sábado, 10 de novembro de 2007

Melgaço: helicóptero despenha-se

Estava a combater incêndio em Parado do Monte. Piloto morreu após o aparelho se ter despenhado. Causas do acidente ainda não são conhecidas. PDiário está a acompanhar o caso.
Há dois fogos activos no Parque Natural da Peneda Gerês e mais de 100 bombeiros dominaram outros quatro incêndios que deflagraram em Armada, Castanheira, Várzeas e Quinta de Fornelos
O piloto de um helicóptero que hoje combatia um incêndio em Parada do Monte, Melgaço, morreu após o aparelho se ter despenhado, por causas ainda desconhecidas, informou à Lusa a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
O acidente deu-se cerca das 14:30. O helicóptero tinha base em Fafe, distrito de Braga.
In: PortugalDiário

Iraque: dez mortos em ataques nas últimas horas

Quatro chefes tribais morreram num atentado suicida em Baqouba.
Pelo menos dez pessoas, quatro das quais chefes tribais, foram mortas nas últimas horas em vários ataques da rebelião em Bagdad e Diyala, informaram hoje fontes policiais.
Quatro xeques da tribo Abeid morreram sexta-feira num atentado suicida em Baqouba, capital da província de Diyala, informaram os serviços de segurança locais.
Na explosão ficou ferido o vice-presidente do Conselho para a Salvação de Diyala, congregação de clãs locais que se uniram para lutar contra a Al-Qaida e os grupos armados na província, com os quais se confrontam de forma tenaz.
As fontes indicaram que o suicida fez explodir um colete de explosivos que transportava preso ao corpo na casa do xeque Faiz al-Abeidi, na localidade de Duchma, atentado em que também foram feridas três outras pessoas.
Além disso, dois civis perderam a vida e sete foram feridos hoje na zona oriental de Bagdad, quando um engenho artesanal explodiu à passagem de um pequeno autocarro no bairro de Al Baladiat.
Este ataque tinha por alvo uma patrulha da polícia, referiram as mesmas fontes, indicando que a explosão ocorreu às primeiras horas da manhã e destruiu completamente a viatura, causando também danos em vários outros veículos.
Em Bagdad, a explosão de uma bomba contra uma patrulha que passava perto de uma estação de combustíveis causou três feridos civis no bairro de Al Quilani, no centro da cidade.
Por outro lado, um engenho artesanal explodiu sexta-feira à passagem de uma patrulha da polícia de fronteiras na província de Diyala, causando dois mortos.
Na povoação de Al Saadiya, a uma centena de quilómetros a nordeste de Baqouba, a explosão de um a bomba artesanal à passagem de uma outra patrulha da polícia pôs termo à vida de um agente e feriu três.
Estas vítimas somam-se às sete pessoas que morreram sexta-feira num confronto entre um grupo de homens armados e os habitantes de uma localidade da província de Diyala.

Leia mais :
Iraque: 2007 é o ano mais mortífero para os EUA
Soldados turcos libertados
In: PortugalDiário

Afeganistão - Seis soldados dos EUA e três afegãos mortos

Afeganistão: militares foram embocados. Oito norte-americanos e 11 afegãos ficaram feridos.
Seis soldados norte-americanos e três afegãos foram mortos sexta-feira numa emboscada no leste do Afeganistão, anunciou hoje a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF) em Cabul.
Os soldados regressavam de uma reunião com líderes de uma aldeia na província de Nuristan, sexta-feira à tarde, quando ocorreu o ataque, disse um porta-voz da ISAF, o tenente-coronel David Accetta.
«Foram atacados simultaneamente a partir de várias posições do inimigo. Foi uma emboscada complexa», afirmou o militar.
Segundo a mesma fonte, oito soldados norte-americanos e 11 afegãos ficaram feridos.
O porta-voz da ISAF acrescentou que se trata do ataque contra forças norte-americanas com mais vítimas ocorrido este ano no Afeganistão.
In: PortugalDiário

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Combates no norte do Sri Lanka

Confrontos registados na península de Jaffna entre soldados do Exército do Sri Lanka e os rebeldes dos Tigres de Libertação da Eelam Tamil (LTTE) causaram pelo menos 36 mortos, revelou esta quarta-feira uma fonte militar.
De acordo com esta mesma fonte, o Exército abateu 30 rebeldes independentistas, tendo sofrido seis mortos e cerca de 25 feridos durante os combates ocorridos no norte da ilha.
Os separatistas dos Tigres de Libertação da Eelam Tamil lutam desde 1983 pela independência do norte e nordeste do Sri Lanka, uma luta que já causou mais de 70 mil mortos, 5.000 dos quais desde o início do ano passado.
In: Correio da Manhã

Irão critica Interpol por ordenar captura de 5 iranianos

O Irão condenou hoje a decisão da Interpol de confirmar as ordens de captura contra cinco iranianos e um libanês alegadamente envolvidos no atentado de 1994 contra a Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), em Buenos Aires, que matou 85 pessoas.
«Esta decisão carece de fundamentos, pois baseia-se nas ordens emitidas pelo organismo judicial argentino contra alguns cidadãos iranianos», disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohamad Ali Hosseini, segundo a agência de notícias iraniana Mehr.
«Apesar de a decisão não significar que a Interpol apoia as alegações argentinas, ela não deveria prejudicar a sua imagem perante a opinião pública mundial por estar submetida à vontade política da entidade e de algumas potências arrogantes», acrescentou.
Hosseini referiu-se às «pressões exercidas pela entidade sionista (Israel) e pelos EUA sobre o Governo e o Poder Judiciário argentinos». Insistiu ainda que a decisão «tem objectivos políticos, é contraditória em relação às leis internacionais e é completamente inaceitável».
A decisão foi adoptada pela assembleia geral da Interpol durante a reunião desta semana em Marrocos, um ano depois de um juiz argentino ter ordenado a captura internacional de um libanês e oito iranianos - incluindo o ex-presidente Hashemi Rafsanjani.
In: DiárioDigital

SIS e PJ seguem entre 20 a 30 pessoas ligadas ao terrorismo


Entre 20 a 30 pessoas com perfil semelhante ao argelino Samir Boussa - detido anteontem, no Porto, no âmbito de uma operação internacional antiterrorista desencadeada pela Polícia de Milão e em prisão na cadeia de alta segurança de Monsanto (Lisboa) - estão a ser seguidos e acompanhados por agentes do SIS e da Polícia Judiciária (PJ).
A garantia é dada na edição desta quinta-feira do Jornal de Notícias, que assegura que, tal como Samir, estes indivíduos têm ligações a grupos conotados por várias polícias da Europa com actividades terroristas.
Entretanto, a Polícia italiana acredita, também segundo o JN, que as detenções efectuadas, anteontem, em Portugal, em França, em Reino Unido e, sobretudo, em Itália, desarticularam uma rede que operava na área da logística do terrorismo da al-Qaeda - recrutamento de suicidas e posterior envio para o Afeganistão e Iraque -, embora existiam, ainda, por executar quatro mandados internacionais de detenção.
Contrabando e falsificação de documentos eram as principais actividades exercidas pelos detidos, tendo em vista o financiamento de acções terroristas.
Samir Boussa e um seu irmão chegaram a integrar o Grupo Salafista pela Pregação e Combate (GSPC), organização que uniu várias redes estabelecidas em todo o Norte de África e que, já este ano, assumiu a denominação de al-Qaeda do Magrebe. O certo é que tanto o SIS como a PJ verificaram que Samir tinha bastantes contactos internacionais.
As autoridades portuguesas passaram a vigiar as movimentações de Samir Boussa em 2004, depois de ter mantido contactos com 11 magrebinos que foram detidos numa pensão do Porto, na altura do arranque do Euro 2004.
Estes magrebinos estavam associados ao Hofstadt, grupo fundamentalista com base na Holanda cujos membros são, na maioria, magrebina.
O grupo está também ligado ao assassinato do cienasta holandês Van Gogh, sendo que foi através de escutas telefónicas, tal como o contrabando que fazia, que se estabeleceu a relação entre Samir Boussa e os restantes indivíduos detidos anteontem.
A operação, desencadeada por ordem do Ministério Público de Milão, baseia-se na ligação dos detidos com a célula radical Liguria, desactivada em 2002 e reactivada em 2004.
A célula, que tinha a função logística atrás referida no quadro das operações da rede de Osama bin Laden, ficou desmembrada.
In: DiárioDigital

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

«Portugal é utilizado para angariar terroristas»

General Loureiro dos Santos admite que país tem papel importante.
A recente detenção de um alegado extremista islâmico no Porto suscitou o debate sobre a hipótese de Portugal estar sob ameaça terrorista. Em declarações ao «Via Porto» do Rádio Clube, o General Loureiro dos Santos admitiu que Portugal pode estar a servir de local de angariação de pessoas para incorporarem organizações terroristas.
«É muito provável que o nosso espaço está a ser utilizado para angariar membros para organizações terroristas», frisou, referindo-se ao argelino detido e que vai ser extraditado para Itália num prazo máximo de 10 dias.
Apesar desta acção, que envolveu meios internacionais, Loureiro dos Santos considera que os perigos continuam a existir: «O facto dessa pessoa ter sido detida não me descansa, porque pode haver outras pessoas que estão a fazer coisas semelhantes».


In: PortugalDiário

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Polícia usa Ozzy Osbourne para apanhar criminosos

Mais de 30 procurados pela justiça caíram na armadilha, sendo capturados ao chegar à «festa»
Sem pedir autorização ao músico, a polícia fingiu estar a organizar uma festa na cidade de Fargo, no Estado de Dakota do Norte, em que o cantor seria um dos convidados.
As autoridades enviaram convites para os 500 homens mais procurados pela Justiça. Mais de 30 caíram na armadilha e compareceram à «festa», tendo sido imediatamente detidos.
O cantor inglês Ozzy Osbourne sente-se insultado pela polícia dos Estados Unidos, pois considera que esta usou o seu nome sem permissão associando-o ao mundo do crime, visto que a operação tinha como objectivo prender pessoas procuradas pela Justiça.
Segundo os criadores da armadilha, o vocalista dos Black Sabbath iria fazer por essa altura um concerto num ginásio local, pelo que se justificava a presença de Ozzy Osbourne na dita festa.
O delegado do condado onde tudo aconteceu, Paul Laney, disse que não teve a intenção de «desrespeitar o senhor Osbourne ou o seu espectáculo».
Já Osbourne diz que «é um insulto para mim e para os meus fãs e mostra como este delegado é preguiçoso no seu trabalho».
In: PortugalDiário

Extremista islâmico enviado para Itália

O Tribunal da Relação do Porto deferiu esta terça-feira o pedido da Justiça italiana para que lhe seja enviado o extremista islâmico detido esta manhã, referiu ao PortugalDiário fonte deste tribunal.
As autoridades têm agora até dez dias para cumprir a decisão do tribunal. O suspeito ficará detido no Estabelecimento Prisional de Monsanto, o único de alta segurança no país, até ser entregue, adiantou outra fonte ligada ao processo.
Refira-se que o cidadão argelino foi detido esta manhã, no Porto, por suspeita de terrorismo internacional, imigração ilegal e contrabando e deverá agora ser enviado para Itália a fim de responder perante a justiça daquele país.
O extremista islâmico deixou o Tribunal da Relação do Porto perto das 17:30, na companhia da PJ e deverá aguardar detido em Monsanto a entrega às autoridades italianas.
Chegou ao tribunal algemado por volta das 15:50 e foi ouvido por um juiz desembargador, na presença de um procurador-geral adjunto e de uma defonsora oficiosa.
Em conferência de imprensa, realizada esta manhã, em Lisboa, o coordenador da Direcção Central de Combate ao Banditismo, Luís Neves, explicou que a operação que levou à detenção do cidadão argelino teve a colaboração «dos vários serviços de segurança» e ocorreu no seguimento de um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades italianas, com vista à extradição do suspeito.
Luís Neves referiu ainda que este «se encontra há três anos em Portugal e tem documentos que lhe permitem estar no espaço Shenghen». Referiu ainda que a operação «foi marcada à última hora» e que durante a sua preparação as autoridades portuguesas «mantiveram vários encontros operacionais».
In: PortugalDiário

Capturado líder de organização radical Estado Islâmico Iraque

Tropas iraquianas capturaram no norte do Iraque um importante líder da organização radical Estado Islâmico do Iraque, ligada à rede terrorista Al Qaeda.
O chefe extremista foi aprisionado na região de Al-Hauiya, perto da rica cidade petrolífera de Kirkuk (250 quilómetros a norte de Bagdad).
O grupo Estado Islâmico do Iraque, cujas operações armadas se centram especialmente nas províncias do centro e do oeste do Iraque, assumiu a autoria de uma série de atentados e ataques contra as forças de segurança iraquianas e as tropas norte-americanas.

In:DiárioDigital

Afeganistão: ataque suicida mata cem pessoas

Atentado atingiu delegação de parlamentares que visitava uma cidade
Um ataque suicida matou pelo menos cem pessoas, pertencentes a uma delegação de parlamentares que visitavam a cidade de Baghlan, no norte do Afeganistão, informa a BBC, citando fontes do hospital local.
«Os corpos de 90 pessoas foram trazidos ao hospital até agora, e 50 pessoas estão feridas», disse à Reuters o director do hospital de Baghlan, Dr. Khalilullah. Esta agência aponta para a existência de sessenta mortos confirmados. Cinco parlamentares, incluindo o porta-voz da oposição Mostafa Kazemi, estão entre os mortos no ataque, disse o governador da Província. O chefe da inteligência de Baghlan, Abdurrahman Sayedkhail, disse que a quantidade de vítimas era tão grande que não conseguia precisar um número de mortos definitivo.

In: PortugalDiário

Terrorismo: Homem de origem magrebina foi detido no Porto

Um homem de origem magrebina foi hoje detido no Porto por suspeita de terrorismo internacional, imigração ilegal e contrabando, no âmbito da operação antiterrorista desencadeada hoje em Itália, anunciou a Polícia Judiciária.
O suspeito foi detido às 9:00 e deverá ser ouvido, hoje ou quarta-feira, no tribunal da relação do Porto para primeiro interrogatório judicial, esclareceram, em conferência de imprensa, o coordenador da Direcção Central de Combate ao Banditismo (DCCB), Luís Naves, e dois directores nacionais adjuntos da Directoria da PJ de Lisboa.
O suspeito foi detido no âmbito da operação antiterrorista desencadeada hoje em Itália e que envolveu ainda a França e o Reino Unido.
O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, tinha já confirmado que um dos indivíduos procurados, no âmbito da operação antiterrorista lançada em Itália, era referenciado em Portugal.
Falando no Porto, à margem do primeiro exercício de equipas de intervenção rápida nas fronteiras - que decorreu esta manhã no aeroporto Francisco Sá Carneiro - o ministro escusou-se a adiantar mais pormenores sobre aquela operação.
Segundo o canal de informação italiano Sky-TG24, Portugal é um dos países, juntamente com a França e o Reino Unido, envolvidos numa operação antiterrorista lançada hoje em Itália por ordem do Ministério Publico de Milão.
A operação, que visa cerca de 20 pessoas acusadas de terrorismo internacional, foi levada a cabo no norte de Itália e estendeu-se a vários países entre os quais Portugal, França e Reino Unido, refere a Sky.

Leia também:
Itália: Maioria dos suspeitos de terrorismo são tunisinos
Portugal com «casos pontuais» de deslocação de extremistas

In: Diário Digital / Lusa

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Angola - Polícia desmantela exército privado que actuava em Luanda

A polícia angolana anunciou hoje ter desmantelado um exército privado que actuava em Luanda, numa operação que permitiu a detenção do seu líder e de cerca de meia centena de elementos que integravam aquela força paramilitar ilegal.

A operação policial, hoje divulgada pela Polícia Nacional, decorreu sexta-feira e sábado, na sequência de uma investigação iniciada há cerca de dois meses.
«A 09 de Setembro foi detido um indivíduo que usava uniforme militar, tendo as forças de segurança sido alertadas pelo facto de não estar a usar correctamente o uniforme», disse à Lusa o porta-voz da polícia, Divaldo Martins.
Segundo este responsável policial, o indivíduo detido «era portador de um passe das denominadas Forças Armadas Estratégicas de Segurança de Angola», instituição que não existe no país.
Na sequência desta detenção, teve início uma investigação que culminou com a detenção de um homem de 54 anos, identificado como Martinho Ngola, também conhecido como 'Lacrau Ngola Yetu', que é o presumível líder deste exército privado.
Martinho Ngola foi detido no município de Viana, arredores de Luanda, onde estava localizada a sede deste grupo armado, que também tinha instalações do município do Cacuaco, a norte da capital angolana.
Nesta operação policial, foram ainda detidos 46 alegados membros deste grupo e apreendidas várias armas de fogo.
Apesar de Martinho Ngola se intitular general e usar divisas e uniforme militar, o porta-voz policial assegurou à Lusa que ele «não pertence às Forças Armadas Angolanas (FAA)».
Divaldo Martins escusou-se a concretizar as actividades que terão sido realizadas por este grupo, mas revelou que os detidos são acusados dos crimes de uso indevido de uniforme militar, burla, associação criminosa e reunião ilegal, entre outros.
Segundo o porta-voz policial, Martinho Ngola recrutava elementos para este exército privado «prometendo a integração no Exército e na Polícia Nacional», além da garantia da integração na caixa de previdência dos militares angolanos.
In: Lusa/SOL