sábado, 3 de outubro de 2009

MOTOGP - Lorenzo supera Valentino Rossi e faz a pole na etapa do Estoril

O espanhol Jorge Lorenzo fez a pole position na etapa portuguesa da MotoGP, prevista para este domingo.Neste sábado, no Estoril, ele marcou 1m36s214, superando seu parceiro de equipe e líder da competição, Valentino Rossi, por apenas 0s260 de diferença. Casey Stoner, que esteve ausente nas últimas três corridas, exibiu excelente forma e ficou com o terceiro lugar na grelha de largada, com 1m36s528. O espanhol Dani Pedrosa larga depois, seguido por Colin Edwards e Randy de Puniet.
globo.com

Nuclear: ElBaradei chega este fim-de-semana a Teerão

O director-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed ElBaradei, chega este fim-de-semana a Teerão para discutir com as autoridades iranianas o programa atómico da República Islâmica, informou um porta-voz da agência da ONU.
ElBaradei discutirá as fórmulas de acesso da AIEA à nova fábrica de enriquecimento de urânio, mantida em segredo até muito recentemente, levando ao regime de Teerão a nova proposta saída das negociações de Genebra no sentido de parte do urânio iraniano ser enriquecido no exterior, provavelmente na Rússia.
O porta-voz da agência não especificou se ElBaradei chega hoje ou domingo a Teerão.
Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Afeganistão: Exército mata 22 talibans

O exército afegão e as forças internacionais mataram ontem à noite 22 talibans no oeste do Afeganistão, revelou esta quarta-feira o Ministério do Interior afegão.
"Durante a última noite, no distrito de Pusht Rod, na província de Farah, além de armas apreendidas durante uma operação conjunta do exército afegão, da polícia afegã e de forças da coligação, 22 combatentes anti-governo foram mortos, 25 feridos e 12 detidos", declarou o Ministério num comunicado.
De acordo com o Ministério, foram ainda apreendidas centenas de milhares de munições, minas e detonadores.
In:Correiodamanhã

terça-feira, 29 de setembro de 2009

EUA: Afegão admite formação para cometer atentado

(Bandeira da al-Qaeda)
O condutor de autocarros Najibulah Zazi, de origem afegã e acusado de conspirar para cometer um atentado contra os EUA "com uma ou várias armas de destruição massiva", declarou-se culpado no tribunal de Nova Iorque.
O condutor, de 24 anos, admitiu ao FBI que recebeu formação no campo de treinos da al-Qaeda no Paquistão para preparar bombas.
Zazi, o seu pai, Mohamed Wali Zazi, e um imã de Nova Iorque, Ahmad Wais Afzali, detidos no passado fim-de-semana, foram acusados de mentir perante o tribunal federal no Colorado.

Afeganistão: Atentado mata 30 civis e fere 39

Feridos por ataque a bomba a autocarro foram atendidos nesta terça-feira (29) num hospital de Kandahar, no Afeganistão. (Foto: AFP)

Um autocarro lotado com civis afegãos foi hoje alvo de uma bomba colocada à beira de uma estrada no sul do Afeganistão, perto da cidade de Kandahar, o que causou a morte de 30 pessoas.
O atentado, que feriu mais 39 pessoas, é mais uma mostra dos riscos para os civis, após oito anos de guerra. Nove mulheres e sete crianças estavam entre os mortos, segundo o chefe de polícia provincial, Sardar Mohammad Zazai.
Os militantes aumentaram para um nível inédito o número de bombas colocadas à beira de estradas com o objectivo de atingir as tropas dos Estados Unidos e da NATO, além de soldados locais. Porém a maioria das vítimas desses ataques acaba por ser civil.
«Os inimigos do Afeganistão estão a instalando minas na principal estrada e a matar mulheres e crianças inocentes», afirmou Zazai.
As tropas dos EUA e da NATO são alvos de críticas pelas mortes de civis, geralmente em ataques aéreos. Porém os norte-americanos acreditam que os talibãs também perderão apoio entre os afegãos devido às mortes de civis causadas pelas bombas colocadas à beira de estradas.
In:DiárioDigital

Explosão no sul das Filipinas mata dois soldados americanos

Destroços d0 veículo militar na estrada nesta terça-feira (29) na cidade filipina de Indanan, na Ilha de Jolo. Dois militares americanos e um filipino morreram no ataque, que foi atribuído a militantes ligados à al-Qaeda. (Foto: AFP)

Dois soldados norte-americanos e um filipino morreram nesta terça-feira (29) na explosão de uma mina na ilha de Jolo, sul das Filipinas, anunciou o Exército filipino.
Dois militares filipinos também ficaram feridos na explosão, ocorrida num posto militar próximo da cidade de Indanan.
In:Globo.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Irão testa míssil de longo alcance

As Forças Armadas do Irão lançaram nesta segunda-feira (28) “com sucesso” um míssil Shahab-3, de longo alcance, durante exercícios militares, informou a rede de TV iraniana em inglês Press-TV.
Os mísseis têm alcance de cerca de 2.000 km, podendo atingir, em tese, Israel, bases norte-americanas no Oriente Médio e parte da Turquia.
In:Globo.com

domingo, 27 de setembro de 2009

Somália - Piratas capturados

Fuzileiros de uma fragata turca pertencente à NATO detiveram ontem sete alegados piratas somalis armados que seguiam a bordo de um pequeno barco ao largo do Golfo de Aden. Refira-se que os piratas somalis acabaram por ser capturados pela fragata turca na sequência de uma perseguição quando se preparavam para atacar um cargueiro em águas do Golfo de Aden.
In:Correiodamanhã

Irão: Lançados mísseis de curto alcance

O Irão lançou esta madrugada dois mísseis de curto alcance, avançou a televisão estatal. Na base deste lançamento estarão exercícios militares que de acordo com as autoridade visam testar as capacidades do exército iraniano.
In:Correiodamanhã