quinta-feira, 8 de julho de 2010

Noruega: Detidos terroristas da Al-Qaeda

Três suspeitos de prepararem ataques terroristas, membros da Al-Qaeda, foram detidos esta quinta-feira de manhã em Oslo, na Noruega.
Os detidos estavam a ser vigiados há mais de um ano e, segundo responsáveis americanos, planeavam atentados com bombas portáteis mas potentes, semelhantes às bombas utilizadas no ano passado, no falhado atentado suicida no metropolitano de Nova Iorque.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Afeganistão: NATO mata soldados afegãos por engano

Seis soldados afegãos perderam a vida na terça-feira na sequência de um ataque aéreo da NATO que visava atingir talibãs.
Os aviões da NATO "atingiram por erro um posto do exército no qual foram mortos seis soldados", indicou à agência noticiosa francesa AFP Nawruz Ali Mohamoodzada, um oficial da polícia da província de Ghazni, onde ocorreu o ataque. No entanto, o ministério da Defesa afegão dá conta de outros números: cinco mortos e dois feridos.
In:Correiodamanha

terça-feira, 6 de julho de 2010

Israel: Soldados castigados por dançarem em patrulha


Um grupo de soldados israelitas vai ser castigado por ter colocado no You Tube um vídeo em que dançavam 'hip hop' enquanto patrulhavam a cidade de Hebron, na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel.
No vídeo vê-se seis soldados a dançarem a música 'Tick Tock' da norte-americana Kesha, quando acaba a chamada para a oração nas mesquitas, numa rua da zona antiga ('Kasbah') da cidade palestiniana.
O título do vídeo é 'Rock no ‘kasbah’ em Herbon' (existe já um tema intitulado 'Rock the Kasbah' da banda britânica Clash).
Segundo o porta-voz do exército israelita, os seis soldados “estavam quase a terminar o serviço militar. Foram obrigados a regressar ao serviço e está a ser estudado o castigo adequado”.
In:Correodamanha

domingo, 4 de julho de 2010

Serviços britânicos investigam rede de 20 agentes russos

Os serviços secretos britânicos MI5 estão a investigar uma possível rede de 20 agentes russos "ilegais", na sequência da recente detenção nos Estados Unidos de 10 espiões a favor da Rússia, anuncia este domingo o ‘The Sunday Times’.
O MI5, serviço contraespionagem, está a investigar a rede de contactos que tinha em Londres Anna Chapman, detida nos Estados Unidos, russa de 28 anos e que esteve casada com um britânico e viveu vários anos no Reino Unido, adianta o jornal.
Anna Chapman foi preso e acusado de espionar o governo E.U. . Fotos: NYPost
Os serviços temem que Chapman - classificada pelo FBI norte-americano como uma pessoa bem treinada para enganar - tenha recrutado uma rede de agentes "adormecidos" (à espera de entrar em actividade) antes de ter abandonado o Reino Unido em 2007. Segundo o ’The Sunday Times’, o MI5 está a averiguar se Chapman tinha contactos com os espiões que trabalham de maneira encoberta como diplomatas na Embaixada da Rússia em Londres.
Os britânicos acreditam que pode haver 35 agentes dos serviços secretos na embaixada da Rússia em Londres e entre 15 e 20 "ilegais", ou seja agentes que não estão abrangidos pelo regime diplomático.
In:Correiodamanha