sexta-feira, 20 de março de 2009

Afeganistão - Dezenas de rebeldes mortos

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira que as forças estrangeiras e afegãs mataram 33 rebeldes na província de Helmand, no sul do país.
Trinta dos supostos rebeldes foram mortos na quinta-feira à noite, em Gereshk, o mesmo local onde um deputado afegão que se tem oposto aos "estudantes de teologia" foi morto ontem de manhã, num ataque bombista reivindicado pelos talibãs.
Horas depois, uma patrulha de forças afegãs e americanas foi atacada “por numerosos insurrectos armados que abriram fogo com armas ligeiras e rockets”, afirmou o exército num comunicado.
Os outros três rebeldes perderam a vida esta sexta-feira durante um ataque contra um local onde são fabricadas bombas para atentados contra a capital.
“Os combates são um novo golpe para os insurrectos que perdem as suas capacidade de acção na província de Helmand”, de acordo com o mesmo documento.

Central nuclear iraniana deve começar a operar antes do final do ano

O ministro iraniano de Energia, Parviz Fattah, afirmou nesta sexta-feira (20) em Istambul que o Irão concluirá e colocará em funcionamento a polémica central nuclear de Bushehr ante do fim do ano, insistindo que se trata de um programa nuclear "pacífico".
"O Irão optou por um programa pacífico de produção de energia nuclear. Praticamente alcançamos este objectivo", afirmou Fattah durante o V Fórum Mundial da Água, ao responder a uma pergunta sobre o eventual impacto do discurso do presidente americano Barack Obama no programa nuclear iraniano.
O Irão concluirá e colocará em serviço a central de Bushehr antes do fim do ano", acrescentou.
Os países ocidentais temem que o Irão desenvolva um projecto nuclear militar de forma dissimulada, o que Teerão nega.
globo.com

quinta-feira, 19 de março de 2009

Bin Laden pede que militantes derrubem o presidente da Somália

Uma gravação de áudio atribuída ao chefe da rede terrorista al-Qaeda, Osama bin Laden, faz uma chamada a seus simpatizantes para derrubem o presidente da Somália, o islamita moderado Sharif Sheikh Ahmed. A mensagem foi postada na Internet.
Nela - datada de Março, embora sem data concreta, com transcrição em árabe e em inglês e disponível em vários fóruns islâmicos na Internet -, o terrorista pede que os "campeões da Somália" lutem contra o "governo apóstata" de Ahmed.
globo.com

Exército israelita detém responsáveis do Hamas

O exército israelita deteve esta quinta-feira dez altos responsáveis do Hamas na Cisjordânia, anunciaram fontes do movimento islamita palestiniano e fontes militares.
Na lista de detidos figuram vários deputados do Hamas no Parlamento palestiniano e membros da direcção política do movimento na Cisjordânia, entre os quais Nasseredine Al-Chaër, antigo vice-primeiro-ministro no Governo dominado pelo Hamas, assim como dois altos responsáveis do movimento islamita, Adnane Asfour e Issam Al-Ashqr.
COMBATENTES PALESTINIANOS ABATIDOS NA FAIXA DE GAZA
Esta quinta-feira, de madrugada, dois combatentes das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, grupo armado ligado à Fatah, do presidente palestiniano Mahmoud Abbas, foram abatidos na sequência de um raide aéreo israelita no centro da Faixa de Gaza.
CorreioManhã

quarta-feira, 18 de março de 2009

Seul teme ataque surpresa de Pyongyang para forçar diálogo com EUA

O Ministério da Defesa sul-coreano advertiu hoje para a elevada possibilidade de a Coreia do Norte realizar um ataque surpresa à Coreia do Sul, afirmando crer que Pyongyang lançará um míssil de longo alcance, informou a agência Yonhap.
Num relatório apresentado ao Parlamento, o Ministério da Defesa sul-coreano considera muito provável que a Coreia do Norte realize um ataque surpresa, apesar de limitado, para provocar um conflito interno entre diferentes facções no país vizinho.
A intenção da Coreia do Norte, segundo o texto, seria pressionar o Governo norte-americano para realizar em breve um diálogo bilateral entre Pyongyang e Washington.
Seul considera que este ataque norte-coreano poderia ocorrer na fronteira marítima do Mar Amarelo, através do lançamento de projécteis, ou na zona desmilitarizada situada entre os dois países, através de provocações limitadas.
O alerta sul-coreano surge depois de o regime comunista da Coreia do Norte ter anunciado, na semana passada, o plano para lançar um satélite de comunicações entre 4 e 8 de Abril, alegando o seu direito ao desenvolvimento espacial com fins pacíficos.
Diário Digital

Rebeldes talibã abatidos no Afeganistão

Pelo menos 29 alegados rebeldes talibã e um soldado francês da força internacional de assistência à segurança destacada no Afeganistão (ISAF) morreram na sequência de três dias de combates na província de Kapisa, a nordeste de Cabul, informou a NATO.
“Os combates iniciaram-se quando as forças afegãs e da ISAF protegiam os pontos-chave do vale de Alasay, eliminando progressivamente qualquer resistência ao longo da estrada, com a ajuda da artilharia e de um apoio aéreo”, assinalou a ISAF num comunicado.
Esta operação contou com a participação de um batalhão do exército afegão e 400 militares franceses apoiados por 'importantes meios aéreos da coligação, drones Predator, caças A10 e F15 e helicópteros Kiowa”.
CorreioManhã

terça-feira, 17 de março de 2009

Rússia - Medvedev ordena rearmamento em grande escala do exército

O presidente russo, Dmitri Medvedev, acusou a NATO de prosseguir com a sua expansão até às fronteiras russas e ordenou um rearmamento em grande escala das forças do país, incluindo a renovação do arsenal nuclear a partir de 2011, anunciaram as agências russas.
«A partir de 2011 será iniciado um rearmamento em grande escala do exército e da marinha», declarou Medvedev numa reunião com comandantes militares em Moscovo, segundo as agências.
«A análise da situação político-militar mostra que existe o potencial de um conflito sério em algumas regiões, alimentado pelas crises locais e as tentativas incessantes da NATO de desenvolver a sua infra-estrutura militar perto das fronteiras do nosso país», explicou.
«A principal tarefa é aumentar a preparação para o combate das nossas forças, antes de mais nada a das nossas forças estratégicas nucleares. Devem ser capazes de cumprir com todas as tarefas necessárias para garantir a segurança da Rússia», completou Medvedev.
Diário Digital

Brasil - Tenente-coronel comandava bando

Uma tenente-coronel da polícia de São Paulo, a segunda patente mais alta na corporação, foi detida e acusada de chefiar um bando formado por polícias corruptos que, entre outros crimes, extorquia comerciantes e empresários que se dedicam a actividades ilegais. É a primeira vez que uma mulher oficial da polícia é detida.
Há 27 anos na polícia, a tenente-coronel Elisabete Soliman comandava até Dezembro passado o policiamento numa das áreas mais populosas da zona Leste da área metropolitana de São Paulo.
Hoje preventivamente atrás das grades, tal como outros nove polícias (um major, três sargentos e cinco soldados ), a oficial é acusada de extorquir empresários das cidades de Arujá e Santa Isabel, na área metropolitana da capital paulista, ligados ao jogo, que é proibido no Brasil, exigindo avultadas verbas mensais para não os importunar e para permitir o funcionamento dos locais de jogatina. Além disso, sempre de acordo com o que lhe é imputado, exigia e recebia igualmente ‘luvas’ de donos de carrinhas que fazem transporte clandestino de passageiros, para não lhes apreender os veículos.
Um dos seus subordinados, recentemente preso pelos mesmos crimes, fez um acordo com a polícia em troca de redução de pena e forneceu as informações que faltava para a incriminar.
Segundo ele, só dos empresários do jogo ilegal, a tenente-coronel recebia mensalmente o equivalente a dez mil euros.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Talibãs destroem camiões de abastecimento da NATO no Paquistão


Milicianos talibãs do noroeste do Paquistão destruíram nesta segunda-feira 14 camiões que transportavam mantimentos para as forças da Nato no Afeganistão.
Outros dois camiões foram danificados. Armados com foguetes, coketeil molotov e armas automáticas, os milicianos atacaram o depósito de camiões de Al-Faisal, nas proximidades de Peshawar, onde os veículos estacionaram antes de seguir para o Afeganistão.
Outro ataque similar no domingo teve saldo de oito camiões destruídos, 12 danificados e dois motoristas feridos.

EUA abatem aeronave iraniana

As forças norte-americanas abateram uma aeronave iraniana não tripulada que sobrevoava o Iraque no mês passado.
Esta informação foi revelada esta segunda-feira por um porta-voz militar dos EUA.
«Caças das forças da coligação abateram uma aeronave iraniana não tripulada a 25 de Fevereiro, aproximadamente a 100 quilómetros de Bagdad», disse o responsável, citado pela agência Reuters.
Foi ainda adiantado que o aparelho iraniano foi perseguido durante uma hora e dez minutos, antes de ter sido abatido.
tvi.pt

Presidente sudanês impede ONG de distribuir ajuda

O presidente do Sudão, Omar al Bashir, afirmou esta segunda-feira que, no prazo de um ano, as agências internacionais humanitárias estão impedidas de distribuir a ajuda destinada a este país.
Segundo estimativas da ONU, mais de um milhão de pessoas podem ficar sem comida caso as organizações deixem de actuar no empobrecido país.
«Ordenei ao Ministério de Assuntos Humanitários que “sudanize” todas as agências de assistência no Sudão dentro de um ano», afirmou o governante numa cerimónia com chefes militares e policiais.
Bashir afirmou ainda que, depois desse prazo, «nenhuma organização internacional distribuirá ajuda aos cidadãos do Sudão».
A medida foi anunciada 12 dias depois de Bashir expulsar cerca de dez organizações de ajuda, nacionais e internacionais, do país, em retaliação à ordem de detenção emitida contra ele pela Tribunal Penal Internacional (TPI).
Diário Digital

Dois soldados britânicos mortos no Afeganistão

O Ministério da Defesa britânico confirmou esta segunda-feira a morte de dois soldados britânicos vítimas da explosão de uma bomba, ocorrida ontem, no sul do Afeganistão.
Os dois militares circulavam num veículo de patrulha no distrito de Garmsir, na província de Helmand, no Sul do país, quando ocorreu a explosão.
Com estas duas mortes sobiu para 152 o número de militares britânicos mortos no Afeganistão desde que uma aliança liderada pelos EUA invadiu o país, em Novembro de 2001, para depor o regime talibã acusado de apoiar o terrorismo.

domingo, 15 de março de 2009

Canadá - Destroços de helicóptero descobertos

As autoridades canadianas descobriram os destroços do helicóptero que se despenhou quinta-feira junto à Terra Nova, onde ainda permanecem vários cadáveres.
Os destroços do aparelho foram localizados no fundo do mar, a 150 metros de profundidade naquela parte da costa canadiana. As autoridades vão desencadear amanhã uma operação para recuperar o helicóptero e a sua fuselagem, caso as condições meteorológicas assim o permitam.
O aparelho, um Sikorsky S-92 pertence à companhia Cougar Helicopters, transportava 18 pessoas a bordo quando se despenhou, dois membros da tripulação e 16 trabalhadores de duas plataformas petrolíferas marítimas na região.
Das 18 pessoas que seguiam a bordo, apenas um, Robert Decker, foi resgatado com vida, encontrando-se em estado crítico no Hospital de São João, na província da Terra Nova.
As buscas efectuadas na sequência da queda permitiram recuperar ainda um corpo de um elemento da tripulação.
Segundo as autoridades, momentos antes da queda do helicóptero o piloto emitiu um pedido de socorro, queixando-se de problemas na pressão de óleo.
CorreioManhã

Coreia do Norte - Pyongyang quer mísseis intercontinentais

A Coreia do Norte está apostada em desenvolver um programa para obtenção de mísseis intercontinentais a coberto do anunciado lançamento de um satélite de telecomunicações, acusou esta sexta-feira um perito sul-coreano.
O regime de Pyongyang informou a Organização Internacional Marítima e a Organização Internacional de Aviação Civil de que pretende lançar para o Espaço um satélite de telecomunicações experimental, entre os dias 4 e 8 de Abril.
"Um lançamento com sucesso significaria que a Coreia do Norte desenvolveu significativamente o potencial de alcance dos seus mísseis", disse Sohn Young-hwan, perito em mísseis, que colabora com o ministério da Defesa de Seul.