sábado, 21 de agosto de 2010

Rússia: Serviços secretos liquidam organizador de atentados

Agentes do Serviço Federal de Segurança russo (FSB, ex-KGB) liquidaram o comandante dos guerrilheiros do Daguestão, Magomedali Vagabov, organizador dos aCtos terroristas no metropolitano de Moscovo em Março passado, informa a agência Ria-Novosti citando fontes policiais.
"Graças a uma complexa operação realizada na vila de Gunib, foi liquidado o chefe do bando clandestino do Daguestão, Magomedali Vagabov. A operação foi realizada por agentes das tropas especiais do FSB", revelou a fonte.
Segundo a mesma fonte, trata-se de um sério êxito no combate contra a guerrilha separatista islâmica, porque "a caça a Vagabov demorou muito tempo, [Vagabov] conseguiu escapar às perseguições durante dois anos".
"Era um terrorista muito esperto e pérfido", sublinha a fonte.
No passado dia 29 de Março, dois atentados terroristas no interior do metropolitano de Moscovo provocaram 38 mortos e 64 feridos.
Uma das terroristas suicidas, Mariam Charipova, era esposa de Vagabov.
Durante a operação, segundo fontes policiais citadas pelas agências russas, foram liquidados mais quatro guerrilheiros, entre os quais Rustam Munkiev, comandante de um destacamento da guerrilha que actua na região de Khassaviurt, no Daguestão.
O Daguestão é uma das repúblicas do Cáucaso do Norte russo onde actua uma forte guerrilha islâmica que luta pela separação dessa região da Rússia.
A guerrilha separatista actua no Daguestão, Inguchétia, Ossétia do Norte, Kabardino-Balcária e Tchetchénia, organizando também atentados terroristas para além do Cáucaso do Norte.
In:Correiodamanha

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Última brigada de combate norte-americana deixa Iraque

Sete anos e meio depois da chegada ao Iraque, a última brigada de combate norte-americana retirou-se e cruzou a fronteira do Kuwait, cumprindo a promessa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que defendeu em 2009 um fim responsável da guerra, garantindo que nenhum soldado dos EUA permanecerá no país quando iniciar o ano 2012.
Desde o início da guerra, em 2003, 4 400 americanos foram mortos e 32 mil ficaram feridos no Iraque, depois da entrada no país para derrubar Saddam Hussein.
De acordo com a CNN, após esta retirada da 4.ª Brigada de Atiradores da Segunda divisão de Infantaria, no país irão ficar 56 mil soldados norte-americanos que serão responsáveis por treinar e aconselhar as tropas iraquianas.
In:Correiodamanha

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Irão vai construir nova central nuclear

O Irão vai iniciar a construção de uma nova instalação de enriquecimento de urânio no primeiro semestre de 2011, declarou Ali Akbar Salehi, chefe da Organização Iraniana de Energia Atómica (OIEA).
"Terminámos [o trabalho de escolha] a localização do novo local de enriquecimento" a ser construído, indicou Salehi.
"A construção vai começar antes do final do ano [iraniano, 20 Março de 2011] ou no início do próximo ano", acrescentou.
Este será o terceiro local de enriquecimento de urânio iraniano. Já em funcionamento está a central de Natanz (centro), onde já estão instaladas mais de 8.500 centrifugadoras, e em construção está a de Fordoo, a sul de Teerão.
O conselho de segurança da ONU adoptou a 9 de Junho uma nova resolução, que inclui sanções económicas, contra a política nuclear do Irão, e que pede especificamente a Teerão que suspenda as suas actividades de enriquecimento de urânio.
In:Correiodamanha