sábado, 28 de julho de 2007

Defesa reforça fundo de pensões de militares

O Ministério da Defesa vai reforçar o Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas (FP-MFA) com 16 milhões de euros, que vão garantir a sustentabilidade do fundo até 2008.


Este reforço foi anunciado depois de o Correio da Manhã ter revelado este sábado que o fundo estaria em risco, garantindo apenas o pagamento dos complementos de reforma dos militares até ao final deste ano.
O diário cita o relatório semestral do BPI Pensões, entidade responsável pela gestão do FPMFA, segundo o qual o défice atinge os 235 milhões de euros.
O Ministério confirmou a existência de défice, mas garantiu que o pagamento nunca esteve em risco.
Segundo o jornal diário, o FPMFA tem uma despesa anual de 30 milhões de euros e tinha, em 30 de Junho deste ano, apenas 15 milhões de euros, verba que será usada para pagar o complemento de pensão no segundo semestre deste ano.
In: Diário Digital

Militares que partem para o Afeganistão recebem conselhos

Aos militares que partem em Agosto para o Afeganistão foi recomedada prudência.
Segundo a agência «Lusa», o comandante da Brigada de Reacção Rápida, major-general Jerónimo, recomendou esta sexta-feira aos militares que partem em Agosto para o Afeganistão «o respeito escrupuloso pelas normas de segurança» e para não «desprezarem a prudência».


Na alocução que fez no RI10, em S. Jacinto, na cerimónia da entrega do Estandarte Nacional ao 2º batalhão de infantaria pára-quedista, presidida pelo comandante operacional do Exército, tenente-general Pina Monteiro, aquele oficial superior disse ser preciso «cautela com as euforias e redobrada atenção».
«Neste tipo de operações, por vezes os níveis de violência surgem em patamares elevados, de forma rápida e imprevisível», recordou.
O comandante da Brigada salientou os elogios que lhe foram transmitidos no Afeganistão pelo comando da força internacional aos militares portugueses e a confiança que neles é depositada com a força de reacção rápida que é um elemento nuclear no teatro de operações.
A força de reacção rápida portuguesa será enviada para o Afeganistão em meados de Agosto, para render a que regressa a Portugal, na maioria formada por comandos, e será constituída por 150 militares das forças pára-quedistas, sob o comando do tenente-coronel David Correia.
In Portugal Diário

O ComandoMotard deseja as maiore felicidades a este grupo de militares Pára-Quedistas que vão partir em missão para o Afeganistão, e já se encontra em contagem decrescente, para ir receber os nossos bravos militares Comando, há Quita de Figo Maduro.
Mama Sume

sexta-feira, 27 de julho de 2007

INSÓLITO - Roubaram piscina com quatro mil litros de água

EUA: chefe da polícia diz que este é o mais estranho assalto da sua carreira

O tenente Anthony Traina, do Departamento de Polícia da cidade de Paterson, Nova Jérsia, não sabe por onde começar para solucionar o mais estranho roubo com que teve que se haver na sua carreira - uma piscina com quatro mil litros de água dentro.
Diz ele que «foi tudo cuidadosamente planeado». «Alguém empenhou tempo e esforço para pensar nisto. Não foi como passar por um local e roubar uma bicicleta», adianta.


O que Daisy Valvidia sabe é que quando o marido se foi deitar, à uma da manhã da passada quarta-feira, a piscina insuflada nova, que tinha comprado recentemente, estava no relvado da sua casa, cheia com quatro mil litros de água. Quando ela acordou, de manhã, quatro horas depois, não havia nem piscina nem água.
Daisy diz estar confusa por mais nada ter sido retirado do quintal - «nem os dois grelhadores, nem as mesas e cadeiras, nem as sombrinhas, tudo coisas fáceis de levar».
A piscina, com três metros de diâmetro, seria fácil de roubar depois de esvaziada e desinsuflada - mas cheia não há maneira de a mover.
Olhando para o círculo de relva esmagada e seca, Daisy confessa: «Só gostava de saber como é que conseguiram roubar a água...»
In: Portugal Diário

Batalhão de Infantaria parte para os Balcãs em Setembro

Militares treinam vários cenários para o Kosovo

Os 290 militares do 2º Batalhão de Infantaria da Brigada de Intervenção que partem em Setembro para o Kosovo mostraram ontem – no exercício final de aprontamento – que estão preparados para enfrentar qualquer situação no teatro de operações.

Em Vouzela, num cenário “o mais aproximado possível аs características do Kosovo”, os 260 homens e as 29 mulheres que vão integrar a missão ‘Pristina 072’ simularam situações nas quais podem ter de intervir. Até Março de 2008 os militares portugueses vão estar а disposição do comandante da Kosovo Force (KFOR), da NATO.


O balanço do exercício de “validação e certificação” do treino, iniciado há quatro meses, é “bastante positivo”, segundo o tenente-coronel João Magalhães, que comanda a missão. “O estado de espírito é bom, a moral é elevada e todos estão confiantes das suas tarefas e do seu contributo”, afirma o militar, não esquecendo “o risco inerente а condição militar”.
“No Kosovo a situação é calma, mas volátil, e a estabilidade pode degradar-se a qualquer momento”, refere João Magalhães, afirmando que o batalhão “recebeu uma boa preparação” e está apto para neutralizar “ameaças а segurança e estabilidade”. Os primeiros militares partem entre 12 e 14 de Setembro. Os restantes entre os dias 23 e 25.
In: Correio da Manhã

GOE - já treina cães contra sequestros


A nova Unidade Especial de Intervenção (UEI), pensada pelo Governo para albergar as forças especiais da PSP, já dá os primeiros passos. Quatro dos dez elementos, que ontem terminaram o 12º Curso do Grupo de Operações Especiais (GOE), receberam formação para trabalhar com cães-polícia, em situaões de resgate de reféns ou detecção de explosivos e outras substâncias.

A UEI, que ainda não tem data oficial de entrada em funcionamento, irá albergar, além do GOE, o Corpo de Intervenção, o Centro de Inactivação de Explosivos e o Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

No futuro, as intervenções da UEI deixarão de ser individualizadas. Serão constituídas pelas várias valências representadas na Unidade.

Os quatro binómios, constituídos pelos tratadores e por cães da raça pastor belga, terão papel activo nestas novas equipas. “Durante o treino, constatou-se que os cães podem chegar a locais para detectar explosivos que os agentes não conseguem”, disse ao CM fonte policial.


Além disso, o papel dos binómios também foi considerado “fulcral” em situações de tomada de reféns. “O papel do animal, nestas situações, será o de transmitir ao tratador e aos coordenadores da operação uma visão de cenários difíceis de alcançar”, acrescentou o informador.

Ao que apurou o CM, a cada animal poderão mesmo ser acoplados sistemas de captação de imagens e som que, depois de analisados pelos responsáveis da operação, servirão para agilizar a intervenção da equipa da UEI responsável pela operação.
Os dez agentes formados no 12º curso do GOE juntaram-se já ao efectivo da unidade. A partir do início de 2008, estarão já aptos a cumprir missões em Timor-Leste, Congo, e Guiné-Bissau, países onde o GOE está presente, de protecção a embaixadas.
In:

Barreira das 1000 visitas num Mês

A todos aqueles que tornaram possível, a passagem das 1000 entradas num mês, o meu muito obrigado por visitarem este Blog.

Voltem sempre e deixem o vosso comentário, porque sem vós este Blog não tinha razão de existir.

Portugal no Afeganistão até 2008

Missão de militares termina em Agosto do próximo ano


O Conselho Superior de Defesa Nacional (CSDN) deu hoje parecer favorável à proposta do Governo para prolongar a participação de militares portugueses na missão da NATO no Afeganistão até Agosto de 2008, noticia a Lusa.

Portugal vai ainda enviar, no primeiro trimestre de 2008, uma equipa de 15 militares para apoio de formação ao exército afegão.
Actualmente, as Forças Armadas portuguesas têm 150 militares colocados em Cabul, ao serviço Aliança Atlântica.


O anúncio foi feito no final de uma reunião do CSDN, hoje ao fim da tarde no Palácio de Belém, pelo porta-voz do Conselho, o general Goulão de Melo.
Constitucionalmente, o Conselho Superior de Defesa Nacional, «é o órgão específico de consulta para os assuntos relativos à defesa nacional e à organização, funcionamento e disciplina das Forças Armadas».

Presidido pelo Chefe de Estado, têm assento no CSDN o primeiro-ministro e os ministros da Defesa, dos Negócios Estrangeiros, das Finanças, e das Obras Públicas, além do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA) e os chefes dos três ramos militares (Exército, Força Aérea e Marinha), o presidente da Comissão Parlamentar de Defesa e representantes dos Açores e da Madeira.
In: Portugal Diário

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Óscar, o gato que sabe quem vai morrer

O gato Óscar não é médico. Na verdade, não consta que tenha sequer frequentado o ensino básico. Mas, apesar da evidente falta de qualificações, e mesmo com a grande desvantagem que é não ter polegares oponíveis, Óscar é uma referência para os profissionais de saúde do Steere House Nursing and Rehabilitation Centre, em Providence, nos Estados Unidos, que trata doentes com Alzheimer e Parkinson. Uma espécie de Dr. House, mas com mais pêlo e sem o vício em Vicodin. Só que Óscar não tem o dom de salvar vidas — a sua especialidade é saber qual dos pacientes já tem hora marcada com a morte.


Num artigo publicado no prestigiado New England Journal of Medicine, o geriatra e professor universitário David Sosa explica como Óscar anuncia a morte iminente de um doente. Todos os dias, Óscar levanta-se da sua posição favorita e dá início a um passeio pelo 3º piso do centro de saúde. Quarto após quarto, o gatinho de dois anos de idade vai-se abeirando das camas, cheira os doentes e, de vez em quando, entrega a sua mensagem de morte: sobe para a cama, enrosca-se no corpo do doente e fica ao seu lado até ao último suspiro.

Este comportamento já foi verificado por mais de 25 vezes, segundo o professor da Universidade Brown, num testemunho corroborado pela sua colega Joan Teno. Em declarações à Associated Press, esta especialista em tratamento de doentes terminais da Universidade Brown diz mesmo que Óscar não tem rival na desagradável tarefa de predizer a morte de um paciente.

Jean Teno conta que ficou convencida quando presenciou o 13º caso do mensageiro da morte de quatro patas. Numa das suas incursões aos quartos do hospital, Óscar não subiu para a cama de uma doente que os médicos sabiam estar a viver as suas últimas horas. Quando Joan Teno esperava que Óscar transformasse em comportamento aquilo que já todos sabiam, o gatinho retirou-se do quarto, deixando a especialista convicta de que tudo afinal não passava de uma série de coincidências. Dez horas mais tarde, a paciente soltava o seu último suspiro, já sem a presença de Joan Teno. O que a médica só veio a saber mais tarde é que Óscar tinha regressado ao quarto da doente duas horas antes da sua morte. Subiu para a cama, enroscou-se e ficou ao seu lado até ao último suspiro. A médica tinha errado o seu prognóstico por algumas horas, mas o gato estivera lá no último momento.

Sem explicações

Ninguém sabe explicar o comportamento de Óscar. Para a médica Jean Teno, o gato responderá a cheiros, ou então conseguirá interpretar algo a partir do comportamento das enfermeiras, que o criaram desde bebé.

Já Nicholas Dodman, especialista em comportamento animal no hospital veterinário da Universidade de Tufts, no estado do Massachusetts, considera que a chave está no tempo que Óscar dispensa aos vivos e aos moribundos. Para Dodman, quando o gato sobe para a cama de um doente pode estar apenas à procura do cobertor aquecido com que as enfermeiras costumam tapar as pessoas que estão prestes a morrer.

Seja qual for a explicação, os médicos e as enfermeiras do Steere House Nursing and Rehabilitation Centre consideram que a colaboração de Óscar é inestimável, já que lhes permite telefonar aos familiares dos doentes para que estes não passem sozinhos os seus últimos momentos de vida. Ou pelo menos que os passem acompanhados pelos seus entes queridos, já que ninguém lhes tira o calor de uma pequena bola de pêlo cinzento e branco.

Escrito por: Alexandre Martins no jornal Público.pt

Explosão no centro de Bagdad faz pelo menos 20 mortos


Pelo menos 20 pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas na explosão de um carro armadilhado, esta tarde, num dos bairros mais centrais de Bagdad, anunciou a polícia iraquiana.

«Morta» abre porta aos amigos

Marido tinha dito que mulher estava morta e recolheu 4500 euros para o seu funeral


Um homem moldavo disse que a mulher morreu num acidente de viação e fez uma recolha de fundos para financiar o seu alegado funeral. Ainda conseguiu juntar cerca de 4,500 euros. Mas o seu plano foi exposto depois da esposa, supostamente falecida, ter aberto a porta aos amigos que vinham visitá-lo.
De acordo com o sítio Ananova, Vitalie Varinca, de 38 anos, conseguiu angariar o dinheiro junto dos colegas da fábrica onde trabalhava na localidade de Hughnchesht. O homem disse que a mulher tinha perdido a vida num acidente trágico de automóvel e que estaria grávida.
Depois de ter sido apanhado, Varinca foi detido e acusado de obter dinheiro de forma ilícita.
Um porta-voz das autoridades disse que os seus colegas «ficaram muito surpresos quando viram uma mulher morta a andar pela casa de forma saudável».
Porém, a polícia diz que «mais surpreendido» ficou o homem quando se deu conta que os amigos tinham visto a sua esposa viva.
In: Portugal Diário

Armação de Pêra: GNR detido por colegas

É suspeito de violação, fraude fiscal, roubo, lenocínio e auxilio à imigração ilegal


Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR), de Armação de Pêra, foi detido esta quarta-feira pelos seus colegas, avança o jornal da TVI.

O militar já tinha sido investigado pela Polícia Judiciária (PJ), devido aos sinais de riqueza que ostentava, mas sem resultado. Só agora terá sido possível reunir provas do seu envolvimento na prática de diversos crimes.
Violação, roubo, fraude fiscal, lenocínio e auxílio à imigração ilegal são alguns dos crimes sob suspeita.
Entretanto, foram efectuadas buscas à sua residência e ao seu veículo.
In: Portugal Dário

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Morreu a jogar numa slot manchine

Casino do Estoril: homem de 71 anos faleceu ao final da tarde


Um homem de 71 anos faleceu ao final desta tarde no Casino Estoril enquanto jogava num slot manchine, aparentemente devido a causas naturais, apurou o PortugalDiário.
Segundo confirmou a PSP, a vítima terá sucumbido pelas 19h20m e «não há qualquer indício de crime». Ao local ocorreu a PSP e os bombeiros. Testemunhos relataram ao PortugalDiário que o homem «estava a jogar e caiu para cima da vizinha do lado».
O corpo só foi retirado do local pelas 21 horas. De maca e com uma máscara de oxigénio, apesar da confirmação do óbito.
In: Portugal Diário

Helicóptero socorre jovem que caiu de falésia

Guincho: vítima tinha uma perna partida


Um jovem de 20 anos caiu hoje de uma falésia na praia do Abano, Guincho, às 12:15, e após assistência dos bombeiros foi transportado para o hospital através de um helicóptero da Força Aérea, noticia a Lusa.
Em comunicado, a Força Aérea anunciou hoje que recebeu «um pedido de ajuda para retirar um ferido de uma falésia, na praia do Abano».
Após assistência no local por parte dos bombeiros de Alcabideche, constatou-se que o jovem tinha uma perna partida e verificou-se ser perigosa a retirada do local por outro meio que não aéreo.
In: PortugalDiário


O substituto dos Puma, o EH-101 Merlin, é considerado o Rolls-Royce dos helicópteros (o presidente dos Estados Unidos terá uma frota para uso exclusivo), visto ser o helicóptero que melhor cumpre as funções destas máquinas voadoras. Portugal (força aérea portuguesa) comprou 12 – custam 446 milhões de euros e cada hora de voo é bem superior aos 5000 euros.

Um soldado britânico e um francês mortos no Afeganistão

Dois soldados da NATO, um francês e um britânico, e 20 presumíveis rebeldes taliban foram mortos hoje na Afeganistão, em ataques separados, segundo fonte oficial.


Um soldado britânico foi morto e dois ficaram feridos na explosão de uma bomba artesanal quando a sua patrulha passava perto da localidade de Sangin, na província de Helmand, centro da insurreição no sul do país, segundo o Ministério da Defesa britânico.
Este ataque aconteceu de madrugada, pouco antes da visita do novo ministro britânico dos Negócios Estrangeiros às tropas britânicas.

Mais a norte, na província de Wardak, vizinha da de Cabul, um oficial francês da NATO, instrutor do Exército Afegão, sucumbiu a ferimentos depois de um ataque com "rockets" contra um acampamento do Exército afegão na noite de ontem para hoje, segundo o Exército francês.


Estas mortes elevam para 120 o número de soldados da força internacional no país (Isaf) e da coligação mortos desde o início do ano.

No total morreram no país 191 soldados estrangeiros em 2006 no quadro da missão afegã.
Por outro lado, na província de Kandahar, berço do movimento taliban, "foram mortos mais de 20 insurgentes num confronto" ocorrido hoje, que envolveu a aviação aliada, segundo um balanço da coligação.
In:

Afeganistão: jornalista alemão e guia já foram libertados

O jornalista alemão e o seu guia afegão sequestrados durante a noite de terça-feira no leste do Afeganistão foram hoje libertados graças à mediação dos chefes tribais, anunciou o governador da província de Kunar, Shalizai Didar.


«Eles estão sãos e salvos», explicou o governador.
O jornalista alemão é Christoph Reuter, da revista Stern, indicou a organização Repórteres Sem Fronteiras.
Reuter e o respectivo intérprete foram sequestrados durante a madrugada na casa de um chefe tribal na província de Kunar, fronteira com o Paquistão.
Segundo as autoridades locais, o jornalista viajou ao distrito de Watapur para investigar os bombardeamentos da NATO que causaram 23 mortos civis há duas semanas.
O sequestro foi reivindicado por um homem que se apresentou como um comandante talibã, Qari Ishat.
O Afeganistão regista há uma semana uma onda de sequestros de estrangeiros.
Dois engenheiros alemães foram sequestrados em Julho juntamente com cinco colegas afegãos no sul de Cabul, tendo o corpo de um deles sido encontrado no domingo.
Os talibãs reivindicam a autoria deste sequestro e exigem uma troca de prisioneiros pela libertação do alemão que continua seu refém, bem como dos quatro afegãos, já que o quinto conseguiu fugir.
Os talibãs sequestraram quinta-feira passada 23 sul-coreanos na província de Ghazni e hoje alegaram ter morto um e libertado oito, notícias que ainda não foram confirmadas.
in: DiárioDigital

Submarinos: Governo recusa pedido a Portas


O Governo não vai divulgar os processos de compra dos dois submarinos, como pediu o ex-ministro da Defesa e actual líder do CDS-PP, Paulo Portas, por «questões de segurança», disse à Agência Lusa fonte governamental.
«Os processos de concurso para compra de equipamento militar e de Defesa não podem ser divulgados por conterem matéria classificada», afirmou à Lusa uma fonte do Ministério da Defesa.

Esses concursos, segundo a mesma fonte, incluem matéria classificada, como os requisitos técnicos e operacionais dos equipamentos.

No sábado, no final de uma reunião do Conselho Nacional do CDS-PP, Paulo Portas, apelou ao Estado e ao Ministério da Defesa que abram à opinião pública o processo da compra de dois submarinos quando ele era ministro da Defesa.

«Sou inteiramente favorável a que o Estado e o Ministério da Defesa abram completamente à opinião pública e aos srs. jornalistas o processo relativo a essa compra«, defendeu.


Portas garantiu »não ter feitio para a vitimização ou para teorias conspiratórias« mas pediu »que se investigue tudo«, na sequência de notícias, divulgadas pelo JN, sobre o destino de 24 milhões de euros na compra dos submarinos, durante a campanha para as intercalares da Câmara de Lisboa.

Dias mais tarde, Paulo Portas deu uma conferência de imprensa em que disse ter recebido garantias do Ministério Público de que não estava a ser investigado.

No sábado, o ex-ministro fez um apelo ao Governo para divulgar os processos mas, de acordo com a mesma fonte governamental, não fez qualquer contacto com o Governo nesse sentido.
Diário Digital / Lusa

MotoGP: Yamaha contrata Jorge Lorenzo


A Yamaha contratou o espanhol Jorge Lorenzo para disputar o Mundial de MotoGP em 2008 e 2009.
Lorenzo vai pilotar uma YZR-M1 e poderá ter como companheiro de equipa o italiano Valentino Rossi (a estrutura final da Yamaha ainda não está definida).

Lorenzo é o actual campeão mundial dos 250cc. Esta temporada o piloto lidera a classificação da categoria com seis vitórias em dez corridas.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Alunos contratados é igual a Mocidade Portuguesa


PSD quer explicações sobre crianças presentes em acção do Governo
O PSD exigiu esta terça-feira explicações do primeiro-ministro, José Sócrates, sobre a contratação de crianças para uma acção do Governo e comparou a situação à actividade da Mocidade Portuguesa, escreve a Lusa.

«No antigo regime, as crianças eram arrebanhadas pela Mocidade Portuguesa para fazer cenário político, só que não eram pagas», criticou a vice-presidente da bancada social-democrata Zita Seabra, em conferência de imprensa no Parlamento.
Leia mais em: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=836090&div_id=291

Afeganistão: 6 soldados da NATO mortos, incluindo 4 americanos

Quatro soldados norte-americanos morreram na explosão de uma bomba colocada à beira da estrada, o que eleva para seis o número militares da NATO mortos hoje no Afeganistão, anunciou a força da Aliança


Os quatro soldados morreram e um outro ficou ferido na explosão de um engenho artesanal à passagem da sua viatura, segundo um comunicado da Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) da NATO.
A ISAF anunciara antes a morte hoje de dois dos seus soldados, entre eles um norueguês, em dois incidentes separados, um no leste e outro no sul do país.

Estas baixas elevam para 118 o número de soldados da ISAF e da coligação sob comando norte-americano mortos desde o início do ano no Afeganistão, a maioria em combate.
Cento e noventa e um soldados estrangeiros morrerem em 2006 no quadro da missão afegã.

Enquanto isto, a coligação liderada pelos norte-americanos e soldados afegãos destroçaram um grande número de combatentes talibãs numa batalha que durou dois dias na província afegã de Helmand (sul), e causou mais de 50 mortos do lado dos rebeldes anunciou a coligação.

Na batalha, que decorreu no distrito de Sangin, os rebeldes tentaram derrubar um avião da coligação e atacar soldados com um carro armadilhado, afirma a coligação num comunicado.
Os aviões da coligação despejaram quatro bombas durante os combates e contaram «mais de quatro dezenas de rebeldes mortos.
In:Diário Digital / Lusa

Quem é a loira misteriosa?

Saiu de um Ferrari nua, apenas com sapatos de salto alto e foi a uma bomba de gasolina comprar cigarros.


Alta, magra, loira e nua. Uma mulher entrou numa bomba de gasolina na pequena cidade Doemitz, na Alemanha, vestindo apenas uns sapatos de salto alto e uma pulseira de ouro, noticia a agência Reuters.
Segundo o empregado, a situação insólita aconteceu numa tarde quente de Domingo. A mulher, com cerca de 30 anos, saiu de um Ferrari e entrou no estabelecimento para comprar cigarros.

Ines Swoboda, empregado da bomba de gasolina conta que não ficou «surpreendido» porque esta já não era a primeira vez que a mulher alí entrava numa. É uma mulher muito simpática», disse, acrescentando que nenhum dos outros clientes ficou incomodado. A mulher poderia enfrentar uma acusação de perturbação da ordem pública, caso alguém tivesse apresentado queixa.


Um dos clientes ainda conseguiu fotografá-la, enquanto ela voltava para o Ferrari e se sentava no banco dos passageiros. Muitas destas fotos apareceram na imprensa alemã no dia seguinte.
In:PortugalDiário

segunda-feira, 23 de julho de 2007

MotoGP: Vermeulen renova contrato com Suzuki

O piloto australiano Chris Vermeulen renovou o contrato com a equipa japonesa Suzuki até 2008.


Vermeulen afirmou estar «muito satisfeito» por continuar na Suzuki.

O piloto australiano falava após ter obtido o segundo lugar no Grande Prémio dos EUA em MotoGP, disputado domingo em Laguna Seca.

MOTO GP - Grande Prémio dos EUA: Laguna Seca

Domínio total de Casey Stoner


Não há mesmo nada a fazer, este é o ano de Casey Stoner! Este fim de semana, no difícil traçado de Laguna Seca, o piloto australiano dominou de fio a pavio, cotando-se como o mais rápido em todas as sessões de treinos livres, cronometrados, warm-up e claro está, a corrida, que venceu com grande à vontade, impondo a sua Ducati, nas longas zonas rápidas do traçado americano.
Chris Vermeulen teve igualmente uma boa prestação, mas nada podia fazer contra o poderio do australiano. Depois da queda de ontem, Marco Melandri fez das fraquezas forças e foi hoje terceiro, juntando-se a Stoner como os dois únicos pilotos que pontuaram em todas as corridas.
Quarto posto para Valentino Rossi, o melhor dos homens da Michelin. Il Dotore já percebeu que pouco pode fazer contra Stoner, ainda mais em pistas como a de Laguna Seca onde a potência dos motores é preponderante.
In:AutoSport

domingo, 22 de julho de 2007

Lançador de mísseis no quintal

Foi encontrado abandonado num quintal de Cidade de Jérsia, oito quilómetros a Oeste de Manhattan
Um lançador de mísseis foi esta sexta-feira encontrado abandonado num quintal de Cidade de Jérsia, oito quilómetros a Oeste de Manhattan, revelou a polícia, avança a Lusa.
A arma foi contrada às 8:00 por Niranjana Besai, no seu quintal, quando saía para o trabalho.



«Vi nele uma inscrição que dizia "míssil"», disse ela numa entrevista à televisão, acrescentando: «Havia umas letras pequeninas e a palavra "míssil"».
Niranjana Besai, que tem 66 anos, nasceu na Índia mas vive há 25 anos nos Estados Unidos.
«Fiquei chocada. Tenho medo do que as pessoas querem fazer a este país», comentou ela.
Joe Quinn, um vizinho que estava na varanda quando Niranjana descobriu a arma, diz que «parecia uma bazuca», com cerca de 1,80 metros de comprimento. Acrescentou que, quando o viu na relva, julgou a princípio tratar-se de um tubo mas que, quando se aproximou, viu que tinha gravada a imagem de um soldado, lembrando-lhe os lançadores de mísseis que viu na televisão.
Outras testemunhas dizem que o tubo tinha cerca de um metro de comprimento.
A polícia de Nova Jérsia, que removeu a arma, afirma em comunicado tratar-se de um «artefacto de treino militar», com cerca de 20 anos, que «já não estava operacional e não é considerado um perigo para a segurança pública».
«O objecto foi enviado para investigação para as instalações do Exército dos Estados Unidos em Fort Monmouth», acrescentou a polícia.
A descoberta da arma levantou imediatamente especulações porque a casa de Nirajana Besai fica perto do enfiamento da rota dos aviões que levantam do aeroporto internacional de Newark.
In:ortugalDigital

Os «quatro Marceneiros» pela primeira vez juntos em CD

O CD «Geração Marceneiro», a editar esta semana, reúne pela primeira vez os «quatro Marceneiros», o patriarca Alfredo, os seus dois filhos e o neto, recuperando para o digital alguns inéditos.
Além de Alfredo Marceneiro, o álbum, editado pela Ovação, inclui os seus dois filhos - Alfredo e Carlos - e o neto, Vítor Duarte, «sendo a primeira vez que surgem numa edição discográfica todos os quatro Marceneiros», disse à Lusa fonte da editora discográfica.

«Preenche-se assim uma lacuna ao incluir os dois irmãos - Carlos Duarte e Alfredo Duarte Júnior - pois quando pela primeira vez o conceito geracional tomou forma de disco, em 1973, já Carlos Duarte tinha falecido», esclareceu a mesma fonte.


Carlos Duarte cantou em várias casas de fado de Lisboa mas preferiu sempre manter o estatuto de amador, tendo falecido em 1966.

De Carlos Duarte são recuperados para CD «Vestido azul» (Henrique Rêgo/Alfredo Marceneiro) e «A casa da Mariquinhas» (Silva Tavares/A. Marceneiro) «gravados por alturas de 1964», segundo a editora.

Carlos Duarte é acompanhado por Armandinho (filho) à guitarra portuguesa e à viola por José Inácio, sendo o único que canta dois fados dada a escassez de registos disponíveis.

O outro irmão, que ficou conhecido como «fadista bailarino», Alfredo Duarte Júnior, canta «Três gerações» (João Alberto/A. Marceneiro), «Restos da Mouraria» (Carlos Conde/Martinho d'Assunção) e «Fados do meu pai» que é uma súmula de vários fados que foram êxito na voz do patriarca, Alfredo Marceneiro.

Alfredo Duarte Jr. é acompanhado à guitarra por Francisco Carvalhinho, João Alberto e Luís Ribeiro e à viola por Orlando Silva, Amadeu Ramin e José Maria Nóbrega. O fadista faleceu em Lisboa em 1999.

Em 1991 cantou com o seu filho Vítor Duarte Marceneiro na RTP por ocasião do centenário do nascimento de Alfredo Marceneiro, interpretação agora recuperada pela primeira vez para CD.

Trata-se do fado «A Lucinda camareira» (H. Rêgo/A. Marceneiro), mas o CD regista também o seu dueto com o pai no fado «Ser fadista» (Armando Neves/A: Marceneiro), outro inédito, gravado em 1970, que o CD traz a lume.

Inédita é também a gravação de 1973 de Vítor Duarte Marceneiro com o seu avô interpretando «O camponês e o pescador» (H. Rêgo/A. Marceneiro) que abre o CD.

De Alfredo encontramos três registos, nomeadamente «Conceito», um fado assinado pelo próprio e com letra de Carlos Conde, «Foi na velha Mouraria», também de Marceneiro com letra de Fernando Teles, e «Cabelo branco» de uma «dupla» recorrente, Henrique Rêgo e Marceneiro.

Todos estes fados foram gravados em 1980, sendo o fadista acompanhado por Francisco Carvalhinho, Ilídio Santos e António Bessa (guitarra portuguesa) e José Maria Nóbrega, Orlando Silva e Fernando Reis (viola).

Os três registos de Vítor Duarte Marceneiro, 62 anos, resultam da recuperação de actuações suas ao vivo, um ambiente onde, segundo afirmou à Lusa, se sente «melhor».

«Bairros de Lisboa» (C. Conde/A. Marceneiro) foi gravado numa actuação na TVI, «Louco» (H. Rêgo/A. Marceneiro) num programa na RTP e «Fado balada» (S. Tavares/A. Marceneiro) numa actuação no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Falecido há 25 anos, a longa carreira de Alfredo Marceneiro abrangeu praticamente todo o século XX, tendo-se distinguido como estilista [forma de variar dentro da mesma linha melódica] e compositor.


Alfredo Marceneiro cantou dos bailes de bairro aos cafés de camareiras e retiros até às casas de fado. Deixou numerosos discos, de que se destaca «The fabulous Marceneiro», mas escassos registos televisivos.
In:Diário Digital / Lusa

Alfredo Marceneiro


Alfredo Rodrigues Duarte (25 de Fevereiro de 1891, Lisboa — 26 de Junho de 1982, Lisboa) mais conhecido como Alfredo Marceneiro devido a sua profissão, foi um fadista português que marcou uma época, detentor de uma voz inconfundível tornando-se um marco deste género da canção em Portugal.





Vida
Alfredo Marceneiro nasceu na freguesia de Santa Isabel em Lisboa, e foi-lhe posto o nome de baptismo de Alfredo Rodrigues Duarte.
Era filho de uma família muito humilde. Com a morte do pai teve que deixar a escola primária. Começou então a trabalhar como aprendiz de encadernador para ajudar o sustento da sua mãe e irmãos.
Desde pequeno, sentia grande atracção para a arte de representar e para a música. Junto com amigos começou a dar os primeiros passos cantando o fado em locais populares começando a ser solicitado pela facilidade que cantava e improvisava a letra das canções.
Um dia, conheceu Júlio Janota, fadista improvisador, de profissão marceneiro que o convenceu a seguir esse ofício que lhe daria mais salário e mais tempo disponível para se dedicar à sua paixão.
Alfredo Marceneiro era um rapaz vaidoso. Andava sempre tão bem vestido que ganhou a alcunha de Alfredo Lulu. Era, também, muito namoradeiro. Apaixonou-se por várias raparigas, chegando a ter filhos com duas delas. As aventuras terminaram quando conheceu Judite, amor que durou até à sua morte. e com o qual teve três filhos.
Em 1924, participa no Teatro São Luiz, em Lisboa, na sua primeira Festa do Fado e ganha a medalha de prata num concurso de fados.
Nos anos 30, Alfredo Marceneiro trabalhou nos estaleiros da CUF, onde fazia móveis para navios. Dividia o seu tempo entre as canções e o trabalho. A sua presença nas festas organizadas pelos operários era sempre motivo de alegria.
Em 3 de Janeiro de 1948, foi consagrado o Rei do Fado no Café Luso.
Reformou-se em 1963, após uma carreira recheada de sucessos, numa grande festa de despedida no Teatro São Luiz.
Dos muitos temas que Alfredo Marceneiro cantou destaca-se a Casa da Mariquinha, de autoria do jornalista e poeta Silva Tavares.
Faleceu no dia 26 de Junho de 1982 com 91 anos, na mesma freguesia que o viu nascer.
No dia 10 de Junho de 1984, foi condecorado, a título póstumo, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique pelo então Presidente da República Portuguesa, General Ramalho Eanes.

Curiosidades
Alfredo Marceneiro teria nascido a 29 de Fevereiro mas dada a complexidade da data, a mãe tê-lo-ia registado na mesma data de nascimento que o pai, o 25 de fevereiro.
Alfredo ganhou o nome Marceneiro em 1920, quando um grupo de pessoas decidiu organizar uma homenagem a dois fadistas conhecidos na época. Como só o conheciam como Alfredo Lulu, decidiram colocar o nome da sua profissão no cartaz.Depois disso Alfredo Marceneiro nunca mais largou o nome artístico.
Em 1943 Alfredo Marceneiro participou numa greve geral que reivindicava as oito horas de trabalho diário. Foi preso. Não aceitou a prisão e demitiu-se. Foi a partir deste momento que passou a dedicar-se inteiramente ao fado.
Foi, de todos os tempos, uma das principais figuras do fado, sem nunca se ter ausentado de Portugal com o objectivo de divulgar a sua música no estrangeiro, e escassas foram também as vezes que saíu de Lisboa.
In:Wikipédia

Afeganistão: encontrado cadáver de refém alemão

Tinha sido sequestrado pelos talibãs. Operação de segurança prossegue
O cadáver de um dos dois alemães sequestrados pelos talibãs no Afeganistão, cuja execução foi anunciada sábado pelos rebeldes fundamentalistas, foi encontrado hoje pelas forças de segurança afegãs, informou a polícia.


Segundo noticia a Lusa, o corpo, cuja identificação não foi fornecida, foi descoberto algures na província de Wardak, a cerca de 140 a sudoeste do país, anunciou o comandante da polícia local, Mohammad Hewas Mazium.
Forças afegãs e internacionais lançaram hoje uma operação militar conjunta para tentar libertar 23 missionários evangelistas sul-coreanos feitos reféns pelos talibãs no Afeganistão, anunciou o ministério da Defesa afegão.

«O exército afegão, a polícia, os serviços de informações e as forças internacionais lançaram uma operação conjunta no distrito de Qarabagh, na província de Ghazni (140 quilómetros a sul de Cabul), para libertar os reféns sul-coreanos», refere um comunicado do ministério.

A força da NATO não confirma nem desmente esta operação militar.

Os talibãs deram um prazo até às 14:30 TMG de hoje (15:30 em Lisboa) às autoridades afegãs para libertarem 23 talibãs cativos em prisões no Afeganistão em troca dos 23 evangelistas sul-coreanos sequestrados quinta-feira numa estrada a cerca de 140 quilómetros a sul de Cabul.
Uma delegação sul-coreana chegou hoje de manhã a Cabul no quadro do sequestro dos reféns, um grupo de missionários e missionárias evangelistas em missão humanitária no Afeganistão.
A delegação é chefiada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Cho Jung-Pyo.
In:PortugalDiário

MotoGP: Stoner na "pole" em Laguna Seca

AUSTRALIANO DOMINA QUALIFICAÇÃO NO GP DOS EUA


O australiano Casey Stoner (Ducati) assinou o melhor tempo no treino de qualificação para o GP dos Estados Unidos, a disputar-se este domingo ( 22 horas em Lisboa) no circuito de Laguna Seca.
O actual líder do Mundial bateu Dani Pedrosa (Honda) e o compatriota Chris Vermeulen (Suzuki) na discussão pela pole position da corrida norte-americana.
A segunda linha é composta por outro australiano (Vermeulen) e por Nicky Hayden, um homem que está a correr em casa. Registo ainda para o 5º tempo de Valentino Rossi.
Entretanto, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou o calendário provisório para 2008. O GP de Portugal mantém-se na rota do MotoGP, mas é “puxado” o fim-de-semana de 18,19 e 20 de Abril.
In: Jornal Record

Raio matou 50 pessoas

Atingiu uma pequena vila do Paquistão e destruiu sete casas

Um raio matou, pelo menos, 50 pessoas, avança o site brasileiro Estadão que cita a agência Reuters.


Cerca de 35 corpos já foram resgatados pelas autoridades, que estão surpreendidas com o final dramático da intempérie. No entanto, este tipo de fenómeno é comum no Paquistão, durante a época das monções.
Uma pequena vila, no distrito de Dirbala, foi atingida esta sexta-feira pelo raio que destruiu, com a sua força, sete casas deixando outras tantas muito danificadas.
Ainda de acordo com a mesma notícia, há duas semanas, o governo paquistanês pediu apoio à comunidade internacional para ajudar um milhão de pessoas desalojadas pelas inundações.
In:PortugalDiário