sábado, 12 de abril de 2008

Exercício cinotécnico - FAP 2008 Kanicross

Vai realizar-se no período de 28 a 30 de Abril, no Aeródromo de Manobras Nº1 (AM1), Ovar, o exercício cinotécnico "FAP 2008 Kanicross".
Este exercício, que se realiza desde 2004, é composto por 21 obstáculos e provas ao longo de 8 Km de pista e nele participam as Unidades da Força Aérea com meios cinotécnicos, num total de 27 binómios.
Pela primeira vez vai ser aberto a equipas cinotécnicas exteriores à Força Aérea, respectivamente ao Grupo Cinotécnico da PSP e à Secção de Cães Militares da Escola de Tropas Pára-quedistas.

Novo incidente naval entre EUA e Irão no Golfo Pérsico

Um novo incidente naval ocorreu hoje entre um navio da marinha norte-americana e barcos iranianos no Golfo Pérsico, segundo a CNN.
A CNN, que classificou este como um «pequeno incidente», adiantou que o navio de patrulha norte-americana «USS Typhoon» foi cercado por três embarcações iranianas, que começaram a realizar manobras «de provocação em torno do navio norte-americano.
Um dos barcos aproximou-se a menos de 200 metros do «USS Typhoon», obrigando a tripulação a lançar um sinal de alerta, adiantou a CNN.
Um outro incidente naval entre a marinha norte-americana e a iraniana ocorreu no início do ano, aumentando a tensão entre ambos os países.
In Diário Digital

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Celebrações Do 90º Aniversário Da Batalha De LA LYS, Em França

Generais Tamagnini, Hacking e Gomes da Costa

Iniciam-se, em França, na região de Flandres, as comemorações do 90º aniversário da Batalha de La Lys, que contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional (MDN), Dr. Nuno Severiano Teixeira, e do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), General Luís Valença Pinto, assinalando condignamente a ocorrência desta efeméride e imortalizando cerimoniosamente os intervenientes nesta Batalha.
As autoridades francesas serão representadas por Monsieur Jean-Marie Bockel, Secretário de Estado da Defesa, acompanhado pelo General Christian Damay, comandante do Corpo de Reacção Rápida Francesa e pelo prefeito de Pas-de-Calais, Monsieur Caron.
As cerimónias têm início, hoje, dia 11 de Abril, em Lille, com um colóquio na Universidade Charles-de-Gaulle, subordinado ao tema “A participação de Portugal na 1º Grande Guerra” onde participaram, com a mediação do
Embaixador de Portugal, o Ministro da Defesa Nacional, o Secretário de Estado da Defesa Francesa e o director da Universidade Charles-de-Gaulle.
O formato das comemorações do 90º aniversário da Batalha de La Lys foi efectuado de forma a envolver historiadores franceses e portugueses, militares das instituições de ensino superior em Portugal (Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea) e estudantes portugueses dos liceus em França.
O General Luís Valença Pinto irá inaugurar na biblioteca da Universidade Charles-de-Gaulle a exposição fotográfica subordinada ao tema “O Exército Português na I Grande Guerra”, com cerca de 120 quadros, e que estará patente ao público até 30 de Abril.
No dia 12 de Abril ocorrerão as cerimónias militares em que estarão presentes 30 alunos da Escola Naval, Academia Militar e Academia da Força Aérea conjuntamente com militares franceses.
Em Richebourg, no cemitério militar português, será realizada uma homenagem aos mortos com a deposição de uma coroa de flores. Em La Couture, serão depositadas coroas de flores junto ao monumento de homenagem aos mortos. E em Saint Venant, será descerrada uma placa alusiva à efeméride, na casa onde esteve instalado o Estado-Maior do Corpo Expedicionário Português (CEP).
Com a coordenação da Embaixada de Portugal em França serão apresentados trabalhos desenvolvidos durante o ano lectivo, de cerca de 80 alunos que estudam nos liceus Lycée Montaigne Paris, Collège-Lycée Honoré de Balzac Paris e Lycée International de Saint-Germain-en-Laye, subordinados ao tema da participação de Portugal na I Guerra Mundial
A presença nesta cerimónia dos alunos das nossas academias militares portuguesas assim como dos jovens portugueses que estudam em França é de extrema importância para que valorizem os sacrifícios e também os valores que mobilizaram todos aqueles que lutaram e fizeram o seu supremo sacrifício, em prol da paz e da estabilidade que hoje tão naturalmente desfrutam.

Eslováquia - Contestada venda de mísseis ao Sri Lanka

Um grupo demonitorização de venda de armamento disse ontem estar preocupadocom a venda de 10 milmísseis eslovacos ao Sri Lanka, por receio que sejam usados contra civis na sua luta interna contra os separatistas Tamil, que dura há já 25 anos.
Para o Saferworld, esta troca comercial viola o “espírito ético do Código Europeu de Conduta da Exportação de Armas”. A entrega dos mísseis na capital, Colombo, estava prevista para ontem.
In http://www.meiahora.pt/

Paquistão: Confrontos fazem dez mortos

Os confrontos entre apoiantes e adversários do Presidente paquistanês, Pervez Musharraf, causaram na quarta-feira dez mortes, em Carachi, e são resultado de uma conspiração contra o novo governo.
A nova oposição, que boicotou a sessão do Parlamento prevista para hoje, quinta-feira, acusa o governo de coligação, saído das eleições legislativas do passado dia 18 de Fevereiro e dirigido pelo Partido do Povo Paquistanês (PPP) ao qual pertencia a ex-primeira ministra Benazir Bhutto, que foi vítima de um atentado, pela prática da alegada conspiração.
No fim das manifestações de advogados a favor e contra Pervez Musharraf, vários veículos e edifícios foram incendiados ontem em Carachi, cidade portuária e capital económica do Paquistão. Pelo menos sete advogados perderam a vida quando o escritório onde se encontravam foi consumido pelas chamas e outras três pessoas morreram na sequência de balas perdidas.
As autoridades já abriram um inquérito para apurar responsabilidades.

Presos enforcados no Japão

Pelo menos quatro homens condenados à morte foram enforcados esta quinta-feira, no Japão, pela prática de um ou mais homicídios.
Um dos condenados, Kaoru Akinaga, 61 anos, foi condenado por ter tirado a vida a duas pessoas, entre as quais uma idosa de 81 anos com quem tinha um conflito de propriedade.
Enquanto esteve preso, Kaoru Akinaga escreveu poemas onde manifestava os seus remorsos e descrevia a vida de um homem que apenas aguardava pela morte sentenciada.
Estas quatro mortes sobem para sete o números de execuções realizadas no Japão desde o início do ano. O Japão e os EUA são os únicos e grandes países industrializados a determinar e praticar a pena de morte.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Mianmar - Junta Militar anuncia plebiscito constitucional a 10 de Maio

A Junta Militar de Mianmar (antiga Birmânia) anunciou hoje que a 10 de Maio será realizado o plebiscito sobre o texto da Constituição, criticada pelos grupos da oposição, que consideram que garante a permanência dos militares no poder.
Em comunicado emitido pela televisão, a Junta Militar' presidida pelo general Than Shwe, disse que a data foi anunciada depois de serem concluídos os preparativos pedidos à comissão para a realização do plebiscito.
In Diário Digital

Dois israelitas e três palestinianos morrem em ataques na faixa de Gaza

Dois civis israelitas e três milicianos palestinianos morreram hoje em confrontos armados na Faixa de Gaza, indicaram fontes de segurança dos dois lados da fronteira.
Os dois civis foram baleados por um grupo de milicianos palestinianos que atacaram hoje a passagem fronteiriça de Nahal Oz, numa ofensiva que deixou também pelo menos dois feridos, disseram as fontes militares israelitas.
Um porta-voz do Exército disse que «terroristas entraram na zona de depósitos de combustíveis da passagem e dispararam contra os civis na instalação».
Aquela passagem permite a entrada do abastecimento de combustível à Faixa de Gaza.
Em comunicado conjunto divulgado na Faixa de Gaza, a Jihad Islâmica, os Comités Populares da Resistência e as Brigadas Mujahedin, vinculadas ao Fatah, assumiram a autoria do ataque e garantiram que os seus homens tinham conseguido regressar à zona segura.
No entanto, pouco depois, um helicóptero israelita disparou um foguete contra um carro onde seguiam milicianos islâmicos no bairro Zeitoun, na Cidade de Gaza, ataque no qual morreram os três milicianos que se encontravam no veículo.
O incidente também deixou cinco feridos.
Desconhece-se ainda se há relação entre os dois factos, porque o comunicado palestiniano afirma que os autores do ataque em Nahal Oz escaparam sob o fogo de helicópteros.
Também hoje, um miliciano palestiniano e um soldado israelita morreram em combates no sul da Faixa de Gaza, durante uma incursão do exército israelita.
In Diário Digital

Força Aérea - Helicópteros «Puma» forçados a regressar ao activo

Tudo porque há atrasos no fornecimento de peças de substituição dos novos «Merlin» que os impedem de voar.
Ao todo foram 12 os modernos Merlin adquiridos pelo Estado português, num investimento de cerca de 300 milhões de euros. Mas ao fim de dois anos ao serviço da Força Aérea, apenas 5 destes helicópteros estão operacionais
O desempenho desta frota está comprometido devido a problemas com os contratos de manutenção dos aparelhos. O fornecimento de peças de substituição tem sofrido atrasos demasiado longos. Até agora a solução tem passado pela retirada de peças de uns helicópteros para os outros. Um cenário que num futuro próximo poderia vir a comprometer as missões de busca e salvamento.
O último recurso da força aérea passa então por recuperar os velhinhos «Puma». Em curso está uma avaliação técnica e operacional destes helicópteros que determinará se estão ou não aptos para novos serviços operacionais.
A Força Aérea diz no entanto não poder confirmar quantos destes aparelhos serão testados e eventualmente enviados para a Base Aérea nº4, nos Açores. Depois de dois incidentes com os Merlin devido a problemas nos rotores, os «Puma», que já voavam na guerra colonial e que estavam agora ditados ao armazenamento, estão a um passo de voltar à acção.
In TVI

Irão instala 6.000 centrifugadoras

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, anunciou ontem a instalação de 6.000 novas centrifugadoras para o enriquecimento de urânio na central de Natanz, no centro do país. Segundo a televisão estatal, Ahmadinejad fez este anúncio durante a visita que efectuou às instalações de Natanz, onde o Irão já tinha posto em funcionamento 3.000 centrifugadoras, em desrespeito pelas exigências da comunidade internacional de que abandone o seu programa de enriquecimento de urânio.
A agência de notícias IRNA frisou que em Natanz “os cientistas iranianos estão a desenvolver uma nova geração de centrifugadoras”. A visita de Ahmadinejad a essas instalações nucleares coincidiu com a celebração do «Dia Nacional de Energia Atómica», que comemorou o primeiro aniversário do anúncio de Ahmadinejad do início da produção de combustível nuclear a nível industrial. O Irão, que insiste em que o seu programa nuclear se destina a fins pacíficos, tinha garantido que o seu objectivo era colocar em funcionamento 50.000 centrifugadoras em Natanz, e rejeitado a proposta do ocidente de incentivos económicos em troca do abandono de enriquecimento de urânio, matéria de uso militar e civil.
In http://www.oprimeirodejaneiro.pt/

México - Abelhas atacam polícias

Pelo menos 70 policias foram hospitalizados na passada segunda-feira, na sequência de um ataque de abelhas africanas que invadiram as instações de uma carreira de tiro da policia, no sul do México.
O ataque ocorreu na região de Tapachula, Chiapas, quando um policia disparou e atingiu uma colmeia. Dez dos setenta policias picados pelas abelhas encontram-se em estado grave.
As abelhas africanas, uma espécie híbrida também apelidada de “assassina”, descendem das sul-africanas importadas em 1956 para aumentar a produção de mel no Brasil.

Moçambique: contentor com 155 imigrantes ilegais, 1 morto

A polícia moçambicana interceptou domingo na província de Tete, centro de Moçambique, um camião que transportava um contentor com 155 imigrantes ilegais oriundos da Somália e Etiópia, um dos quais já estava morto.
De acordo com o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, o camião transportava imigrantes provenientes de um campo de refugiados de Malaui e foi interceptado quando os passageiros, já debilitados devido ao calor que se fazia sentir dentro da viatura, pediram socorro próximo de um posto policial, no distrito de Changara, a 20 quilómetros da cidade de Tete.
Um dos estrangeiros ilegais foi encontrado morto, enquanto outros estavam fisicamente debilitados, resultante das longas horas de viagem, da fome, falta de água e difíceis condições de respiração dentro do contentor.
Tete é a cidade mais quente do país, com temperaturas que chegam a atingir até os 45 graus Celsius.
Pedro Cossa afirmou que após ter sido interceptado, os agentes da polícia ouviram gritos dos passageiros que eventualmente reclamavam estarem a ser asfixiados devido às condições desumanas no camião, cujo motorista se pôs em fuga.
CONTINUA ...
In Diário Digital

Afeganistão - Ataque talibã mata

O Ministério do Interior afegão informou ontemque rebeldes talibãmataram 17 operários que trabalhavam nas obras de uma estrada na província deZabul, Sul do país. As forças da coligação internacional contra-atacaram, adiantaram as autoridades, matando sete insurgentes e ferindo ainda outros 12. Umporta-voz
talibã confirmou à AFP, por telefone, a responsabilidade pelos ataques na província fronteiriça como Paquistão.

Terroristas da ETA vêm a Portugal

A Europol confirma todas as suspeitas e, no seu relatório anual de 2007 sobre a situação do terrorismo na Europa, revela informações que lhe foram adiantadas pelas autoridades portuguesas: houve de facto um aumento das actividades da ETA no nosso país durante os últimos seis meses do ano passado. E o objectivo principal, segundo a agência policial europeia, é "aluguer de viaturas posteriormente utilizadas em operações" bombistas da organização separatista basca.
O aumento de actividade de elementos do grupo terrorista em Portugal foi considerado "inusual" pelas autoridades nacionais. E "poderá ser uma tentativa de evitar a detecção pelas forças da ordem espanholas e francesas" – embora a Europol realce a importância da criação das equipas mistas luso-espanholas de investigação. "Será agora necessária uma colaboração mais estreita com Portugal", disse o director da agência europeia na conferência de imprensa, em Bruxelas, onde o relatório foi apresentado.
O mesmo documento indica que a ETA poderá estar a mudar os métodos de recrutamento, utilização de explosivos e actuação, como forma de iludir os controlos tradicionais. Com informações de Madrid e outras polícias europeias, Max-Peter Ratzel revelou a utilização recorrente de explosivos artesanais e a emissão de vídeos para seduzir recrutas.
De qualquer forma, o director da Europol alerta para o "perigo" de se pensar que a ETA pode estar debilitada. "O que há são só mudanças no modus operandi". Por informações de Paris, concluiu-se que França continua a ser "base logística" dos terroristas.

PORMENORES
AMEAÇAS DE MORTE

A principal fonte de financiamento dos terroristas no País Basco é um imposto revolucionário – extorquido a empresários sob ameaças de morte. A Europol admite no relatório que a ETA "continua a ter importantes fontes de receitas".
DEZ ATENTADOS
A ETA reivindicou no ano passado uma dezena de atentados em Espanha e França, onde um elemento da Guardia Civil espanhola foi morto, assim como o mais recente, em vésperas de eleições em Espanha, que vitimou um ex-dirigente do PSOE.
CAPTURADOS
Em 2007 foram capturados 1044 terroristas na União Europeia – 548 de organizações separatistas, 201 de organizações islamitas, 48 de extrema-esquerda e 44 de extrema-direita.
In Correio da Manhã

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Portugueses infectados com Dengue

Dois cidadãos portugueses estão internados com a febre do dengue, confirmou à Antena 1 fonte da Direcção-Geral de Saúde (DGS). Os dois portugueses estiveram recentemente no Rio de Janeiro e em Fortaleza onde contraíram a doença. O estado clínico dos dois doentes é estável.
Os dois portugueses começaram por sentir dores musculares e manchas na pele quando chegaram a Portugal depois de uma semana de férias no Brasil. A DGS esclarece que não há perigo para os restantes passageiros do avião, uma vez que a doença só se transmite através de picada de mosquito.
O período de recuperação dos dois turistas será, em princípio de duas semanas. Após a primeira fase, a recuperação deverá ocorrer em casa.

Austrália - Jovens atacam escola com facas e tacos de basebol

Cinco adolescentes atacaram esta segunda-feira com facas de mato e tacos de basebol uma escola pública em Sidney, na Austrália, escreve o site espanhol 20 Minutos. O ataque provocou ferimentos leves em 18 estudantes e num professor.
Os jovens, que tinham entre 14 e 16 anos, invadiram uma assembleia escolar no centro educativo de Merrylands. Em poucos minutos, os adolescentes, que não eram alunos da escola, partiram as janelas das salas e ainda agrediram na cabeça um professor que os tentou impedir.
Os cinco ainda conseguiram causar mais alguns estragos até à chegada das forças de segurança, que os detiveram imediatamente. A escola ficou fechada durante o resto do dia.

Iémen: Al-Qaeda ataca complexo residencial

Uma fonte das forças de segurança iemenitas informou que a rede terrorista Al-Qaeda reivindicou, num comunicado difundido esta segunda-feira, um ataque com morteiros perpetrado ontem contra um complexo residencial para cidadãos ocidentais na capital do Iémen, Sanna.
“A Al-Qaeda difundiu um comunicado a reivindicar o ataque”, anunciou uma fonte oficial, sem adiantar mais pormenores, sendo que o site islamista habitualmente usado pela rede terrorista para difundir este tipo de comunicados não apresentou até agora qualquer referência ao mesmo.
De acordo com as autoridades iemenitas, foram lançados três morteiros contra o complexo residencial no bairro de Hadda, na zona sudoeste de Sanaa. As explosões, que partiram os vidros das janelas de vários edifícios, não causaram vítimas.

Novo grupo de operações especiais - Polícia americana inspira unidade de elite da PSP

A nova Unidade Especial da PSP (UEP) será idêntica às SWAT Team americanas. Vai ter equipas mistas, constituídas por agentes com várias especialidades de elite, com a finalidade de intervirem com violência e eficácia em todas as situações de risco considerável.
As equipas SWAT (Special Weapons and Tactics) existem nos Estados Unidos há pouco mais de 40 anos. A primeira unidade do género foi criada em Los Angeles, cidade do estado norte-americano da Califórnia, e teve como objectivo o controlo de motins.
No âmbito da nova lei orgânica da PSP, o Ministério da AdministraçãoInterna (MAI) apostou na criação de equipas semelhantes. A nova Unidade Especial de Polícia foi, por isso, pensada como estrutura de comando único, que irá juntar o Grupo de Operações Especiais (GOE), o Corpo de Intervenção (CI), o Centro de Inactivação de Explosivos e Segurança em Subsolo (CIEXSS), o Corpo de Segurança Pessoal e o Grupo Operacional Cinotécnico.
No total serão mais de dois mil homenscomandados, como o CM já noticiou, pelo intendente Manuel Magina da Silva. O antigo comandante do GOE passou os últimos meses à frente do departamento de formação da Direcção Nacional da PSP. No entanto, mal foi empossado, o novo director nacional da PSP, superintendente-chefe Oliveira Pereira, não hesitou em nomear o intendente Magina da Silva como comandante da nova Unidade Especial da PSP – que vai ficar aquartelada na Quinta das Águas Livres, em Belas, nos arredores de Lisboa.
Falta pouco para que esta unidade tenha existência concreta. Já está prevista na nova lei orgânica que, em breve, deverá ter os decretos regulamentares publicados em Diário da República.
Quando tal acontecer, a aposta do comando da UEP será, apurou o CM, juntar nas mesmas equipas de intervenção, por exemplo, especialistas em operações especiais, inactivação de explosivos e manutenção da ordem pública. De acordo com os objectvos da missão, requisitada ao comando da Unidade pelos comandos distritais da PSP, dependerá a constituição de cada equipa chamada a intervir. Está para já estabelecido que os grupos empenhados nas missões serão, na maior parte dos casos, constituídos por oito a dez agentes.
Cenários de sequestros com tomadas de reféns, detecção de explosivos, detenção de suspeitos considerados perigosos e segurança a outras forças policiais são exemplos de situações concretas que a UEP vai enfrentar. Dependendo das exigências, cada equipa terá a presença de elementos de cada uma das subunidades da UEP. O GOE, por exemplo, está a apurar o treino de atiradores furtivos (snipers) de apoio a elementos do Corpo de Segurança Pessoal em situações de impasse envolvendo altas individualidades. Este tipo de intervenção começou já a ser testado e, soube o CM, com sucesso. Na área da Divisão de Sintra, a Direcção Nacional da PSP criou Equipas de Reacção Táctica, que juntam em patrulha agentes do GOE e do CI.
DIVISÃO DE SINTRA FOI EMBRIÃO
O aumento da criminalidade no concelho de Sintra levou a Direcção Nacional da PSP a apostar no reforço da unidade responsável pelo patrulhamento na zona. Assim, e por determinação do novo director nacional, superintendente-chefe Oliveira Pereira, foram criadas as Equipas de ReacçãoTáctica (ERT) – unidades com, no máximo, dez agentes. Os elementos das ERT foram escolhidos a partir do efectivo do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Corpo de Intervenção (CI). Começaram a patrulhar várias freguesias do concelho de Sintra na época da Páscoa. O êxito, ao que o CM apurou, foi imediato. A dissuasão de crimes de furto, roubo por esticão e assaltos à mão armada levaram à redução dos índices de criminalidade no concelho. Inicialmente pensadas só para a época da Páscoa, as ERT mantêm--se a patrulhar o concelho de Sintra. Estas equipas deverão, em breve, passar a patrulhar também o concelho da Amadora.

Timor: «Culpados têm de entregar as armas», dizem EUA

O secretário de Estado adjunto norte-americano para a Ásia Oriental-Pacífico afirmou hoje em Díli que «é importante que os culpados (pelo 11 de Fevereiro) entreguem as armas».
Christopher R. Hill falava aos jornalistas após um encontro com o Presidente da República interino, Fernando «La Sama» de Araújo, no final de uma visita de dois a Timor-Leste.
«O Presidente interino falou-me de assuntos específicos relacionados com os acontecimentos de 11 de Fevereiro», declarou Christopher R. Hill.
«Não estou neste momento em condições de adiantar o que aconteceu», respondeu o diplomata dos EUA sobre a natureza do duplo ataque liderado pelo major Alfredo Reinado.
«Ouvi, naturalmente, algumas explicações para o que se passou e as implicações» dos ataques contra o Presidente José Ramos-Horta e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, referiu.
«O importante é continuarmos o esforço para que os culpados entreguem as armas e se rendam e permitir ao país seguir em frente», defendeu o governante norte-americano no Palácio das Cinzas.
CONTINUA ...

domingo, 6 de abril de 2008

Avião da BA aterrou de emergência na Irlanda

Um avião da companhia britânica British Airways que fazia a ligação entre Londres e São Francisco teve que efectuar uma aterragem de emergência em Shannon, na Irlanda, este sábado. Um jornalista da estação de televisão Sky News, que seguia a bordo, relatou que todas pessoas estão a salvo e o aparelho parece não ter ficado muito danificado. Uma alerta de avaria no sistema hidráulico obrigou o avião a voltar para trás e a despejar grande parte do combustível, antes de aterrar no aeroporto de Shannon.
In SicOnline

Fuga de radioactividade em Espanha

A central nuclear espanhola situada em Asco, na Catalunha, detectou a presença de partículas radioactivas no exterior das instalações, informou sábado o conselho nacional de segurança nuclear de Espanha (CSN). A central tinha informado na sexta-feira a CSN da presença das partículas no exterior e no interior, atribuindo a contaminação às operações de limpeza efectuadas após o reabastecimento do combustível nuclear efectuado em Setembro de 2007.
A radioactividade no exterior da central já “foi reduzida” mas “poderá ter contaminado trabalhadores, assim como águas das redondezas, apesar de em limites bastante inferiores às normas” em vigor, diz o comunicado do CSN. A organização ecologista Greenpeace denunciou “altos níveis de contaminação” fora da central e pediu também explicações à CSN. A Asco é uma das sete centrais nucleares espanholas.
In SicOnline

Colombia - Libertem Ingrid Betancourt

Pelo terceiro dia consecutivo, milhares de colombianos manifestam-se nas ruas de Bogotá para exigir aos guerrilheiros das FARC a libertação de Ingrid Betancourt e dos outros 2.080 reféns.

A ex-candidata presidencial está detida há seis anos, e o seu estado de saúde agrava-se, nos últimos dias um médico desmobilizado das FARC garantia que Ingrid Betancourt sofre de várias doenças.