sexta-feira, 14 de novembro de 2008

RD Congo - Recrutadas mais crianças-soldados

No Congo, por causa da escalada da guerra está a aumentar o número de crianças-soldados recrutadas à força. As agências humanitárias garantem que antes do agravamento dos combates, em Agosto, havia pelo menos três mil crianças obrigadas a combater. Mas, agora serão muitas mais. A situação pode piorar ainda, já que o conflito congolês ameaça converter-se de novo numa guerra entre vários países africanos.
Organizações como a britânica «Save the Children» garantem que nos últimos meses aumentou muito o número de crianças congolesas raptadas pelas milícias envolvidas na guerra. Aparentemente não só pelos rebeldes tutsis, que combatem às ordens do general Laurent Nkunda, mas também por milícias como os guerrilheiros mai-mai, aliados do exército de Kinshasa.
Há relatos de escolas inteiras onde os alunos foram sequestrados. O objectivo é usar estas crianças para o transporte de todo o tipo de cargas, para combaterem de arma em punho e até para abusos sexuais.
A situação no terreno agrava-se a cada diz que passa e isso está a ser sentido pelas populações civis, que tentam a todo o custo deixar o Kivu Norte, a região Oriental palco destes combates. Milhares de congoleses fugirem para o vizinho Uganda, andando semanas inteiras a pé, levando ás costas os filhos e tudo o que conseguiram trazer de casa.
As Nações Unidas, cuja força de paz não conseguiu evitar o reacender da guerra, tentam agora ajudar os 250 mil congoleses deslocados. Na quarta-feira, o PROG alimentar mundial recebeu no Porto de Goma uma remessa de ajuda. A Cruz Vermelha Internacional distribuiu também kits de sobrevivências nos campos de refugiados em redor da cidade.
Sobreviver apenas é por estes dias o único e difícil objectivo destas populações, numa altura em que a guerra, que devastou o Congo entre 1998 e 2003 e envolveu nove países da região, ameaça regressar em força.
TVI

Paquistão - Rebeldes mortos por mísseis

Pelo menos dez rebeldes morreram esta sexta-feira depois de terem sido atingidos com mísseis, alegadamente norte-americanos, numa zona tribal paquistanesa, segundo o responsável dos serviços de segurança do país.
“Dois mísseis, lançados por um avião sem piloto, destruíram uma casa num distrito tribal do Waziristão do Norte, matando pelo menos dez combatentes”, afirmou a mesma fonte.
CorreioManhã

Bin Laden está vivo mas isolado

O director da CIA, Hayden, afirmou esta sexta-feira que Osama Bin Laden ainda está vivo mas encontra-se afastado das operações diárias da Al-Qaeda, organização terrorista que o próprio criou e cuja influência em África e no Médio Oriente está a amplificar.
“Posso garantir – apesar de ter havido especulação na imprensa que indicava o contrário – que a procura por Bin Laden continua no topo da lista de prioridades da CIA”, disse Hayden, dando a entender que o responsável da Al-Qaeda está escondido na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão e que é um “ grande desafio de vigiar cada quilómetro quadrado dessa região perigosa e inóspita”.
Hayden referiu ainda que os serviços secretos americanos impediram um ataque terrorista semelhante ao que ocorreu a 11 de Setembro de 2001.
Sem dar pormenores, fontes dos serviços secretos, citadas pela estação televisiva ABC, suspeitam que o responsável se referia e um ataque com aviões de passageiros em Londres, em 2006.
Por fim, o director da CIA garantiu que os grupos filiados na Al-Qaeda nas Filipinas, Indonésia e Arábia Saudita foram desmantelados, porém as células da organização continuam a surgir noutros locais.
CorreioManhã

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Afeganistão - Ataques matam três soldados de forças internacionais

Três soldados das forças internacionais (dois britânicos e um norte-americano) morreram, nas últimas 24 horas, no Afeganistão. Os militares foram vítimas de atentados.
Um dos ataques foi desencadeado por um suicida, ao volante de um carro carregado de explosivos, contra uma coluna militar. Além de um soldado norte-americano, morreram ainda 18 civis. Um elevado número de vítimas, já que a coluna militar norte-americana passava perto de um mercado.
Este atentado, no Leste do Afeganistão, na província de Jalalabad, acontece poucas horas depois de um outro, contra uma patrulha britânica. Dois marines morreram depois do veículo em que seguiam ter sido atingido por uma bomba colocada na estrada.
TVI

Afeganistão

Irão anuncia teste de projéctil com alcance de dois mil km

O Irão anunciou, hoje, ter testado um míssil terra-terra de "nova geração" com um alcance próximo de dois mil quilómetros. O míssil, denominado Sejil, tem "dois andares com dois motores, utiliza combustível sólido combinado e possui capacidades extraordinárias", declarou o ministro da Defesa iraniano, Mostapha Mohammad Najar, na televisão estatal.
sic

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Faro - Apreendidas mais três toneladas de haxixe

A Polícia Judiciária (PJ) de Faro deteve terça-feira dois homens por suspeita de tráfico de droga e apreendeu cerca de três toneladas de haxixe, elevando para cinco toneladas a quantidade desta droga apreendida recentemente no Algarve.
A operação decorreu na zona de Tavira e resulta de mais de um ano de investigações, diz a Judiciária em comunicado, que acrescenta que a droga daria para mais de cinco mil doses individuais.
Além da detenção dos suspeitos, de 18 e 22 anos, e da apreensão da droga, as autoridades apreenderam ainda dois carros utilizados no tráfico, ambos com matrícula estrangeira.
Destak

Polícia - Estatuto Profissional em discussão

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia realiza, esta quarta-feira, o primeiro de três encontros para discutir um ante-projecto que poderá alterar, em 2009, o Estatuto destes profissionais.
As alterações são há muito esperadas pelos profissionais da polícia. No entanto, o documento entregue pelo Governo aos sindicatos em Setembro está longe de reunir consenso. De acordo com os sindicatos, o documento contém demasiados deveres e poucos direitos, além de não fazer referência a suplementos ou remunerações.
TVI

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brasil - Grupo arrasa esquadra da polícia com dinamite

Um grupo de criminosos arrasou uma esquadra de polícia brasileira com dinamite. O ataque aconteceu na segunda-feira de madrugada, em Botucatu, no Estado de São Paulo.
Os criminosos derrubaram a porta da esquadra, roubaram as armas que estavam lá dentro e levaram 100 quilos de marijuana e 23 de cocaína.
Depois, os suspeitos deitaram fogo aos registos policiais colocaram ainda uma carga de dinamite no edifício. A explosão arrasou a esquadra por completo.
TVI

Rússia - Mortos por asfixia

Um acidente num submarino nuclear russo fez ontem pelo menos vinte mortos e 21 feridos. Os contornos do caso não são inteiramente claros, mas fontes oficiais afirmam que tudo aconteceu depois de os sistemas de combate a incêndios dispararem por acidente, asfixiando 17 funcionários civis da empresa construtora do submarino e três marinheiros.
O acidente é o mais mortífero em submarinos russos desde a explosão do ‘Kursk’ no fundo do Mar de Barentes em 2000 e aconteceu durante testes de um novo submarino nuclear no Mar do Japão.
O Kremlin não confirmou a identificação do submarino acidentado, mas fontes no porto de Vladivostok, sede da frota do Pacífico, afirmam tratar-se do ‘K-152 Nerpa’, da classe Akula, a mais avançada da frota russa.
O porta-voz da Marinha russa, capitão Igor Dygalo, assegurou que o reactor nuclear não sofreu danos e que não há fuga de radiação.
"Os resultados das investigações preliminares revelam que as mortes aconteceram por inalação de gás fréon", afirmou o gabinete do procurador-geral. Aquele gás é usado nos sistemas de extinção de incêndios e actua por eliminação do oxigénio do ar.
Uma das questões que se põem é por que razão o pessoal de bordo – na altura havia 208 pessoas no submarino, quase três vezes mais do que a tripulação normal – não recorreu às máscaras antigás disponíveis nos submarinos. "É possível que algumas pessoas tenham demorado a colocar as máscaras ou nem mesmo tivessem acesso a elas", explicou Ruslan Pukhov, director do Centro para Análise de Estratégias e Tecnologias.
Há também dúvidas quanto ao número de vítimas. As mulheres de alguns tripulantes afirmam não ter recebido notícias dos maridos, apesar de os nomes não constarem das listas de mortos e de feridos.
Para alguns analistas, este novo acidente revela que a capacidade militar russa está longe de poder dar resposta aos desejos de afirmação política e estratégica do Kremlin.
CorreioManhã

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Amadora - Alerta de gás pimenta numa escola

A escola EB 2+3 Cardoso Lopes, na Amadora, passou, esta segunda-feira por momentos de grande ansiedade, na sequência de um alerta de gás pimenta. O produto terá sido lançado no pavilhão da escola.
Uma funcionária foi transportada para o hospital. Vários alunos estão a ser assistidos por equipas médicas. Ao todo, de acordo com o que conseguiu apurar a repórter da TVI no local, foram afectadas 19 crianças. Os sintomas passam por irritação nos olhos e na garganta.
O INEM já fez saber que vai manter-se por mais algumas horas na escola.
TVI

Iraque - Duplo atentado em Bagdad faz 28 mortos

Pelo menos 28 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em dois atentados sucessivos ocorridos esta segunda-feira de manhã, num mercado de Adhamiyah, um bairro sunita de Bagdad. Um automóvel armadilhado explodiu cerca das 08:00 (05:00 em Lisboa) junto ao mercado.
Quando chegavam ao local, para socorrer as vítimas do primeiro atentado, as equipas de socorro foram alvo de um suicida que fez de explodir o cinto de explosivos que transportava. Isto, na mesma altura em que um autocarro de transporte de estudantes passava pelo local.
Adhamiyah é um enclave sunita, num sector maioritariamente xiita do Este de Bagdad. A zona foi palco de violentos combates nos últimos anos.
TVI