísseis de defes

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, proibiu o fornecimento ao Irão de sistemas de mísseis de defesa antiaérea S-300, carros blindados, aviões, helicópteros e navios de guerra, anunciou esta quarta-feira o centro de imprensa do Kremlin.Segundo ele, isso é feito em cumprimento da resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU de 09 de Junho de 2010. "O decreto proíbe, nomeadamente, a passagem por território da Rússia (incluindo por via aérea), a exportação da Rússia para o Irão, bem como a entrega ao Irão fora do território russo de tanques, carros blindados, sistemas de artilharia de grande calibre, aviões, helicópteros e navios de combate, mísseis ou sistemas de mísseis", informa o centro de imprensa. O documento proíbe também a exportação de peças sobressalentes para esses armamentos e a entrada na Rússia de uma série de cientistas e funcionários iranianos ligados à actividade nuclear do Irão.
In: Correio da Manhã

Afeganistão: 20 talibãs morrem em ataque

Vinte presumíveis talibãs morreram em dois ataques da Força Internacional de Assistência Segurança (ISAF) da NATO no sul e no leste do Afeganistão, de acordo com informações divulgadas esta quarta-feira. A ISAF referiu ainda que nestes ataques não se registaram outras vítimas a não serem os alegados talibãs.
In:correiodamanha

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Afeganistão: Nove soldados morrem em queda de helicóptero

Nove soldados da força internacional da NATO estacionada no Afeganistão perderam a vida esta terça-feira na sequência da queda de um helicóptero no sul do país, anunciou o comando da Aliança Atlântica.Com estas baixas sobe para 529 o número de soldados que perderam a vida só este ano naquele país.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

'Caça' russo despenha-se no Extremo Oriente

Um caça militar russo Su-27 despenhou-se esta segunda-feira no Extremo Oriente devido a falha técnica, mas os pilotos saíram ilesos.
Segundo a agência de notícia russa Ria-Novosti, "os pilotos tiveram tempo de catapultar-se".
A queda ocorreu pelas 13h30 horas locais (03h30 em Lisboa), tratando-se do primeiro voo deste aparelho militar depois de ter sido sujeito a reparações.
O Su-27 é um dos principais aviões da Força Aérea da Rússia, sendo também utilizado pelas forças armadas dos países da Comunidade de Estados Independentes, Índia e China.
In:Correiodamanha