sábado, 8 de setembro de 2007

Militar baleado nos "rangers"


Um militar do Centro de Operações Especiais (COE) de Lamego foi ontem alvejado por um colega dentro do quartel. Conduzido ao hospital da cidade, o 1.º -cabo Lopes, de 23 anos, foi sujeito a uma intervenção cirúrgica para extracção do projéctil que se alojou na perna esquerda estando livre de perigo. O alegado agressor foi detido e isolado, no quartel de comando dos 'Rangers', devendo ser entregue para interrogatório à Polícia Judiciária Militar, no Porto.
Em declarações ao JN, o comandante da unidade, coronel Martins Pereira, confirmou que o incidente terá ocorrido por volta das 11 horas, no quartel da Cruz Alta, um dos três edifícios militares afectos ao COE de Lamego. Um alegado "desentendimento" entre os dois militares terá estado na origem da agressão com arma de fogo.
"Estavam a preparar-se para ir de fim de semana quando um deles sacou de uma arma de defesa, sua propriedade, disparando sobre o colega", relatou o comandante da unidade.
Sónia Exposto, chefe da equipa de Urgências do Hospital de Lamego, informou que a vítima apresentava três orifícios na coxa da perna esquerda, tendo-lhe sido extraída uma bala. O militar recebeu ainda tratamento a três feridas incisas na face - uma na região frontal e duas na temporal. Teve alta ao meio da tarde, altura em que regressou ao quartel.
O JN apurou, junto de militares do COE, que as desavenças entre agressor e agredido eram antigas e constantes. Sob anonimato, referem que o alegado agressor, 2.º-cabo na unidade, teria já apresentado uma queixa ao comando a denunciar maus tratos. "Há cerca de meio ano foi instruído um processo disciplinar ainda sem resultados", acrescentaram.
Texto de: Teresa Cardoso e Liliana Rodrigues
In:

Terrorismo - Iraque: Pelo menos nove mortos em atentado em Sadr City


Pelo menos nove pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas na explosão de um carro armadilhado em Sadr City, um subúrbio xiita de Bagdad, informaram hoje fontes policiais e médicas.
A explosão ocorreu na tarde de sábado perto de um mercado deste bairro dominado pela milícia do líder radical xiita Moqtada al-Sadr, acrescentaram as mesmas fontes.
In:

Terrorismo - Atentado suicida causa 28 mortos e 30 feridos na Argélia

O número de vítimas do atentado terrorista ocorrido hoje na cidade argelina de Dellys, na Cabília, ascende a pelo menos 28 mortos e três dezenas de feridos, segundo um novo balanço fornecido pela polícia.

O ataque, realizado por um bombista suicida com um camião armadilhado contra um quartel da Marinha de guerra argelina, matou marinheiros e civis, segundo a mesma fonte.
Testemunhas do incidente indicaram que a explosão foi de grande violência e que os prejuízos são consideráveis.
O alvo foi um aquartelamento da guarda naval argelina, situado perto do porto desta localidade balnear.
O atentado foi atribuído ao grupo terrorista Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI) e ocorreu cerca de 24 horas depois de um outro ataque contra uma comitiva presidencial, quinta-feira passada, na cidade de Batna, onde morreram 22 pessoas e foram feridas outras 107.
O atentado de hoje foi semelhante a outro ocorrido em Julho passado na cidade de Lakhadaria, onde um terrorista suicida lançou um camião carregado de explosivos contra instalações militares, matando dez soldados.
In:

HUMOR

Quando a janela abrir não clique para a aumentar, deixe-a do tamanho que está!!! Muito engraçado...

Don't maximize the window!!

A Montanha pariu um Rato - Suspeitos de matar e esconder Maddie

Kate e Gerry são formalmente suspeitos da morte e da ocultação do cadáver de Madeleine. O sangue encontrado no carro do casal, que só foi alugado 25 dias depois de a menina ter desaparecido, fez mudar todo o cenário. A convicção da Polícia Judiciária é agora de que foram os pais que mataram a criança, esconderam o corpo e depois simularam o rapto.

Gerry e Kate negam-no e consideram as acusações “absurdas”. Mas não conseguem contrariar a cadência de provas, ainda que circunstanciais, que a polícia tem reunido nas últimas semanas. Tudo aponta para a morte da criança no apartamento e para o facto de o cadáver ter sido sucessivamente mudado de local. O que poderá explicar a existência de sangue de Maddie no carro, que poderia ter sido obtido por contaminação, por exemplo de uma peça de roupa que a menina vestisse no momento da morte.

No entanto, sem que seja encontrado o corpo, dificilmente as autoridades avançam para outras medidas de coacção. Querem evitar a repetição do caso Joana e a chuva de críticas e até de suspeições que então se levantaram. O facto de se tratar de dois cidadãos britânicos também leva a Polícia Judiciária a assumir atitudes de alguma contenção. As diligências são precedidas de todos os cuidados, de forma a não ferir “susceptibilidades internacionais”.
Leia mais em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=257082&idselect=181&idCanal=181&p=0
In: Correio da Manhã

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Terrorismo - Site islâmico anuncia novo vídeo de Bin Laden

Um site islâmico noticiou que Osama Bin Laden vai divulgar um novo vídeo «em breve», de forma a celebrar o sexto aniversário dos ataques do 11 de Setembro nos Estados Unidos .


O site divulgou uma fotografia - que é, aparentemente, um frame do vídeo - em que Bin Laden aparece mais velho do que se vê nas suas imagens mais divulgadas.
O al-Sahab, grupo militante responsável pelo site, não forneceu detalhes sobre a data de divulgação do vídeo.
Osama Bin Laden foi visto pela última vez em 2004, num vídeo divulgado mais ou menos na mesma época das eleições presidenciais.
Desde então, são-lhe atribuídas diversas mensagens audio, a última delas em Julho de 2006, na qual prometeu que a Al Qaeda iria lutar contra o imperialismo americano até ao fim e em qualquer lugar do mundo.
Acredita-se que Bin Laden e o seu braço direito, Ayman al-Zawari, estejam escondidos na fronteira do Afeganistão e do Paquistão.
Forças norte-americanos procuram Bin Laden desde que conseguiram expulsar os Talibãs do Governo do Afeganistão. Na altura, o governo recusou-se a entregar o homem acusado de ter planeado os atentados do 11 de Setembro de 2001.
In:

Hélder Rodrigues livre de perigo

Foto: Idário Araújo/VIP Comm

Tendo conquistado o terceiro lugar da geral, e liderado a classe Produção logo desde a primeira etapa, o piloto Lagos Team/Caixa Geral de Depósitos Hélder Rodrigues, estava a realizar uma excelente prova, quando a três etapas do final sofreu um grave acidente, que obrigou a sua evacuação de helicóptero.
O acidente ocorreu na 8ª etapa quando o piloto português atravessava um rio seco, mais precisamente ao quilómetro 155 da especial disputada entre as localidades da Bahía Inglesa e Antofagasta quando o piloto rodava a mais de 160 quilómetros de velocidade. Devido à queda aparatosa o piloto foi evacuado de helicóptero, inicialmente para a unidade de saúde mais próxima, onde recebeu os primeiros cuidados, e posteriormente transferido para a clínica onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica, ficando fora de perigo mas com prognóstico reservado.
Segundo o dário chileno "El Mercurio.com" o primeiro piloto a chegar ao local do acidente foi o espanhol Jordi Villadoms, que assistiu o piloto português que se econtrava sem reacção e com uma extensa hemorragia na zona do abdómen. O piloto português perdeu muito sangue e o helicóptero só chegou 40 minutos após o acidente.
Depois de transportado para a clínica mais próxima os meios mostraram-se insuficientes e Rodrigues só foi operado quatro horas mais tarde, mas já em situação muito crítica, na Clínica Portada de Antofagasta.
O médico Victor Litardo concluíu no primeiro diagnóstico que Rodrigues tinha uma enorme hemorragia na zona abdominal onde existiam mais de 2,5 litros de sangue que o impediam de respirar, o que levou à introdução da respiração assistida tendo sido induzido em coma, sendo ainda submetido a uma intervenção cirúrgica onde lhe foi removido o baço. Foram ainda detectadas as fracturas de duas costelas e uma hemorragia pulmonar.
Hélder Rodrigues, este ano estava a participar em algumas provas da Taça do Mundo, com o objectivo de preparar o melhor possível a próxima edição no Rally Euromilhões Lisboa Dakar, tendo participado nesta prova já com a nova KTM 660 Rally.
A responsável da equipa, Joana Lemos falou sobre o resultado positivo da operação: “Tínhamos no terreno o nosso assistente que acompanhou o piloto até ser evacuado para a Clínica La Portada, onde os médicos oficiais da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) acompanharam a intervenção e nos informaram sempre que possível o evoluir da situação. O Hélder estava a andar ao mais alto nível, liderando a Produção e já tinha alcançado um meritório terceiro lugar da classificação geral. Felizmente, reagiu bem aos cuidados médicos, mas vamos ter de esperar pela evolução do seu estado físico.”
Hélder Rodrigues é considerado um dos melhores pilotos Mundiais de Todo-o-Terreno, e conta com um palmarés invejável, onde a quinta posição da geral no último Rally Lisboa Dakar, foi um resultado que entrou para a história do motociclismo lusitano.
In: Motociclismo.pt

ASPP diz que Polícia não tem condições

Sindicado diz que agentes «deram a vida» em Viana do Castelo para combater assaltantes


A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia saudou as declarações do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que reiterou a confiança nas forças da ordem, mas aproveitou para lembrar que as condições continuam a não ser as exigidas, segundo um comunicado enviado ao PortugalDiário.
«Lamentamos que a confiança demonstrada não passe de retórica, sem que tenha efeitos práticos na vida quotidiana dos polícias, que continuam sem condições de trabalho, ao nível dos meios, equipamentos e da sua própria condição profissional», frisa a direcção da ASPP/PSP.
Também é expressa a «apreensão» pelas declarações do secretário-geral adjunto do Gabinete Coordenador de Segurança, Paulo Gomes, que considerou a situação actual como «conjuntural»:
«Esta posição do Gabinete Coordenador de Segurança parece querer lançar a resignação na opinião pública, diariamente confrontada com estes acontecimentos, avançando com explicações sazonais para um fenómeno crescente no país, que ainda hoje conheceu mais um desenvolvimento, nomeadamente, em Viana do Castelo».
A Associação Sindical considera que esta posição «demonstra a ausência de estratégias para o combate a este tipo de criminalidade. Uma ausência que cria uma sensação de insegurança em toda a população, e a que os Profissionais da Polícia não são imunes».
Uma palavra, ainda, para elogiar a acção dos agentes envolvidos no tiroteio que se registou após um assalto a duas ourivesarias de Viana do Castelo. Isto porque os polícias deram «a própria vida» para procurarem «travar mais um grupo criminoso, mesmo com reduzidas condições ao nível dos equipamentos e materiais de trabalho».
leia mais:
Criminalidade está «dominada», diz ministro
Onda de crimes é conjuntural
In: PDiário

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Morreu Luciano Pavarotti

O Comando Motard Presta aqui uma singela homenagem há vida e obra de Luciano Pavarotti, considerado por muitos, a mais bela voz de Tenor do Século XX.




O tenor italiano, que sofria de cancro no pâncreas, morreu esta madrugada, aos 71 anos, em sua casa, na cidade de Modena, Itália, depois de um agravamento súbito do seu estado de saúde. «A mais bela voz de tenor» e «grande figura da ópera» são apenas algumas das expressões usadas para o classificar.


Foto Visão
In: Visão

Reino Unido intercepta bombardeiros russos

Oito aviões, que poderiam transportar material nuclear, regressaram à base «sem incidentes»

A força aérea britânica interceptou oito bombardeiros russos que se aproximavam do espaço aéreo do Reino Unido. Segundo a Sky News, os aviões, que podem transportar material nuclear, foram detectados ao início da manhã.

Os bombardeiros regressaram então à base na Rússia, sem incidentes, garante a Sky News que afirma que a NATO iria monitorizar este regresso.
Mais:

Jactos britânicos seguiram bombardeiros russos
Criança dispara alerta terrorista nos EUA e RU

In: PDiário

Portugal a ferro e fogo - Feridos em assalto a ourivesaria

Viana do Castelo: troca de tiros entre assaltantes e polícia fez quatro feridos: três civis e um agente da PSP. Encapuçados e fortemente armados assaltaram duas ouriversarias. Polícia montou barreira, mas homens escaparam. Incendiaram veículo e roubaram outro para fugir.

O Museu de Ourivesaria Tradicional e outra ourivesaria em Viana do Castelo foram assaltadas, esta quinta-feira cerca das 10h da manhã, tendo havido troca de tiros com a polícia do qual resultaram quatro feridos.
Quatro pessoas, encapuçadas e fortemente armadas, assaltaram primeiro a ourivesaria Freitas, centro de Viana do Castelo, seguindo depois para o Museu de Ourivesaria, aberto há pouco mais de um mês. Os assaltantes, ao ver barrada a saída do estabelecimento, iniciaram um tiroteio com os agentes da polícia do qual resultaram quatro feridos, um agente da PSP e três civis.
Já no exterior a PSP montou uma barreira, mas os homens bateram contra a estrutura e seguiram em contramão. De seguida incendiaram o Mercedes preto em que seguiam e roubaram outra viatura.
Durante a fuga, os assaltantes deixaram cair vários artigos roubados, que foram recolhidos pela PSP.
Os assaltantes continuam, até este momento, a monte.

Mais:

Homem assalta banco em Paredes
Bomba de gasolina assaltada à mão armada


In: PDiário

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Alemanha: detidos três alegados terroristas

Ataques a base dos EUA e a aeroporto de Frankfurt estariam eminentes.
Três indivíduos suspeitos de serem terroristas foram detidos na Alemanha. Segundo fontes oficiais, citadas pela cadeia televisiva CNN, estariam «eminentes»


ataques «massivos» a uma base militar norte-americana e ao aeroporto internacional de Frankfurt.
Os suspeitos tratam-se de dois alemães, com 22 e 29 anos, e de um turco, também de 29 anos, que terão recebido treino terrorista no Paquistão e estarão próximos da Al Qaeda, segundo a polícia alemã.
«Estavam a planear ataques massivos», explicou a procuradora federal Monika Harms, revelando que os suspeitos apontaram como possíveis alvos «discotecas, bares e aeroportos frequentados por americanos com o objectivo de detonar explosivos colocados em carros, matando ou ferindo um grande número de pessoas».
O presidente do gabinete de investigação criminal federal da Alemanha, Jorg Ziercke, apontou que o aeroporto internacional de Frankfurt estaria na sua mira, tal como a base aérea dos EUA de Ramstein.
Segundo as autoridades, os indivíduos tinham em sua posse uma quantidade de explosivos suficiente para provocar explosões potencialmente mais mortíferas do que as dos atentados de Londres e Madrid.
Mais em:



In: PDiário

Rali Argentina: Hélder Rodrigues em situação estacionária

O motard português Hélder Rodrigues reagiu bem a uma intervenção cirúrgica efectuada terça-feira num hospital chileno, onde lhe foi retirado o baço, disse hoje à Lusa fonte da equipa do piloto, a Lagos Team.


Vítima de uma aparatosa queda na penúltima etapa do Rali da Argentina em todo-o-terreno, o motard português partiu várias costelas e «está ligado ao ventilador por razões de precaução», após a delicada operação a que foi submetido, acrescentou Duarte Cancela de Abreu, assessor de imprensa da Lagos Team.
«A intervenção cirúrgica correu bem e o Hélder Rodrigues está a reagir de forma satisfatória», disse Cancela de Abreu, acrescentando que, às 14:00 portuguesas, o hospital onde se encontra internado o piloto tem previsto divulgar uma comunicação dando conta da evolução do seu estado clínico.
Acompanhado em permanência pelo médico oficial da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Gonçalo Morais Sarmento, o motard português foi intervencionado de urgência na clínica chilena de La Portada, localizada na cidade de Antofagasta, a cerca de 300 quilómetros de Buenos Aires.


No momento em que sofreu o acidente, na terça-feira, Hélder Rodrigues ocupava o terceiro posto da classificação geral do Rali da Argentina, conquistado no final da sétima e antepenúltima etapa da prova sul-americana.
O motard português brilhou este ano no Lisboa-Dacar, a mítica prova de todo-o-terreno onde alcançou um quinto lugar na classificação geral das motos, e encontrava-se na Argentina para preparar a próxima edição da mesma prova, que arranca em Lisboa em 2008.
In: Diário Digital/Lusa

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Terroristas planeavam atentado

Dinamarca: detidos estão ligados à Al-Qaeda e preparavam ataque
A Polícia da Dinamarca deteve, terça-feira, oito pessoas suspeitas de preparar um atentado terrorista com explosivos. Segundo os serviços de inteligência dinamarqueses, os presos têm contactos com «altos membros» da Al-Qaeda.


Segundo a AFP, a operação aconteceu nesta madrugada em diferentes áreas de Copenhaga. Os suspeitos tinham material para fabricar um explosivo, circunstância que levou à desocupação de um dos edifícios inspecionados, afirmou Jacob Scherf, chefe do serviço de inteligência.
O canal TV2 de notícias disse que a polícia fez enquadramento em Noerrebro, um distrito de imigrantes de Copenhaga. Um helicóptero mostrou um pequeno grupo envolvido com uma bomba, além de agentes na área. Esta foi a terceira vez que a polícia dinamarquesa captura suspeitos de terrorismo desde 2005.
Em Fevereiro, um tribunal da Dinamarca sentenciou Abul Basit Abu Lifa, um descendente palestiniano, a sete anos de prisão pelo envolvimento num atentado planeado na Bósnia.
In: Portugal diário

Lìbano: Confrontos em campo de refugiados deixaram 400 mortos

O ministro da Defesa libanês afirmou hoje que o exército matou pelo menos 222 militantes em 15 semanas de combates no campo de refugiados palestinianos de Nahr Al Bared, no norte do Líbano.


Pelo menos 42 civis e 163 soldados também morreram, o que eleva o total de vítimas fatais a mais de 400, oq ue constituiu o mais grave momento de violência interna no Líbano desde o fim da guerra civil (1975-90).
O exército assumiu finalmente, domingo, o controlo do campo de Nahr Al Bared, após mais de três meses de intensos combates, inclusivamente com bombardeamentos aéreos, marítimos e terrestres contra militantes ali entrincheirados.
O campo tinha sido dominado pelo grupo Fatah Al Islam, ideologicamente inspirado na Al Qaeda. Os seus militantes são em geral árabes de outros países, muitos com passagem pela insurreição no Iraque.
O ministro da Defesa, Elias Al Murr, disse que 202 militantes foram capturados em combates, enquanto um número desconhecido foi sepultado em valas comuns no interior do campo de refugiados, que ficou muito destruído.
«Esta vitória erradicou a maior ameaça que o povo libanês enfrenta, porque a Fatah Al Islam estava espalhada como células cancerígenas para atacar cada parte da nação», disse Murr em conferência de imprensa.
«A organização visava isolar o norte do Líbano e criar um emirado terrorista», acrescentou.
In: Diário Digital

1ª Festa da Cerveja do Moto Clube de Lisboa



1ª FESTA DA CERVEJA

mini

Moto Clube de Lisboa

15 de Setembro
a partir das 15.00 horas


Quem estiver interessado em aparecer, aqui fica o evento que o Moto clube de Lisboa vai levar a cabo no fim de semana do Grande Prémio de Moto GP de Portugal.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Teerão diz ter atingido o seu objectivo nuclear


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou ontem que o Irão tem já a funcionar 3000 centrifugadoras de enriquecimento de urânio. A declaração sucede a um relatório da entidade fiscalizadora - Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) -, segundo o qual o Irão está muito longe de atingir os seus objectivos neste domínio. O relatório refere que o Irão tem apenas 1968 centrifugadoras a funcionar, tendo outras 656 em várias fases de instalação e teste.
Segundo Mahmoud Ahmadinejad, a República Islâmica "pôs em funcionar mais de 3000 centrífugadoras, e instala semanalmente uma nova série" de 164 unidades.
Sadeq Saba, correspondente da BBC no Irão, dizia ontem que os opositores de Mahmoud Ahmadinejad consideram o relatório da IAEA como um sinal de compromisso, ou fraqueza, do Governo iraniano. Os EUA, a França e o Reino Unido indicaram que tentariam obter nova resolução da ONU contra o Irão caso o país se negue a suspender o enriquecimento de urânio.
In: JN

Tropas britânicas abandonam Bassorá

As tropas do Reino Unido retiraram-se hoje de Bassorá, passando o controlo da maior cidade do sul do Iraque para as autoridades militares iraquianas, numa operação «planificada e organizada», segundo o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown.


A retirada dos 500 militares britânicos do palácio que lhes servia de quartel-general em Bassorá ficou concluída ao início da madrugada, indicou o general Mohan Fahed, comandante das operações militares na cidade localizada a 550 quilómetros a sul de Bagdade.
«As tropas britânicas começaram a retirada do Palácio de Bassorá às 23:00 (20:00 de Lisboa) e o exército iraquiano assumiu o controlo desta zona que está interdita», disse o general Mohan Fahed.
De acordo com o general iraquiano, apenas as pessoas autorizada têm acesso à zona até que o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, decida o que fazer com o palácio.
Instalados nesta localidade maioritariamente xiita desde Março de 2003, os soldados foram destacados para um aeroporto a 25 quilómetros da cidade, base de um contingente de cerca de 5.000 soldados britânicos em território iraquiano.
Mike Shearer, porta-voz militar britânico em Bassorá, recusou confirmar a chegada das unidades ao destino, mas assegurou que será emitido um «comunicado oficial no final da operação».
Gordon Brown garante que não é uma retirada
Em Londres, o primeiro-ministro Gordon Brown sublinhou esta manhã tratar-se de uma operação planificada e não uma retirada, garantindo que as tropas britânicas «respeitarão os seus compromissos» no Iraque.
O palácio ocupado pelos britânicos foi construído pelo antigo presidente Sadamm Hussein nas margens do Chatt el Arab, o rio que marca a fronteira entre o Iraque e o Irão.
Segunda cidade do Iraque, com dois milhões de habitantes e principal via de exportação do petróleo iraquiano, Bassorá é palco de uma violenta rivalidade entre os homens do chefe radical xiita Moqtada Sadr, o Conselho Supremo Islâmico do Iraque de Abdel Aziz Hakim e o partido Fadhila.
A intenção de devolver o palácio aos iraquianos tinha já sido anunciada pelo Ministério da Defesa britânico, que domingo divulgou um comunicado adiantando esperar que isso ocorresse nos próximos dias.
A presença militar britânica no Iraque deverá passar, até ao final do ano, de 5500 para 5000.
Desde a invasão do Iraque, em Março de 2003, morreram 159 soldados britânicos no Iraque.
In: Portugal Diário