sexta-feira, 19 de junho de 2009

Voo 447 - Mapa mostra relevo submarino da região de buscas pelos destroços



Imagens mostram topografia da região onde se concentram as buscas pelos destroços do acidente. (Foto: Marinha do Brasil/Diretoria de Hidrografia e Navegação) (Foto: Editoria de Arte/G1)
In:Globo.com

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Voo 447 - Marinha divulga fotos de destroços recolhidos

Peça do Airbus da Air France, recolhida pela Marinha brasileira. A imagem foi divulgada nesta quarta-feira (17). A área de buscas, definida diariamente por estudos de correntes marítimas e ventos, chegou a mais de 19 quilômetros quadrados na terça-feira (16). (Foto: Divulgação/Marinha)
A Força Aérea Brasileira (FAB) atua com dez aeronaves nas buscas por destroços e corpos de vítimas do voo 447. Na segunda-feira (15), a operação superou um total de mil horas voadas por aeronaves brasileiras e estrangeiras. (Foto: Divulgação/Marinha)
Mergulhador auxilia no resgate de destroços do Airbus que fazia o voo 447, da Air France. (Foto: Divulgação/Marinha)
In:globo.com

Gripe A: 13 portugueses a bordo de navio de quarentena

O navio de cruzeiro espanhol Ocean Dream, atracado ao largo da costa da Venezeuela, está de quarentena porque três dos 14 tripulantes foram contagiados com o vírus H1N1. Entre os 749 passageiros a bordo, encontram-se 13 portugueses que, de acordo com a ministra da Saúde, Ana Jorge, se encontram bem.
O Governo Português está em contacto com as autoridades venezuelanas, embora a diferença horária de cinco horas esteja a dificultar as comunicações. Por precaução estão a ser aplicadas todas as medidas sanitárias previstas nos protocolos internacionais para combater a gripe A.
Além dos portugueses e dos venezuelanos, entre os viajantes encontram-se espanhóis, colombianos, argentinos, peruanos, norte-americanos, holandeses, brasileiros, chilenos, panamenses, uruguaios, russos, romenos, franceses, britânicos e um italiano, um belga e um irlandês.
In:Correiodamanha

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Comité Militar da NATO reúne-se em Portugal em Setembro

A próxima reunião do Comité Militar da NATO vai ter lugar em Portugal em «meados de Setembro», disse hoje à agência Lusa fonte do gabinete do chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA).
A mesma fonte adiantou que o encontro será «na região de Lisboa» e que a escolha de Portugal terá sido decidida durante a reunião do Comité Militar da Aliança Atlântica em Sófia, capital da Bulgária, em Setembro de 2008,
O Comité Militar da NATO é o órgão que reúne os chefes das Forças Armadas dos seus 28 países-membros e tem actualmente como 'chairman' o almirante italiano Giampaolo di Paola, que visitou Portugal no passado mês de Março para encontros com o CEMGFA, general Valença Pinto, o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, e o Presidente da República, Cavaco Silva.
In:Diário Digital/Lusa

Gripe A: Dois novos casos confirmados em Portugal

(Clique na Imagem para aumentar)
O Ministério da Saúde confirmou esta quarta-feira dois novos casos do vírus H1N1 em Portugal. Um dos pacientes é uma criança de 10 anos que regressou do Canadá e está internada nos Hospitais Universitários de Coimbra.
Ontem à noite e esta manhã o Ministério da Saúde avançou com a suspeita de 4 novos casos em Portugal, dos quais dois se confirmaram, o que eleva para cinco o número de portugueses infectados com o vírus H1N1.
Os dois novos casos confirmados dizem respeito a uma criança e a um homem com 39 anos que está internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa.
In:Correiodamanha

terça-feira, 16 de junho de 2009

Airbus regressa devido a avaria

Uma fuga de óleo obrigou ontem um avião da companhia aérea açoriana SATA, com 222 passageiros e oito tripulantes a bordo, a regressar a Lisboa. O avião, um Airbus A310, fazia a ligação em voo charter Lisboa-Paris e voltou para trás meia hora depois de ter descolado do Aeroporto da Portela, às 10h45. Um dos passageiros sentiu-se mal e foi retirado do aparelho para receber assistência.
Fonte da companhia diz que se tratou apenas de "um problema técnico, de menor importância", tendo o avião regressado por mera "prudência e precaução", para ser inspeccionado. O certo é que os passageiros acabaram por seguir viagem, às 18h10, num outro avião e com nova tripulação – a mudança de tripulação deve-se às horas de voo acumuladas.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cão provoca acidente aéreo na Indonésia


O piloto de um avião comercial perdeu o controle da aeronave depois que um cachorro atravessou a pista num aeroporto da Província de Papua, na Indonésia.
A bordo do avião estavam 33 pessoas. Não houve feridos.O momento do pouso foi filmado por um vídeo amador.
In:Globo.com

Susto em voo TAP que ia para África

Um voo da TAP com destino à Cidade da Praia, em Cabo Verde, com 82 passageiros a bordo, foi obrigado a regressar a Lisboa, no sábado à noite, devido a uma avaria e após 40 minutos sobre o Atlântico, divulgou o porta-voz da companhia aérea nacional, António Monteiro.
"As causas da avaria não são ainda conhecidas", disse o mesmo responsável, precisando que a avaria ocorreu num Airbus A319. O aparelho encontrava-se ainda ontem a ser reparado, pelo que os passageiros só deverão embarcar hoje para Cabo Verde num outro avião: "Houve uma acumulação de passageiros de dois voos, pelo que seguirão num outro aparelho, um Airbus A 321, com capacidade para 180 pessoas."
In:CorreioManhã

domingo, 14 de junho de 2009

Voo 447 - Corpos que estavam em navio francês estão a caminho do Brasil, diz FAB


Seis corpos encontrados na área de buscas do voo 447 que estavam a bordo de um navio francês estão sendo transportados para o Brasil, informou neste domingo (14) a Força Aérea Brasileira durante entrevista coletiva no Recife.
Os seis corpos estavam a bordo do navio francês Mistral e, por isso, ainda não fazem parte da lista oficial de mortos no acidente com o Airbus, que completa duas semanas.
globo.com

Coreia do Norte ameaça

A Coreia do Norte anunciou que vai prosseguir o seu programa nuclear, apesar de a ONU ter aprovado sanções mais duras após o último ensaio norte-coreano.
Segundo a agência oficial do país, KCNA, o ministro do Exterior afirmou que o país começará com o processo de enriquecimento de urânio e que recorrerá ao plutónio, utilizado em armas nucleares, considerando ainda qualquer "bloqueio" como acto de guerra.
Este ministro do regime de Kim Jong-il avisou que o país "responderá de forma militar" se os EUA e outros países levarem a cabo um "bloqueio" aos seus barcos.
CorreioManhã

Atentado no Paquistão mata oito pessoas

Pelo menos oito pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas em um atentado neste domingo (14) na cidade paquistanesa de Dera Ismail Khan, situada na conflituosa Província da Fronteira Noroeste.
A bomba explodiu no interior de um carro que circulava por um movimentado mercado da cidade, perto do Waziristão do Sul, segundo relatou o oficial do distrito ao canal " Dawn".
In:globo.com

Bin Laden escondido no Paquistão

O director da CIA, Leon Panetta, afirmou esta quinta-feira que os serviços secretos norte-americanos acreditam que o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, está escondido algures no Paquistão e espera que as operações conjuntas com as forças paquistanesas possam levar à sua captura.
Questionado sobre a eventualidade de Bin Laden poder estar escondido no Paquistão, Panetta revelou aos jornalistas que as mais recentes informações recolhidas pelos serviços de inteligência norte-americanos apontam nesse sentido.
O líder da Al-Qaeda, que tem conseguido iludir todos os esforços levados a cabo pelos serviços secretos norte-americanos para o localizar desde os atentados terroristas contra as Torres Gémeas, em Nova Iorque, e o Pentágono, em Washington, em 11 de Setembro de 2001, tem usado vídeos e gravações áudio para mostrar que está vivo.
In:CorreioManhã

Airbus da Ibéria aborta voo

Um novo problema envolvendo um Airbus, o sétimo em cinco dias com aviões daquele fabricante, obrigou ontem um A-320 da Ibéria que ia de Madrid para Copenhaga a regressar ao aeroporto de Barajas 40 minutos depois de ter descolado.
Apesar do susto a bordo e da apreensão em terra, o voo 3304 da Ibéria aterrou sem problemas às 12h40 (menos uma hora em Portugal) em Barajas, de onde tinha descolado rumo à capital dinamarquesa. De acordo com fontes aeroportuárias, o piloto detectou uma avaria no sistema de navegação e, apesar de manter o controlo do aparelho, optou por regressar a Madrid para garantir a segurança dos 190 ocupantes. Em terra, forças de segurança, equipas de emergência médica e bombeiros foram accionados, mas não tiveram de agir.
In:CorreioManhã